Estes são alguns dos alimentos que o deixam inchado e que não fazia ideia:
1. Pastilhas elásticas sem açúcar
A principal razão pela qual algo tão pequeno pode causar grande inchaço? Duas palavras: álcoois de açúcar, diz Ashvini Mashru, nutricionista (EUA), em declrações também para o New York Times.
“São uma espécie de hidrato de carbono de difícil digestão. São uma causa comum de dores de estômago”, explica Mashru.
2. Água com gás
“Acho que a maioria das pessoas está ciente de que os refrigerantes provocam o inchaço”, diz Sass. Mas as bolhas presentes em algumas bebidas também são um fator agravante. Mesmo sem qualquer adoçante, esse gás pode inflamar a barriga como um balão.
3. Alho
O alho é um exemplo de alimentos que são mal absorvidos pelo trato gastrointestinal para o sangue, ou totalmente não absorvidos. Por causa disso, arrastam a água para o intestino e são fermentados por bactérias, que acumulam gás dentro do intestino.
4. Pipocas
“Uma porção equivale a três ou quatro xícaras, contendo a mesma quantidade de carboidratos que uma fatia de pão”, alerta Kelly Schmidt.
5. Saladas grandes
“O efeito aqui é duplo”, diz Schmidt. Primeiro, há o volume. Como as pipocas, uma salada grande vai ocupar mais espaço no estômago e, portanto, expandi-lo mais do que uma refeição pequena – mesmo que a salada tenha menos calorias.
6. Café
Obviamente, se é intolerante à lactose, sabe que adicionar natas ou leite ao ao café deixará o estômago inflamado. Mas o café preto também pode desencadear alguns problemas próprios de inchaço.
7. Feijão
Margie Saidel, nutricionista e vice-presidente de culinária, nutrição e sustentabilidade da Chartwells K12, refere que o feijão é uma fonte fantástica de proteína, por isso pode valer a pena o desconforto inicial, que se manifesta sobretudo através de gases.
Para reduzir o excesso de amido indutor do inchaço, Saidel orienta aumentar gradualmente o tamanho da porção.
8. Leite
O leite, por melhor que seja para os ossos, pode ser mais complicado para o organismo do que os seus ‘parentes’ mais gordurosos, como natas, manteiga e queijo.
“Muitas pessoas são intolerantes ao soro do leite, lactose e caseína. Portanto, apostar em leite sem lactose pode não ser suficiente”, explica Schmidt. E se é alérgico a laticínios, o inchaço pode manifestar-se como um sinal de inflamação na pele.
Schmidt indica o consumo de leites de amêndoas e de coco como ótimas alternativas.
Uma excelente semana para todos,
Sem comentários:
Enviar um comentário