Nosso comentário:
É certo que a tendência "aluguer", ou seja "menos posse", se vem verificando cada vez mais.
Note-se a título de exemplo o que se vem passando com as bicicletas, motocicletas, carros, etc.
Na realidade, em muitos casos pode evitar-se o investimento da compra (posse) utilizando o meio de transporte pretendido, alugando pura e simplesmente um desses meios e apenas durante o tempo necessário.
A notícia abaixo vai ainda mais longe, já que prevê que, tanto a partilha do transporte como a própria boleia se possam tornar uma prática comum.
Parece haver alguma lógica neste caminho, todavia, o carro por exemplo, ainda está muito relacionado com a privacidade e o próprio ego dos indivíduos. Daí que, apesar de poder haver franjas da população mais jovem que estejam disponíveis para a partilha e boleia, não creio que a curto prazo essa boleia e partilha se possam tornar uma prática generalizada.
Todavia fica a ideia e nós vamos esperar para ver...
António Esperança Pereira
Carpool e carsharing são futuro do automóvel
Três em cada quatro europeus consideram que o carpool (ou boleia) e o carsharing (partilha de automóvel) serão uma realidade massificada no prazo de uma década. Além disso, imaginam um futuro em que o automóvel passará a ser também um serviço – e não exclusivamente um bem do qual se é proprietário.
A conclusão é do mais recente estudo realizado pelo Observador Cetelem relativamente ao sector automóvel.
Pedro Nuno Ferreira, director Automóvel do Cetelem, considera que um dos dados mais interessantes aponta para a mudança da percepção dos condutores no que diz respeito ao futuro dos carros: cada vez menos um objeto de posse e mais de partilha.
«É uma tendência que resulta de uma crescente preocupação com a sustentabilidade ambiental, sobretudo pelas gerações mais novas, e que poderá resultar num novo paradigma», comenta o mesmo responsável, alertando ainda para a necessidade de acompanhar a evolução do mercado e possíveis impactos de veículos como os elétricos.
Sem comentários:
Enviar um comentário