quinta-feira, maio 27, 2021

Teletrabalho obrigatório até 13 de Junho

 

Portugal voltou a não registar óbitos por Covid-19 nas últimas 24 horas, tendo contabilizado 572 novos casos, segundo os dados divulgados esta quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde (DGS). No total, Portugal acumula 847.006 contágios e 17.022 vítimas mortais. Também não foram reportados novos internamentos.

O processo de vacinação contra a Covid-19 em Barcelos gerou hoje o caos, com um grande aglomerado de pessoas, e sem distanciamento social. Mas a Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte garante que estão a ser tomadas medidas para resolver a situação. 

Hoje, após o final do Conselho de Ministros, o Governo vai anunciar quais os concelhos que vão recuar no desconfinamento. 

África precisa de forma "urgente" de pelo menos 20 milhões de doses da vacina AstraZeneca/Oxford nas próximas seis semanas para conseguir administrar segundas doses a todos os que receberam a primeira, disse hoje a Organização Mundial de Saúde (OMS).

Pode consultar nestes mapas interativos a evolução da pandemia de coronavírus em Portugal e no mundo

Acompanhe aqui AO MINUTO os mais recentes desenvolvimentos sobre a Covid-19 em Portugal e no Mundo.

20h42 - Membros da comunidade de inteligência norte-americana admitem a hipótese de um acidente de laboratório ter causado a pandemia de coronavírus. Esta quinta-feira o gabinete do diretor de inteligência nacional, Avril Haines, admitiu que duas das suas agências têm duas teorias diferentes sobre a origem do SARS-CoV-2.

Uma dessas teorias assinala que o novo coronavírus teve origem de forma natural através do contacto entre pessoas e animais infetados. A outra teoria aponta para um possível acidente num laboratório.

O comunicado do gabinete do diretor de inteligência nacional dos Estados Unidos não esclareceu quais são as duas das suas 17 agências que acreditam nestas teorias. No entanto, frisou que tanto uma teoria como a outra são apoiadas pelas agências com “baixa ou moderada confiança”, o que significa que as provas estão longe de ser conclusivas.

20h39 - O secretário de Estado Adjunto e da Saúde afirmou hoje que critérios como a vacinação, as variantes e a pressão sobre os hospitais podem ser considerados na avaliação de um novo modelo da matriz de risco de transmissibilidade da Covid-19

"Temos um grupo de trabalho que vem acompanhando esta matéria, quer nas medidas que possam ajustar a matriz de risco, quer em outros indicadores complementares, também importantes, como a vacinação, o tipo de variantes ou pressão sobre os serviços hospitalares, que podem vir a ser considerados quando se fizeram novas avaliações", disse António Lacerda Sales.

19h34 - A Madeira regista hoje seis novos casos de Covid-19, todos de transmissão local, e 41 doentes recuperados, contabilizando um total de 225 casos ativos, indicou a Direção Regional da Saúde (DRS).

19h23 - As autoridades de saúde francesas revelaram esta quinta-feira que foram identificados 13.933 casos de contágios e morreram mais 142 pessoas no último dia. França totaliza 5.635.629 infetados e 109.165 vítimas mortais. O total de recuperados aumentou para 368 mil

18h49 - O teletrabalho vai manter-se obrigatório em todos os concelhos de Portugal até 13 de junho, coincidindo com a prorrogação da situação de calamidade, precisou hoje fonte do Governo. 

"As regras atualmente em vigor em Resolução de Conselho de Ministros são prorrogadas por mais duas semanas", disse à Lusa fonte oficial do Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança.

Caso esta seja a última quinzena em que este regime se mantém, isso significa que de 14 de junho em diante e até 31 de dezembro regressa o regime que já vigorou no ano passado, em que o teletrabalho é obrigatório "nos concelhos definidos pelo Governo em Resolução de Conselho de Ministros em função da evolução da situação epidemiológica, nos termos do Decreto-Lei 79-A/2020", tal como tinha já esclarecido o Ministério do Trabalho.

