A Bulgária não é o único país europeu que regista atrasos em matéria de segurança rodoviária. É seguida de perto pela Roménia, que registou um total de 1545 mortes na estrada em 2023, o que corresponde a 81 por milhão de habitantes. No ano passado, registaram-se mais 78% de mortes na estrada do que a média da UE.
A Roménia também está bem servida de ligações ferroviárias e rodoviárias, com uma linha ferroviária que faz a ligação com rotas internacionais, incluindo a Bulgária e a Hungria.
Em terceiro e quarto lugares, a Sérvia e a Letónia registaram ambas mais 66% de mortes na estrada do que a média.
Tanto na Sérvia como na Letónia, os transportes públicos são baratos e fiáveis. Uma nova linha de comboios de alta velocidade que liga a capital da Sérvia, Belgrado, a Budapeste, na Hungria, deverá ser alargada a Skopje e Atenas no futuro.
Os destinos de férias também figuram entre os países mais perigosos da Europa para a condução: A Croácia ficou em quinto lugar, com mais 56% de mortes do que a média, seguida de Portugal, com 32%, e da Grécia, com 31%.
A Itália ficou em nono lugar, com um total de 3094 mortes na estrada em 2023, ou seja, cerca de 54 por milhão de habitantes. Este número representa mais 15% de mortes na estrada do que a média da UE.
A Lituânia ficou em oitavo lugar, com 23%, e a Polónia em décimo, com 13%.
Em toda a UE, foram registadas 20.418 mortes na estrada em 2023, o que equivale a 45,5 por milhão de habitantes.
Fiquem bem,
António Esperança Pereira
António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok
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