quarta-feira, agosto 30, 2017

Macron, pios e verborreia

Nosso comentário:

Talvez um dos políticos que em democracia se manteve mais tempo no poder. Cavaco Silva. Não o víamos havia um tempo. saído da Presidência da República pela porta dos fundos. Cuidávamos que deixaria o povo português em paz para bem de todos. Ele ver-se-ia livre das críticas e dos maldizentes que lhe chamavam e chamam todos os nomes e mais alguns. Nós ver-nos-íamos livres dele e dos seus "poucos pios" durante dezenas de anos de poder. Fartos que estávamos dele e das tricas e mexericos com que conduziu o país. 
Mas voltou.
Cavaco Silva está aí, vestido de laranja, com uns óculos parecidos a uns que eu usei nos meus 18 anos, sem graduação, apenas para impressionar, para parecer mais velho e inteligente do que realmente eu era.
Aos pios, lá foi disparando em todas as direções.
Mandou diretas e indiretas ao governo, ao Presidente Marcelo Rebelo de Sousa, a gregos e troianos, a presentes e ausentes.
Todavia, do que ouvi que ele disse, ficaram-me três palavras:
-VERBORREIA
-PIOS
-MACRON
Com a primeira creio que atingia o atual Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.
Com a segunda não percebi bem se se referia aos pios que não disse quando podia, se aos pios que os outros dizem e que o incomodam à saciedade.
Com a terceira, um elogio: Cavaco gosta de Macron!!!
Quanto à imprensa, essa claro, dá um eco estrondoso ao acontecimento. Quase um "até que enfim que temos homem".
Abro a televisão, Cavaco. Abro os noticiários, Cavaco, abro a Internet, Cavaco.
Não admira que tal aconteça, quando no poder pululam comunistas maus que comem criancinhas ao pequeno almoço.
No entender deste ex-presidente, "democrata de alguns", lê-se claramente nas entrelinhas que é preciso que apareça alguém com eles no sítio capaz de correr com o "poder vermelho" que se alcandorou à governação do país.
Quanto a mim, espreitando o que disse e o que não disse Cavaco, fiquei hoje como fiquei sempre com os seus discursos: ZERADO (expressão brasileira). Porque Cavaco Silva diz mais no que não diz do que no que diz. Daí que exige um esforço hercúleo a quem queira aprender ou perceber o que ele realmente diz porque efetivamente não diz. 
Fim de desabafo.

PS. Uma pequena nota, apenas para manifestar ao Povo Americano a minha solidariedade ante o tremendo furacão Harvey que assola alguns dos seus Estados.

António Esperança Pereira


segunda-feira, agosto 28, 2017

Uma boa notícia!



Nosso comentário:


É para dar uma boa notícia que publico este post nesta segunda-feira, última semana de Agosto.
Trata-se da partilha com os estimados leitores do blog de uma informação que me foi transmitida pela Editora Bubok que transcrevo abaixo.
Pelos vistos mais alguém comprou o meu livro recém publicado "Mais palavras mais poemas",  que me apraz registar.
Sinto-me grato pelo facto que vem mesmo a calhar neste primeiro dia chuvoso e bem cinzento num mês de Agosto que tem sido sobretudo azul e muito quente.
Desejo uma ótima semana para todos.

António Esperança Pereira



Equipa da Bubok
Hoje, 06:15

Caro autor da Bubok:
Alguém comprou seu livro Mais palavras mais poemas na nossa livraria on-line.

Se quiser consultar mais informação sobre esta e outras vendas aceda à sua conta de autor onde encontrará sempre informação actualizada sobre os livros publicados connosco.

Obrigado,
A equipa da Bubok

sexta-feira, agosto 25, 2017

Incêndio do Chiado faz hoje 29 anos!

Nosso comentário:

Como o saber não ocupa lugar, retiro hoje para fins de divulgação, três acontecimentos da iniciativa dos "Cafés Chave d`Ouro" intitulada:
100 Eventos marcantes da História de Portugal
Trata-se de uma iniciativa louvável daquela marca de cafés que assinala alguns eventos importantes. Eles vêm inscritos nos pacotinhos de açúcar que acompanham a tomada (toma) da bica (café).
Uma ótima ideia.
Aí vão eles.

Em 1986 nasce o primeiro bebé proveta português. Carlos Miguel Saleiro nasceu de cesariana com 3.300 quilos e 50 centímetros.

Em 1987 morre em Setúbal o compositor e cantor José (Zeca) Afonso (1929-1987), cantor da resistência política com uma intensa atividade como artista de intervenção. A sua canção Grândola Vila Morena, transmitida na Rádio Renascença, foi uma das senhas do 25 de Abril.

