sábado, dezembro 28, 2024

Os três tipos de iogurte que só fazem bem aos seus intestinos


A flora intestinal só tem a agradecer. Irá ainda aumentar as defesas e proteger a saúde digestiva. Saiba tudo.


Numa ida ao supermercado, é normal que se perca com a quantidade de iogurtes que estão disponíveis para comprar. Se quer ter uma alimentação mais equilibrada e ao mesmo tempo proteger os seus intestinos, existem opções que são melhores do que outras.

O 'website' Vidae revela as três variedades de iogurte que só lhe trazem benefícios. Cuidam da flora intestinal e protegem a saúde digestiva. Conheça-os.

Leia Também: Saiba como ficam os seus intestinos quando dorme poucas horas

Iogurte grego

Referem que o soro é filtrado, o que lhe confere uma consistência mais espessa. Ajuda a recuperar se estiver com as defesas do intestino em baixo. Contém entre 8% e 16% de proteína.

Iogurte natural

É ideal para quem quer cuidar da sua alimentação e reduzir o número de calorias ingeridas. O melhor é ler sempre o rótulo para perceber a sua composição.

Kefir

É um produto lácteo líquido e fermentado. O leite mais comum para o produzir é o leite de vaca. Melhora a flora intestinal e contém altos níveis de vitamina B12, K2, cálcio, magnésio e enzimas.

Leia Também: O seu intestino vai de mal a pior... Jamais ignore estes 10 sintomas

-Fiquem bem, continuação de Boas Festas e boas leituras

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

sábado, dezembro 21, 2024

Para reduzir os níveis de açúcar no sangue, coma mais estes sete frutos

 Controlar os níveis de açúcar no sangue é algo que as pessoas com diabetes devem fazer ao longo do dia. Se não tiver a doença, deve também ter alguma atenção aos valores.

 

Ao 'website' HealthShots a dietista Gauri Anand revelou alguns frutos secos e desidratados que podem ajudar a controlar melhor os níveis de açúcar no sangue. As amêndoas são uma boa opção para ter sempre disponível.

"São ricas em magnésio, um mineral necessário para melhorar a sensibilidade à insulina", explica. Por outro lado, também as nozes são essenciais.

"Ao incluir nozes numa dieta equilibrada, podem melhorar a sua saúde geral e controlar as diabetes."

O pistacho é outra forma de conseguir reduzir o açúcar no sangue. "São pobres em carboidratos e ricos em antioxidantes, o que ajudam a proteger as células e a promover a saúde geral."

Percorra a galeria para conhecer melhor estes outros frutos secos que ajudam a reduzir os níveis de açúcar no sangue.

Leia Também: Há um doce que ajuda a reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2

Vídeo relacionado: Canela Melhora Níveis De Açúcar No Sangue E Pode Evitar Diabetes (VideoElephant (Video))

quarta-feira, dezembro 18, 2024

Esqueça a massa de atum sem graça e comece a fazer receitas como esta

 É uma opção deliciosa para quando está sem ideias.



Quer algo rápido e delicioso para o jantar? Pode apostar na clássica com atum, mas tem de adicionar mais ingredientes. Está sem ideias? Siga as indicações de Martha Stewart.

 

Leia Também: Tentação! Receita gulosa de bolo saudável com cobertura de chocolate

Ingredientes:
Sal grosso e pimenta moída q.b.
220 g de massa de cotovelos
½ cebola roxa pequena cortada em pedaços
2 aipos cortadas em pedaços
¼ de chávena de folhas de coração de aipo 
½ jalapeño, sem sementes, se desejar, e picado
140 g de atum em água desfeito
6 colheres de sopa de maionese
¼ de chávena de leitelho magro
1 ½ colher de chá de sumo de limão fresco
1 colher de chá de mostarda granulada

Modo de preparação: 
1- Primeiro, numa panela com água a ferver e sal, cozinhe a massa até ficar 'al dente'. Bastam cerca de sete a oito minutos. Descarte a água e transfira a massa para uma tigela grande para arrefecer ligeiramente. Coloque a cebola em água fria. Descarte a água e, logo a seguir, adicione na massa com o aipo, as folhas de aipo, o jalapeño e o atum.
2- Misture a maionese, o leitelho, o sumo de limão e a mostarda.
3- Misture com a massa e tempere a gosto. Leve ao frigorífico até ficar frio durante pelo menos 30 minutos. 

