sexta-feira, fevereiro 27, 2015

Lisboa antes do terramoto de 1755: o Terreiro do Paço


Nosso comentário:

Um interessante filme sobre o terramoto de 1755 ocorrido na capital de Portugal, a cidade de Lisboa. Acompanha-o um pequeno texto que documenta a ocorrência tristemente célebre.
Foi-me enviado por um contacto e achei interessante partilhá-lo com os leitores.
Espero que gostem.

PS. Se o video não abrir clicando na imagem, existe o link abaixo que é só copiar e colar no motor de busca. Vale a pena ver.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira




«Lisboa antes do terramoto de 1755: o Terreiro do Paço» 



No tempo em que realmente "Portugal era Lisboa e o resto era paisagem", todo este testemunho "visual" constitui um importante documento que testemunha o antes e depois do maremoto (agora denominado Tsunami) de 1755.
Nele podemos apreciar também a importância da vida social da sociedade de então, que fervilhava á volta do centro do Poder.
 Momento de História: o link indicado contém um vídeo (duração de 3:50min, muito boa definição) com um interessante conjunto de imagens do Terreiro do Paço antes de 1 de Novembro de 1755, do maremoto ocorrido nesse fatídico dia e também algumas imagens da sua reconstrução e alterações até à actualidade, com acompanhamento de música barroca portuguesa (o célebre concerto para cravo de Carlos Seixas).

Craque francês poderá adquirir nacionalidade alemã


Nosso comentário:

Porque não? 
Sem comentários/no comments...


Ribéry admite adquirir nacionalidade alemã
futebolista abdicou da seleção francesa em 2014

Autor: Lusa

O médio Franck Ribéry, que em agosto de 2014 abdicou da seleção francesa de futebol por "motivos pessoais", admitiu esta quinta-feira vir a adquirir a nacionalidade alemã, após sete anos ao serviço do Bayern Munique.

Numa entrevista à edição desta quinta-feira ao diário "Bild", Ribéry, quando questionado sobre essa hipótese, não a rejeitou: "Porque não? Consigo imaginar-me em Munique até ao fim da minha carreira".

Perto de celebrar o 32.º aniversário, em abril, o médio do clube bávaro garantiu sentir-se "muito bem" na Alemanha e caso escolha adquirir a nacionalidade germânica será "pela família e o futuro".

"Comprei uma bela casa, assimilei a mentalidade alemã e gosto disso. O meu filho nasceu na Alemanha e, quem sabe, poderá mesmo jogar um dia pela seleção deste país", admitiu o antigo internacional francês.

Na Alemanha, qualquer cidadão proveniente de um país da União Europeia pode solicitar a nacionalidade alemã caso esteja a viver no país há, pelo menos, oito anos.

Cumprido esse primeiro requisito, o interessado tem de passar por um exame do domínio da língua alemã e responder a um questionário geral sobre as instituições e o funcionamento da democracia no país.


Fiquem bem,

António Esperança Pereira

terça-feira, fevereiro 24, 2015

Mais prisão preventiva para José Sócrates?



Nosso comentário:


Sem comentários...
Mas, se a moda e os processos actuais de fazer justiça pegam, vamos ver muitos com prisão preventiva até que Deus queira... digo eu!
Quem se ri no meio disto tudo, é quem vive à custa das maldades alheias, ou seja, das maldades dos que já são constituídos vítimas e das dos que vierem a ser.


 Fiquem bem,

António Esperança Pereira



Despacho de juiz Carlos Alexandre terá sido enviado para o estabelecimento prisional de Évora, notificando José Sócrates de que vai ficar preso durante mais três meses.

De acordo com o Correio da Manhã, o procurador Rosário Teixeira, magistrado que tutela o processo da "Operação Marquês", esteve ontem reunido com o advogado de José Sócrates, João Araújo, tendo-o informado da posição do Ministério Público na reavaliação da prisão preventiva do ex-primeiro-ministro. De acordo com o Correio da Manhã, Rosário Teixeira defende na promoção do MP que Sócrates deve continuar preso durante mais três meses, uma vez que os pressupostos que determinaram a prisão preventiva se mantêm inalteráveis.
Segundo o mesmo jornal, o juiz Carlos Alexandre enviou um fax para o Estabelecimento Prisional de Évora, para notificar José Sócrates quanto ao seu despacho, que coincide com o estabelecido por Rosário Teixeira. Porém, diz o CM, não se sabe se a notificação foi entregue ao ex-primeiro-ministro, pois a secretaria da prisão já estaria encerrada àquela hora. O advogado João Araújo terá tomado conhecimento da decisão do juiz ao final da tarde.
O novo despacho poderá interferir com o recurso que pede a libertação de José Sócrates: mesmo que a prisão seja revogada pelo Tribunal Superior, a decisão teria como base um despacho ultrapassado.
Já esta manhã, após ter sido conhecida a notícia do Correio da Manhã, a TSF cita uma fonte do processo para dizer que o juiz Carlos Alexandre ainda nada decidiu sobre a prisão preventiva do antigo primeiro-ministro.

