segunda-feira, abril 08, 2019

A Seca que não veio, bolas!


Breve nota do autor do blog:

É primavera, a estação rainha das flores, contudo o sol mal apareceu foi-se. Com ele também as esperanças de uma temperatura mais amena.
Gritou-se por aí "que a seca estava para durar" que seria muito nefasta, como se isso fosse novidade, em particular num país como o nosso de poucas chuvas.
Creio que a natureza se assustou ante as considerações catastróficas habituais de alguns políticos, como já vem sendo habitual nas horas más.
Todavia, ao que parece, A SECA acabou por não fazer a vontade aos pregadores de ansiadas desgraças. 
Pelo menos para já.
Sabe a pouco, é certo, mas a chuva veio, o frio também, a neve também.
Uma fartura.
Não será uma chuva com o êxito do "exagerado cumprimento do défice", mas dará seguramente para regar umas hortas.
Lá isso tenho a certeza.

PS. Chamo a atenção para o frio fora de tempo e, para alertar para os seus perigos deixo umas notas abaixo, retiradas da Wikipédia.



Frio (do latim frigĭdu) é a sensação produzida pela perda de calor do corpo, causada pela baixa temperatura do meio externo para com o interno de um ser vivo. O calor é o oposto do frio. O frio também pode ser produzido por meios artificiais através da refrigeração. 

O frio é psicológico


As temperaturas baixas podem fazer com que as pessoas tenham a temperatura do corpo reduzida, ou seja perda de energia. Para que ela não aconteça deve ser considerado o devido agasalhamento. Perda excessiva de calor pode causar a morte por hipotermia. O frio é um processo sensorial.

Explicação Biológica

O calor é o processo de troca de energia entre corpos, devido à diferença de temperatura. Quando um ser vivo senciente perde calor, o nosso sistema nervoso periférico envia pulsos elétricos para nosso cérebro e então o cérebro produz uma defesa contra a perda de calor, chamada frio. 

Fiquem bem,



1 comentário:

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...