18h41 - As comemorações do 10 de Junho em Bruxelas foram canceladas por decisão do chefe de Estado, Marcelo Rebelo de Sousa, em acordo com o Governo, devido à situação sanitária local, informou hoje a Presidência da República.

18h33 - A ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, avisou hoje que, com a matriz de risco da Covid-19 a aproximar-se do amarelo, é preciso que os portugueses reforcem os seus cuidados.

"O mais importante agora é olharmos para a matriz de risco, vermos que nos estamos a aproximar do amarelo e estando-nos a aproximar do amarelo enquanto país temos de reforçar os nossos cuidados", apelou.

O aviso de Mariana Vieira da Silva foi claro: "estando os casos a crescer nestas regiões, ou conseguimos controlar a pandemia ou sabemos que o caminho é sempre de maiores dificuldades", numa referência à situação na região de Lisboa e Vale do Tejo. 

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

sexta-feira, maio 21, 2021

Mia Flynn acorda com cão na cama que não era seu.


Nota breve do autor do blogue

Partilho hoje uma notícia bem sugestiva. E partilho-a porque me fez lembrar a canção da nossa Mónica Sintra, que foi um grande êxito da música da nossa praça: "Afinal havia outra".

Neste caso era "outro", um cão, o que, dada a cada vez maior convivência dos humanos com animais irá acontecer amiúde. Não será novidade nenhuma que uma gata da vizinha ou um cão qualquer das redondezas nos procure para companhia em busca de um qualquer naco de afeto. Ou até de alimento que poderá escassear em casa própria.

António E. Pereira



Noticias ao minuto Jovem admite que estava alcoolizada e levou o animal para casa.

Mia Flynn, de 28 anos, contou nas redes sociais o susto que apanhou quando uma manhã, após uma noite de copos, acordou com um cão na cama.

Mia admite que teria estado na casa de uns amigos a beber alguns copos de vinho antes de regressar a casa.

Pelo caminho, cruzou-se com um cão e  tê-lo-á levado para casa. Contudo, só se recordou momentos depois do incidente.

O cão era de raça Husky o que levou Mia a pensar, inicialmente, que tinha um lobo em casa. O susto foi partilhado nas redes sociais, onde partilhou o vídeo do momento em que acordou com uma 'surpresa' ao lado. "Tenho medo de me mexer na minha própria cama", partilhou a jovem.

O mistério terá sido resolvido quando a mãe lhe contou que tinha sido a própria a levar o cão para casa. Ao recordar as filmagens que havia feito no telemóvel, Mia percebeu que era de facto verdade e que esta tinha documentado toda a situação através do Snapchat.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

terça-feira, maio 18, 2021

Presidente da Guiné-Bissau põe Portugal nos píncaros

Nota breve do autor do blogue: Estive na Guiné-Bissau no cumprimento do serviço militar obrigatório. Não posso por isso esquecer quer o facto de lá ter estado, quer as gentes daquele jovem país irmão. Oxalá a Guiné-Bissau encontre um caminho pacífico e próspero. E que a receção ao nosso Presidente da República por parte das populações não passe despercebida aos governantes dos dois países. Que ela possa dinamizar relações futuras de amizade e cooperação fraternas.

Devo acrescentar que nos intervalos da minha atividade em Bissau, deu para pesquisar assuntos diversos sobre a Guiné-Bissau que consegui debitar em livro: "GUINÉ-BISSAU 1974" . Este livro pode ser visionado aqui:

GUINÉ-BISSAU 1974 | António Esperança Pereira - Bubok

Um abraço saudoso para aquelas gentes com que um dia me cruzei.

António Esperança Pereira



JOSÉ SENA GOULÃO O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa (E), acompanhado pelo seu homólogo da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco, à chegada ao Palácio Presidencial, em Bissau, na Guiné-Bissau

O chefe de Estado da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló, disse esta terça-feira que a visita de um Presidente português é mais importante que a de um europeu ou norte-americano, como Joe Biden.

