segunda-feira, março 30, 2015

Alemanha outra vez na mó de cima!


Nosso comentário:

Quem pode pode e pelos vistos a Alemanha cada vez se apresenta como a nação que pode mais no seio da União Europeia.
É um facto que o crescimento dos alemães em todos os capítulos é cada vez mais visível. Quando ainda há bem pouco tempo os víamos a braços com a divisão do país em dois, uma dívida de guerra que parecia não ser pagável, com as maiores dificuldades de aceitação internacional por motivos óbvios, a herança nazi, etc etc...
Pois a ex-poderosa Alemanha, que ousou por mais que uma vez desafiar o mundo inteiro, que parecia caída e humilhada para não mais se erguer, aí está outra vez sã que nem um pêro, até no capítulo do futebol.
De braço dado com a França, para já e por conveniência, se assim se pode dizer, cada vez mais a Europa está sob a batuta desta Alemanha.
Nós em Portugal não sabemos o que fazer, o nosso governo tem seguido a "moda", o caminho fácil, ou seja,  vai cegamente atrás dos ditames de quem tem o poder. Faz o que "eles" mandam.
Oxalá tudo vá correndo pelo melhor apesar de os estragos de tal política estarem à vista com o empobrecimento, não só do nosso país, mas, de um modo geral, de toda a Europa.
Eu próprio, quando era tempo de construção europeia e de suposta solidariedade e os alemães estavam na mó de baixo, desejei o melhor para a Alemanha.
Deitei foguetes com a União Europeia.
Hoje as minhas dúvidas são as de todos, espero para ver em que vai dando a nossa atribulada Europa e, no seu seio, a tal  poderosa Alemanha, outra vez na mó de cima.

PS. Deixo-lhes a notícia que revela o poderio "económico" alemão, até no futebol. 

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



O diretor financeiro do Bayern Munique, Jan-Christian Dreesen, revelou, em declarações à revista Kicker, que o clube campeão alemão de futebol pode gastar 100 milhões de euros num único jogador.
"Sim, podemos pagar 100 milhões numa futura transferência. Quero evitar dizer que isso nunca vai acontecer, não quero estar depois a ter que me corrigir", referiu o responsável financeiro pelos bávaros.
Atualmente, o Real Madrid é o clube que mais pagou por um jogador, quando investiu 100 milhões de euros na contratação do galês Gareth Bale aos ingleses do Tottenham.
A transferência bateu então o anterior recorde dos merengues, relativa à contratação do internacional português Cristiano Ronaldo ao Manchester United por 94,4 milhões de euros.
O Bayern Munique bateu o recorde de transferências na Alemanha em 2012, quando pagou 39,9 milhões de euros ao Athletic Bilbau pela contratação do espanhol Javi Martinez. Um ano depois pagou menos (37 milhões) ao Borussia Dortmund por Mario Goetze.
Dressen esclareceu ainda que o Bayern Munique assinou com todos os jogadores que quis e que foram desejados pelo técnico espanhol Pep Guardiola nos últimos 18 meses.
O clube contratou, desde que Guardiola é o treinador, o guarda-redes Jose Manuel Reina, os defesas Juan Bernat e Medhi Benatia, o médio Thiago, e o avançado Robert Lewandowski.

sexta-feira, março 27, 2015

Tudo em que a Cristina toca...


Nosso comentário:

Consta que o visto e revisto comentador, professor, político, Marcelo Rebelo de Sousa, irá ser candidato às próximas eleições presidenciais .
Não há ainda a confirmação do facto, mas é certo e sabido que no potencial mediático do professor Marcelo poderá recair a escolha da chamada "Direita portuguesa".
A foto abaixo, com a mãozinha da não menos mediaticamente "exposta" Cristina Ferreira parece indiciar isso mesmo.
Pode aliás ler-se: "Cristina Ferreira, tudo em que toca transforma-se em ouro".
Do sucesso dela como apresentadora não restam dúvidas, até eu espreito de quando em vez, mesmo a fugir, os gritos e risos aguçados e fartos dados pela apresentadora nos programas que apresenta.
Quanto ao professor Marcelo é aquilo que genericamente se apelida de "um clássico". 
Chego a cuidar, quando não penso, que o professor é bem capaz de morar nos ecrãs da televisão. Depois fala de tudo e de todos, transmitindo aquela ideia de que não há segredos nem brancas no apalpar da vida e do conhecimento alheios.
Mas a ver vamos, aí está um teste para a Cristina Ferreira: As Presidenciais
Só então se confirmará ou não se o que a notícia cita corresponderá à verdade. 
Será que aquele que muitos portugueses designam por "papagaio e fala-barato" se transformará mesmo no tal ouro tocado pela apresentadora em apreço?

Tenham um bom fim de semana,

António Esperança Pereira


Dinheiro VivoCristina vai ter nova diretora editorial. Sabe quem é?


Cristina Ferreira vai deixar de ser a diretora editorial da revista Cristina. A partir de abril será Cláudia Rodrigues, atual chefe de redação, a assumir como diretora editorial da publicação feminina, apurou o Dinheiro Vivo.
A apresentadora e diretora de programas de conteúdos não informativos da TVI mantém-se, no entanto, ligada à revista que tem o seu nome e da qual foi mentora. O pedido de alteração do cargo de diretor já deu entrada na Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC). "Em momento algum, a Entidade se pronunciou sobre a anterior detentora desta diretoria, Cristina Ferreira", diz a ERC em comunicado.


Cláudia Rodrigues acumula a direção editorial de Cristina com a chefia de redação do título da Masemba.



Primeiro número vendeu mais de 100 mil exemplares 
A primeira edição de Cristina saiu a 7 de março tendo já vendido mais de 110 mil exemplares, de acordo com fontes ouvidas pelo Dinheiro Vivo. Em duas horas foram vendidos mais de 40 mil cópias da revista mensal que tinha Marcelo Rebelo de Sousa e Cristina Ferreira na capa.

O número dois estará à venda a 7 de abril. Cristina custa 3 euros.

terça-feira, março 24, 2015

Pedalar em boa companhia






















Nosso comentário:

Apesar do frio que em Lisboa se faz sentir, faço os possíveis por não abandonar os pedais e pedalar.
Felizmente não sou só eu, começa a engrossar o número de interessados nesta actividade desportiva saudável.
Ao passar por zonas do jardim do Campo Grande que ainda não tinha visitado depois de remodeladas, tive a agradável notícia de que brevemente teremos a companhia de uma jovem de Leste que nos fará companhia.
Infelizmente deverá passar pouco tempo entre nós, todavia não queria deixar de registar a boa-nova até como incentivo à saudável prática desportiva.
Nem é preciso dizer que a foto da esquerda, em cima, é exactamente da jovem que teremos o prazer de ter entre nós.
A da direita, mostra a minha nova "bicicleta" da qual me apeei para fotografar as belezas do "Novo Campo Grande".
Aconselho uma visita especialmente à parte norte deste jardim do Campo Grande, a partir da Avenida do Brasil.
Oxalá não se fiquem por aqui, pois apostar em zonas verdes de qualidade nunca será demais. 

Desejo a continuação de uma óptima semana,


António Esperança Pereira


domingo, março 22, 2015

O clube do coração e o sexo


Nosso comentário:

