segunda-feira, abril 15, 2019

Carro usado, vantagens e desvantagens


Vantagens

  • Preços mais apelativos;
  • Alguns erros de fabrico podem já ter sido notificados e corrigidos pelo(s) anterior(es) proprietário(s);
  • A lei obriga os stands automóveis a darem garantia de carros usados.


Desvantagens
  • Maior risco na apresentação de encargos na manutenção;
  • Diferenças na aquisição entre um stand ou a um particular;
  • Não há nenhuma lei que obrigue um vendedor particular a dar garantia de carros usados ao comprador;
  • Obriga a uma pesquisa extensiva para que se encontre um bom negócio;
  • Análise do modelo de forma exaustiva e detalhada;
  • Devem apontar-se quais as peças ou componentes que irão necessitar de serem substituídas, para somar ao valor de venda do carro e perceber se a compra compensa ou faz sentido.

Comprar usado a um particular:

Como não existe nenhuma lei que obrigue um vendedor particular a dar garantia de carros usados ao comprador, deve ter-se atenção redobrada face a alguns fatores.
Se a compra for feita a um particular, o comprador deve fazer-se acompanhar por alguém especializado em mecânica automóvel, para garantir que o veículo usado é realmente de confiança.
Nestes casos, a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) recomenda que se recorra a um serviço especializado de inspeção de carros usados, disponível nas oficinas mecânicas.
Quanto à inspeção do carro, a DECO recomenda que “Comece por procurar vestígios de ferrugem na carroçaria, amolgadelas, mossas ou deformações”. Verifique, por exemplo, a abertura das portas e do capot, o estado dos pneus, as luzes e a pintura do veículo.
No interior, veja se há danos nos estofos, se os bancos e os cintos funcionam e se não há estragos nos espelhos, nos botões, na fechadura e na chave de ignição. Opte sempre por ligar o motor para verificar se há indicação de avarias ou revisões no painel. Analise o nível do óleo, a validade da bateria e o depósito de refrigeração.
Uma vez que formalize a sua resposta, trace um plano sobre o orçamento para a sua decisão final. Determine quantos quilómetros irá percorrer por ano, contabilize os gastos com o combustível escolhido do modelo selecionado, as inspeções periódicas e não se esqueça de considerar as despesas de manutenção.

Fiquem bem,

1 comentário:

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...