segunda-feira, março 31, 2014

14 Mentiras que você acha que são verdades



A CAPA DO TOUREIRO É VERMELHA PARA IRRITAR O TOURO:

É MENTIRA! O touro não enxerga cores, a verdade é que os olhos dele não contêm as células que captam as cores (cones). Sendo assim, não é a cor que deixa o touro irritado, mas sim a maneira com que o toureiro movimenta o pano.

BEBER ÁGUA COM AÇÚCAR ACALMA:

É MENTIRA! A mistura homogênea não tem função calmante, muito pelo contrário. Ao tomá-la você estará bebendo uma fonte de energia. Sendo assim, a receita só funcionará se uma pessoa estiver sem comer há muito tempo, e a água com açúcar matará sua fome.



OS SAPATOS DA CINDERELA SÃO DE CRISTAL:

É MENTIRA! Originalmente os sapatos da Cinderela são feitos de pele de esquilo (isso mesmo!). Acontece que um francês ao ouvir a versão medieval confundiu ''vair'' (pele de esquilo) com ''verre'' (vidro). A partir de então, todas as versões passaram a ter o famoso sapatinho de cristal.




OS PINGOS DA CHUVA SÃO ARRENDONDADOS COM A OUTRA PONTA BEM AGUDA:
É MENTIRA! Esse formato de pingo não existe na natureza, os pingos da chuva são na verdade redondos. Uma prova disso são os fabricantes de bolinhas de chumbo que resfriam o material jogando-o de uma grande altura e que caem em forma de esfera.


CAMALEÃO MUDA DE COR PARA SE CAMUFLAR:
É MENTIRA! Na verdade as trocas de cores do bicho são as variações do estado emocional, e que muitas vezes coincidentemente, são as cores do ambiente. As mudanças acontecem quando o camaleão fica com medo, encontra um camaleão do sexo oposto ou passa por mudanças de luminosidade ou de temperatura.




ACORDAR UM SONÂMBULO PODE MATÁ-LO:
É MENTIRA! Se você acordar um sonâmbulo ele apenas ficará confuso, sem saber onde está ou o que está acontecendo. Porém, é difícil acordar um sonâmbulo, pois ele está na fase mais profunda do sono. Sendo assim, o mais indicado seria levá-lo para sua cama.



O PERSONAGEM PERNALONGA É UM COELHO:

É MENTIRA!
O personagem foi inspirado em uma lebre norte-americana chamada Lepus, com orelhas compridas e patas avantajadas.








FILA INDIANA:
É MENTIRA! A fila indiana deveria se chamar fila indígena, pois não teve origem na Índia, este comportamento foi observado primeiramente entre os índios norte-americanos que - enfileirados - pisavam uns nas pegadas dos outros para que não houvessem evidências de que estivessem andando em grupo.





PRETO É A COR UNIVERSAL DO LUTO:

É MENTIRA!
No cadomblé o costume é usar a cor branca nos velórios e em países orientais as pessoas não só se vestem de branco como também decoram o ambiente da mesma cor.



A AMAZÔNIA É O PULMÃO DO PLANETA:
É MENTIRA! As algas são o pulmão do planeta, elas são responsáveis por 55% do oxigênio que circula na atmosfera, pois se formos pensar 70% da superfície de nosso planeta é coberto por água. E o restante (45%) fica com os bosques, florestas e etc.







OLHOS CLAROS SÃO MAIS SENSÍVEIS À LUZ:
É MENTIRA! Os pigmentos responsáveis pela cor da íris não tem nada a ver com a sensibilidade do olho em relação à luz. As células fotossensíveis ficam na retina (cones e bastonetes).






O AVESTRUZ ENFIA A CABEÇA NO BURACO PARA SE ESCONDER:

É MENTIRA!
O avestruz não enfia a cabeça nos buracos (como acontece nos cartoons), na verdade ele encosta a cabeça no chão para que possa ouvir a aproximação de inimigos. Além disso, serve também como camuflagem, pois em certa distância parece um arbusto.



NÚMEROS ARÁBICOS:

É MENTIRA!
Os números que usamos cotidianamente (1,2,3) são originalmente da Índia, nasceram no ano 500 e no século 9 se espalharam entre persas e árabes.




A MURALHA DA CHINA PODE SER VISTA DA LUA:

É MENTIRA!
A uma distância de mais de 384 mil quilómetros é impossível distinguir os continentes, muito menos a muralha da china. Os astronautas que visitaram a Lua são testemunhas.

