segunda-feira, maio 29, 2017

Drones e Taça de Portugal



Breve nota do autor do blog:


Nem a propósito, aparece um lançamento da Editora Antígona versando esses objetos que aparecem dos céus como por "milagre", os DRONES.
Afinal o que são os DRONES?
Uma obra de Hugh Gusterson que se afigura de leitura obrigatória.
Quem não reparou no "show" oferecido ontem mesmo no início da Final da Taça de Portugal no Estádio Nacional entre Benfica e Guimarães?
Um homem fardado vindo do céu montando uma "coisa voadora" para ofertar a bola com que se iniciaria o jogo de futebol.
Um DRONE pois então, último grito da tecnologia que coloca desafios nunca dantes enfrentados. Guerra, perseguição, etc.
Mas caro leitor, é melhor conferir no livro de Hugh Gusterson.

Fiquem bem


António Esperança Pereira


Novidade - Maio '17

DRONES
GUERRA POR CONTROLO REMOTO

HUGH GUSTERSON
TRADUÇÃO LUÍS LEITÃO

Uma tecnologia que parece mágica dá aos seus possuidores, que estão a contemplar a cena do céu, um poder quase divino sobre a vida e a morte.

Os drones: esses enigmáticos aviões prateados de cauda invertida, sem janelas nem tripulantes, com ares de «cegueira hermética». Para lá desta imagem icónica, na orla da consciência pública e em menos de dez anos, os drones redefiniram a guerra: tornaram obsoleta a distinção entre campo de batalha e vida civil, afastaram o risco de morte de um dos lados (criando uma assimetria que é a negação do próprio princípio da guerra) e instituíram um direito de perseguição universal.
Drones (2016), percorrendo os pontos de vista de operadores de drones e suas vítimas, políticos e activistas, estrategas e académicos, é o retrato cru dos dilemas psicológicos, políticos e jurídicos levantados por esta guerra «limpa». Uma guerra que nem é preciso admitir que existe – mas que é uma guerra bem real: omnipresente, permanente e sem fim à vista.

Hugh Gusterson (n. 1959) foi professor de Antropologia no MIT e presidente da Associação Americana de Antropologia. O olhar etnográfico que lança à ciência, e à energia atómica em particular, levou-o a publicar livros como Nuclear Rites (1996), sobre os hábitos, as crenças e a cultura de trabalho oculta de cientistas de armas nucleares, e People of the Bomb (2004), retrato perturbador do modo como a indústria militar moldou a psique das gerações americanas em meio século de era nuclear. Escreve regularmente para o The Washington Post e o Los Angeles Times.
30b17cb9-aadb-4cf0-afa4-d05e806fca62.jpg
CULTIVA A INTELIGÊNCIA,
NÃO DEIXES MORRER
A REVOLTA
248 pp | pvp 16 EUR
ISBN 978-972-608-294-1


JÁ NAS LIVRARIAS

10% de desconto e portes gratuitos para Portugal continental na loja online e por encomenda (info@antigona.pt)
dark-facebook-48.png siga-nos no facebook
dark-link-48.png visite a nossa loja
Antígona
Rua Silva Carvalho, 152 – 2.º
1250-257 Lisboa | Portugal
t 21 324 41 70 | f 21 324 41 71
info@antigona.pt
www.antigona.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...