-Não se esqueça de visitar meus livros clicando no link abaixo:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok


sábado, dezembro 14, 2024

O queijo que uma especialista em nutrição tem sempre em casa

 São vários os benefícios. É fácil de encontrar e pode conjugar em várias receitas. Saiba tudo.

Perder-se no corredor dos queijos do supermercado é fácil. São tantas as opções que nunca sabe bem o que escolher. Contudo, se quiser um mais saudável, tem de seguir as dicas da técnica de nutrição Ana Luzón.

Ao agregador de blogues HuffPost, refere que o queijo de cabra é um dos mais saudáveis que pode comprar. É também o que tem sempre em casa, graças aos vários benefícios que pode ter devido ao seu consumo.

Leia Também: Quer emagrecer? Tem de apostar em alimentos com gordura (saudável)

"Este tipo de queijo é mais fácil de digerir do que outros queijos devido ao seu baixo teor de lactose e à sua estrutura proteica", diz Ana Luzón. É também rico em gorduras que podem ser benéficas para o organismo.

Refere que pode ser conjugado em saladas, torradas ou como um lanche leve. "O elevado teor proteico ajuda a manter a massa muscular e fornece energia de forma sustentada. É rico em cálcio, essencial para a saúde óssea, além de conter probióticos, que beneficiam a saúde digestiva."

Em relação aos queijos em geral, explica que o consumo deve ser moderado, devido ao sal e às gorduras que alguns podem ter, mas também que "podem fazer parte de uma alimentação equilibrada e variada."

Leia Também: Saúde intestinal melhora com dois alimentos, diz gastroenterologista

Fiquem bem,

-Não deixem de ler os meus livros, basta clicar aqui:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

segunda-feira, dezembro 09, 2024

Uns amam, outros odeiam. O controverso alimento que reduz o colesterol

 O sabor acre é tudo menos consensual, mas a verdade é que este alimento é um aliado na luta contra o colesterol.

Rico em fibras, vitaminas e minerais, o quiabo é um aliado na prevenção de algumas doenças, incluindo as cardiovasculares. Citado pelo jornal Daily Express, o farmacêutico Abbas Kanani afirma que "estudos sugerem que o quiabo, também conhecido como 'dedo de senhora', pode ter um papel na redução do colesterol".

O alimento "é habitualmente utilizado em sopas e guisados e uma substância espessa, semelhante a um gel, que se encontra no quiabo, chamada mucilagem, pode ligar-se ao colesterol durante a digestão para que este seja eliminado do organismo", resume o especialista, que atualmente trabalha na Chemist Click Online Pharmacy. Referindo-se, entre outros, a artigo científico publicado, em 2014, no Journal of Nutritional Biochemistry, acrescenta que "estudos realizados em ratos mostraram níveis mais baixos de colesterol no sangue depois de estes terem sido alimentados com uma dieta rica em gordura que continha pó de quiabo".

Leia Também: Há um fruto seco com mais proteína do que o ovo. Costuma comprar?

O farmacêutico Abbas Kanani realça ainda que o quiabo é "rico em vitaminas A e C, bem como em antioxidantes que ajudam a reduzir o risco de problemas de saúde graves, como diabetes, acidente vascular cerebral e doenças cardíacas". Adverte, contudo, que diabéticos "devem ser cautelosos" com a adição de quiabo nas suas dietas, pois pode interferir com a metformina, um medicamento utilizado para tratar a diabetes tipo 2.

Recorde-se que existem dois tipos de colesterol: o HDL (lipoproteína de alta densidade)  e o LDL (lipoproteínas de densidade baixa). O primeiro, também conhecido como 'bom colesterol', é responsável pela eliminação de colesterol em excesso do sangue e do que se encontra depositado nas artérias, transportando de volta para o fígado, onde é eliminado. Já o LDL, o 'mau colesterol', transporta o colesterol do fígado para os tecidos onde este poderá ser utilizado. Quando está em excesso é um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares.