FONTE: Revista Mundo Estranho (edição 45, 144)


Fiquem bem

António Esperança Pereira

sábado, março 29, 2014

Antes e Depois...


Nosso comentário:

Infelizmente, tendo em conta as políticas que se vêm generalizando e perpetuando, cada vez se receia mais que possa estar em extinção aquilo que apelidávamos de "ser humano saudável".
Chegam informações do próprio governo português de que os cortes vieram para ficar e continuar. Por isso mesmo, apressamos-nos a registar um momento que pode ser histórico.
Ao acaso seleccionámos uma foto de um ser humano, a primeira das fotos, que até há três anos mantinha um aspecto agradável à vista, tinha sonhos, legítimas aspirações, um lar onde respirava felicidade, tinha futuro, partilhava quer com os mais jovens, quer com os mais velhos a sua juventude, etc. etc. 
Tudo agora parece ruir: 
Problemas de toda a ordem, não tem confiança nas instituições, não tem futuro, não encontra felicidade na partilha com os outros, igualmente preocupados e tristes, sente um impulso de fugir, emigrar compulsivamente...
Em baixo, na segunda foto, podem já observar-se os efeitos devastadores de quem se atreve a aguentar a austeridade, os cortes, o empobrecimento, a ausência de futuro.
Repare-se que a segunda ilustração, embora com humor, é já a ante visão de um caminho percorrido "a rigor", vestido de austeridade e empobrecimento.
Será a radiografia dos seres humanos bonitos que têm existido até há três anos atrás, que nos enchiam a vida de esperança e alegria.
Porque, caros leitores, há que dizê-lo, a austeridade com doses cavalares, não só empobrece, como rouba saúde e mata!

Fiquem bem

António Esperança Pereira


ANTES:


DEPOIS:



sexta-feira, março 28, 2014

Os Maias de Eça de Queirós em resumo curtido...


Nosso comentário:


Via email recebi o texto que se segue. Claro que está gozado e muito de acordo com a pouca cultura que se quer imprimir ao povo português.
Ler Os Maias de Eça de Queirós para quê?
Ler livros de outros autores, para quê?
O pessoal precisa é de sonhar menos e trabalhar mais. Menos escolaridade e mais trabalho, de preferência precário e com despedimento garantido.
Como somos governados por um bando de loucos, palavras de Constança Cunha e Sá, aqui fica um texto igualmente louco, bem em sintonia com os tempos de invernia e "infernia" que Portugal vive.
Oxalá os estimados leitores pelo menos se divirtam lendo o texto, "resumo de "OS MAIAS" pois é essa a minha principal intenção.

Fiquem bem

António Esperança Pereira







terça-feira, março 25, 2014

Governados por um bando de loucos!


Nosso comentário:


A governação que vem comandando os destinos  de Portugal de há uns três anos a esta parte, tem tido por vocação e ideal um presente e um futuro de pobreza para os portugueses.

Fraca vocação, estranho ideal!
Ouço quando posso o comentário de Constança Cunha e Sá na TVI. Ouvi-a neste comentário e gostei. Pela coragem, pela verdade, com que aponta o claudicar de um primeiro ministro vergado, apoucado, ante os estrangeiros, humilhando assim o seu povo.
Há até quem diga que ele, primeiro ministro, respeita mais os "ditos estrangeiros" que os nativos do país que governa, Portugal.
Há quem diga também, que fala mais verdade para os da estranja, do que para os de cá.
Di-lo Constança Cunha e Sá neste comentário.
Ora, dizer-se que isto é triste é pouco. Dizer-se que não há memória de tamanha falta de respeito de um governante para com os seus, é a pura das verdades.
Consigo afirmar neste momento, após o que vejo fazer e dizer por aí, após ouvir a indignação e acutilância do comentário de Constança Cunha e Sá, que neste pormenor de desamor e desprezo pelos seus, nem o ditador Salazar faria pior...
Portugal está à deriva, "entregue a um bando de loucos", parafraseando a comentarista da TVI.
E, digo eu, todos sabemos que os loucos podem ser muito, mesmo muito perigosos...


PS. Deixo abaixo dois link's onde poderão visionar as declarações de Constança Cunha e Sá, aliás largamente divulgadas já pelas redes sociais, blogues e sites da Internet em geral.
Basta copiar um dos link e colar no navegador.