Neste Sábado que acaba de findar, tanto Sport Lisboa e Benfica (SLB) como Futebol Clube do Porto (FCP) acabam por ter resultados pouco condizentes com os seus pergaminhos de "grandes clubes".
O Benfica foi perder a Vila do Conde com o Rio Ave, o Porto foi empatar à Madeira com o Nacional.
Isto numa altura em que seria proibido a qualquer das equipas desperdiçar pontos se quer mesmo ganhar a Liga Portuguesa de futebol.
A luta entre ambos está cerrada, pelo que o demérito do resultado tem que ser cobrado aos dois "grandes" pese embora o brio com que os adversários de contenda se bateram.
O que é que isto tem a ver com a notícia a que hoje dou relevo?
É sabido que estes resultados menos positivos dos clubes ditos do coração, causam sempre no ego do cidadão comum algum abaixamento da auto-estima. 
Pode por isso, esse mesmo cidadão, ser induzido a pensar que o seu desempenho nas diversas obrigações diárias pode ser afectado por tal facto. E em boa verdade até há estudos que provam exactamente isso.
Todavia não se fique por aqui e não seja tão redutor. As causas do seu menor desempenho podem ser múltiplas e não se quedar pelos resultados negativos do seu clube do coração.
A notícia seleccionada e transcrita abaixo é a prova disso mesmo. 
Leia e confira.
Desejo a continuação de um óptimo fim de semana,

António Esperança Pereira


Faz menos sexo? A culpa pode ser das dores nas costas


Quatro em cada cinco pessoas experimentará pelo menos um episódio de dor lombar incapacitante ao longo da vida, sendo que cerca de 84 por cento dos homens e 73 por cento das mulheres com dor lombar relatam uma diminuição significativa na frequência de relações sexuais como consequência, revelam os dados publicados pela Agência Nacional de Estatísticas do Canadá. Mas não desanime porque o problema pode ser contornado.


As repercussões sexuais da lombalgia, vulgo dores nas costas, são muitas vezes subestimadas devido às barreiras e a preconceitos existentes entre o doente e o seu médico assistente na abordagem deste tema. A preparação dos clínicos, o tempo e a privacidade são algumas das causas apontadas para a pouca abordagem ao assunto, mas os preconceitos dos próprios doentes relativamente ao tema, continuam a ser o principal motivo indicado para a falta de esclarecimento com as consequências que daí advêm.
Para além de limitar os tempos e posicionamentos dos atos sexuais, a lombalgia é apontada em vários estudos como causadora da diminuição da líbido e da satisfação sexual. Luís Teixeira, médico fundador do Spine Center – centro de cirurgia da coluna, sediado em Coimbra, assegura, contudo, que o problema pode ser contornado através da adoção de algumas posições sexuais e de uma menor flexão de alguns membros, de forma a reduzir significativamente o desconforto sentido. “É um facto que a coluna vertebral se move durante o sexo e um dos conselhos que costumo dar passa por sugerir que a pessoa controle o movimento e que utilize menos a coluna e mais os joelhos ou o quadril, mantendo a sua coluna o mais neutra e com a menor tensão possível”, frisa.
No entanto, há que não esquecer que cada caso é um caso e que “as posições sexuais que são adequadas para um tipo de dor nas costas podem não ser as melhores para evitar algumas lesões na coluna”, realça o cirurgião ortopédico. Acima de tudo, e independentemente de cada posição e da postura certa, o importante é que pessoas recorram a um especialista para avaliar o seu caso para que “a dor nas costas não seja limitadora e não afete a vida do doente física e psicologicamente. E que percebam que há alternativas para lidar com a dor”, remata o especialista.

quarta-feira, março 18, 2015

Sócrates dá de comer a muita gente...


Nosso comentário:

José Sócrates, tanto quanto nos é dado saber, continua em prisão preventiva, segundo decisão do Supremo Tribunal de Justiça.
(leia-se notícia abaixo)
Não sabemos é porquê, dizem apenas que há fortes indícios disto e daquilo, até se diz agora que anda a ser investigado, praticamente desde que é gente...
A verdade é que o ex-Primeiro Ministro, para o bem de uns, para o mal de outros, lá continua "agarrado atrás das grades".
Digo "agarrado" porque foi o que me pareceu ser a sua prisão desde o início: um agarra que é ladrão.
A ver vamos quais os motivos gravíssimos a anunciar que motivaram tão mediático aparato no aeroporto de Lisboa, e se outras detenções semelhantes se irão seguir, de políticos ou não políticos.
Para já, a comunicação social agradece que mantenham José Sócrates preso o máximo de tempo possível, pois é uma figura pública que rende como nenhuma outra em termos de captação de audiências.
O homem até na prisão dá de "comer" a muita gente. 
Essa é que é a grande verdade!