"A visita de um Presidente português é mais importante que a visita de um Presidente europeu ou americano. Não é a questão de um país que me vem dar mais dinheiro, é amizade, é aproximação. É mais importante que a visita de Joe Biden [Presidente dos Estados Unidos] e digo isto de coração", afirmou Umaro Sissoco Embalo, na declaração à comunicação social acompanhado pelo seu homólogo português, Marcelo Rebelo de Sousa.

O Presidente português iniciou segunda-feira uma visita oficial ao país, que termina hoje.

"O senhor Presidente viu a expressão do povo", salientou Umaro Sissoco Embaló, referindo-se à multidão que recebeu segunda-feira Marcelo Rebelo de Sousa, em Bissau.

Na declaração, o Presidente guineense salientou que a "visita superou todas as expectativas" e que as relações entre os dois países "ficaram ainda mais próximas".

"Quero reafirmar que o povo guineense e o povo português são unidos e continuaremos a ser unidos", frisou.

O anterior Presidente português a realizar uma visita oficial à Guiné-Bissau tinha sido Mário Soares, em 1989, há 31 anos e seis meses.

quarta-feira, maio 12, 2021

Desperdício de 2,7 milhões de vacinas da Jansen?

Swipe News, SA vice-almirante Gouveia e Melo


 O coordenador da task force aponta que Portugal corre o risco de desperdiçar 2,7 milhões de vacinas da Jansen, no terceiro trimestre, dado que esta vacina só é recomendada a maiores de 50 anos. Nesse sentido, e apesar de as normas da Direção-Geral de Saúde (DGS) permitirem a toma deste fármaco a faixas etárias menores, desde que as pessoas expressem o seu consentimento informado, Henrique Gouveia e Melo explica que as autoridades não o devem “promover” porque pode implicar “reverter para o Estado uma responsabilidade”.

Com a maior disponibilidade de vacinas, o objetivo passa por “aproveitar ao máximo as vacinas”, sendo que, para tal, Portugal “vai abrir a vacinação a várias faixas etárias em simultâneo”, explicou o coordenador da task force, em audição na Comissão de Saúde, na Assembleia da República.

Contudo, o vice-almirante reiterar que “há cerca de 2,7 milhões” de doses da vacina da Jassen que podem não ser aproveitadas, por não haver, a partir de determinada altura, menores de 50 anos para serem inoculados. Segundo o vice-almirante, esta questão colocar-se-á a partir do terceiro trimestre, já que é esperado que até meados de junho esta faixa etária esteja completamente vacinada.

Na norma publicada, a DGS salienta que quem esteja fora da idade recomendada (acima de 50 anos) se possa voluntariar e ser vacinado, desde que expresse o seu consentimento informado, o que poderá vir a ser realizado através de uma plataforma de inscrição. Contudo, Henrique Gouveia e Melo avisa que as autoridades de saúde não devem “promover isso”, porque esta promoção pode implicar “reverter para o Estado uma responsabilidade”.

“Uma coisa é as pessoas pedirem de forma voluntária e outra é nós promovermos esse mecanismo, incentivando, de alguma forma, esse tipo vacinação”, sublinha o coordenador da task force, acrescentando que o mecanismo através do qual as pessoas vão poder expressar o consentimento informado “está a ser estudado”.

Além disso, o responsável lembra que “muitos países retiraram a barreira dos 50 anos” e que os dados “que estão a ser recolhidos ainda podem” originar que “esta barreira desapareça”. Apesar de referir que esta será uma decisão das autoridades de saúde, Gouveia e Melo reforça que “o risco quer na vacina da Astra quer na da Jansen é muito reduzido” e que “perigoso é não estar vacinado”.

