terça-feira, maio 18, 2021

Presidente da Guiné-Bissau põe Portugal nos píncaros

Nota breve do autor do blogue: Estive na Guiné-Bissau no cumprimento do serviço militar obrigatório. Não posso por isso esquecer quer o facto de lá ter estado, quer as gentes daquele jovem país irmão. Oxalá a Guiné-Bissau encontre um caminho pacífico e próspero. E que a receção ao nosso Presidente da República por parte das populações não passe despercebida aos governantes dos dois países. Que ela possa dinamizar relações futuras de amizade e cooperação fraternas.

Devo acrescentar que nos intervalos da minha atividade em Bissau, deu para pesquisar assuntos diversos sobre a Guiné-Bissau que consegui debitar em livro: "GUINÉ-BISSAU 1974" . Este livro pode ser visionado aqui:

GUINÉ-BISSAU 1974 | António Esperança Pereira - Bubok

Um abraço saudoso para aquelas gentes com que um dia me cruzei.

António Esperança Pereira



JOSÉ SENA GOULÃO O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (E), acompanhado pelo seu homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco, à chegada ao Palácio Presidencial, em Bissau, na Guiné-Bissau

O chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse esta terça-feira que a visita de um Presidente português é mais importante que a de um europeu ou norte-americano, como Joe Biden.

"A visita de um Presidente português é mais importante que a visita de um Presidente europeu ou americano. Não é a questão de um país que me vem dar mais dinheiro, é amizade, é aproximação. É mais importante que a visita de Joe Biden [Presidente dos Estados Unidos] e digo isto de coração", afirmou Umaro Sissoco Embalo, na declaração à comunicação social acompanhado pelo seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente português iniciou segunda-feira uma visita oficial ao país, que termina hoje.

"O senhor Presidente viu a expressão do povo", salientou Umaro Sissoco Embaló, referindo-se à multidão que recebeu segunda-feira Marcelo Rebelo de Sousa, em Bissau.

Na declaração, o Presidente guineense salientou que a "visita superou todas as expectativas" e que as relações entre os dois países "ficaram ainda mais próximas".

"Quero reafirmar que o povo guineense e o povo português são unidos e continuaremos a ser unidos", frisou.

O anterior Presidente português a realizar uma visita oficial à Guiné-Bissau tinha sido Mário Soares, em 1989, há 31 anos e seis meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...