segunda-feira, setembro 28, 2020

Ratos e ratos

Nota breve do autor do blog:


Retirado do livro abaixo indicado, de minha autoria, partilho hoje no blog mais um poema. Trata-se de um texto engraçado fazendo a analogia entre dois tipos de "RATOS".

Leiam e descubram de que tipos de ratos se trata.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



 

Ratos e ratos

  

Havia no meu campo
meninice
imensa bicharada
muitos ratos imundice
no sótão na dispensa
na cozinha
uma noturna barulheira
em correria
que inspirava pesadelo

combatia-se o rato
com veneno
engendravam-se armadilhas
ratoeiras
soltava-se-lhe o gato

muitas vezes toda a família
se unia em estratégia
na caçada
amenizando o tédio
a pasmaceira
da noitada

hoje em loja de perder de vista
luxo multimédia
na moderna capital
outra vez o rato
não o bicho
mas a peça fundamental
para o computador atual
capaz de levar o utente
ao pesadelo
por não tê-lo

quem diria ao menino de sua mãe
anos lá atrás
que haveria ratos assim
em prateleira…

com luz sem luz
com fio sem fio
grandes e pequenos
tal como dantes
ratazanas e ratinhos?

que paralelo estranho
de um passado diferente
aqui lembrado
evocado
em formato de presente…

outros os ratos outra a gente!


In, "Deus a Vida e Nós", Ed. Bubok, António Esperança Pereira

sexta-feira, setembro 25, 2020

Os "suspeitos do costume" do futebol feminino

 


Sporting, Benfica e Sporting de Braga são os 'suspeitos do costume' na corrida ao título de futebol feminino, numa época 2020/21 ainda marcada pela pandemia de covid-19 e na qual o promovido Famalicão pode ser a surpresa.

Depois de ter sido cancelada a época anterior, devido à pandemia, quando o Benfica liderava, o campeonato feminino regressa para uma temporada diferente e reformulada, sem público nos estádios e com um substancial aumento do número de equipas.

O trio formado por 'águias', 'leoas' e 'guerreiras' parte na linha da frente entre as 20 equipas em luta: as 12 que se mantêm do anterior campeonato, mais oito provenientes de cada uma das séries do escalão inferior.

Outra novidade é a divisão numa primeira fase da Liga em zona norte e sul, de 10 equipas cada, que disputam até dezembro nove jornadas, a uma única volta, com as quatro primeiras de cada a apurarem-se para a fase de campeão, e as restantes 12 a discutirem a manutenção/descida.

Na zona sul, Benfica e Sporting têm algumas mudanças para a próxima época, com várias entradas e saídas, e plantéis mais curtos.

No Sporting, campeão em 2016/17 e 2017/18, as saídas das internacionais lusas Carole Costa (para o rival Benfica) e Diana Silva (Aston Villa) são de peso, mas também a da sueca Hannah Wilkinson (Djurgarden).

As 'leoas' acabaram por contratar a também internacional Mónica Mendes (AC Milan), na tentativa de colmatarem a saída de Carole, que, a par de Matilde Fidalgo (ex-Manchester City), é um dos nomes mais sonantes do Benfica para 2020/21.

Nas 'águias', o treinador Luís Andrade teve algumas saídas, a mais importante, talvez, a da lateral Yasmin, mas, além das contratações de Carole e Matilde Fidalgo, também apostou em subidas de juniores e nas entradas da centrocampista nigeriana Christy e da avançada holandesa Jolina, num ataque que continua a ter em Darlene a grande referência.

As 'encarnadas' vão procurar chegar aos troféus, depois de 'sentirem' que foram 'travadas' pela pandemia na temporada anterior, em que venceram a Supertaça, lideravam a Liga, com os mesmos pontos do Sporting e vantagem no confronto direto, eram semifinalistas da Taça de Portugal e finalistas da Taça da Liga, com o Braga.

Com Sporting e Benfica destacados em matéria de favoritismo, a zona sul conta ainda com o histórico Fófó (Futebol Benfica), com a avançada internacional portuguesa Edite Fernandes, de 40 anos, como figura de proa no campeão de 2015 e 2016.

