sábado, fevereiro 03, 2018

Sopas de cavalo cansado


Nosso comentário:

Por vezes convém relembrar certas práticas de antanho, que mais não seja para nos confrontarmos com certas práticas de agora.
Numa altura em que, a nível de alimentação, toda a gente parece andar baralhada com o que faz bem à saúde e o que faz mal, vem mesmo a calhar este pequeno texto a mim remetido via email.
Muitos de nós nos lembramos de como tanta coisa se comia por não haver outra coisa melhor para comer, certo?
Isto, nos lares em que felizmente havia o que comer...
Pois infelizmente muitos eram os lares em que uma sopa de qualquer coisa ou um pão rijo mesmo sem nada seriam muito bem vindos.
De forma que, ante a dificuldade atual para encontrar a ementa certa, ajustada, ideal, eu acrescentaria: "tal a fartura!" acho interessante recordar esta memória das "sopas de cavalo cansado".
Desejo a todos um excelente fim de semana.

António Esperança Pereira

Sopas de cavalo cansado:

Na época das carruagens, nas aldeias de Portugal, quando nas pousadas não havia cavalos descansados para substituir e continuar a viagem davam aos animais sopas com vinho e açúcar. Estas " sopas" deixavam os animais cheios de energia para continuarem viagem.
Também era usual dar estas "sopas" às crianças que viviam nas aldeias mais carenciadas antes de irem para a escola na expectativa de aprenderem melhor pois acreditava-se que ficavam com mais capacidade para aprenderem...

A receita da sopa é a seguinte:

-Vinho verde tinto

-Mel

-Uma gema de ovo

-Pedaços de pão (de preferência broa de milho)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...