As limitações etárias associadas à vacina anglo-sueca e norte-americana abriram a porta a que houvesse algumas vacinas que poderiam não ser aproveitadas. Por forma a evitar desperdícios Luís Marques Mendes, no comentário semanal do penúltimo domingo na SIC, propôs que estas “sobras” pudessem vir a ser doadas para os PALOP e Timor-Leste. Contudo, ao ECO o Ministério dos Negócios Estrangeiros adiantou que não tenciona aumentar a quota de doações previstas para estes países.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

sábado, maio 08, 2021

Escócia ameaça Johnson com maioria pró-independência

 


TVI24 Escócia: Sturgeon ameaça Johnson com "maioria pró-independência" no parlamento

A primeira-ministra da Escócia, Nicola Sturgeon, declarou vitória nas eleições regionais, neste sábado, afirmando que "haverá uma maioria pró-independência" no parlamento escocês.

Com as projeções a indicarem que o Partido Nacional Escocês (SNP), que lidera, foi o mais votado nas eleições, embora abaixo da maioria absoluta, Nicola Surgeon sublinhou que "a Escócia tem direito de decidir sobre o seu futuro quando a crise da covid-19 passar".

Não há dúvida de que haverá uma maioria pró-independência no parlamento escocês", disse Sturgeon, referindo-se ao SNP e a Os Verdes, que também apoiam um referendo à autodeterminação.

No discurso, Nicola Surgeon advertiu ainda o primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, de que "não há qualquer justificação democrática" que demova os escoceses de escolherem o seu futuro.

A primeira-ministra escocesa respondia assim a Boris Johnson, que recusou hoje qualquer possibilidade de realizar um novo referendo de independência na Escócia, mesmo que em caso de maioria absoluta do SNP no parlamento regional.

"Acho que um referendo no contexto atual é irresponsável e temerário", disse o primeiro-ministro britânico em entrevista ao jornal The Telegraph, quando questionado sobre se aceitaria uma nova consulta depois da realizada em 2014, na qual os escoceses votaram pela permanência no Reino Unido.

As eleições regionais na Escócia decorreram na quinta-feira, para a escolha de 129 deputados da Assembleia regional autónoma, e a contagem dos votos não está ainda fechada.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

segunda-feira, maio 03, 2021

Zero casos de mortes em Portugal por Covid19

 

Violeta Santos Moura

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais 180 novos casos de covid-19 e não regista nenhuma morte associada à doença, segundo o relatório diário da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 16.977 mortes e 837.457 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando esta segunda-feira ativos 23.356 casos, menos 223 em relação a domingo.

O boletim da DGS revela que estão internados 322 doentes, mais 11 do que no dia anterior. Nos cuidados intensivos estão 90 doentes, mais 5 que no domingo.

Os dados indicam ainda que mais 403 doentes foram dados como recuperados, fazendo subir para 797.124 o número total de recuperados desde o início da pandemia em Portugal, em março de 2020.

As autoridades de saúde têm sob vigilância 23.999 contactos, mais 90 relativamente ao dia anterior.

A incidência nacional é de 64,4 casos de infeção por 100 000 habitantes e a do continente é de 62,0 casos/mil habitantes. O R(t) nacional é de 0,96 enquanto o do continente também é de 0,96.

União Europeia recomenda a entrada de passageiros vacinados

A Comissão Europeia propôs aos Estados-membros um alívio das atuais restrições às viagens não essenciais para a União Europeia, sugerindo designadamente que seja permitida a entrada a cidadãos de países terceiros já vacinados contra a covid-19.

Tendo em conta "o progresso das campanhas de vacinação e a evolução da situação epidemiológica a nível mundial", o executivo comunitário propõe aos 27 que reabram as fronteiras externas "a todas as pessoas provenientes de países com uma boa situação epidemiológica, mas também a todas as pessoas que tenham recebido a última dose recomendada de uma vacina autorizada pela UE", diz a Comissão em comunicado.

Bruxelas admite alargar este corredor aos cidadãos de países terceiros que já tenham recebido as doses recomendadas de vacinas que tenham concluído o processo de listagem de utilização de emergência da Organização Mundial da Saúde (OMS).

A Comissão defende que, "até que o Certificado Verde Digital esteja operacional, os Estados-membros devem poder aceitar certificados de países não comunitários com base na legislação nacional, tendo em conta a capacidade de verificar a autenticidade, validade e integridade do certificado, e se este contém todos os dados relevantes".

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...