Fiquem bem

António Esperança Pereira


http://video.pt.msn.com/?mkt=pt-pt&vid=1873601f-437f-4ea6-b3d1-9a9c2fad46cf&src=v5:share:sharepermalink:&from=sharepermalink

http://www.tvi24.iol.pt/videos/video/14112961/1

sábado, março 22, 2014

Hoje é o "Dia Mundial da Água"...


Nosso comentário:

Ontem foi o Dia Mundial da Poesia, hoje é o Dia Mundial da Água. Estes dias, apesar de se terem tornado banais, por haver um dia para qualquer brejeirice...
Todavia, há também que dizê-lo, caso não existissem estes dias tornados "Datas oficiais", ninguém se lembraria de factos que merecem ser efectivamente lembrados.
Dito isto, e porque hoje é o Dia Mundial da Água, aproveito para dar a este dia o relevo que merece um elemento tão essencial à vida como a ÁGUA.
Um pouco de cultura não nos fica mal, por isso fui "roubar" alguma pesquisa a um "site brasileiro" que tem documentação QB sobre o assunto.
Leiam, divulguem e tratem bem a ÁGUA, um bem essencial à vida.

Fiquem bem

António Esperança Pereira


dia mundial da água
Dia Mundial da ÁguaHistória do Dia Mundial da Água, 22 de março, Declaração Universal dos Direitos da Água, sugestões de preservação, frases

dia mundial da água
Água: um bem natural que deve ser preservado

  História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.
Mas porque a ONU se preocupou com a água se sabemos que dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido? A razão é que pouca quantidade, cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). E como sabemos, grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, consciencialização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água” (leia abaixo). Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.

Mas como devemos comemorar esta importante data? Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural. Sugestões não faltam: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.

Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do património do planeta.Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor económico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra. 

Frases sobre o Dia Mundial da Água:

- Água é vida. Vamos usar com inteligência para que ela nunca falte.
- O futuro de nosso planeta depende da forma com que usamos a água hoje.
- Todo dia é dia de água, pois ela está presente em tudo e em todos.
- O Dia Mundial da Água não é só para pensar, mas principalmente para agir: vamos usar este recurso natural com sabedoria para que ele nunca acabe.
- Sem a água não haveria vida na Terra! Pense nisso neste Dia Mundial da Água.
Você sabia?
- A Unesco estabeleceu que 2013 é o Ano Internacional de Cooperação pela Água.

Veja também:

sexta-feira, março 21, 2014

Hoje, Dia Mundial da Poesia!


Nosso comentário:

No DIA MUNDIAL DA POESIA fica bem chamar a atenção para essa arte que é "dizer coisas em verso".
Aproveitando o ensejo, queria dizer também aos estimados leitores que é muito gratificante gastar algum tempo lendo os POETAS. 
Na sua grande maioria são pessoas sensíveis, capazes por isso de captar a vida como ninguém, seja em que área for. 
Aprende-se muito com eles.
E depois, assim de uma forma simplista, imaginam um mundo sem versos, sem música, sem canções?
Eu não!

Nota: O Dia Mundial da Poesia celebra-se a 21 de marçofoi criado na XXX Conferência Geral da UNESCO em 16 de Novembro de 1999. O propósito deste dia é promover a leitura, escrita, publicação e ensino da poesia através do mundo.

PS. Neste Dia primaveril de Março, evocativo da POESIA, para além de os convidar a ler os POETAS EM GERAL, faço-lhes um apelo pessoal:





Estimado/a leitor/a:


Fique com algo da minha mensagem, clicando no link abaixo: um Livro, um Ebook, um Poema, um Texto...
Pode ainda procurar-me em ANTOLOGIAS em que participo.  
Para si, com amizade, o meu sincero obrigado pela sua visita e preferência. 
Não deixe de visionar o video...
Até sempre!






Cordiais saudações,

António Esperança Pereira



















quarta-feira, março 19, 2014

Porque é rara a depressão masculina!