Os valores recomendados para o colesterol no sangue são:

Colesterol total - < 190 mg/dl;

Colesterol LDL - <115mg/dl;

Colesterol HDL - >40 mg/dl no homem e >45 mg/dl na mulher

Leia Também: Todos temos em casa o alimento que ajuda a baixar os níveis de colesterol

»»»»Passe pela minha editora e dê uma espreitadela nos meus livros. Clique aqui:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

segunda-feira, dezembro 02, 2024

Ilha na Escócia torna-se viral: está à venda por 150.000 euros


História de Letizia Miani:

Possuir uma ilha na Escócia é um sonho para muitos, uma oportunidade de viver em harmonia com a natureza intocada e escapar da agitação da vida na cidade. Este tipo de ilhas oferecem tranquilidade e beleza natural, mas também são um investimento particularmente atraente. Comprar uma ilha na Escócia pode ser uma decisão sábia para aqueles que procuram um refúgio: a ilha de Eilean Loch Oscair está disponível por 125.000 libras, cerca de 150.000 euros, à taxa de câmbio atual. 

Características das ilhas à venda na Escócia



A agência imobiliária Knight Frank colocou à venda uma ilha desabitada de cerca de três hectares, localizada nas águas geladas do Firth of Lorne, na Escócia. 

Chamada de Eilean Loch Oscair, esta pequena faixa de terra representa uma oportunidade única para os amantes da natureza e da privacidade. 

Quanto custa um pedaço de terra na Escócia? A ilha pode ser adquirida pela soma de apenas 125.000 libras (o equivalente a cerca de 150.000 euros), tem uma paisagem intocada e selvagem, está longe da agitação da vida moderna e está imersa num ambiente natural de extraordinária beleza

Esta ilha à venda na Escócia é ideal para quem quer desconectar-se e viver uma experiência autêntica em contacto com a natureza. As ilhas escocesas disponíveis no mercado têm estas características:

  1. Características das ilhas à venda na Escócia
    • São ilhas à venda a um preço baixo: com custos que variam entre 125.000 e 170.000 euros - comparáveis ao preço de um apartamento na cidade;
    • Localização remota: em áreas isoladas, acessíveis apenas por mar ou na maré baixa;
    • Potencial agrícola: algumas ilhas, como Eilean Loch Oscair, são classificadas como "crofts", ou seja, oferecem oportunidades para a agricultura.
    -Visite meus livros aqui: António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

quarta-feira, novembro 20, 2024

Final da semana com chuva e vento forte… e a culpa é da depressão Caetano

A superfície frontal fria associada à depressão vai fazer-se sentir quinta e sexta-feira, mas apenas nas regiões Norte e Centro.

A depressão Caetano, que esta semana afetará sobretudo o norte de Espanha e o Golfo da Biscaia, não terá, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), "efeitos significativos" em Portugal que levem à emissão de avisos meteorológicos, mas vai trazer chuva e vento forte.

A superfície frontal fria associada à depressão deverá atravessar o território continental português na quinta e sexta-feira, provocando "períodos de chuva nas regiões Norte e Centro e vento forte, com rajadas até 70 quilómetros por hora nas terras altas".

Já a agitação marítima nestas regiões do país será de noroeste e não deverá ultrapassar os "três metros de altura significativa".

Em Lisboa, Alentejo e Algarve não se devem sentir os efeitos da depressão Caetano, com o IPMA a prever aguaceiros para estas zonas do país apenas no domingo e segunda-feira.

Leia Também: Barragens do Algarve sobem para 34% da capacidade com últimas chuvas

-Este fim de semana façam uma visita aos meus livros clicando aqui:

Novo separador

António Esperança Pereira

sábado, novembro 16, 2024

Rachel MacPherson é 'personal trainer' e revelou um treino que pode ser bastante eficaz. Veja o que tem de fazer.


Com o passar dos anos, pode começar a sentir algumas dores na zona das articulações. A falta de exercício é uma das razões. Existe um treino que pode ajudar a manter as articulações saudáveis.

A 'personal trainer' Rachel MacPherson revelou ao 'website' Eat This, Not That um conjunto de exercícios que podem ser bastante eficazes para fortalecer estas zonas do corpo. Primeiro, faça rotações da anca.

Deverá manter a parte superior do corpo parada e apenas mover a anca de um lado para o outro. Depois, parta para um alongamento com a conhecida posição de ioga gato-vaca. Coloque-se de quatro, arqueie as costas, baixe a barriga e levante a cabeça. Repita o movimento durante 10 vezes.

Agora, sente-se numa cadeira, estique os braços e junte as mãos. Gire-as para um lado e para o outro do corpo. O tronco acompanha ligeiramente o movimento. Repita duas a três vezes para cada lado.

