Apesar de willow ser salgueiro em inglês, o projeto a que dá o nome está bem longe de estar virado para o ambiente. O projeto Willow foi aprovado pela Administração de Joe Biden e, indo para a frente, vai implicar a extração de petróleo e gás num troço do Alasca, nos Estados Unidos.
Milhões de pessoas e grupos de ecologistas estão a criticar a decisão.
Numa altura em que há cada vez mais projetos de energias renováveis a nascer, o projeto Willow é uma aposta contrária, na extração de gás e no petróleo. Depois de ter sido inicialmente travado, os Estados Unidos aprovaram o projeto, ainda que a uma menor escala.
O plano do grupo petrolífero ConocoPhilips, que implica um investimento de 7 mil milhões de dólares (cerca de 6,6 mil milhões de euros), propõe a criação de cinco áreas de perfuração para captação de petróleo e gás, além da construção de vários quilómetros de estrada, sete pontes e gasodutos.
O projeto é para ser executado na Reserva Nacional de Petróleo do Alasca, em terrenos públicos numa das maiores áreas intocadas nos Estados Unidos.
Depois de ter sido aprovado pela administração Trump e de ter ficado sem efeito em 2021 quando um juiz federal decretou que era necessário refazer a análise ambiental, o projeto Willow vai mesmo avançar.
Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado
Net...Net...Tempo Incerto | António Esperança Pereira - Bubok
Sem comentários:
Enviar um comentário