Estoril Praia, Marítimo, A-dos-Francos, Atlético OurienseTorreenseDamaiense e Amora completam a zona sul.

A norte, o 'reinado' deverá na primeira fase pertencer ao Sporting de Braga, secundado pelo Famalicão, equipa com forte aposta em jogadoras experientes, e pelo Valadares Gaia, finalista vencido na Taça de Portugal de 2018/19.

Nas bracarenses, o treinador Miguel Santos perdeu três nomes de peso, a capitã e médio internacional Vanessa Marques, uma das melhores jogadoras portuguesas da atualidade, que assinou pelo Ferencváros, bem como as avançadas Francisca Cardoso (Heerenveen) e Uchendu (Linkopings).

Em contrapartida, a equipa viu chegar a defesa Nágela Oliveira, mas também a alemã Cindy Konig, a norte-americana Mira Delgadillo e a sul-africana Jermaine Seoposenwe, como reforços para o ataque.

Já o Famalicão, proveniente da II Liga, a entrada na elite foi acompanhada de apostas fortes, com a equipa a contar com a guarda-redes internacional Rute Costa (ex-Braga), as espanholas Mirón e Jesica Miras e a experiente Solange Carvalhas.

À frente das famalicenses estará, novamente, o treinador João Marques, responsável pelo lançamento do Braga ainda em 2016/17 e que em 2017/18 entrou também na estreia do Benfica no futebol feminino e levou a equipa à subida de divisão e à conquista da Taça de Portugal.

Na zona norte, a primeira fase contará também o histórico Boavista, campeão em 11 edições do campeonato, que chega da segunda divisão, o também antigo campeão Atlético Ouriense, a Ovarense, o Condeixa, o Fiães, o Gil Vicente e o Cadima.

A primeira jornada tem início no sábado, com o jogo antecipado entre Futebol Benfica e Damaiense, e prossegue com os restantes nove jogos no domingo, das zonas sul e norte.

Fiquem bem.

António Esperança Pereira

segunda-feira, setembro 21, 2020

Sonho em terra agreste

 

Não resisto a publicar aqui no blog mais um poema que consta do meu livro "Dança da Vida-Biodança".  

Enquadra elementos muito inspiradores: 

A dança, o movimento, a música, o sonho, a minha terra...

Espero que gostem, se quiserem visitar o livro, encontrá-lo-ão clicando no link: https://www.bubok.pt/livros/2136/DANCA-DA-VIDA-Biodanca


Sonho em terra agreste

 

O teu corpo é um convite
despido em pormenores aqui e ali
que aguçam o apetite
agita-se na dança
flexível solto
deslizando no som musical quente

mãos e braços expressivos
finos livres
mais aquecem o ambiente
pondo no ar uma asa de andorinha
um voo lindo

apetece tentar acompanhar-te
voar contigo
atirar com a razão contra a parede
beber tudo o que se sente
no momento
embriagar os sentidos no teu vento

ouço um pastor tocando flauta
o murmúrio dos pinheiros
o marulhar das águas dos ribeiros
os contornos da terra agreste
balouçando em ânimo leve
mais confiante

pedras da minha infância
regatos de água pequeninos
medos espalhados pelos cantos
valeu a pena sonhar
chegar aqui só para te ver
deusa mulher luz e riso doce encanto
cor e alegria nas minhas palavras

enquanto puder
hei-de levar-te semeando o sonho
aonde mais pedras houver
mais medos
mais cardos no caminho

porque um sonho como tu
põe feliz e a dançar qualquer menino assustado
qualquer pastor
qualquer regato pequenino
qualquer recanto triste em terra agreste.

