Cartaz de propaganda eleitoral presidencial de 1949 com os elementos principais do salazarismo: família, ênfase na figura paterna e a religião católica.
Nosso comentário:
Apesar de algumas luzes no fundo do túnel aparecerem nos EUA e trazerem alguma esperança democrática ao mundo, o autoritarismo, o populismo e outros "ismos" não param de multiplicar-se. Dos muros ao racismo, da xenofobia ao fascismo, vemos o mundo como que a andar para trás nos direitos humanos e tantos avanços conquistados nas últimas décadas.
Povos outra vez vergados aos exageros de governantes sem escrúpulos, envenenados por discursos inflamados de violência e nacionalismo .
Hoje mesmo via eu as notícias no meu televisor e tudo o que atrás digo estava nas notícias. Muros, violência, nacionalismo, racismo, fascismo. Não fora a minha continência verbal e moderação nas minhas convicções, poderia quase adivinhar um holocausto, naqueles discursos, na bandeira de Israel a emoldurar discursos, ódios na cultura da governança, mais armas para o povo, violência, violência, violência.
A acabar comigo uma senhora ministra do nosso amado Brasil entoava em júbilo, desfasada da realidade atual, qualquer coisa como: "as meninas de rosa, os meninos de azul".
Isto quando toda a gente sabe que o seu líder já "proibira" o vermelho.
Que cores restarão ao povo brasileiro para vestir?
PS. Relembro a propósito o que foi o Salazarismo em Portugal. São breves palavras inseridas num contexto maior, assinadas por uma professora de história, Juliana Bezerra.
Crianças uniformizadas e em posição militar numa reunião da Mocidade Portuguesa
O Salazarismo é uma das denominações do “Estado Novo” português (1926-1974), regime político liderado por Antônio de Oliveira Salazar (1889-1970).
Esta ideologia era inspirada no fascismo italiano, no integralismo lusitano e na Doutrina Social da Igreja.
Características
O Estado Novo ou o Salazarismo foi inaugurado em 28 de maio de 1926, com um golpe de Estado articulado pelos militares.
O Estado Novo pôs fim ao liberalismo em Portugal e inaugurou um período histórico de 41 anos de governo com aspetos fascistas como o corporativismo e o anticomunismo.
Nestas quatro décadas de existência, Salazar esteve à frente do governo durante 35 anos. Por isso, o Estado Novo também é chamado de Salazarismo.
Suas principais características são:
- nacionalismo
- tradicionalismo
- corporativismo
- autoritarismo
- antidemocrático
- colonialismo
- anticomunismo
- antiparlamentarismo
Sem comentários:
Enviar um comentário