segunda-feira, janeiro 13, 2014

Nasce Nova Iorque, renasce Portugal...

Nosso comentário:


Divulgo hoje, pela atualidade que estas coisas da finança têm assumido na "crise europeia", um pequeno texto sobre um sítio localizado na costa leste dos EUA. 
Trata-se de um sítio muito conhecido no mundo inteiro sobretudo pela sua ligação ao mundo da finança:
Wall Street.
Conta-se no texto, embora muito resumidamente, um pouco da história da região de Manhattan que hoje integra a cidade de Nova Iorque.
Ficamos a saber ao lê-lo, que em 1640, quando os portugueses andavam a tentar desembaraçar-se dos espanhóis, após 60 anos de domínio castelhano, devido a falhas reais (problemas de sucessão ao trono de Portugal)...
do outro lado do Atlântico, num país que atualmente dá pelo nome de EUA (USA) andavam às turras entre si em valente disputa, holandeses, indígenas e britânicos, exatamente pelo domínio de Wall Street, na altura, Nova Amesterdão.
Ganharam na disputa os ingleses, escorraçando os holandeses daquelas paragens.
Por cá, nessa mesma época, ganharam os portugueses, escorraçando os castelhanos o que lhes deu a reconquista da soberania perdida pelas tais insuficiências reais de sucessão. 
Da vitória dos ingleses sobre os holandeses, nasceu Nova Iorque.
Da vitória dos portugueses sobre os castelhanos, renasceu Portugal.


Fiquem bem, 

António Esperança Pereira



WALL STREET



Pode-se afirmar que é o local dos sonhos e pesadelos dos investidores nacionais e internacionais. 
Wall Street fica na região de Manhattan, onde estão concentrados os mais importantes bancos e bolsas de valores. 
No entanto esta rua, nem sempre teve o nome ligado a quantias vultuosas de dinheiro. 
A História da "Rua do Muro" está relacionada com o processo de colonização da América do Norte. Holandeses, Indígenas e Britânicos disputavam entre si o domínio das terras localizadas na Costa Leste. 
Os primeiros colonizadores a invadir aquele espaço foram os Holandeses, que fundaram a Vila de NOVA  AMESTERDÃO, tendo ficado com cerca de 270 colonos. 
Este processo de ocupação não foi nada pacífico, pois a resistência dos  nativos contra os Europeus era um entrave. 
Em 1640 os Holandeses resolveram construir uma barreira que contivesse os ataques indígenas. Era uma parede feita de madeira e lama (muro). Ao longo desse Muro havia uma estrada. 
Contudo, não deu resultado. 
Em 1664 os Ingleses invadem Nova Amesterdã, expulsam os Holandeses e assim surge NOVA IORQUE. Com o andar dos tempos essa "estrada" foi aberta ao trânsito, e assim "nasce" a WALL STREET. Ponto de encontro de comerciantes. 
Em 1792, 24 acionistas fazem um acordo entre si do qual nasceu "A Bolsa de Nova Iorque".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...