Em 1988 a 25 de Agosto (faz hoje 29 anos) deflagra o Incêndio do Chiado nos Armazéns Grandella do lado da Rua do Carmo.
O fogo propagou-se rapidamente aos edifícios contíguos à Rua Garrett. Além de lojas e escritórios, foram destruídos muitos edifícios do século XVIII.


Um ótimo fim de semana para todos,

António Esperança Pereira

quarta-feira, agosto 23, 2017

Novo livro: "Mais palavras mais poemas"



Apenas um cheirinho sobre um novo livro de poemas. Chama-se, como se pode ver ao lado, "Mais palavras mais poemas".
Foi divulgado hoje em três redes sociais.
Aqui no blog apenas agora apresento o link que dá acesso ao mesmo para quem possa querer dar uma vista de olhos.
Acedendo ao link ter-se-á mais informação a respeito.
Deixo uma última informação que a Bubok me enviou e que me deixou surpreendido. Fiquei a saber que o livro foi já adquirido por alguém. O meu obrigado! e um obrigado também aos estimados leitores do blog por me lerem e manterem vivo este blog que já vai somando uns 15 anos mais coisa menos coisa.


António Esperança Pereira






PS. Deixo o link que dá acesso direto ao livro, bem como a comunicação que acima referi da Bubok





Caro autor da Bubok:
Alguém comprou seu livro Mais palavras mais poemas na nossa livraria on-line.

Se quiser consultar mais informação sobre esta e outras vendas aceda à sua conta de autor onde encontrará sempre informação actualizada sobre os livros publicados connosco.

Obrigado,
A equipa da Bubok

        
Enviado dos escritórios centrais da Bubok

segunda-feira, agosto 21, 2017

Em Lisboa de bicicleta


Nosso comentário:


Alguns familiares e amigos, especialmente do Facebook, manifestaram a sua perplexidade pelo facto de não terem tido posts nos últimos tempos sobre os meus passeios em duas rodas.
Sobre tal facto, tenho apenas a dizer que, embora Agosto seja um mês especial em termos de administração dos tempos pessoais, vou, apesar disso, conseguindo cumprir as metas estipuladas.
Hoje é dia 20 e, como poderão constatar nas imagens do "cyclometer" já vão percorridos cerca de 80 km. Ora, assim sendo, e propondo-me eu fazer 100 km mensais, será canja ultimar a meta proposta.
Isto apesar de as temperaturas dificultarem um pouco a tarefa.
Onde os estimados familiares e amigos terão toda a razão, é no facto de ter deixado de ser tão exaustivo na divulgação dos meus passeios.
Aí sim, têm razão. 
Realmente achei que não haveria necessidade de ser tão exaustivo na divulgação dos passeios.
Em particular no Facebook.
Tal repetição amiúde tornava-se maçadora.
Como aquelas etapas das "Voltas" em que nem há montanhas, nem fugas de jeito. São maçadoras e cansativas, quase sempre iguais.
Por isso mesmo, antes do final de cada mês, para não ser maçador e cansativo, apenas farei no Facebook ou no blog, uma ou outra divulgação intercalar que possa ser oportuna.
Nada mais que isso.

Desejo uma excelente semana para todos,

António Esperança Pereira








sexta-feira, agosto 18, 2017

O botão do cocó

Nosso comentário:
Não, não é anedota.
Retirei o texto da Internet de um sítio onde havia comentários a respeito e tudo.
Ou seja, muitos eram os leitores que comentavam ter experimentado a técnica, e que afirmavam ter tido resultados rápidos e positivos com a mesma.
Pela simplicidade de aplicação e também pelos comentários favoráveis que li, apressei-me a tomar nota. Sem querer com isto dizer, contudo, que a mesma funciona ou sequer que tal técnica foi por mim experimentada e/ou validada.
Não.
Porém, pode tocar a qualquer um de nós ver-se na necessidade de experimentar um pouco de tudo para curar uma qualquer maleita. Certo?
Quem sabe estimados leitores se "o botão do cocó" não funciona mesmo em caso de uma obstipação de emergência?
Dito isto, e como é véspera de fim de semana, quem sabe não seja o momento oportuno para aplicar a técnica, ao que parece vinda do oriente...
Isto em caso de necessidade claro!

