segunda-feira, abril 29, 2019

Supermercado, lista de compras



A ida ao supermercado é muito importante para a sua dieta. Se só comprar para a sua casa produtos saudáveis, evitará as tentações e conseguirá seguir a dieta à risca.

Mas isso nem sempre é fácil já que cada corredor no supermercado tem vários produtos maus para as dietas, com muitas calorias e que só levariam ao ganho de peso.

Aqui fica uma lista de compras só com produtos saudáveis, divididos por zonas:



Zona dos frescos

Fiambre de peru ou frango

Queijo magro (seja queijo fresco, para barrar ou fatiado)

Fruta variada

Legumes variados

Ervas aromáticas

Frutas oleaginosas (nozes, amêndoas, pinhões ou avelãs)

Ovos

Pão integral

Peixe fresco

Polvo, lulas ou chocos

Carne de peru ou frango

Iogurtes magros

Pudins de baunilha



Zona dos congelados

Ervilhas

Milho

Favas

Vegetais congelados (grelos, feijão verde, couves-de-bruxelas, etc)

Peixe congelado (bacalhau, pescada, salmão, etc)



Zona da Mercearia

Arroz estufado/vaporizado

Massas integrais

Azeite

Cereais integrais (arroz tufado, flocos de aveia ou muesli)

Conservas de atum ao natural

Feijão e grão

Tostas integrais

E claro para beber não se esqueça da água natural. Evite qualquer tipo de sumo, refrigerante, ou água com sabores porque têm sempre calorias ou açúcar a mais.



PS. As dicas foram retiradas do site “www.viva melhor.com”

quarta-feira, abril 24, 2019

Airbags exteriores e segurança rodoviária



O grupo alemão de componentes para automóveis ZF anda há 10 anos a desenvolver um protótipo de airbags exteriores e, finalmente, está a chegar quase à fase de produção, já que a fase de testes com impactos reais, realizados no início do ano, deixaram excelentes indícios, segundo o fabricante alemão.  
A ZF garante que já não falta muito para que os novos veículos venham equipados com airbags exteriores na carroçaria de forma a evitar ao máximo mortes por impactos laterais. De acordo com os responsáveis do projeto, este airbag é capaz de minimizar em 30% os efeitos da colisão e até 40% a gravidade das lesões dos ocupantes.
Mas a complexidade da montagem deste sistema impede que seja adaptado a viaturas já em circulação. Segundo a ZF admite, é na fase de desenvolvimento de um novo automóvel que este sistema será incorporado, pois há vários sensores para instalar e ainda espaço extra para albergar os airbags fechados.  
Recorde-se que a chegada dos airbags à indústria automóvel, significou um passo importante na segurança rodoviária. E, atualmente, não imaginamos veículos sem este tipo de equipamento. Pelo contrário, eles sucedem-se. Senão vejamos: os automóveis abaixo do segmento D têm dois airbags à frente, para o condutor e passageiro do lado.
A partir do segmento D, e falamos dos modelos premium, este equipamento de segurança passiva aumenta com mais dois airbags atrás e outros dois de cabeça, para condutor e passageiro do lado.
Se agora os grandes construtores começam a ponderar estender os airbags ao exterior dos carros, nas zonas laterais, de forma a minimizar os danos em caso de colisão, o grupo alemão de componentes para automóveis ZF adiantou-se nesta proposta há uns anos ao apresentar protótipos de airbags, justamente para colocação na carroçaria dos veículos.
Aquela empresa está convencida da eficácia desta medida ao garantir que o mais tardar, no início da próxima década, os airbags exteriores nos automóveis sejam uma realidade, com a ambição de obter zero mortes ao volante.
Fiquem bem,

segunda-feira, abril 22, 2019

Blog em miniférias


Nosso comentário:



Há uma semana exatamente que não publico aqui no blog. 
Mas a explicação é simples. 
Umas miniférias passadas em Itália, mais propriamente na cidade de Bolonha, foram as causadoras da minha ausência.
Por tal ausência peço desculpa aos meus leitores.
Quanto à viagem devo dizer que correu bem. A cidade de Bolonha, para quem não conhece, é uma cidade que merece uma visita. 
Creio que é a 7.ª em termos de importância entre as demais cidades de Itália, e tem muita coisa boa para prender o visitante seja qual for a idade e sejam quais forem os motivos da visita.
Quanto às companhias aéreas, com certeza que já constataram que têm mudado um tanto com o tempo. Tornaram-se um negócio manhoso quanto aos métodos de aquisição e venda de bilhetes, com propostas disto e daquilo para encarecer a despesa do passageiro. 
O próprio voo em si mais tem vindo a assemelhar-se a uma loja ambulante do que ao transporte rápido e eficaz que efetivamente é.
Mas isso são outras conversas, talvez em consonância com os sinais dos tempos. 
Parece às vezes que se vive num "vale tudo" para o bem e para o mal. Pelo que cada um por si terá de se adaptar o melhor que for capaz e souber às novas contingências dos modernismos.
Quando cheguei a casa, para além de uma conta ou outra para pagar, outras pequenas coisas menores que acontecem sempre que nos ausentamos, tinha também a boa notícia da minha editora que partilho abaixo.


Fiquem bem,

António Esperança Pereira





Caro autor da Bubok:
Alguém comprou seu livro MOMENTOS DE MIM (fatalismo do tempo, a saudade e o fado) na nossa livraria on-line.

Se quiser consultar mais informação sobre esta e outras vendas aceda à sua conta de autor onde encontrará sempre informação actualizada sobre os livros publicados connosco.

Obrigado,
A equipa da Bubok




segunda-feira, abril 15, 2019

Carro usado, vantagens e desvantagens


Vantagens

  • Preços mais apelativos;
  • Alguns erros de fabrico podem já ter sido notificados e corrigidos pelo(s) anterior(es) proprietário(s);
  • A lei obriga os stands automóveis a darem garantia de carros usados.


Desvantagens
  • Maior risco na apresentação de encargos na manutenção;
  • Diferenças na aquisição entre um stand ou a um particular;
  • Não há nenhuma lei que obrigue um vendedor particular a dar garantia de carros usados ao comprador;
  • Obriga a uma pesquisa extensiva para que se encontre um bom negócio;
  • Análise do modelo de forma exaustiva e detalhada;
  • Devem apontar-se quais as peças ou componentes que irão necessitar de serem substituídas, para somar ao valor de venda do carro e perceber se a compra compensa ou faz sentido.

Comprar usado a um particular:

Como não existe nenhuma lei que obrigue um vendedor particular a dar garantia de carros usados ao comprador, deve ter-se atenção redobrada face a alguns fatores.
Se a compra for feita a um particular, o comprador deve fazer-se acompanhar por alguém especializado em mecânica automóvel, para garantir que o veículo usado é realmente de confiança.
Nestes casos, a DECO (Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor) recomenda que se recorra a um serviço especializado de inspeção de carros usados, disponível nas oficinas mecânicas.
Quanto à inspeção do carro, a DECO recomenda que “Comece por procurar vestígios de ferrugem na carroçaria, amolgadelas, mossas ou deformações”. Verifique, por exemplo, a abertura das portas e do capot, o estado dos pneus, as luzes e a pintura do veículo.
No interior, veja se há danos nos estofos, se os bancos e os cintos funcionam e se não há estragos nos espelhos, nos botões, na fechadura e na chave de ignição. Opte sempre por ligar o motor para verificar se há indicação de avarias ou revisões no painel. Analise o nível do óleo, a validade da bateria e o depósito de refrigeração.
Uma vez que formalize a sua resposta, trace um plano sobre o orçamento para a sua decisão final. Determine quantos quilómetros irá percorrer por ano, contabilize os gastos com o combustível escolhido do modelo selecionado, as inspeções periódicas e não se esqueça de considerar as despesas de manutenção.

Fiquem bem,

sexta-feira, abril 12, 2019

Vantagens e desvantagens do sistema start & stop


Vantagens

  • Menores consumos de combustível
Todos os automóveis equipados com o sistema Start & Stop, verifica-se instantaneamente uma redução do consumo de combustível. Este efeito torna-se ainda mais evidente se percorre diariamente em circuitos urbanos, onde o trânsito congestionado é frequente e os sinais luminosos é uma constante.
Desta forma, o facto de ter a possibilidade de ver o motor parar a cada imobilização do veículo, traduz-se numa conta bem mais económica ao final do mês.