Por fim, rode os ombros para trás. Mantenha-os relaxados e rode-os ao mesmo tempo 10 vezes. Depois, faça o movimento idêntico, mas para a frente. Antes de terminar, faça alongamentos ao longo de cinco minutos em conjunto com uma respiração profunda.

Leia Também: Melhore o equilíbrio com um treino que consegue fazer em casa


Fiquem bem

Não deixem de dar uma vista de olhos aos meus livros clicando neste link:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

sábado, novembro 09, 2024

Sumo de arando tem imensos benefícios. Fique a conhecer alguns

 É uma bebida multifacetada. Leia o que dizem os especialistas.

Nunca experimentou sumo de arando? Existem múltiplas razões para o comprar com mais frequência. Consumi-lo com moderação pode ter efeitos muito positivos na saúde e ajudá-lo a emagrecer. Especialistas, citados no BestLife, explicaram tudo o que deve saber. 

Benefícios do sumo de arando: 

  • Pode ajudar a prevenir infeções urinárias. Sumo de arando "contém compostos chamados proantocianidinas que podem ajudar a evitar as infeções urinárias ao impedir que bactérias, como a E.coli, se fixem nas paredes do trato urinário, explica Raj Dasgupta, um médico; 
  • Pode melhorar a saúde celular. "Os antioxidantes presentes nos arandos podem ajudar a prevenir o crescimento e a propagação de certas células cancerígenas, particularmente as que se encontram nos cancros da mama, do cólon e da próstata", acrescenta; 
  • Pode melhorar a saúde cardiovascular. É possível que "os antioxidantes presentes nos arandos ajudem a reduzir a inflamação e o colesterol 'mau', o que significa um menor risco de doenças cardiovasculares"; 
  • Pode ajudar na digestão e na saúde intestinal. Sumo de arando tem fibra que pode "ajudar a manter um trânsito intestinal saudável e os antioxidantes dos arandos reduzem a inflamação no intestino"; 
  • Pode melhorar a saúde oral. Esta fruta pode "ajudar na saúde oral, impedindo que as bactérias responsáveis pela placa dentária e pelas cáries se fixem nos dentes, o que significa menos cáries e gengivas mais saudáveis", explica  Raj Dasgupta; 
  • Pode fortalecer o sistema imunitário. Geralmente, "o elevado teor de vitamina C no sumo de arando pode estimular o seu sistema imunitário, ajudando o seu corpo a combater infecções e doenças", acrescenta; 
  • Pode melhorar a saúde das articulações diminuindo a inflamação. "Isto pode ser particularmente útil para pessoas com doenças como a artrite, em que a inflamação contribui para a dor e a rigidez das articulações"; 
  • Pode ajudá-lo a emagrecer e a melhorar a resistência à insulina. Tem poucas calorias e "um elevado teor de água, pelo que o deixa cheio e reduz o risco de comer em excesso".

Leia Também: Benefícios surpreendentes de estar ao ar livre (tome nota)


Fiquem bem, não se esqueçam de visitar meus livros clicando neste link:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

domingo, novembro 03, 2024

Exercícios simples que podem ajudá-lo a deixar de ressonar

 Siga as recomendações de um médico. Não precisa de fazer muito esforço.

Está sempre a receber queixas da família porque ressona muito e durante a noite toda. Pode fazer tratamentos recomendados pelo médico, claro, mas existem truques muito simples e eficazes. Por exemplo, Karan Rajan, médico e criador de conteúdos, no TikTok, explicou através de um vídeo que fazer cinco exercícios rápido pode fazer toda a diferença. 

Segundo o médico, "os exercícios consistem num treino de resistência para os músculos da língua e da garganta", uma forma de tonificá-los e de evitar que se desloquem ao longo da noite. 

Leia Também: Dicas para manter a cama fresca (e confortável) nas noites de verão

Primeiro aconselha que ponha a língua de fora e a mantenha assim ao longo de cinco segundos. Pode dificultar o exercício e "pressionar a língua contra uma colher e repetir três ou quatro vezes". Também pode colocar a língua para dentro e, depois, colocar dois dedos na bochecha. Para fazer o exercício, empurre a língua de um lado para o outro contra os dedos, repetindo a ação três ou quatro vezes.

Pode ainda fazer alguma força com a língua contra os dentes da frente e tente engolir. Para fortalecer ainda mais os músculos da garganta, olhe para cima enquanto o faz, aconselha. Repita três ou quatro vezes. Recomenda também um exercício que envolve deixar cair a língua para baixo e mantê-la assim durante cinco segundos. "Faça-o três ou quatro vezes."

