quarta-feira, janeiro 29, 2020

IVA da energia a 13% era boa jogada do Governo


Swipe News, SA IVA da luz a 6% em Portugal seria dos mais baixos da UE. Só Malta cobra menos

O ECO foi olhar para as taxas de IVA nos 28 países da União Europeia (UE). A conclusão é a de que basta Portugal descer o IVA da energia para a taxa intermédia de 13% (no continente) para ficar entre os cinco países com a carga fiscal mais baixa sobre a energia.

Mas caso o Orçamento do Estado (OE) vá ainda mais longe, com uma redução para os 6%, que é a taxa reduzida de IVA no continente, Portugal fica mesmo com a taxa mais baixa da UE, logo a seguir a Malta, e igual à que é cobrada na Grécia.

Dos 28 Estados-membros da UE, apenas cinco aplicam taxas sobre a energia que são diferentes das taxas padrão — que são as mais elevadas. A Irlanda, por exemplo, cobra uma taxa intermédia de 13,5%, enquanto Itália tem mesmo uma taxa específica de 10% para a energia, ambas substancialmente inferiores à taxa “normal”.

Já o Luxemburgo aplica uma taxa reduzida de 8%, apesar de não ser a taxa mais baixa que é aplicada no país, que pode chegar aos 3% na aquisição de certos tipos de bens. Grécia e Malta estão no fim da tabela, com as taxas de IVA sobre a energia mais baixas de todos os Estados-membros. São de, respetivamente, 6% e 5%.

Assim, se Portugal reduzir o IVA da energia para os 13%, deixa de estar a meio da tabela para passar a ter a 24.ª taxa de IVA mais baixa neste setor. Já no caso de a taxa passar aos 6%, Portugal passa a ter a segunda taxa de IVA da luz mais baixa da UE, equiparável à da Grécia, como mostra o gráfico abaixo.
Fiquem bem,




sábado, janeiro 25, 2020

Mudar de vida, novos hábitos

https://claudiaganhao.pt/15-habitos-para-mudar-de-vida/

Mudar de vida! Quantos de nós não ambicionam em mudar de vida ou mudar a vida. Há uma série de coisas que infelizmente não conseguimos mudar, mas está tudo bem, então vamos mudar o que está ao nosso alcance! Existem alguns Hábitos que podemos adotar que nos podem fazer mudar de vida. Pois mudar de vida é muitas vezes mudar de perspetiva!


1. 10 minutos de meditação diária
2. Deixe a carteira em casa
3. Ler diariamente
4. Ter uma agenda ou um planificador
5. Tomar o pequeno-almoço

6. Praticar a gratidão
7. Praticar exercício diariamente
8. Criar contas automáticas de poupança
9. Beber um copo de água morna com limão ao acordar
10. Lavar os dentes quando acorda

11. Adoptar o estilo de vida minimalista
12. Criar a sua ementa semanal privilegiando a comida saudável
13. Ir para a cama diariamente à mesma hora
14. Fazer do self care uma prioridade
15. Ficar regularmente offline


São pequenos hábitos que podem ajudar a mudar de vida. Eu pratico alguns deles, confesso que ainda não são todos, mas faço o meu caminho, devagarinho e se não conseguir adoptar todos também não faz mal! Espero que vos seja útil este Artigo e que vos ajude a mudar de vida. 

Desejo um Excelente fim de semana,



quarta-feira, janeiro 22, 2020

Ele chama-me amante. E eu gosto.


Leonardo DiCaprio trata Brad Pitt por "amante"

Leonardo DiCaprio tem uma alcunha carinhosa para o colega Brad Pitt, e foi o ex-marido de Angelina Jolie que revelou tal informação. De referir que as estrelas ficaram mais próxima depois de filmarem 'Once Upon a Time in Hollywood' ('Era Uma Vez Em... Hollywood').
"Amante. Ele chama-me amante. É um pouco confuso, mas eu gosto" disse Pitt em entrevista à People TV. 
Brad explicou ainda que a química que tem com DiCaprio - que atualmente namora com Camila Morrone - é como a sua relação com outras estrelas, entre elas o realizador Quentin Tarantino, pois todos têm "respeito uns pelos outros". 
"Eu diria que todos torcemos uns pelos outros, respeitamo-nos uns aos outro", acrescentou. 
Fiquem bem,


segunda-feira, janeiro 20, 2020

Salário mínimo nacional já cumpre exigência de Bruxelas



Comissão quer regras comuns para o salário mínimo nos vários países da União Europeia. Impacto em Portugal deve ser nulo

VINCENT KESSLER/REUTERS
É uma das bandeiras do novo executivo comunitário liderado por Ursula von der Leyen. A Comissão Europeia (CE) quer fixar regras comuns para definição do salário mínimo nos vários países da União Europeia (UE) e lançou esta semana a primeira fase da discussão com os parceiros sociais.

Mas se é um dos mais de 700 mil trabalhadores em Portugal que aufere a remuneração mínima garantida não tenha muitas expectativas de que isso signifique um aumento salarial.

Fiquem bem


quarta-feira, janeiro 15, 2020

Salário mínimo europeu


Comissão Europeia quer que os países da União Europeia (UE) fixem um salário base equivalente a 60% da remuneração média nacional.
Comissão Europeia quer que os países da União Europeia (UE) fixem um salário base equivalente a 60% da remuneração média nacional. © iStock Comissão Europeia quer que os países da União Europeia (UE) fixem um salário base equivalente a 60% da remuneração média nacional.
O salário mínimo europeu já vem sendo falado, mas até agora não havia nenhuma proposta em concreto. O El País conta que a Comissão Europeia quer que os países da União Europeia (UE) fixem um salário base equivalente a 60% da remuneração média nacional, com o objetivo de promover a convergência económica entre os Estados-membros.
Ainda assim, esta medida - desde que é falada - tem gerado críticas por parte de países como a Dinamarca ou a Suécia, que alegam que este modelo pode prejudicar a negociação coletiva, de acordo com o Guardian.
Seja como for, o objetivo desta medida é estimular a convergência económica entre os vários Estados-membros, reduzindo o risco de uma diferença salarial num mercado de trabalho sem fronteiras, "recuperando uma parte dos 110 milhões de europeus em risco de pobreza". 
Ao que indica o jornal britânico, os planos da Comissão Europeia relativamente a este assunto serão tornados públicos esta terça-feira, pela voz da presidente Ursula von der Leyen. 
Fiquem bem


Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...