  • Imposto Sobre Veículos (ISV) & Imposto Único de Circulação (IUC) 
Vivemos numa época em que as preocupações ambientais são cada vez mais um padrão presente na mentalidade de todos nós, e no caso dos automóveis, é sabido que, quanto menores as emissões, menor serão os impostos sobre o mesmo.
No caso do Imposto Sobre Veículos, este é um imposto que é pago apenas uma vez, aquando da primeira matriculação do veículo. O seu valor oscila consoante a cilindrada e as emissões de CO2. Para estimar o ISV, recorra ao simulador do Portal das Finanças.
Por sua vez, o Imposto Único de Circulação exige um pagamento anual e, no seu cálculo, são também tidas em conta as emissões de CO2.
  • Proporciona um ambiente mais silencioso
No interior do habitáculo, todos os ruídos e vibrações resultantes de um motor a trabalhar, são minimizados quando se tem um sistema Start & Stop.
Mais uma vez, se a condução for feita num grande centro urbano, este silenciar dos ruídos tradicionais na condução, pode traduzir-se num fechar de dia com mais qualidade ao nível da saúde auditiva.
  • Há a opção de desligar o sistema
Salvo raras exceções, as marcas permitem que seja desligado o sistema Start & Stop se assim o condutor desejar.


Desvantagens

  • Incoerências do sistema
Há quem acuse algumas incoerências no uso do Start & Stop. Uma das incoerências mais apontadas pelos utilizadores é o facto de que, ao viajar-se com o ar condicionado ligado e ser-se forçado a imobilizar o veículo num sinal luminoso, o Start & Stop entra em Ação e desliga o ar condicionado.
Isto ocorre porque a bateria nem sempre tem capacidade suficiente para suportar o uso do ar condicionado durante muito tempo.
Por vezes, o ar condicionado pode ser apenas reduzido, ao invés de totalmente desligado. De todas as formas, esta é uma desvantagem transversal a muitos utilizadores.
  • Barulhos do desligar/reiniciar
Se por um lado apontamos como vantagem o silêncio do motor de um carro com Start & Stop, por outro lado não podemos deixar de mencionar o facto de que possa ser irritante para alguns utilizadores, o constante barulho do ligar e desligar do sistema.
Se o barulho se tornar demasiado irritante, lembre-se de que pode desligar o sistema em qualquer circunstância.
  • Bateria com custos acrescidos
Para que seja possível a bateria aguentar este sistema, a mesma deve ter uma capacidade mais elevada do que as tradicionais. Ora, uma bateria com maior capacidade carrega consigo custos acrescidos.
Embora as vantagens sejam percetíveis, nomeadamente na tradução de menores consumos e menos emissões poluentes libertadas para a atmosfera, há também alguns contras, sendo que a substituição de uma bateria tem sempre os seus inconvenientes para o seu orçamente e meio ambiente.
Porém, apesar de todas as circunstâncias na sua aplicabilidade, é importante lembrar o peso que o sistema Start & Stop pode ter na pegada ecológica deixada por cada condutor, assim como, ter em conta a desmistificação do mito que saudamos corrigir neste artigo.

Fiquem bem,


segunda-feira, abril 08, 2019

A Seca que não veio, bolas!


Breve nota do autor do blog:

É primavera, a estação rainha das flores, contudo o sol mal apareceu foi-se. Com ele também as esperanças de uma temperatura mais amena.
Gritou-se por aí "que a seca estava para durar" que seria muito nefasta, como se isso fosse novidade, em particular num país como o nosso de poucas chuvas.
Creio que a natureza se assustou ante as considerações catastróficas habituais de alguns políticos, como já vem sendo habitual nas horas más.
Todavia, ao que parece, A SECA acabou por não fazer a vontade aos pregadores de ansiadas desgraças. 
Pelo menos para já.
Sabe a pouco, é certo, mas a chuva veio, o frio também, a neve também.
Uma fartura.
Não será uma chuva com o êxito do "exagerado cumprimento do défice", mas dará seguramente para regar umas hortas.
Lá isso tenho a certeza.

PS. Chamo a atenção para o frio fora de tempo e, para alertar para os seus perigos deixo umas notas abaixo, retiradas da Wikipédia.