Nosso comentário:

Aí está um texto com informação bem interessante. 
O caro leitor ficará a saber mais um pouco sobre esse grande flagelo que atinge sobretudo o sexo feminino e que se chama DEPRESSÃO.
O texto está escrito num tom brincalhão, portanto adequado a aliviar o stress provocado pelos tempos conturbados que se vivem.
Em boa verdade já não sabemos quem é quem, as referências pessoais que se tinham começam a mingar...de forma que há que reencontrar a vida, aceitar o que é com alguma paciência e em certa medida achar que as jogadas que abundam por todo o lado fazem parte do mundo complexo que habitamos.
Digo isto não por convicção, mas para tentar evitar que a mente do estimado leitor ou leitora o/a encaminhe para uma situação nada desejável de DEPRESSÃO.
Relaxe, faça coisas a sério, brincando com elas, não se esqueça de beber líquidos, fazer exercício, ria-se dos que usarem um tom que lhe pareça demasiado carrancudo, fuja de quem tentar deprimi-lo, diga ou pense  no momento certo, uma valente asneira escolhida por si...
Para já, leia o texto que deixo abaixo:

Fiquem bem

António Esperança Pereira



Porque é rara a depressão masculina!

·         Não engravidam.
·         Os mecânicos não lhes mentem...
·         Nunca precisam procurar outra área de Serviços para encontrar uma casa-de-banho limpa.
·         Rugas são traços de carácter...
·         Barriga é prosperidade!
·         Cabelos brancos são charmosos...
·         Os sapatos não lhes apertam nos pés.
·         Conseguem ir sozinhos à casa-de-banho
·         As conversas pelo telefone só duram 30 segundos.
·         Para férias de 5 dias, apenas levam uma mochila.
·         Se na mesma festa aparecer outro com uma roupa igual, não há problema.
·         Cera quente nem cheiro.
·         Ficam a assistir a um programa de televisão com um amigo, em total silêncio, durante várias horas, sem ter que pensar: "Ele já deve estar cansado da minha companhia"
·         Se alguém se esquece de os convidar para alguma festa, continua a ser seu amigo.
·         A roupa íntima que usa pode custar no máximo 20 euros (em pacotes de 3).
·         Três pares de sapatos chegam e sobram.
·         São incapazes de perceber que a roupa está amarrotada.
·         Usam o mesmo corte de cabelo durante anos, aliás décadas, sem problemas.
·         Meia dúzia de cervejas geladas e um jogo de futebol na televisão são o suficiente para passarem horas divertidos.
·         Os Shoppings Centers não lhes fazem falta nenhuma.
·         Podem deixar crescer o bigode.
·         Se um amigo lhes chamar gordo, careca, velhadas, etc, isso não lhes abala em nada a amizade. Aliás, é prova de uma grande amizade.
·         São capazes comprar os presentes de Natal para 25 pessoas, no dia 24 de Dezembro em, no máximo, 25 minutos!

·         Para um churrasco, só precisam de carvão, carne, sal grosso, uma faca e uma tábua e, no máximo umas calças, para limpar os dedos sujos de gordura.

segunda-feira, março 17, 2014

O referendo da Crimeia e Portugal na U.E.


Nosso comentário:


Um pesado revés para a União Europeia, esta votação dos habitantes da Península da Crimeia.
A União Europeia perdeu. A orientação que vem tomando nos últimos tempos, sem querer chamar nomes feios a essa orientação, tem retirado à Europa aquela chama com que o processo de União se iniciara. 
Parece hoje evidente que há europeus e europeus. 
As lideranças atuais tornaram por demais notória a intenção de lidar com novas adesões de países de uma forma paternalista, com intenções nítidas de exploração daquilo que são legítimas aspirações dos povos que integram esses países.
Infelizmente Portugal é já um exemplo de como a Europa não deve funcionar, isto caso esteja ainda interessada globalmente na sua real e verdadeira União.
Deram a Portugal com uma das mãos, tiram a Portugal com outra das mãos.
Fomos enganados. Outros o serão se isto assim continuar.
Muitos países como o nosso estão a fazer história como exemplos de ausência de solidariedade, de ausência de um território (U.E.) que parecia ser chamativo especialmente pelos seus ideais de liberdade, paz, progresso, democracia e fraternidade.
Talvez que os tanques russos, como outros tanques quaisquer, não sejam uma boa solução para a paz e progresso dos povos. Seguramente que não.
Todavia, olho o meu país, Portugal, e atrevo-me a dizer que também a paz podre em "liberdade e democracia" que nos quer conduzir a um prometido pesadelo de empobrecimento sem fim , um CAMINHO ÚNICO com alguma similitude com os "bons revolucionários de extrema direita" da Ucrânia, não será esse certamente a boa solução. 

