Nosso comentário:
Infelizmente, tendo em conta as políticas que se vêm generalizando e perpetuando, cada vez se receia mais que possa estar em extinção aquilo que apelidávamos de "ser humano saudável".
Chegam informações do próprio governo português de que os cortes vieram para ficar e continuar. Por isso mesmo, apressamos-nos a registar um momento que pode ser histórico.
Ao acaso seleccionámos uma foto de um ser humano, a primeira das fotos, que até há três anos mantinha um aspecto agradável à vista, tinha sonhos, legítimas aspirações, um lar onde respirava felicidade, tinha futuro, partilhava quer com os mais jovens, quer com os mais velhos a sua juventude, etc. etc.
Tudo agora parece ruir:
Problemas de toda a ordem, não tem confiança nas instituições, não tem futuro, não encontra felicidade na partilha com os outros, igualmente preocupados e tristes, sente um impulso de fugir, emigrar compulsivamente...
Em baixo, na segunda foto, podem já observar-se os efeitos devastadores de quem se atreve a aguentar a austeridade, os cortes, o empobrecimento, a ausência de futuro.
Repare-se que a segunda ilustração, embora com humor, é já a ante visão de um caminho percorrido "a rigor", vestido de austeridade e empobrecimento.
Será a radiografia dos seres humanos bonitos que têm existido até há três anos atrás, que nos enchiam a vida de esperança e alegria.
Porque, caros leitores, há que dizê-lo, a austeridade com doses cavalares, não só empobrece, como rouba saúde e mata!
Fiquem bem
António Esperança Pereira
ANTES:
DEPOIS:
Sem comentários:
Enviar um comentário