quinta-feira, janeiro 31, 2019

Cinco alternativas ao café


O café está sempre presente no dia a dia dos portugueses, trata-se tanto do gosto por esta bebida como já uma espécie de ritual beber a bica logo pela manhã e ao longo do dia.
Porém, o consumo excessivo, pode causar diversos efeitos colaterais, tais como: dores de cabeça, espasmos musculares, distúrbios de ansiedade e aceleração do batimento cardíaco.
Conheça outras cinco alternativas ao café que prometem mantê-lo em estado de alerta:
Chá verde ou chá branco
Ambos possuem cafeína, porém uma quantidade menor que o café. No entanto, demoram mais para serem absorvidas pelo organismo, o que faz com que a sensação de estar desperto dure mais tempo.
Além disso, esses chás têm propriedades antioxidantes que ajudam a prevenir doenças e contribuem para o bom funcionamento do metabolismo.
Chá de hortelã
Este chá possui propriedades semelhantes ao chá verde e muito vantajosas. Além de fornecer energia, o chá de hortelã melhora o metabolismo, aumenta imunidade e ajuda a combater problemas digestivos.
Chá de gengibre
O chá de gengibre é rico em nutrientes, como vitaminas A, B, C e D e em minerais como o potássio, zinco e magnésio. Além de ter propriedades nutricionais riquíssimas, o gengibre também ajuda a acelerar o metabolismo do corpo, revigorando o sistema imunitário e as suas caraterísticas anti-inflamatórias.
Chai Indiano
Esse chá, extremamente saboroso, geralmente é feito com chá preto, leite e especiarias como canela e gengibre, por exemplo. Além de possuir cafeína, tem teanina, que ajuda a manter a sensação de alerta.
Batido de frutos secos
Alguns dos melhores alimentos para serem consumidos pela manhã para aumentar os níveis de energia são os frutos secos. Pode escolher entre amêndoas, avelãs, nozes e amendoins. Os frutos secos são ricos em gorduras saudáveis, em hidratos de carbono saudáveis, fibra e proteína.
Pode inclui-los no seu pequeno-almoço misturando-os com os cereais, no iogurte ou preparando um batido de frutos secos com outras frutas frescas, leite ou bebida vegetal.

Desejo a todos um excelente fim de semana,



sexta-feira, janeiro 25, 2019

juiz na origem do termo "larápio"

Nota breve do autor do blog:

Sempre existiram ladrões ou larápios. 
Consoante as épocas esses mesmos larápios têm, como é óbvio, mudado as habilidades. 
Ou seja, têm evoluído o seu desempenho consoante a própria evolução dos tempos e as exigências crescentes trazidas por essas mesmas mudanças.
É uma espécie que não tem cor nem sexo nem classe social. 
Há-os disseminados por todas as atividades profissionais, podendo igualmente encontrar-se entre os desempregados e outras categorias indiferenciadas de cidadãos.
Assim sendo, pareceu-me interessante divulgar a origem do termo que normalmente usamos para designar esta atividade tão presente no nosso quotidiano e também no imaginário mais ou menos romanceado de cada um: 

LARÁPIO





Fiquem bem,


quarta-feira, janeiro 23, 2019

Suspenso após "VARgonha"




Segundo adianta o diário desportivo Record, Fábio Veríssimo ficará afastado da função de VAR nos próximos tempos e ainda terá participações limitadas nas próximas jornadas da liga.

O árbitro será ainda chamado a uma reunião no Conselho de Arbitragem (CA), em consequência do seu desempenho no Benfica-FC Porto da Taça da Liga.

De resto o seu desempenho foi tema central da reunião desta 4ª feira dos polos de arbitragem de Lisboa e Porto. O CA não disfarça o desagrado relativamente à sua atuação, nomeadamente ao tempo que levou para tomar algumas decisões, assim como os critérios que utilizou ao longo da partida.

Recorde-se que Vasco Santos e Bruno Paixão foram igualmente afastados no passado, depois de más atuações como VAR.

Este castigo surge logo após as duras críticas de Luís Filipe Vieira após a partida de ontem.


Nota do autor do blog: Lamentável o que aconteceu ontem. Uma péssima demonstração do estado caótico em que se encontra a justiça desportiva em Portugal designadamente as arbitragens. Nem uma nem outra equipa (SLBenfica ou FCPorto) precisavam e/ou mereciam que um jogo bem disputado por duas excelentes equipas fosse manchado por erros crassos de arbitragem. 

Fiquem bem,

sábado, janeiro 19, 2019

Dica para aliviar o stress


Nota do autor do blog:

Escreve-se muito sobre como aliviar o stress. 
E na verdade não há meio de acabarmos com o dito.
Ou por uma coisa ou por outra, os motivos são mais que muitos, e damos connosco numa situação desagradável a que genericamente designamos por "stress".
Um mal-estar que se apodera de nós e nos faz tantas vezes sentir sem energia, cansados, de mau humor, sem sabermos o que fazer.
Pois bem.
As dicas e conselhos são muitos, também há "comprimidos milagrosos" para tentarem sossegar tal mal-estar…
o certo é que na maioria das situações, por estranho que possa parecer, uma simples pausa para respirar pode ser suficiente para provocar o necessário e desejado alívio.
Escolhi um pequeno exercício, bem simples, que pode ser suficiente para resolver alguns dos problemas que se enquadram nos sintomas a que designamos por stress.
É simples como disse, não custa dinheiro, apenas um pouco de tempo e perseverança para se obter o resultado desejado.
Leia abaixo e experimente, que pode resultar consigo. 
Continuação de um bom fim de semana,