António Esperança Pereira

In, https://www.bubok.pt/livros/2136/DANCA-DA-VIDA-Biodanca

sábado, setembro 19, 2020

Nelson Oliveira no Tour de France 2020

 


A Volta à França em bicicleta (Tour de France) é um evento com larga audiência mundial. É assim uma espécie de Fórmula 1 do ciclismo. Acompanhei tanto quanto pude o evento que termina amanhã em Paris, nos Campos Elísios. Como é hábito todos os anos, o vencedor desta Volta Rainha do ciclismo é conhecido na véspera; hoje, portanto. E o vencedor anunciado é um esloveno de nome Tadej Pogačar. Até aqui nada de novo. Até porque ganhou quem merecia e quem fez mais por ganhar. Uma vedeta da modalidade a impor-se este jovem campeão. Todavia, não queria deixar de me interrogar sobre o porquê de não se falar do Nelson Oliveira. O nosso Nelson Oliveira. Isto no que diz respeito aos comentadores da Volta. Tratando-se de um dos melhores ciclistas portugueses atuais, será inclusivamente um dos 4 que integrará a seleção de Portugal nos campeonatos do mundo, acreditem que quase me esquecia que ele andava no TOUR. E isto porquê? não consigo entender. Integrando uma das melhores equipas, a espanhola MOVISTAR, cujo trabalho foi reconhecido como brilhante, com uma classificação honrosa na geral individual 58º entre cerca de quase 200 ciclistas de primeira apanha. Tendo ficado entre os 30 melhores tempos no contra-relógio final e, quase nada se disse do atleta português. Porquê? gostava de saber, de ter uma resposta de quem tem comentários para horas de antena e não arranja um minuto para informar a audiência sobre o ciclista português do "Tour de France 2020" E isto acontecia, quer com os comentadores da RTP2 quer com os do Eurosport. Não compreendo estas coisas.

Fiquem bem, cumprindo as regras aconselhadas pela DGS

António Esperança Pereira


sexta-feira, setembro 18, 2020

Soren Andersen voa para a vitória


 Soren Kragh Andersen garantiu a segunda vitória da Sunweb em três dias após Marc Hirschi conquistar a etapa 12

Nota breve do autor do blog: 

Como curioso que sempre fui do desporto, e também praticante, designadamente de ciclismo, tenho acompanhado a Volta à França. Após algumas etapas duríssimas nos Alpes com subidas de se lhes tirar o chapéu, hoje era um dia de uma daquelas etapas menos puxadas. Terreno quase plano apenas com uma subidita aqui e ali. Era pois o terreno próprio para brilharem os roladores, também os "sprinters". E na realidade foi. Lá estavam na chegada os principais especialistas da velocidade e do sprint. Todavia, um dinamarquês de nome Soren Anderesen, arrancou antes do previsto pelos candidatos a ganhadores e... foi vê-lo brilhar fazendo um autêntico contra relógio até à meta. Chegou em primeiro. Numa jornada que se antevia com pouco interesse, eu nem era para ver, e na verdade foi uma delícia ver aquele rapaz pedalar com força e bem. Daqui o meu destaque de hoje.

Sobre o evento deixo uma tradução da notícia da BBC que não é famosa. Mas dá para registar este evento do "Tour de France 2020".

Soren Kragh Andersen conquistou uma vitória surpresa na etapa 14 do Tour de France para encerrar um sublime passeio tático pela Equipe Sunweb.


O dinamarquês atacou com três quilômetros para ir em uma final frenética e ficou longe para conquistar sua primeira vitória na etapa.

Primoz Roglic manteve sua vantagem de 44 segundos com a camisa amarela.

Peter Sagan terminou em quarto lugar em Lyon para cortar a vantagem de Sam Bennett para 43 pontos depois que a equipe bora-hansgrohe de Sagan derrubou o irlandês mais cedo.

Luka Mezgec terminou em segundo, com Simone Conssoni em terceiro, com o pelotão 15 segundos atrás de Kragh Andersen.

"Eu me sinto muito emocional. Eu sonhei com isso, mas é difícil dizer que você é bom o suficiente até que você faça isso. Estou espantado", disse Kragh Andersen.

"Eu tive pernas muito boas o dia todo, mas você nunca sabe como os outros caras são bons. Levei muito tempo no Tour para ter confiança em mim mesmo, mas eu sabia que se eu estivesse sofrendo, então eles estavam sofrendo."