Espreite o vídeo original para esclarecer todas as dúvidas.

Leia Também: Benefícios (e desvantagens) de dormir com sutiã


Fiquem bem, não se esqueçam de visitar meus livros clicando neste link:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

quinta-feira, outubro 24, 2024

Continuar usando shampoo?

 

Continuar usando shampoo

Quando se fala em cuidados com o cabelo é comum pensar que o fio de cabelo é o mais importante. Mas, na verdade, o couro cabeludo precisa de muita atenção. Se ele não estiver saudável, os cabelos serão prejudicados.

 Nota: Se puder tirar um pouco ao seu tempo disponível, visite meus livros clicando aqui:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

 

Se você pensava que, ao ficar careca, iria economizar com shampoo, ledo engano. O couro cabeludo continua precisando ser lavado para remover as células mortas e a sujeira comum do dia a dia, que está pelo ar. Então, pode continuar lavando sua cabeça todos os dias ou dia sim e dia não. A vantagem é que pode fazer isso tarde da noite, pois não precisa esperar o cabelo secar para ir dormir.

Usar protetor solar

Toda a pele do corpo precisa ser protegida dos raios solares. Então, se você costuma sair com sua careca à mostra, aplique protetor solar nela. O couro cabeludo é a parte mais exposta do seu corpo e pode sofrer queimaduras. Como está no topo da cabeça, você só vai perceber quando já estiver com um vermelhão de queimado.

 

Sendo assim, cuidar do couro cabeludo é muito importante para todo mundo, até para quem é careca. Veja quais são os principais cuidados que os carecas devem ter para proteger a pele da cabeça.

segunda-feira, outubro 21, 2024

"A Frelimo tem que perceber uma coisa: a população hoje não está com a Frelimo"

História de Liliana Henriques:

Centenas de pessoas saíram esta manhã para as ruas em Maputo, mas também noutros pontos do país, em resposta ao apelo à greve e à manifestação lançado para esta segunda-feira pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, que reclama a vitória nas eleições de 9 de Outubro e pretende igualmente protestar contra o assassínio, no fim-de-semana, do seu advogado, Elvino Dias, e do seu mandatário político, Paulo Guamba. 

Ao longo destas últimas horas circularam inúmeras informações sobre situações de extrema tensão em Maputo, mas igualmente noutras partes do país, como por exemplo Pemba, com actos de vandalismo por parte de alguns manifestantes, confrontos, a utilização de gás lacrimogéneo e também tiros para o ar por parte das forças da ordem. 

Uma situação que acontece numa altura em que ainda se está em período eleitoral, dado que a CNE deve apresentar até quinta-feira os resultados definitivos das eleições gerais. Segundo dados preliminares, a Frelimo no poder saiu vitoriosa deste escrutínio, mas a oposição rejeita estes resultados alegando fraudes massivas. 

É este cenário que analisámos com João Feijó, investigador do Observatório do Meio Rural, que começa por abordar o duplo assassínio na sexta-feira à noite de Elvino Dias e Paulo Guamba. Acontecimentos que, segundo o estudioso, vêm na linha de outras mortes violentas ocorridas em plena luz do dia nestes últimos anos em Moçambique.

Fiquem bem, 

Se puderem, façam uma visita aos meus livros clicando no link abaixo:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

sexta-feira, outubro 11, 2024

Gastroenterologistas deixam aviso sobre dois suplementos comuns.


Dois especialistas alertam para os possíveis efeitos secundários que toma de suplementos de vitamina D e ferro pode ter no organismo.

A vitamina D e o ferro são dois nutrientes importantes para o organismo. Por vezes, quando não consegue obter as quantidades necessárias através da alimentação, e não só, a toma de suplementos é algo comum. Ainda assim, podem trazer alguns efeitos secundários que deve conhecer. Dois gastroenterologistas deixam o aviso à revista Parade.

Asma Khapra e Augustine Tawadros apontam para alguns dos efeitos de tomar suplementos de vitamina D e de ferro.

Leia Também: Queda de cabelo? Está (mesmo) a precisar destas vitaminas

"Os efeitos colaterais gastrointestinais são os problemas mais comuns com suplementos de ferro. O maior deles é a obstipação", começa por dizer Asma Khapra sobre a toma de ferro.