PS. Já agora, deixo um hino dedicado a José Sócrates, para quem não o ouviu ainda:



Habeas corpus Sócrates continua preso mas Supremo admite anomalias

Pedido de habeas corpus foi recusado apesar de o Supremo Tribunal de Justiça ter encontrado anomalias no caso.

terça-feira, março 17, 2015

Cavaco, um agente eleitoral do Governo...


Nosso comentário: 

Apenas para transcrever meia dúzia de palavras publicadas sobre a entrevista a que hoje assisti na televisão (RTP Informação) 
Pela minha parte vi e ouvi com atenção a dita entrevista e, apesar de nela nada de novo ter ouvido que não tivesse ouvido já, sobre o actual Presidente da República, Cavaco Silva, não deixei de me surpreender com a frontalidade do ilustre entrevistado.
Num contexto de eleições presidenciais que se avizinham, foi solicitada pelo entrevistador a Carlos César, ex-Presidente da Região Autónoma dos Açores e actual Presidente do Partido Socialista a sua opinião sobre Cavaco Silva.
Bom, Carlos César não teve papas na língua, como resumidamente se pode confirmar abaixo.
Fiquei até a pensar de mim para mim, isto num tempo em que acontece um pouco de tudo, que um ex-Primeiro Ministro detido na prisão já temos: José Sócrates. 
Será que um futuro próximo nos tem reservada a surpresa de poderemos vir a ter um ex- Presidente da República igualmente detido na prisão para averiguações? 
E isto se a coisa não ficar ainda mais surpreendente...
Tá bonito!

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



Carlos César: "Cavaco Silva é um agente eleitoral do Governo"
O presidente do Partido Socialista teceu duras críticas ao Presidente da República durante a sua intervenção no programa ‘Três Pontos’ da RTP Informação.


16 de Março de 2015 | Por


Carlos César começou por se debruçar sobre as dívidas do primeiro-ministro à Segurança Social, considerando que “não sendo esta questão absolutamente decisiva para o país é, ainda assim, uma questão caracterizadora e que releva para o juízo que os portugueses fazem do seu primeiro-ministro”.



O presidente do PS continuou dizendo que “estes acontecimentos que envolveram a sua conduta não tinham necessariamente de ter uma atitude de reprovação por parte do Presidente da República, mas deveriam ter merecido uma cautela e um silêncio que o Presidente não cultiva e devia cultivar”.
Aproveitando a deixa, Carlos César acusou Cavaco Silva de ser “um agente eleitoral do Governo (…) que faz tudo e fará tudo para que o PSD tenha um bom resultado nas próximas eleições”.
O presidente do maior partido da oposição apontou ainda ao Chefe de Estado o facto de “procurar sempre uma desculpabilização dos atos negativos do Governo e uma valorização dos aspetos positivos do Governo”.
Mas não só. Na ótica do responsável socialista, o Presidente é “muito lesto em fazer apelos aos partidos da oposição para apoiarem propostas do Governo e pouco ágil no sentido de forçar o Governo a aproximar-se da oposição”.
“Essa não é a conduta que um Presidente da República deve ter”, garantiu, referindo que qualquer Chefe de Estado deve ter como critérios fundamentais “falar a verdade aos portugueses, respeitar a diversidade de opinião dos portugueses sobre a governação e dar o devido respeito à oposição”, acrescentou.
Posto isto, Carlos César faz um “balanço muito negativo” dos dois mandatos de Cavaco Silva enquanto Presidente da República, considerando que o Chefe de Estado “tem sido um Presidente de polémicas e crispações” e que está “sequestrado nos edifícios públicos” para evitar o contacto com o povo.
O presidente do PS terminou dizendo que Cavaco tem sido um “Presidente muito partidário que violou as regras fundamentais de arbitragem na sociedade e que não soube congregar os portugueses”.

sexta-feira, março 13, 2015

Um cogumelo na cabeça do rei?