Fiquem bem, tomando os cuidados necessários, pois "a coisa" volta a estar feia,

António Esperança Pereira

https://www.bubok.pt/livros/12610/Poemas-deste-mundo-e-de-outro

segunda-feira, setembro 14, 2020

Nas minhas mãos um rosto

 


Entre tantos e belos poemas deste livro não resisto a publicar aqui mais um: 

É um poema inspirado nessa bela e única experiência vivencial a que o fundador da mesma, Rolando Toro, chamou de "Biodanza".

Aproveito este momento para agradecer tanta inspiração que ela suscitou em mim na minha ainda que discreta passagem.

Muita gratidão e só posso lamentar "ser-se tão pouco para tanta vida que há".


Nas minhas mãos um rosto

 

Nas minhas mãos um rosto
aparecido macio
rosa encarnada
mil sorrisos
em entrega aberta

o meu peito tenso
crente descrente
temente
atrevido arrepiado
preocupado
pela dor sem aspirina
de minhas mãos trementes

que desenho vivo grado
transbordante farto
eu tocava!

globo multicor de escola primária
terra mágica em cores berrantes
perfeita para a atónita criança
feita aqui forma feminina
deslumbrando-me a mim

no toque suave nela
embeveci pasmei
senti pensei humedeci
sequei transpirei insisti
sorri
dei recuei animei entristeci

mente e entendimento
tão complexos
intensidade a mais
impedimento
de ser simples conciso
preciso intuitivo
dado amante amado

bastaria no momento
abrandar a intensidade
formal mental

e tudo aconteceria

no mais tonto movimento
pueril primitivo rasca
tribal
de quem não pensa tanto
e vive mais.

In, https://www.bubok.pt/livros/2136/DANCA-DA-VIDA-Biodanca


Fiquem bem,

António Esperança Pereira

quinta-feira, setembro 10, 2020

Estou tão sozinha...

 


Nota breve do autor do blog:

Estou neste momento a passar a pente fino mais um livro meu. Desta feita, chama-se ele: A dança da vida-Biodança. A razão porque o faço já a tenho anunciado por diversas vezes em outros Post's.

Quanto ao livro, modéstia à parte, trata-se de um conjunto de poemas que eu designaria  por "poemas de corpo e alma". Escolhi um ao acaso que transcrevo abaixo.

Ao livro, podem fazer-lhe uma visita quando quiserem, clicando neste link: 

https://www.bubok.pt/livros/2136/DANCA-DA-VIDA-Biodanca


Estou tão sozinha…”

 

Estou tão sozinha
dizia a bola vermelhinha num cantinho do ginásio
na verdade tinha frio

e o espaço estava tão vazio
que se sentia morta por dentro e por fora

as outras bolinhas não brincavam com ela
talvez não se usasse brincar pensava ela
teria que se acomodar como as outras
a vegetar naquele cantinho
ou a ter que sonhar para não morrer

os dias passavam tristonhos
a vida parecia não ter fim
nada para fazer nada para contar
ainda por cima era Inverno e estava frio
que custava a aguentar

mas “Deus não dorme”
e numa quinta-feira
alguém se apercebeu da sua solidão
foi ter com ela
as suas mãos tocaram-na

estava flácida arrefecida em desconforto
triste mesmo
triste como um doente bem doente
e o milagre aconteceu

entre vozes sorrisos muita música
assim como num conto de fadas
no mundo imaginário das pessoas
a bola vermelhinha acreditou
girou rodou saltou
qual passarinho feliz e livre
brincou brincou

tão contagiante ficou em movimento
que todas as bolinhas que pousavam tristes como ela dantes
sentiram o impulso a magia da corrente
vieram todas

verdes brancas azuis pretas amarelas
todas diferentes

e formaram com ela
na vertigem do momento
um arco-íris perfeito vestido de vida.