"Algumas variedades podem ser um pouco mais suaves para o intestino. Assim, poderá ter de experimentar alguns tipos diferentes para encontrar um suplemento que torele. Outros efeitos colaterais gastrointestinais incluem dor de estômago, náuseas ou vómitos", continua. Poderá ainda notar as fezes mais escuras.

Por outro lado, do que diz respeito à vitamina D, poderá levar a um excesso deste nutriente no  organismo. Assim, poderá "sentir perda de apetite, náusea e  desidratação", conta Augustine Tawadros.

Fiquem bem:

Se puderem, deem uma espreitadela aos meus livros clicando no link abaixo:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

terça-feira, outubro 08, 2024

Plano para os media. Oposição assinala ataque do Governo ao jornalismo e à liberdade de expressão

 

O Governo apresentou esta terça-feira o Plano de Ação para a Comunicação Social, no qual prevê a eliminação gradual da publicidade comercial na RTP até 2027. Em reação às declarações de Luís Montenegro na abertura da conferência sobre "O futuro dos media", em Lisboa, na qual deixou algumas críticas em relação ao desempenho de alguns jornalistas, a oposição considerou que se trata de um ataque ao jornalismo e à liberdade de imprensa.© Rodrigo Antunes - RTP

O PS repudiou as declarações do primeiro-ministro, Luís Montenegro, sobre os jornalistas e considerou que estas não respeitam nem o trabalho destes profissionais nem a liberdade de imprensa. Em causa estão as declarações feitas de manhã por Luís Montenegro quando afirmou que pretende em Portugal um jornalismo livre, sem intromissão de poderes, sustentável do ponto de vista financeiro, mas mais tranquilo, menos ofegante, com garantias de qualidade e sem perguntas sopradas.

O PS, pela voz da deputada Mara Lagriminha, repudiou “por inteiro as declarações” do primeiro-ministro durante a apresentação do plano para os media.

“Não nos revemos nas declarações que o senhor primeiro-ministro hoje apresentou e que na nossa perspetiva não respeitam nem a liberdade de imprensa nem o trabalho dos jornalistas”, criticou.

A socialista Mara Lagriminha sublinhou, em reação ao Plano para os Media anunciado hoje por Luís Montenegro, que o PS não se revê na visão do primeiro-ministro "que não respeita nem a liberdade de imprensa, nem o trabalho dos jornalistas".

O PS acusa o Governo de manter uma visão "que é o desejo da direita portuguesa de privatizar o serviço público de televisão".

Os socialistas, segundo a deputada, defendem “jornalistas independentes, jornalistas livres e a que tenham a tranquilidade necessária para poder prosseguir o seu trabalho e assegurar o pluralismo democrático”.

O PS criticou ainda o “ataque inqualificável” que é feito à RTP.

###1605916###

Já o líder parlamentar do BE exigiu que o primeiro-ministro se retrate das declarações que fez sobre os jornalistas, acusando-o de ter tentado condicionar a atividade jornalística e de “conviver mal com o escrutínio”.

Fiquem bem, não deixem de visitar meus livros clicando neste link:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

domingo, setembro 29, 2024

"Estou a fazer pressão". Marcelo volta a instar Governo e PS a entenderem-se no Orçamento

 

“A questão é do interesse nacional”, insistiu o chefe de Estado em Cantanhede Paulo Novais - Lusa

O presidente da República voltou este domingo à carga com a ideia de que, à falta de um entendimento entre Governo e PS que viabilize a proposta de Orçamento do Estado para 2025, “a bola fica nas mãos da terceira força política”. Ou seja, o Chega. Em Cantanhede, Marcelo Rebelo de Sousa admitiu estar “a fazer pressão” e voltou a colocar a tónica na necessidade de as partes “abdicarem de convicções”.

“Se os dois grandes partidos não se entenderem, quem vai desempatar é o terceiro. A bola fica nas mãos da terceira força política”, reiterou o chefe de Estado, recuperando o que havia já afirmado na véspera, em declarações exclusivas à RTP.

“Ninguém está condenado porque estamos num país livre. Eu preferiria que eles se entendessem. Era o que é natural. Depois, não sendo assim, sobra para o terceiro partido. Eu aí preferiria que ele desempatasse de forma a haver Orçamento. E a última hipótese de que eu gostaria era isso vir parar às mãos do presidente, como é evidente”.Trata-se, na ótica do presidente da República de uma questão “do interesse nacional”.