Frio (do latim frigĭdu) é a sensação produzida pela perda de calor do corpo, causada pela baixa temperatura do meio externo para com o interno de um ser vivo. O calor é o oposto do frio. O frio também pode ser produzido por meios artificiais através da refrigeração. 

O frio é psicológico


As temperaturas baixas podem fazer com que as pessoas tenham a temperatura do corpo reduzida, ou seja perda de energia. Para que ela não aconteça deve ser considerado o devido agasalhamento. Perda excessiva de calor pode causar a morte por hipotermia. O frio é um processo sensorial.

Explicação Biológica

O calor é o processo de troca de energia entre corpos, devido à diferença de temperatura. Quando um ser vivo senciente perde calor, o nosso sistema nervoso periférico envia pulsos elétricos para nosso cérebro e então o cérebro produz uma defesa contra a perda de calor, chamada frio. 

Fiquem bem,



sexta-feira, abril 05, 2019

Gasóleo, gasolina ou elétrico?



Qual a motorização certa para si?  Descubra as vantagens e desvantagens de cada tipo de combustível.

Para comprar um carro ponderamos vários fatores: as dimensões, o design, a finalidade, a marca, entre outros. Uma das questões obrigatórias passa pelo tipo de combustível.

Gasóleo ou gasolina? Elétrico será uma opção viável?




A resposta a esta pergunta não é automática. É preciso ter em conta o preço dos automóveis, o custo do combustível, os custos de funcionamento dos veículos em função da motorização, a utilização que vai fazer do carro.
Fizemos o balanço dos prós e dos contras de cada combustível e do tipo de cliente para cada um.



GASÓLEO



Vantagens
  • O preço por litro do gasóleo é inferior ao da gasolina.
  • Os carros a gasóleo consomem menos, por norma, do que os carros a gasolina: os motores são mais eficientes e gastam menos combustível;
  • Em caso de venda em segunda-mão, o carro a gasóleo tem mais valor;
  • A condução é fácil e comoda e o veículo mais fácil de controlar, em comparação com carros a gasolina.
  • Muito eficiente em longas viagens.
Desvantagens
  • Os motores a gasóleo são ruidosos.
  • Automóveis são bastante mais caros;
  • Os custos de manutenção são mais elevados;
  • O gasóleo polui mais do que a gasolina;
  • O valor dos impostos tributários à circulação, devido ao facto do combustível ser poluente, são mais elevados.
Para quem?

Para condutores que percorrem grandes distâncias. Se no final do ano e feitas as contas percorreu mais de 10.000 km então pondere ter um carro a diesel.
Calcule quantos anos são necessários para que esta poupança compense o valor gasto a mais num carro a gasóleo, em comparação com um carro a gasolina.



GASOLINA

Vantagens
  • Os carros a gasolina são normalmente mais baratos que os carros a diesel;
  • A manutenção é menos dispendiosa;
  • Os motores são mais refinados e silenciosos;
  • A gasolina não polui tanto quanto o gasóleo, pelo que também não pagará tanto de tributação.
Desvantagens
  • A gasolina é mais cara que o gasóleo;
  • Os carros a gasolina por norma consomem mais combustível;
  • No caso de venda em segunda-mão, o valor a pedir será naturalmente inferior.
Para quem?

Para condutores que não percorram muitos quilómetros anuais. Se não ultrapassar os 10.000 km, a gasolina é indicada para si.
Vale aqui fazer as contas ao valor despendido em combustível por ano e ver se compensa ou não optar por um carro a gasóleo. Muitas vezes são precisos muitos anos para que a diferença compense e por isso a gasolina ganha.



ELÉTRICO



Vantagens
  • Os custos de utilização são baixos
  • Aceleração acima da média
  • Funcionam silenciosamente
  • Excelentes aptidões para condução na cidade
  • Amigos do ambiente
  • Benefícios fiscais
Desvantagens
  • São automóveis caros
  • O aluguer das baterias é, também, caro
  • São automóveis de autonomia limitada, não aguentando grandes distâncias.
  • Nem sempre existe disponibilidade de postos de carregamento
Para quem?

Para condutores citadinos que façam mais de 100 km/dia.

Fiquem bem,

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...