Nosso comentário:

Hoje copiei da Wikipedia alguns trechos breves sobre D. João I, rei de Portugal. 
Porquê?
Bom, não há nada de especial para contar, não sou monárquico, e o que move este post é um assunto brejeiro que visa um mero cogumelo nascido na cabeça do rei. Na cabeça do rei não, claro está, que está morto e bem morto, mas numa estátua que o evoca e se situa no Jardim do Campo Grande em Lisboa.
Devo confessar que me ficaram de alguns reis, que estudei nos livros escolares de História de Portugal, um carinho especial. D. João I foi um deles, que mais não fosse por ser pai da "ínclita geração de altos infantes" no dizer de Luís de Camões. Também por ter sido casado com uma inglesa, D. Filipa de Lencastre, o que era interessante à época, já que ficava o reino de Portugal melhor encostado ao Reino Unido, ante a poderosa e então inimiga Espanha.
Por isso mesmo não queria deixar de pedir a quem de direito da Câmara Municipal de Lisboa para verificarem se o cogumelo que meus olhos viram hoje na cabeça da dita estátua de D. João I, passando por ali em modo de ciclo-turismo,  existe mesmo e se é passível de remoção.
Desde já obrigado pela atenção que dispensarem ao assunto. 

PS. Complemento meu comentário com textos sobre o rei em apreço, tirados da Wikipedia, para quem quiser passar os olhos por alguns factos marcantes do seu tempo.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira


Acicatado por um grupo de burgueses e nobres, entre os quais Álvaro Pais e o jovem D. Nuno Álvares Pereira, e tomando em linha de conta o descontentamento geral, o Mestre de Avis assassina o conde de Andeiro no paço a 6 de Dezembro de 1383. Com a posterior fuga de Leonor Teles de Lisboa para Alenquer inicia-se a sucessão de acontecimentos que lhe entregará a regência, a qual de início planeia exercer em nome de seu meio-irmão, o Infante D. João. Mas como este último já fora aprisionado por D. João I de Castela, abria-se então a possibilidade política de o Mestre de Aviz vir a ser rei.
..................................................................................................................

Em 1387, D. João I casa com D. Filipa de Lencastre, filha de João de Gaunt, Duque de Lencastre, fortalecendo por laços familiares os acordos do Tratado de Aliança Luso-Britânica, que perdura até hoje. Depois da morte em 1390 de João de Castela, sem herdeiros de D. Beatriz, a ameaça castelhana ao trono de Portugal estava definitivamente posta de parte. A partir de então, D. João I dedicou-se ao desenvolvimento económico e social do país, sem se envolver em mais disputas com a vizinha Castela ou a nível internacional. Teve como chanceler João das Regras que defendia a centralização do poder real. A partir de certa altura associou ao governo o filho D. Duarte.
...................................................................................................................
Cronistas contemporâneos descrevem D. João I como um homem arguto, cioso em conservar o poder junto de si, mas ao mesmo tempo benevolente e de personalidade agradável. Na juventude, a educação que recebeu como Grão Mestre da Ordem de Aviz transformou-o num rei invulgarmente culto para a época.
O seu amor ao conhecimento passou também para os filhos, designados por Luís Vaz de Camões, nos Lusíadas, por «Ínclita geração»: o rei D. Duarte de Portugal foi poeta e escritor, D. Pedro, Duque de Coimbra o «Príncipe das Sete Partidas», foi um dos príncipes mais esclarecidos do seu tempo e muito viajado, e o Henrique, Duque de Viseu, «o navegador», investiu toda a sua fortuna em investigação relacionada com navegação, náutica e cartografia, dando início à epopeia dos Descobrimentos.
A sua única filha, D. Isabel de Portugal, casou com o Duque da Borgonha e entreteve uma corte refinada e erudita nas suas terras.
No reinado de D. João I foram descobertas as ilhas de Porto Santo (1418), da Ilha da Madeira (1419) e dos Açores (1427), além de se fazerem expedições às Canárias. Teve início, igualmente, o povoamento dos arquipélagos dos Açores e da Madeira.
D. João faleceu a 14 de agosto de 1433. Jaz na Capela do Fundador, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha.
Foi cognominado O de Boa Memória, pela lembrança positiva do seu reinado na memória dos portugueses, também podendo ser chamado de O Bom ou O Grande.