Fiquem bem, 

António Esperança Pereira



Pressione o botão do cocó


Pressione este botão em sua barriga para remover quilos de toxinas do seu cólon!
Muitas pessoas têm dificuldades de ir ao banheiro, e sofrem de constipação ou prisão de ventre. 
Mas e se eu disser que existe um botão simples que você  pode pressionar e que vai tornar as coisas mais fáceis?
Bem, adivinhem? Isso é o que estou dizendo! SIM!  
Não, o botão não está em um aplicativo – deixe seu smartphone de lado. 
Ele fica no seu corpo. Você pode encontrar o botão, que os especialistas de  acupunctura chamam de o “mar de energia”, e usá-lo com bastante facilidade.
Basta medir três dedos abaixo do umbigo.
Pronto para usar o botão? 
Em primeiro lugar, verifique se você está perto um banheiro – por razões óbvias. Então, pegue seus três primeiros dedos e pressione o botão. 
Respire fundo enquanto você faz isso. 
Continue pressionando até que você sinta o desejo de ir ao banheiro. Pode demorar tão pouco como 10 segundos ou até 3 minutos.
Como funciona?
Segundo o Dr. Michael Reed Gach, um terapeuta de acupunctura, o “botão do cocó” funciona de forma como se  reativasse os processos de cura do seu corpo. Uma parte importante da cura é se livrar de resíduos tóxicos para o organismo.
Pesquisas anteriores também mostraram que a massagem abdominal provoca uma agitação em seu corpo, e os intestinos, acabam recebendo estímulo para realizar os movimentos necessários para a evacuação.
O Dr. Gach também diz que, além de causar movimentos intestinais, o botão do cocó alivia gases, cólicas menstruais, problemas digestivos e dor retal.

quarta-feira, agosto 16, 2017

O Conde de Sandwich, quem diria?

Imagem retirada da Internet

Nosso comentário:


Quem diria, que um jogador de bridge, Lord John Eduard Montague, estava na origem das famosas e bem populares "sandwiches" de todos nós.
Pois é verdade.
O saber não ocupa lugar, por isso partilho um textinho curioso com que aprendi alguma coisa.
Aprecio sempre aprender algo que não sabia, espero que com os estimados leitores aconteça o mesmo.
Aí deixo, pois, o texto que nos dá conta da origem bem curiosa das famosas e popularíssimas "sandwiches".
Ora façam o favor de ler.

Fiquem bem, 

António Esperança Pereira


Origem das "Sandwiches"

As sandwiches foram "inventadas" em 1763 graças ao jogo de bridge.
O Conde de Sandwich, Lord  John Eduard Montague, gostava tanto de jogar bridge, que nem
parava para comer. Refeições de faca e garfo tiravam a sua concentração. Então pedia para
comer pão, presunto e queijo, com recheio entre os dois pedaços de pão .
Assim além de não precisar de talheres, conseguia comer sem sujar os dedos, e continuar a jogar...
Então as "Sandwiches" passaram a ter fama e muitos apreciadores...

sábado, agosto 12, 2017

Portugal-China e a lusofonia


Nosso comentário:

Escolho hoje para partilhar uma notícia bem interessante relacionada com a língua portuguesa.
Trata-se de uma notícia que nos dá conta de um concurso mundial de tradução chinês-português, ganho por alunos da Universidade do Minho.
Esta iniciativa pretende "desenvolver o intercâmbio de técnicas de tradução das duas línguas entre estudantes do ensino superior".
Parece-me uma boa notícia tendo em conta o envolvimento de tantas equipas concorrentes, como pode confirmar-se abaixo.
Também reflete as boas relações Portugal-China e o elo de ligação que Macau é para a lusofonia naquela importante área do globo.

Fiquem bem, 

António Esperança Pereira



Concurso mundial de tradução chinês-português

Macau, China, 09 ago (Lusa) – Três alunos da Universidade do Minho venceram hoje o “concurso mundial de tradução chinês-português”, uma iniciativa que pretende desenvolver o intercâmbio de técnicas de tradução das duas línguas entre estudantes de ensino superior.
O segundo lugar foi atribuído à equipa do Instituto Politécnico de Macau (IPM) e o terceiro aos representantes da Universidade Jiaotong de Pequim.
O concurso contou com 87 equipas, constituídas por dois a três estudantes universitários e um professor orientador, de 27 instituições de ensino superior do Brasil, Portugal, China e Macau, indicou a organização a cargo do Gabinete de Gabinete de Apoio ao Ensino Superior e do IPM.
A organização recebeu um total de 58 traduções para língua portuguesa de dez mil frases em chinês, extraídas pela organização de artigos ou livros. As equipas entregaram os trabalhos três meses depois de terem recebido os originais.
Na cerimónia de entrega dos prémios, o presidente do IPM, Lei Heong Iok, felicitou os participantes e anunciou que o concurso vai continuar no próximo ano, de acordo com um comunicado da organização.
A organização criou “prémios especiais” para apoiar a participação de equipas de instituições de ensino superior de Macau, sendo o primeiro lugar atribuído aos representantes do IPM e o segundo à Universidade de Macau.
A comissão honorária da competição é presidida pelo Secretário para os Assuntos Sociais e Cultura de Macau, Alexis Tam, o vice-presidente é Huang Youyi, vice-presidente executivo da Associação de Tradutores da China, e integra também académicos da Universidade de Lisboa, da Universidade de Coimbra e do Instituto Politécnico de Leiria.
EJ // ANP – Lusa/Fim