PS. Deixo a notícia de uma pesada derrota da União Europeia, o referendo na Crimeia:

Em referendo, 95,5% votam a favor da anexação da Crimeia à Rússia

Sim à anexação da Crimeia à Rússia. Este foi o resultado, pela maioria esmagadora de 95,5%, segundo as primeiras estimativas oficiais, do referendo realizado neste domingo (16) sobre a anexação da península à Rússia. Milhares de ucranianos pró-russos celebraram o resultado, entoando o hino russo nas ruas da capital Simferopol.


Fiquem bem

António Esperança Pereira

sábado, março 15, 2014

E apareça o primeiro português pro-regime...


Nosso comentário: 

Sem palavras...

Forças Armadas Milhares de militares desfilam contra corte de rendimentos

Milhares de militares das Forças Armadas iniciaram, hoje à tarde, um desfile de protesto contra o corte de rendimentos e pensões, numa marcha lenta e quase silenciosa em que são exibidas bandeiras pretas e algumas faixas.
PAÍS
Milhares de militares desfilam contra corte de rendimentos

Os militares desfilam praticamente em silêncio que só é quebrado pelas alunas do Instituto de Odivelas que entoam palavras de ordem e canções em protesto contra o anunciado encerramento da instituição.


O início da concentração foi marcado às 15:00 com a música "Depois do Adeus", de Paulo de Carvalho, que foi a senha para a revolução do 25 de abril. Em direção à Assembleia da República, o desfile saiu do Largo de Camões, em Lisboa, pelas 15:40, após uma concentração para a mobilização de militares que se deslocaram de todo o país.


Fiquem bem


António Esperança Pereira

quarta-feira, março 12, 2014

Regresso ao Admirável Mundo Novo



Nosso comentário: 

Bastava o conteúdo das palavras escritas abaixo, da autoria de Aldous Huxley e tradução de Luís Leitão, para aconselhar vivamente o autor, aliás bem conhecido mundialmente.
Dada a actualidade de muito do que visionava nos seus livros, nunca é demais lê-lo e meditar no que escreve.
Aldous Huxley é hoje tido como um dos maiores escritores do século XX.

Fiquem bem

António Esperança Pereira

REGRESSO AO ADMIRÁVEL
MUNDO NOVO

Aldous Huxley

Antígona

cultiva a inteligência,
não deixes morrer a revolta

Tradução Luís Leitão
 

Resta ainda no mundo alguma liberdade. É verdade que muitos não parecem valorizá-la. Mas alguns de nós ainda acreditam que, sem a liberdade, os seres humanos não se podem tornar plenamente humanos e que, por conseguinte, a liberdade tem um valor supremo. Talvez as forças que agora a ameaçam sejam demasiado poderosas para que se lhes possa resistir durante muito tempo, mas temos o dever de fazer tudo o que pudermos para as contrariar.

Aldous Huxley


Conjunto de ensaios sobre diversos temas abordados em Admirável Mundo Novo, a presente obra foi publicada em 1958. Na sua génese está a inquietante noção de que a sociedade ficcional descrita no livro mais famoso de Aldous Huxley se tornava a passos largos uma realidade. Comparando aspectos da vida moderna e o terrível quotidiano imaginado, o autor elabora uma reflexão profunda sobre as principais ameaças à humanidade e os limites da desumanização, porque «o pesadelo da organização total emergiu do futuro remoto e está agora à nossa espera, mesmo ao virar da esquina».
 
 
Aldous Huxley (1894-1963) é um escritor visionário e um dos mais astutos guias nos meandros do futuro da civilização. Romancista, crítico e ensaísta, autor de uma vasta obra, corria-lhe nas veias um profundo interesse pela ciência, que se reflectiria na sua obra mais famosa, Admirável Mundo Novo. Estudou Literatura em Oxford, depois de ter contraído uma grave infecção ocular na adolescência, e foi professor de Eric Arthur Blair (George Orwell), em Eton. Repartiu a sua vida entre a Itália, a França e os EUA, país que o perturbou pela sua mescla de hedonismo e de puritanismo. De satirista social e figura próxima do Grupo de Bloomsbury, nos anos 20, às suas experiências com a mescalina e o LSD, nos anos 40 e 50, e à viragem para o pacifismo e para o misticismo, reinventou-se continuamente e é hoje tido por um dos maiores escritores do século xx.

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...