quinta-feira, março 12, 2015

A galeria de suspeitos do costume



Nosso comentário:




Mais um livro de Charlles Bukowski, Música para Água Ardente, fiel ao seu estilo inconfundível. Um estilo que lhe conferiu o estatuto de "Herói de culto para várias gerações, tendo publicado mais de quarenta livros de poesia, romances e contos".
Um lançamento da Editora Antígona que nos apraz registar.
O resumo abaixo, que acompanha o lançamento do livro (com tradução de Rita Carvalho e Guerra), é bem o espelho da tipologia de personagens e situações que o leitor pode encontrar ao devorá-lo.
Passem os olhos por esse resumo e...
Boas leituras.

António Esperança Pereira

Antígona

cultiva a inteligência,
não deixes morrer a revolta

Tradução Rita Carvalho e Guerra


Música para Água Ardente (1983) é Bukowski puro e duro, sem complacências. Uma trintena de breves histórias, consistentemente mordazes, hilariantes e grotescas, nas quais reencontramos amiúde o infame alter ego Chinaski e a galeria de suspeitos do costume nos contos etílicos do autor: vidas encalhadas, inebriadas por frustrações incuráveis, homens em busca de redenção por tuta-e-meia e que apostam uma e outra vez em cavalos errados.
Relatos que destilam álcool e humanidade, os contos aqui reunidos são tónicos para a veia sórdida e obscura de todos nós e flashes da natureza solitária do homem, captados nitidamente por este destrutivo mensageiro pós-beat. Numa ronda aos tropeções por maus bairros, Bukowski, fiel a si mesmo, prossegue a crónica dos espoliados da sociedade americana, desta vez ao som da água quente que escorre dos radiadores nos míseros motéis de Los Angeles.


Charles Bukowski nasceu na Alemanha, em 1920. Emigrou em tenra idade para os EUA e cresceu em Los Angeles. Abandonou a universidade em 1941 e mudou-se para Nova Iorque, com o firme propósito de se tornar escritor. Aos 24 anos, publicou o seu primeiro conto «Aftermath of a Lengthy Rejection Slip» e, tal como outros escritores novatos na época, começou a publicar trabalhos seus em editoras, revistas e jornais de pequena tiragem, entre os quais o Open City e o Los Angeles Free Press. Trabalhou também como carteiro para os serviços postais norte-americanos, a experiência de vida narrada em Correios (Antígona, 2010). Prolífico escritor, servia-se da sua poesia e dos seus contos, numa linguagem muito explícita e pejada de imagens de violência. Herói de culto para várias gerações, publicou mais de quarenta livros de poesia, romances e contos.


 
280 pp. | pvp 18 EUR
ISBN 978-972-608-262-0

Encomendas pelo e-mail info@antigona.pt

Nas livrarias a 19 de Março

Siga-nos no facebook Facebook



Do mesmo autor:


Antígona
Rua Gustavo de Matos Sequeira, 39 – 1.º
1250-120 Lisboa | Portugal
t 21 324 41 7021 324 41 70 | f 21 324 41 71
info@antigona.pt
www.antigona.pt

terça-feira, março 10, 2015

Prisão ilegal segundo advogados.