Depois de desfiar a sua agenda para os próximos dias, Marcelo quis sublinhar que “o presidente da República, quando é eleito, um dos magistérios que tem é o da influência”: “Que é, sempre que entender que há um tema importante para o país, exercer a sua influência ou a sua pressão para que as coisas corram de uma maneira e não corram de outra”.

Fiquem bem,
António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

sexta-feira, setembro 27, 2024

Médio Oriente: Cerca de 20 portugueses vão ser retirados do Líbano - Governo

 Lisboa, 27 set 2024 (Lusa) - O Governo português vai retirar cerca de 20 cidadãos portugueses do Líbano, disse hoje à Lusa fonte oficial do Ministério dos Negócios Estrangeiros.

Segundo a mesma fonte, que se escusou a avançar quando será realizada a retirada, por razões de segurança, trata-se da execução do plano anunciado esta semana pelo primeiro-ministro, Luís Montenegro, em Nova Iorque.

Montenegro disse na quarta-feira que o Governo português tem mecanismos prontos para retirar os portugueses que queiram sair do Líbano.

Em resposta aos jornalistas, na sede da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque, o primeiro-ministro afirmou que existe "um plano, uma programação para poder retirar cidadãos portugueses que possam estar lá [no Líbano], de acordo com a evolução da realidade no terreno e também de acordo com a cooperação com outros países parceiros, nomeadamente no âmbito da União Europeia".

"Nós temos estado em contacto, desde há muito tempo, com todos os portugueses que estão identificados e, portanto, de que nós temos registo que estejam naquele território, e temos mecanismos que estão prontos para poder fazer o apoio que é necessário para a sua retirada", reforçou.

Israel e Hezbollah estão envolvidos num intenso fogo cruzado diário desde 07 de outubro de 2023, após o ataque do Hamas em solo israelita que desencadeou a atual guerra na Faixa de Gaza, levando a que dezenas de milhares de pessoas tenham abandonado as suas casas em ambos os lados da fronteira israelo-libanesa.

Os ataques de Israel contra o Hezbollah intensificaram-se de forma substancial nos últimos dias, após as autoridades militares de Telavive terem anunciado uma deslocação das operações da Faixa de Gaza para o norte do país.

---------------------------------------------//--------------------------------------------

António Esperança Pereira (Autor)

Visite meus livros aqui:

"A caminho do prado" (Poemas com princípio, meio e...) | An (bubok.pt)

sexta-feira, setembro 20, 2024

Dia de luto nacional. Chuva alivia bombeiros mas ainda há chamas

 

A situação dos incêndios em Portugal continental está mais calma. O fogo em Castro de Aire, no distrito de Viseu, ainda não foi dominado e mobiliza mais de 800 operacionais. Esta sexta-feira é dia de luto nacional. Miguel Pereira da Silva - Lusa

De acordo com informação disponível no site oficial da ANEPC na Internet, os dois fogos em Castro Daire, no distrito de Viseu, eram os que mais preocupavam e que mobilizavam mais meios, apesar da mudança no estado do tempo, com alguns aguaceiros registados na região.

O fogo que deflagrou às 21h23 de quinta-feira em Mões/Soutelo, no concelho de Castro Daire, mobilizava 726 operacionais, com o apoio de 231 meios terrestres.

Já o incêndio que deflagrou às 12h46 de terça-feira em Pinheiro, Moção, também em Castro Daire, estava a ser combatido por 86 operacionais, com o apoio de 30 veículos.

Às 8h00, cerca de 2.500 operacionais, apoiados por 768 meios terrestres, combatiam 42 incêndios (em curso, em conclusão e resolução) em todo o território de Portugal continental, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Segundo a Proteção Civil, o incêndio em Penalva do Castelo, distrito de Viseu, entrou esta madrugada em fase de resolução.

Também o incêndio que deflagrou na freguesia de Alvarenga na quarta-feira à tarde em Arouca, concelho do distrito de Aveiro e da Área Metropolitana do Porto (AMP), entrou esta sexta-feira em fase de resolução.