In: https://www.bubok.pt/livros/2136/DANCA-DA-VIDA-Biodanca

Fiquem bem, 

António Esperança Pereira

quarta-feira, setembro 09, 2020

Brexit: Evitar fracasso das negociações a todo o custo

 

Ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

O Governo português defendeu esta terça-feira que um eventual fracasso das negociações sobre a futura parceria da União Europeia (UE) com o Reino Unido “deve ser evitado a todo o custo”, pelas consequências para a relação comercial pós-Brexit.

“Essa hipótese [de falta de acordo para futura parceria] seria um fracasso com consequências quer do ponto de vista económico, quer do ponto de vista institucional, e deve ser evitada a todo o custo”, declarou o ministro português dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva.

Falando aos jornalistas em Bruxelas depois de uma série de encontros com membros do executivo comunitário sobre o plano nacional de recuperação e resiliência, o chefe da diplomacia portuguesa admitiu que Bruxelas e Londres estão num “momento difícil nas negociações”.

“Estamos num momento crítico [porque] estamos a aproximar-nos do fim do prazo e não progredimos ainda significativamente nos dossiês mais delicados”, apontou Augusto Santos Silva. Ainda assim, “é verdade que é próprio dos processos negociais mais complexos haver estes momentos, vamos lá ver se o momento é superado”, ressalvou o responsável.

“Anteriormente já foram superados outros momentos delicados”, destacou também o ministro dos Negócios Estrangeiros, garantindo ter “esperança e de estar confiante” no sucesso das negociações. Acresce que “perdemos todos bastante se não conseguimos chegar a acordo”, adiantou.

Também hoje, o Governo britânico admitiu que uma proposta de lei que vai apresentar na quarta-feira para retificar parte do acordo de saída do Reino Unido da UE representa uma violação do direito internacional. Augusto Santos Silva confessou que “os últimos anúncios em Londres causam estranheza”. “Mas vamos ver se é uma coisa mais grave do que estranheza”, concluiu.

Os dois lados estão a negociar o formato das futuras relações comerciais há seis meses, desde a saída formal do Reino Unido do bloco, a 31 de janeiro, mas o progresso tem sido mínimo e a recente troca de acusações arrisca acabar em colapso nas próximas semanas.

As duas partes continuam aparentemente distantes em várias questões, nomeadamente sobre regras para as empresas, até que ponto o Reino Unido pode apoiar certas indústrias e sobre o acesso da frota de pesca da UE às águas britânicas.

A tensão entre as duas partes aumentou na segunda-feira, após notícias de que o Governo britânico pretende introduzir legislação que poderá enfraquecer a parte do acordo de saída do Reino Unido relativamente à Irlanda do Norte, o que Bruxelas considera pôr em risco os compromissos feitos na altura.

O chamado “período de transição”, contemplado no Acordo de Saída negociado entre as partes e consumado em janeiro passado, termina em 31 de dezembro, mas, por questões processuais e jurídicas, as partes devem chegar a um acordo o mais tardar até final de outubro, cenário que se afigura cada vez menos provável à luz da evolução das negociações e das recriminações de parte a parte.

Se UE e Reino Unido não conseguirem chegar a um acordo atempadamente, apenas as regras da Organização Mundial do Comércio (OMC), nomeadamente os direitos aduaneiros, serão aplicáveis a partir de janeiro de 2021 às relações comerciais entre Londres e os 27.

Texto: Agência Lusa

Fiquem bem.

António Esperança Pereira


sexta-feira, setembro 04, 2020

Como evitar adormecer ao volante

 


Causas que levam ao cansaço e fadiga, com impacto na segurança da condução:

  • Poucas horas de sono e descanso
  • Condução noturna
  • Grande esforço físico antes da condução
  • Trabalho intelectual intenso
  • Ingestão de bebidas alcoólicas
  • Ingestão de medicamentos cujos efeitos secundários provoquem sonolência
  • Monotonia provocada pelo meio envolvente ou pelo tipo de estrada
  • Stress e doenças
  • Posição desconfortável ao volante
  • Excesso de horas de condução
  • Temperaturas extremas (muito calor ou muito frio)
  • Ambiente saturado (com fumo, por exemplo)
  • Reduzido arejamento do habitáculo do veículo

Principais efeitos do cansaço

Os principais efeitos do cansaço resultam em sonolência aumento do tempo de reação e de decisão. Após 2 horas de condução contínua, estima-se que o tempo de reação duplique e, consequentemente, aumente a distância de reação e de paragem do veículo. 