Nosso comentário:

No dia em que o PR (Presidente da República) Cavaco Silva, traçou o perfil do seu sucessor, como se de uma monarquia se tratasse... 
Prefiro destacar a notícia abaixo.
Trata-se de mais uma ampla iniciativa de portugueses e portuguesas que pedem pela quinta vez um pedido de habeas corpus para o ex-Primeiro Ministro José Sócrates.
Grande parte dos portugueses viram no ex-primeiro ministro Sócrates, quer um Homem, quer um Político invulgares. 
Não se conformam, por isso, nem com as condições "circenses" em que decorreu a sua detenção, nem com o apagão que paira sobre as verdadeiras causas que a geraram. 
Quando se perfilam no horizonte esfomeados candidatos ao cargo de Presidente da República, exige-se total clareza sobre o caso José Sócrates, para um ainda possível apaziguamento de muitas feridas por sarar na sociedade portuguesa. 

PS. Deixo-lhes a notícia sobre o pedido de habeas corpus de Sócrates, que se encontra ilegalmente preso segundo a defesa e não só...


Fiquem bem,

António Esperança Pereira

Prisão 

Cidadãos fazem quinto pedido de habeas corpus de Sócrates

Um grupo de cidadãos entregou hoje um pedido de libertação imediata do ex-primeiro-ministro José Sócrates, que se encontra em prisão preventiva, indiciado por corrupção, branqueamento de capitais e fraude fiscal, disse fonte judicial à agência Lusa.


                    
Cidadãos fazem quinto pedido de habeas corpus de Sócrates

Segundo a mesma fonte, o pedido de libertação imediata ("habeas corpus") foi entregue no Tribunal Central de Investigação Criminal (TCIC) e será remetido pelo TCIC para o Supremo Tribunal de Justiça.

Se for aceite para apreciação, será distribuído a uma secção, que decidirá se aceita ou rejeita a libertação imediata do ex-primeiro-ministro.
Este será o quinto "habeas corpus" apresentado para pedir a libertação imediata de José Sócrates. Até agora, apenas dois foram apreciados e acabaram rejeitados.
José Sócrates está em prisão preventiva, desde o dia 25 de novembro do ano passado, indiciado por corrupção, fraude fiscal qualificada e branqueamento de capitais, num processo que tem também como arguidos João Perna, o empresário Carlos Santos Silva, o advogado Gonçalo Trindade Ferreira e o administrador da farmacêutica Octapharma, Paulo Lalanda Castro.

sexta-feira, março 06, 2015

Ser piroso!



Nosso comentário:

Mesmo numa sexta-feira, dia em que muito boa gente sai para divertir-se ou viajar, aproveitando o fim de semana, ainda há quem me envie coisas bonitas e úteis dignas de serem publicadas no blogue.
Nunca é demais repetir que pela minha parte recebo de braços abertos estas contribuições de familiares, amigos e conhecidos, especialmente quando se trata de algo que amplia o nosso saber e cativa a nossa curiosidade.
Como estão nesse caso as duas expressões da língua portuguesa que me foram enviadas, e que utilizamos bastante, aqui fica a partilha  com os leitores sobre a origem e significado das mesmas.
Espero que gostem.
Já agora, um bom fim de semana!

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



SER PIROSO

Por volta dos anos 50 surgiu em Lisboa uma loja de confecções que vendia roupas fora de moda, feias, ridículas...
O dono dessa loja tinha por nome "Pires". 
Então passou a dizer-se quando se via alguém vestido sem gosto :
"Estás muito pires hoje", que roupa tão pirosa...


EMBADEIRAR EM ARCO

Na Marinha, nos dias festivos, os navios embandeiram em arco, isto é içam bandeiras, quase até ao topo dos mastros, indo um dos extremos para a proa, e o outro para a popa. 
Assim são assinalados dias de festa.

No dia a dia esta expressão significa pois "alegria, festa".

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...