quarta-feira, agosto 09, 2017

Silly season e a Coreia do Norte


Nosso comentário:


Vimos assistindo nos últimos tempos a ameaças bélicas dos Estados Unidos da América à Coreia do Norte e vice-versa.
Essas ameaças têm vindo a subir de tom, de tal maneira que já se fala em utilizar o potencial nuclear.
Conhece-se mais ou menos bem o potencial bélico dos EUA, conhece-se menos bem o potencial bélico da Coreia do Norte.
Na nossa memória, e tendo como base o que aconteceu com a invasão do Iraque, ao tempo do Presidente Bush, é fácil relembrar a "chuva de fogo" despoletada pelo invasor ao ponto de nem deixar o invadido respirar.
Na altura nem foi preciso utilizar as bombas atómicas que arrasam cidades como Hiroshima ou muito maiores ainda...
Desta vez, como será? isto no caso de as ameaças passarem a vias de facto?
Que consequências regionais e mundiais?
Haverá juízo na utilização das sofisticadas armas letais ou não? 
Ter-se-á aprendido alguma coisa com a 2.ª guerra mundial e com grande maluco de então, Adolf Hitler, ou nem por isso?

PS. As graves ameaças de Donald Trump a Kim Jong e vice-versa fizeram-me pensar que estamos em Agosto. Ocorreu-me o conceito anglo-saxónico aplicado a esta época do ano: "Silly Season".

Fiquem bem, 

António Esperança Pereira


segunda-feira, agosto 07, 2017

truques psicológicos dos supermercados

Nosso comentário:

Hoje partilho umas dicas que para muitos não serão novidade. De qualquer maneira, dada a importância que as mesmas refletem no dia a dia de cada um de nós, nunca é demais dar-lhes uma vista de olhos e relembra-las.
Quem mas enviou, devo dizer, tem conhecimento na matéria.
Consumir mas com cuidado.
Nesta sociedade em que vivemos, desenvolvida, consumista, trabalhada a um ritmo meteórico, muitas vezes nem nos apercebemos de pormenores ou detalhes que podem fazer toda a diferença.
As dicas de hoje contêm detalhes interessantes que podem ajudar-nos, nomeadamente nos supermercados, em algumas decisões mais acertadas.
Ora veja...

Fiquem bem, 

António Esperança Pereira



Truques psicológicos dos supermercados

1- Produtos em prateleiras: Os produtos mais caros estão nas prateleiras do meio, pois o cliente faz menor esforço para retirar o produto. As prateleiras de baixo foram feitas a pensar
nas crianças.
2-As aparências enganam: Não dê muita importância à imagem que consta no rótulo. Ela foi criada para que você acredite que o que está dentro da embalagem corresponde ao que está no rótulo mas não é bem assim.
3- As músicas dos supermercados são escolhidas de acordo com as horas do dia...um estudo  descobriu que a música clássica na zona dos vinhos fazia com que os clientes comprassem os vinhos mais caros.
A música "calma" tem o mesmo efeito.
Ao contrário, quando a loja está mais próxima da hora de encerrar, é comum ouvirem-se músicas mais alegres.
4- As amostras grátis
Nos balcões é comum oferecerem amostras grátis. Ora ao fazerem essas ofertas, os
clientes são atraídos por algo que não tinham planeado.
Quem não gosta de algo grátis?
As amostras grátis servem para:
- Aumentar o conhecimento da marca
- Aumentar o movimento do supermercado
Quem oferece produtos grátis tem a maneira de agir bem estudada:
- Fala com cortesia, voz grave e abordagem correta
Quase faz pensar que a pessoa abordada é simpática, bonita...
5- A caixa: Área de alta tentação...
Enquanto espera  para ser atendido(a) a tentação para comprar revistas, chiclets, pilhas, doces...aumenta.
Porque é que algumas revistas estão fechadas dentro de um plástico? Precisamente para aumentar o desejo de as comprar...
Espero que estas dicas(verdades) ajudem cada um a fazer as suas compras com maior rigor e atenção.

