Nota do autor do blog:
Hoje partilho algumas dicas retiradas da internet que devem ser tomadas em conta. Especialmente nesta época natalícia em que tantos de nós nos tentamos, não só com consumismos em exagero, mas também com excessos de ingestão de açúcar.
Por isso mesmo, e porque é dito pelos órgãos de comunicação social que os indices de consumo estão atingindo novamente níveis elevados com o consequente endividamento...
aconselha-se que se cuide dos exageros para se terem também finanças sãs.
Finanças e açucares em ordem é, pois, o "conselho" que deixo para os estimados leitores do blog.
Claro que é uma maneira de falar, pois nem eu gosto de dar conselhos nem os estimados leitores são obrigados a segui-los.
Fiquem bem
António Esperança Pereira
7 Maneiras Simples de Parar de Comer Muito de Açúcar
Consumir muito açúcar é uma das piores coisas que você pode fazer para o seu corpo. Isso pode ter muitos efeitos negativos em sua saúde. Tem sido demonstrado que o excesso de açúcar contribui para a obesidade, diabetes tipo 2, doença cardíaca, câncer e cárie dental.
Enquanto o açúcar encontrado naturalmente em alimentos como frutas tem pouco efeito sobre o açúcar no sangue, uma vez que a fibra e outros componentes da fruta retardam sua absorção. O perigo está nos açúcares adicionados em alimentos processados. Este artigo lista algumas maneiras simples de parar de comer tanto açúcar.
1. Evite Certas Bebidas
Algumas bebidas populares contêm um monte de açúcar. Refrigerantes, bebidas energéticas, bebidas esportivas e bebidas de frutas, por exemplo, podem conter muito açúcar.
A pior parte, é que o seu corpo não reconhece as calorias das bebidas da mesma maneira que a dos alimentos. Bebidas não fazem você se sentir tão cheio, por isso, podemos consumir muitas calorias de bebidas sem percebermos.
2. Evite Sobremesas
A maioria das sobremesas não fornece muito valor nutritivo, exceto talvez algum cálcio. Elas são carregadas com açúcar, o que provoca picos de açúcar no sangue e pode te deixar com mais fome e desejo de mais açúcar.
Ao invés de preferir certas sobremesas, como bolos, tortas e sorvetes, tente consumir uma fruta, frutas assadas com creme, chocolate escuro ou um iogurte grego com frutas.
Trocar o açúcar das sobremesas para frutas frescas ou assadas não só pode reduzir a sua ingestão de açúcar, mas também pode aumentar a ingestão de fibra, vitaminas, minerais e antioxidantes em sua dieta.
3. Evite Molhos Ricos em Açúcar
Molhos como ketchup ou molho barbecue são comuns na maioria das cozinhas. No entanto, a maioria das pessoas não está ciente do seu conteúdo chocante de açúcar.
Uma colher de sopa (15 gramas) de ketchup pode conter 1 colher de chá (4 gramas) de açúcar. Embora, algumas variedades não tenham adição de açúcar. Sempre leia o rótulo para ter certeza de que você está escolhendo a opção com mais baixo teor de açúcar.
4. Verifique Se Há Açúcar em Alimentos Enlatados
Alimentos enlatados também podem conter um monte de açúcar adicionado, principalmente as frutas em conserva. Ainda que as frutas contenham açúcares naturais, elas não são um problema, uma vez que não afetam o açúcar no sangue da mesma maneira que o açúcar adicionado faz.
Evite alimentos enlatados que são embalados em xarope ou têm açúcar na lista de ingredientes. Frutas em conserva são as que mais contêm açúcar. Se você comprar frutas enlatadas, pode remover um pouco do seu açúcar, enxaguando-as em água antes de comê-las.
5. Tenha Cuidado com os Alimentos Processados Que se Passam Por Saudáveis
A maioria das pessoas sabe que os doces e biscoitos contêm um monte de açúcar, então podem procurar alternativas em lanches “saudáveis”. Surpreendentemente, lanches como barras de cereais ou de proteína, granola e frutas secas podem conter tanto, se não mais, açúcar do que algumas barras de chocolate. Algumas barras de cereais podem conter até 8 colheres de chá (32 gramas) em apenas uma porção.
6. Evite Cereais Matinais
Um alimento popular do café da manhã, o cereal matinal, também se encaixa na lista dos que parecem saudáveis, mas não são. Estes alimentos, contém uma quantidade muito elevada de açúcar e consumir muito açúcar logo no café da manhã pode aumentar sua fome durante todo o dia, além de te deixar mais cansado e deprimido.
7. Leia as Etiquetas
Infelizmente, comer menos açúcar não é tão fácil como apenas evitar alimentos doces. Você já viu que ele pode se esconder em alimentos improváveis, incluindo alguns cereais matinais e barras de cereais.
No entanto, alguns alimentos saborosos, como o pão, também pode conter um monte de açúcar adicionado. Duas fatias de pão podem conter 1,5 colheres de chá (6 gramas) de açúcar.
Infelizmente, nem sempre é fácil identificar açúcares adicionados em uma etiqueta de alimentos. Rótulos de alimentos atuais não diferenciam açúcares naturais de açúcares adicionados.
Para ver se um alimento tem açúcares adicionados, você precisará verificar a lista de ingredientes. Também é importante observar a ordem em que o açúcar aparece na lista, uma vez que os ingredientes são listados em ordem decrescente, ou seja, da maior porcentagem para a menor.
Empresas de alimentos também usam mais de 50 outros nomes para o açúcar adicionado, o que torna mais difícil de detectar. Alguns deles são: xarope de milho rico em frutose, maltose, dextrose, açúcar invertido, xarope de arroz, melaço e caramelo.
Sem comentários:
Enviar um comentário