Outros fatores identificados são a perda de vigilância em relação ao meio envolvente e o aumento da sensação de esforço na condução, assim como a dificuldade em manter a trajetória do veículo.

Sinais associados ao cansaço a que deve estar alerta:

  • Bocejos frequentes
  • Dificuldade de concentração
  • Dificuldade em manter os olhos abertos e o foco na estrada
  • Sensação de entorpecimento e cãibras
  • Impaciência, mau humor
  • Sensação de sonhar acordado
  • Mudanças bruscas de velocidade
  • Alterações no desempenho da condução, como dificuldades no manuseamento das mudanças
  • Sensação de alterações nos ruídos do veículo

Ao identificar estes sinais, pare num local seguro assim que seja possível.

Conselhos que ajudam a evitar adormecer ao volante

Agora que conhece as causas e os principais sinais relacionados com o cansaço, saiba como evitar o seu impacto ao conduzir:

  1. Descanse antes de iniciar uma viagem longa
  2. Faça uma paragem de 15 minutos em cada 2 horas de condução
  3. Se começar a sentir sonolência, pare o mais rápido possível num local seguro
  4. Beba café ou outra bebida com cafeína e aguarde, de modo a permitir que o efeito da cafeína entre em ação
  5. Evite fazer viagens longas de madrugada (entre a meia-noite e as seis da manhã) ou depois de almoço (entre as 14h e as 16h), quando o estado de alerta natural é baixo
  6. Alterne a condução com outro condutor sempre que possível
  7. Opte por refeições ligeiras antes de conduzir

PS. Texto retirado da Revista ACP

Fiquem bem.

António Esperança Pereira



terça-feira, setembro 01, 2020

Vulcão por explodir



Nota breve do autor do blog:

Quem possa ter alguma dúvida de que é um imperativo passar os olhos e os sentidos pela minha poesia, deixo este poema. É um poema já com algum tempo, incluído no livro AMOR PLURAL (E) TERNO FEMININO.

Mais um dos que me passaram pelos olhos na pesquisa que estou a fazer e não deixo de o tornar público aqui no blog.

Acho oportuna a sua divulgação num tempo em que até AMAR se torna difícil.

Oxalá gostem.


Vulcão por explodir

  

Eu amo-me nos teus olhos cintilantes
fico
na coragem que transmites

num gesto automático aceno não
gesto que não quer dizer que não
apenas um hábito cético
assim como quem olha para ti
acha demais
e não acredita que o sonho às vezes acontece

uma flor porque é flor
pode cheirar-se
apreciar-se tocar-se despir-se
pegar nela e pô-la onde se quer

mas tu mulher
beleza flor atração maior
como fazer-te o que se faz a uma flor

apetecia mandar-te estes versos perguntar-te
aguardar que me ensinasses a resposta
como me ensinaste a dizer sim
um sim ridículo eu sei
mas em onda rubor de confiança
ele fez parecer tudo possível
quando o disseste olhando linda para mim

passei amor por ti passei afeto
pus a minha alma toda no teu rosto
e o teu corpo sentia
porque eu via que sentia
tremia oscilava encolhia

eu só queria ser bom sentir o tato
extravasar um pouco do vulcão adormecido
chama tanta ternura por explodir

e consegui devagarinho
em espaço tu tão recetor de chama e ansiedade
que um buraquinho abrisse fendesse
soltasse lava incandescente
quando os meus dedos se apuravam em ti
de cima abaixo

que bom partilhar um poucochinho
o fogo fechado que atrofia a gente
e dá cabo do coração

essa chama desejo história pessoal
que ficará gravada em mim
com o teu nome
a que chamarei vulcão

(por explodir)

In, https://www.bubok.pt/livros/2377/AMOR-PLURAL-E-TERNO-FEMININO

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...