sexta-feira, agosto 04, 2017

Miami, o ensino do português


Nosso comentário:


Tudo o que esteja relacionado com a língua que falamos é muito importante. Continuo a pensar que, se há património de relevo ímpar com o "carimbo" de Portugal, espalhado por esse mundo fora, é sem dúvida a língua portuguesa.
Por isso mesmo, sempre que posso e tenho oportunidade de divulgar algo aqui no blog sobre a nossa querida língua, faço-o com imenso gosto.
Desta feita trata-se de um encontro mundial sobre o ensino de Português que acontece em Miami (Estados Unidos da América) 
É hoje e amanhã na sede da Florida International University e contará com palestras, oficinas, mostras didáticas e mesas redondas.
É sempre muito agradável saber estas coisas. Participar ainda mais agradável será.
Quem puder, dê um saltinho a Miami...


Fiquem bem, 

António Esperança Pereira




Encontro mundial sobre o ensino de Português acontece esta semana em Miami
Com o objetivo de reunir professores, tradutores e pesquisadores da língua portuguesa, de herança e materna, desde o ensino pré-escolar, até o nível universitário a American Organization Of Teachers of Portugueses (AOTP) e a FOCUS BRASIL USA, com o apoio da Florida International University, situada em Miami (Flórida), promovem o “VI EMEP – Encontro Mundial sobre o ensino de Português”.
O EMEP começou como um evento organizado pela American Organization of Teachers of Portuguese integrado na programação do FOCUS Brasil USA de 2012, realizado em Fort Lauderdale, na Florida. O FOCUS tem várias edições internacionais, incluindo nos Estados Unidos, Reino Unido e Japão que, durante uma semana, reúnem eventos focados nas artes, cultura, negócios, esportes e turismo brasileiros, e é realizado por e para as comunidades brasileiras em diáspora pelo mundo.

Este ano o evento acontecerá na sede da Florida International University

Com o crescente interesse pelo EMEP, a AOTP e a FOCUS Brasil resolveram organizar o EMEP de forma autônoma. Em 2014, o EMEP realizou-se na Columbia University, em New York; a Georgetown University, em Washington DC sediou a quarta edição em 2015; em 2016 foi na University of California, Berkeley na Califórnia.
O evento é totalmente dedicado ao ensino da língua portuguesa. Além de reunir profissionais de todo o mundo e promover o trabalho colaborativo e cooperativo entre eles, o encontro é ainda um espaço onde novos recursos e materiais são apresentados por editores, instrutores e pesquisadores da área. O encontro terá palestras especializadas, mesas redondas e oficinas de trabalho sobre novas e inovadoras estratégias de ensino e aprendizagem de português. As comunicações apresentadas no VI EMEP serão publicadas em livro, depois dos textos submetidos sem identificação do(s) autor(es) serem aprovados por avaliadores anônimos. Para apresentar no evento, os palestrantes precisam se filiar à AOTP.
A edição deste ano acontece nessa sexta e sábado, dias 4 e 5 de agosto, na sede da Florida International University e contará com o palestras, oficinas, mostras didáticas e mesas redondas.
Para mais informações acesse: emepsite.com.

quarta-feira, agosto 02, 2017

Cinco reis de mel coado


Nosso comentário:

Quando o estimado leitor se sentir mal compensado pelo seu trabalho, pelo baixo valor que atribuem a um bem para si valioso, que quer vender, etc. já sabe:
Diga de si para si ou exploda para quem o quiser ouvir:
"Não me dão cinco reis de mel coado"
Ora bem, acredite que acontece com todos nós, embora em situações diversas.
Daí que a expressão da língua portuguesa hoje partilhada no blog, embora oriunda dos tempos da monarquia, ainda tem toda  atualidade.
Leia abaixo em meia dúzia de palavras a origem e significado da expressão em causa: "cinco reis de mel coado".

Fiquem bem, 

António Esperança Pereira


Cinco reis de mel coado

Em Portugal, no final da monarquia "cinco reis" era uma moeda com o valor aproximado de dez cêntimos do euro.
Por isso "cinco reis de mel coado" correspondia a uma pequena porção de mel.
Portanto a expressão significa:
Pequena quantia, bagatela...

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...