Nota breve do autor do blog:
Achei interessante a frase proferida por um dos maiores oradores e escritores em prosa da Roma Antiga, 106-43 a.C.
Resumindo em palavras populares o que Cícero representou naquele tempo como homem do saber, pode dizer-se que foi um "cromo" da Língua Latina. A influência de Cícero sobre a história da literatura e das ideias europeias em muito excede a de qualquer outro escritor em prosa de qualquer língua.
Dito isto, apenas como introito, leiam abaixo o que Cícero disse naquele tempo sobre um tema que nos é tão caro nos tempos modernos. É bem interessante o que disse, tendo em conta as mil e uma preocupações alimentares que nos apoquentam no dia a dia dos tempos de hoje. Eu diria, parafraseando o que Cícero disse: "passe fome e descubra a maneira de a saciar". Modernamente poderia traduzir-se isto com o seguinte: Evitar talvez tanta preocupação com o nutricionista, com as características dos alimentos, com as dietas, etc. etc. etc.
Do tipo, sinta fome e deixe-se guiar por ela.
Talvez ficássemos assim mais esclarecidos e menos restritivos, não?
Fiquem bem,
António Esperança Pereira
A fome é o melhor tempero
A famosa frase "o melhor tempero da comida é a fome" foi dita por Cícero. Significa que quando estamos com fome temos uma tendência maior a comermos qualquer tipo de alimentos, pois ficamos menos exigentes e restritivos.
Essa condição é determinada pelo cérebro quando ele entende que o corpo precisa de alimentos.
Assim o impulso é de comer aquilo que se tem à mão.
A fome propriamente dita não realça o sabor dos alimentos, mas estimula-nos a comer de uma forma menos restritiva.
Sem comentários:
Enviar um comentário