sexta-feira, janeiro 10, 2014

Meter o bedelho onde se não é chamado...


Nosso comentário:

Aí está uma expressão usada amiúde "não metas o bedelho onde não és chamado", para a qual tentámos encontrar uma possível origem.
Deixo um texto sobre o assunto, o leitor completará com o seu saber o que achar pouco, ou insuficiente como explicação.
Todavia, e mesmo sobre as coisas mais simples, não deixamos na maioria dos casos de nos surpreender com a diferença entre o que pensamos ser e o que na realidade é.
Aqui está mais um desses casos que tem a ver não só com a palavra "bedelho" e seu significado, como também com o sentido para o qual evoluiu a expressão em apreço, que contém a palavra "bedelho".
Já agora, aproveitando a temática de hoje, convém mesmo não meter o bedelho onde se não é chamado. Isto, pense o leitor em si próprio, seja em que situação for.
É que, quando o fazemos, dá quase sempre mau resultado...
Fiquem bem,

António Esperança Pereira



Meter o Bedelho


Bedelho: tranca, taramela, ferrolho. 

Pequena peça de madeira que gira em torno de um eixo metálico, geralmente um prego cravado numa cancela, porta ou janela. 
A palavra "bedelho" também pode ter um outro significado : trunfo de baixo valor num jogo de cartas. O jogador faz "blefe"dando a ideia de que tem um trunfo de maior valor.

Embora tenha origem discutível, a expressão "meter o bedelho" traduz a ideia de inconveniência, indiscrição. 
Muito comum dizer-se" não metas o bedelho onde não és chamado".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...