sábado, abril 02, 2011

OS RICOS NÃO TÊM MEDO DO FMI


De Mário Soares a Pinto Balsemão, passando por Freitas do Amaral e Passos Coelho eles não têm medo do FMI, dizem.
Pudera! qualquer deles passará bem com os cortes drásticos que serão feitos.
E os mais desfavorecidos passarão? receio que não meus ilustres senhores.

O FMI salva-os do medo que a ESQUERDA MAIS RADICAL possa ganhar uma voz forte, se instale na sociedade portuguesa, se mobilize em movimentações gigantescas nas ruas, nas fábricas, denuncie as lacunas visíveis do sistema. Que lhes ameace o que têm: com nacionalizações, reforma agrária, mais igualdade na distribuição dos rendimentos, etc etc.

O FMI vem fazer tudo o que eles querem que seja feito: baixar salários, extorquir o 13.º mês, facilitar despedimentos, cortar nas pensões, aumentar impostos, menos Estado e tudo o que é bom nas mãos dos privados, a começar pela Caixa Geral de Depósitos.

Eu sinceramente não sei quem é o FMI, não o conheço, nunca lhe vi a cara, creio que não tem cara ou se a tem nunca lha vi... só sei que me habituei a não gostar dele. Ele que me desculpe, mas para mim não é flor que se cheire. Infantilmente associo-o aos anónimos mercados, aos especuladores, às agências de "rating". Não sei ao certo. O que sei é que está aí à porta para tratar da saúde ao nosso QUERIDO PORTUGAL.

Custa-me ver o Dr. Mário Soares do mesmo lado da barricada do Dr. Freitas do Amaral.
Foi um lutador ao contrário dos outros, lembro-me dele ao lado do Dr. Salgado Zenha a encherem de esperança uma juventude sem esperança nenhuma.
Custa-me ver um povo com uma história invejável, uma projecção ímpar no mundo, novamente de mão estendida, com as calças na mão.

Foi tudo um sonho o que se passou nos últimos anos? tudo mentira? auto-estradas, carros com fartura, casas, país Portugal no lugar dos ricos, tratado de Lisboa, energias renováveis, lugares cimeiros na inovação e qualidade de vida, metro a crescer em Lisboa e no Porto, Parque das Nações, aeroporto Sá Carneiro, aldeias vilas e cidades muito mais limpas e apetecíveis? Estádios modernos, o Alqueva, 500.000 estudantes universitários...dois Prémios Nobel, maestrinas, campeãs mundiais de judo, investigadores, treinadores e jogadores de futebol de topo... 11.º lugar mundial em qualidade de vida comparada... alguns portugueses em cargos de responsabilidade mundial, etc etc.

foi tudo mentira?

se não vir isto explicado com clareza, se vier o FMI a cuidar de nós, pois que a ESQUERDA UNIDA ou seja lá o que for ou quem for, apresentem uma alternativa credível para este país.

Que...
mais vale viver de pé com o que é nosso do que de joelhos com as esmolas dos outros.

OS RICOS QUE PAGUEM A CRISE!

Acredito em Portugal,

António Esperança Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...