Diesel 100% renovável© Fornecido por Echo Boomer
É produzido a partir de resíduos orgânicos e tem zero emissões líquidas durante a utilização.
Desde abril deste ano que se encontra a decorrer um teste piloto com diesel 100% renovável na Estação de Serviço de Alcochete da Repsol, com 54 veículos de frotas de distribuição nacionais, em colaboração com empresas e operadores logísticos.
Durante este teste pioneiro em Portugal, cada camião pesado de mercadorias evitou a emissão correspondente a 150 toneladas anuais de CO2 equivalente. Três meses depois, eis que a Repsol passa a disponibilizar esse novo combustível nas autoestradas portuguesas.
Na passada sexta-feira, a empresa deu início à comercialização para frotas cativas, de combustível 100% renovável em autoestradas portuguesas, Área de Serviço de Vila Nova de Gaia, sentido Sul-Norte e na Área de Serviço de Antuã, sentido Norte-Sul.
Trata-se de um biocombustível avançado produzido a partir de resíduos e com zero emissões líquidas durante a utilização.
Para Armando Oliveira, Administrador-delegado da Repsol Portuguesa, “mais do que um novo combustível, este é um ponto de viragem na mobilidade e mais um passo que damos, firme, no caminho da descarbonização do transporte, não só rodoviário, mas também ferroviário, marítimo e aéreo. Além disso, não queremos que seja um passo só nosso, mas também de todos os nossos parceiros”.
Já Nuno Soares, Gestor de Produto de Combustíveis Renováveis na Repsol Portuguesa acrescenta que “os combustíveis renováveis são uma solução complementar à mobilidade elétrica, que permite começar, desde já, a reduzir as emissões dos transportes, sobretudo em setores onde a eletrificação não é uma solução viável, a curto ou médio prazo, como é o caso do transporte rodoviário pesado. Os combustíveis 100% renováveis são uma alternativa real para os portugueses e um contributo efetivo e imediato para o combate às alterações climáticas”.
A Repsol aposta assim num modelo energético que combina a eletrificação, os combustíveis renováveis e o hidrogénio, sendo que os combustíveis renováveis são um dos principais pilares da sua estratégia para se tornar uma empresa com zero emissões líquidas até 2050.
Neste âmbito, a multinergética tem previsto chegar ao final do ano com este combustível disponível em 10 Estações de Serviço em Portugal e 50 na Península Ibérica.
Mas esta não é a única novidade no mundo do diesel. Recorde-se que também a Prio está a preparar o ECO Diesel, combustível que vem substituir o Gasóleo Simples e que promete até menos 5% de consumo, até menos 18% de emissões e com 15% de energia renovável.
Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado
UM PAÍS SUBMISSO - PORTUGAL DA TROIKA | António Esperança Pereira (bubok.pt)
Sem comentários:
Enviar um comentário