António Esperança Pereira





-O trabalho, os filhos, a casa… São tantos os desafios do dia-a-dia que, por vezes, damos por nós a não conseguir controlar o stress e a ansiedade provocados pela sobrecarga, seja ela física ou emocional.
Um pequeno exercício pode ser suficiente para o deixar mais calmo e mais capaz de ultrapassar os obstáculos que se colocam à frente. A respiração pelo diafragma aumenta os níveis de oxigénio no organismo e acaba por ajudar a diminuir a ansiedade e contribuir para o nosso bem-estar geral.
Para isso basta parar por uns distantes, deitarmo-nos ou sentarmo-nos numa posição confortável. Depois colocamos uma mão no peito e outro no abdómen e começamos a inspirar profundamente, pelo nariz, sendo que o peito deve manter-se estável e apenas o abdómen expande. Por fim, expire lentamente pela boca.
O processo pode repetir-se tantas vezes quanto achar necessário, sendo para verificar efeitos mais rápidos é necessário dedicar a este exercício de relaxamento cerca de 20-30 minutos por dia.

quarta-feira, janeiro 16, 2019

E agora, que como?


A lista que se segue mostra os 10 piores tipos de comida que possivelmente consome. O levantamento foi realizado pela nutricionista Michelle Schoffro Cook, e divulgada pela publicação online Mega Curioso.
Sem mais demora, saiba quais são os alimentos mais perigosos e aos quais provavelmente você raramente consegue dizer que não:
10 – Gelado
Trata-se de uma massa gelada, doce e repleta de gordura. O problema é que esses produtos contêm altos níveis de açúcar e de gorduras transgénicas. Sem falar, é claro, na artificialidade dos corantes e aromatizantes, que provocam danos no organismo. Além disso tudo, alguns têm ainda neurotoxinas, substâncias capazes de prejudicar o cérebro e o sistema nervoso.
9Salgados de milho
Alteram os níveis de açúcar no sangue, provocando consequente aumento de peso e alterações de humor. Esta mistura de milho transgénico e gordura é capaz de provocar inflamações no corpo, que muitas vezes se manifestam na forma de borbulhas e de inflamações cutâneas.
8Pizza
O problema, neste caso, é para quem tem o costume de comer pizza congelada. As pizzas comummente vendidas nos supermercados são confecionadas com condicionadores de massa artificiais e muitos conservantes. Noutras palavras, quando ingere esse alimento o corpo está a engolir potes de açúcar, pois é nisso que ele se transforma assim que o ingere.
7Batata frita
Para além de ser um alimento e estar repleto de grandes quantidades de gorduras transgénicas, o problema reside ainda na substância mais cancerígena de todas: a acrilamida, que se forma quando as batatas são superaquecidas.
Além disso, a presença do óleo tem o mesmo efeito que nos salgados de milho, causando inflamações, agravando problemas cardíacos, cancro e artrite.
6 – Batatas fritas de pacote
São tão más quanto as batatas fritas e, para piorar, contêm altos índices de acrilamida, a mesma substância cancerígena descrita no item anterior. Quanto menos comer, melhor.
5 – Bacon
O consumo diário de bacon eleva até 42% o risco de doenças cardíacas e a 19% as chances de desenvolver diabetes. Um estudo feito pela Universidade de Columbia, nos Estados Unidos, constatou que ingerir 14 porções de bacon por mês pode prejudicar o funcionamento dos pulões e aumentar a incidência de doenças respiratórias.
4 – Cachorro-quente
Está associado ao aumento de casos de cancro no pâncreas. Um estudo analisado por Michelle revelou que esse crescimento chega a ser de 67%. O nome do vilão em questão é o nitrito de sódio. Presente em carnes processadas, salsichas, bacon, salame, presunto… sendo que essa substância do mal é altamente cancerígena.
3 – Dónutes
São ricos em gorduras transgénicas, associadas ao desenvolvimento de doenças cardíacas, cerebrais e de tumores. Como se não bastasse, os dónutes são fritos e cobertos de açúcar, contendo condicionadores de massa artificiais e outros aditivos que os transformam em verdadeiras bombas calóricas.
2 – Refrigerantes
Apenas uma lata de refrigerante tem pelo menos 10 colheres de chá de açúcar, 150 calorias, entre 30 mg e 55 mg de cafeína e, claro, corantes artificiais e sulfitos.
São necessários 30 copos de água para neutralizar a acidez do refrigerante. Imagine o trabalho que seus rins têm quando opta por consumir esse tipo de bebida...
1 – Refrigerantes Diet
Se os refrigerantes normais já são um veneno, as versões diet são ainda pior. Estas variantes contêm aspartame – ou AminoSweet. Essa substância está relacionada com o aparecimento de muitas doenças, como ataques de ansiedade, compulsão alimentar, defeitos de nascimento, cegueira, tumores cerebrais, dor torácica, depressão, tonturas, epilepsia, fadiga, dores de cabeça, perda auditiva, hiperatividade, insónias, dor nas articulações e muitos outros problemas – muitos mesmo!



Fiquem bem,


António Esperança Pereira




Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...