quinta-feira, setembro 10, 2015

Isto é que vai uma crise!!!


Nosso comentário:

Foi ontem que soube desta notícia, a qual me preocupou particularmente.
Trata-se do segundo maior banco espanhol, que parece decidido em sair de Portugal. E deixou-me particularmente preocupado porquê? porque este tem sido o meu Banco desde que me habilitei a habitação própria, faz já bastante tempo. 
Também por se tratar de mais um sinal de pouca estabilidade da actividade financeira e consequentemente da vida em geral dos cidadãos deste país.
Os candidatos à sucessão/compra são entidades financeiras chinesas e americanas. As mesmas que estarão igualmente interessadas no "malfadado" Novo Banco.
A ver vamos o que acontece com o dito BBVA, pois não tarda teremos eleições importantes e decisivas.
Nem a propósito, hoje aqui em Portugal foi dia de grande debate político televisivo, encontraram-se frente a frente os dois principais candidatos: Passos Coelho ( líder da coligação de direita PSD/CDS actualmente no poder) e António Costa líder do PS (Partido Socialista) ex-Presidente da Câmara de Lisboa.
Parece que este último terá ganho o debate, mas em boa verdade se diga que as eleições para a Assembleia da República (das quais sairá o próximo Primeiro Ministro de Portugal só serão a 4 de Outubro próximo. A ver vamos!
Como isto não vai nada bem, tudo o que seja para melhor já será um passo em frente. Oxalá que esta senda de falta de emprego, de sangria de emigração de jovens, de empobrecimento geral do país melhore com a próxima legislatura.
Entretanto, temos no mínimo de estar atentos ao que nos rodeia, pois muita coisa se está a passar a uma velocidade espantosa e surpreendente. 

PS. Deixo transcrição da notícia relativa ao BBVA


Fiquem bem,
António Esperança Pereira



BBVA PORTUGAL

BBVA quer sair de Portugal. Candidatos? Apollo, Anbang e Fosun

Diário espanhol ABC diz que o BBVA está, novamente, interessado em vender a operação em Portugal. Os "pretendentes" são os mesmos que estão interessados no Novo Banco.
O banco espanhol BBVA voltou a definir a saída de Portugal como um dos objetivos de curto prazo e, segundo o diário espanhol ABC, está à procura de investidores que queiram comprar a operação no mercado português. O jornal diz que entre os “pretendentes” estão a Anbang, aFosun e a Apollo, precisamente os mesmos três que foram à fase final do processo de venda do Novo Banco.
ABC cita fontes do mercado financeiro português que dizem que “não será fácil encontrar uma noiva para o BBVA”, tendo em conta os resultados pouco animadores da operação nos últimos anos. As mesmas fontes apontam, contudo, que podem estar interessadas as duas empresas chinesas que estão envolvidas na compra do Novo Banco – a Anbang, que não chegou a acordo com o Banco de Portugal e a Fosun, que está agora a negociar – e, também, o fundo Apollo Global Management, que se perfila, também, como candidato à compra do Novo Banco.
Junta-se a este lote de possíveis interessados um outro fundo norte-americano que terá estado na corrida pelo Novo Banco mas que ficou pelo caminho, o Cerberus.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...