Em fase de resolução estavam também os dois fogos que deflagraram em Sabroso de Aguiar e em Veria de Jales e Quintã e que sofreram reativações na quinta-feira à tarde em Vila Pouca de Aguiar, no distrito de Vila Real

Dia de luto nacional

O Governo decretou para esta sexta-feira um dia de luto nacional. É uma homenagem às vítimas mortais dos incêndios. Morreram sete pessoas e 166 ficaram feridas, devido aos fogos que atingem desde domingo sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas.

Fiquem bem, visitem meus livros clicando no link abaixo:

António Esperança Pereira

"A caminho do prado" (Poemas com princípio, meio e...) | An (bubok.pt)


sexta-feira, setembro 06, 2024

'Napuccino'. Beber café antes da sesta é o que está a dar. Será benéfico?


Uma especialista refere que é uma boa prática para conseguir descansar e manter-se alerta, sem os piores efeitos que podem chegar depois de ter tirado uns minutos de sono.

Bebe alguma coisa antes de fazer uma sesta? Se a resposta foi 'não', saiba que existe uma tendência que aposta no oposto. Pode parecer uma contradição, mas consiste em beber café antes de tirar uns minutos para descansar. Chama-se 'napuccino' e até pode ter alguns benefícios.

Cheri Mah é especialista do sono e no postcast 'The Diary of a CEO' com Steven Bartlett, abordou o tema e revelou algumas vantagem em ingerir cafeína mesmo antes de fazer uma sesta.

Leia Também: Siga estas seis dicas para conseguir um sono mais profundo

"Pode ser uma ferramenta útil para quem ter um aumento do estado de alerta e do desempenho", explica. Diz que deve ingerir a bebida com cafeína 20 a 30 minutos antes de fazer a sesta.

"Se conseguir dormir entre cinco a 10 minutos, enquanto a cafeína começa a fazer efeito, irá acordar ainda com o impacto da bebida no organismo." Assim, "é mais eficaz para melhorar o estado de alerta e o desempenho durante algumas horas do que se bebesse apenas café ou fizesse só a sesta".

"Consumir um pouco de cafeína e tirar uma sesta rápido é melhor do que qualquer uma dessas coisas em separado", revelou a psicóloga clínica Kelly Baron à Fox News.

Leia Também: Adeus, pesadelos. Seis passos para dormir sem sobressaltos


Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

UM PAÍS SUBMISSO - PORTUGAL DA TROIKA | António Esperança Pereira (bubok.pt)

segunda-feira, agosto 26, 2024

PSP diz que restrições a jornalistas no incêndio na Madeira foram pedidas pela Proteção Civil

 

Incêndio Madeira (Getty)© TVI Notícias

A PSP da Madeira informou esta segunda-feira que a restrição aos acessos na freguesia do Curral das Freiras, denunciada pelo Sindicato dos Jornalistas, foi realizada a pedido da Proteção Civil, de forma a ter liberdade de atuação.

“Estamos em condições de confirmar que houve efetivamente restrição aos acessos, por pedido expresso da Proteção Civil, que pretendia ter liberdade de atuação e garantia de perímetro de segurança, de forma a que a população residente pudesse retirar os seus bens, alimentar os seus animais e que os mais renitentes estivessem preparados para evacuação de emergência”, adianta a PSP, numa resposta escrita à agência Lusa.

Esta situação ocorreu na madrugada de sábado, acrescenta a polícia, “obrigando a que, ao longo do dia, tenha resultado numa presença policial permanente a auxiliar a Proteção Civil”.

“O avanço e recuo das chamas foi inconstante, motivando por isso mesmo que os pedidos de colaboração da Proteção Civil fossem variando consoante a perigosidade e proximidade das chamas”, explica a PSP na mesma informação.

Quanto à outra situação de impedimento, que o Sindicato dos Jornalistas diz ter ocorrido no domingo, na Fajã dos Cardos, a PSP diz que se reporta a segunda-feira.

“Naquele local, a Proteção Civil solicitou que na zona onde se encontravam os órgãos de comunicação social, deveriam apenas permanecer moradores, de forma a que pudessem retirar os seus bens e acudir aos moradores mais necessitados e debilitados, já que os demais presentes que se encontravam naquele local estavam a condicionar as operações de combate aos incêndios e nessa zona ocorreria dentro de momentos a concentração dos restantes meios que se concentrariam para atacar aquela frente do incêndio, sendo consequentemente aumentado o perímetro de segurança”, esclarece a força policial.

Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

UM PAÍS SUBMISSO - PORTUGAL DA TROIKA | António Esperança Pereira (bubok.pt)

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...