segunda-feira, fevereiro 06, 2017

O micro-ondas e os alimentos


Nosso comentário:

Aí está mais um texto que pode interessar a muita gente.
É sobre o micro-ondas e a sua utilização. Realmente este eletrodoméstico tornou-se para muitos de nós uma presença quase indispensável para cozinhar os alimentos.
Todavia, ao que parece, nem tudo são rosas na utilização do micro-ondas.
Por esse facto, por a sua utilização ser contraproducente em inúmeros casos, há que ter alguns cuidados.
Repare-se por exemplo o que acontece com os brócolos, muito na moda em virtude dos seus benefícios como antioxidante.
Se forem cozinhados no micro-ondas, os brócolos perdem cerca de 97% do seu benefício antioxidante...
É caso para ponderar!
Mas o melhor mesmo é ler o artigo que retirei da internet e, "a posteriori", cada um formular os seus juízos de valor e agir em conformidade.

Fiquem bem

António Esperança Pereira



Os alimentos que não deve colocar no micro-ondas

Do sabor à textura, passando, claro, pelo valor nutricional, são muitos os alimentos que ficam a perder quando são cozinhados ou aquecidos no micro-ondas.
É o caso dos brócolos, que perdem grande parte dos seus nutrientes se forem cozinhados em água dento deste eletrodoméstico tão usado e tão essencial na vida de muitas famílias.
Diz o especialista Andrew D. Scott, em declarações à Yahoo!, que “os brócolos cozidos no micro-ondas com um pouco de água perdem 97% do seu benefício antioxidante”, ou seja, o efeito de grande parte das vitaminas desaparece.
Embora não perca nutrientes, a massa não deve ser aquecida no micro-ondas, uma vez que a textura altera-se, fica mais seca e pode mesmo perder algum sabor. O ideal é aquecer num tacho com um fio de azeite.
E descongelar os alimentos? Bem, segundo a investigadora sueca Susanne Ekstedt, esse é um dos maiores erros que as pessoas cometem, especialmente no que diz respeito à carne e ao tempo elevado em que está no micro-ondas e que faz com que fique cozida nas extremidades. Para Ekstedt, o melhor é aquecer uma taça com bastante água e demolhar a carne lá dentro durante alguns minutos.
Os ovos também podem ser um risco quando cozinhados no micro-ondas, uma vez que as altas temperaturas podem fazer com que rebentem, tal como acontece com o pimentos, que podem mesmo pegar fogo ao micro-ondas, diz Andrew D. Scott, dono de uma consultora de apoio.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...