domingo, janeiro 24, 2021

Colquicina, um anti-inflamatório para a "guerra COVID19"

Handout National Institutes of Health/AFP/Archivos


 Pesquisa efectuada por cientistas canadianos revela que a Colquicina, um medicamento utilizado como anti-inflamatório, contribui para reduzir o risco de complicações provocadas pela Covid-19. O estudo foi realizado  no Canadá,Estados Unidos, Europa e na América do Sul,  através de mais de quatro mil pacientes.     

Segundo o Montreal Heart Institute, os  resultados  do estudo efectuado por  médicos canadianos, revelou  que a  Colquicina  reduzia em  21 porcento  o risco de morte  ou  de hospitalização nos pacientes  infectados pela Covid-19, comparado com o placebo.

A  pesquisa  foi efectuada com  4,159 pacientes  diagnosticados  com a Covid-19 por intermédio  de  testes naso-faríngeos, PCR,  e resultou  em menos 25 porcento de hospitalizações, em 50 porcento a  menos  de ventilação mecânica, bem como menos 44 porcento de mortes.

O estudo foi realizado com pacientes não hospitalizados do Canadá, Estados  Unidos, Europa e América do Sul.

De acordo  com  o  Dr. Jean-Claude Tardif, director do Centro de Pesquisa do  Montreal Heart Institute (Instituto do Coração  de Montreal), a  Colquicina  é  um  medicamento, eficaz na prevenção de perigosos síndromas  inflamatórios, chamados  "tempestades de citocina". Administrado por via oral, a Colquicina  contribui para reduzir as complicações  associadas à Covid-19.

Tardif  sublinhou que  para  o Canadá é  um motivo de regojizo, propôr um medicamento que poderá ter um impacto em matéria de saúde pública  e  prevenir as complicações da Covid-19 em milhões  de  pacientes.

Segundo o Instituto do Coração de Montreal, o estudo é  o primeiro a testar um medicamento administrado por via oral à pacientes não hospitalizados  com a Covid-19.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...