domingo, fevereiro 22, 2015

A paixão de Shakespeare


Nosso comentário:

Havia um tempo que o filme "A paixão de Shakespeare" me desafiava a vê-lo. Passava muitas vezes na televisão e, não sei porquê, é daquelas coisas que não têm explicação, nunca tinha visto o filme, pelo menos até ao fim.
Ontem mesmo decidi-me a quebrar o enguiço e vi mesmo o filme todo sobre o excelente poeta e dramaturgo inglês William Shakespeare nascido em Stratford-upon-Avon.
Foi no canal de televisão Cine Mundo.
Tirei umas notas ao acaso sobre o filme que partilho com os leitores.
Aconselho vivamente a vê-lo, sobretudo a quem se interesse por teatro e amores com enorme intensidade.

PS. O personagem de lady Viola é representado pela lindíssima actriz Gwyneth Paltrow, ao lado na foto.

 Fiquem bem,

António Esperança Pereira




A PAIXÃO DE SHAKESPEARE


Filme realizado em 1998. 
A acção decorre em Londres, no reinado da Rainha Isabel I. Shakespeare era um dramaturgo irreverente. A sua obra prima foi "Romeu e Julieta". 
Shakespeare estava com um bloqueio e falta de imaginação. Vai ultrapassa -lo ao escrever a peça, só que tem dificuldade em encontrar uma "Julieta ", pois na época  ( séc. XVI) estava vedado às mulheres serem actrizes. 
Conhece então Lady Viola, uma aristocrata sonhadora e romântica apaixonada por teatro. Lady Viola veste-se de homem. Porém em pleno palco a sua verdadeira identidade é descoberta.

O filme procura fazer um retrato da Londres quinhentista, utilizando uma história fictícia de amor entre Shakespeare e uma aristocrata, inserida num contexto de rivalidade entre os dois maiores teatros de Londres: o ROSE e o CURTAIN. Tanto a rainha Isabel I, como Lady Viola estavam à frente no seu tempo...

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Dependendo da posição...é uma delícia!




Nosso comentário:


Recebemos de um contacto nosso via e-mail, esta pequena surpresa que não queremos deixar de partilhar com os estimados leitores. 
Recomenda-se que leiam até ao fim.


 Fiquem bem,

António Esperança Pereira


Segundo estudos recentes:
em pé, fortalece a coluna;
de cabeça baixa, estimula a circulação do sangue;
de barriga para cima é mais prazeroso;
sozinho, é estimulante, mas egoísta;

Em grupo, pode até ser divertido;
no banho, pode ser arriscado;

No automóvel, é muito perigoso...
com frequência, desenvolve a imaginação;
entre duas pessoas, enriquece o conhecimento;
de joelhos, o resultado pode ser doloroso...
sobre a mesa ou no escritório,
antes de comer ou depois da sobremesa,
sobre a cama ou na rede,
nus ou vestidos,
sobre o sofá ou no tapete,
com música ou em silêncio,
entre lençóis ou no "closet":
sempre é um acto de amor e de enriquecimento.
Não importa a idade, nem a raça, nem a crença, nem o sexo,
nem a posição socioeconómica...

Ler, é sempre um ELEVADO prazer !!!...
DEFINITIVAMENTE, LER,  LEVA A DESFRUTAR DO CULTO DA IMAGINAÇÃO...
ACABASTE DE EXPERIMENTAR ESSE FACTO...
 VAI PROCURAR UM LIVRO !
JÁ !

quarta-feira, fevereiro 18, 2015

Sócrates e..."Fazer tábua rasa"


Nosso comentário:

José Sócrates, ex-Primeiro Ministro de Portugal, para muitos o melhor primeiro ministro de sempre, vai finalmente ser ouvido na próxima Segunda-Feira no Tribunal Central de Instrução Criminal no âmbito do processo Operação Marquês. 
O objectivo da sessão será rever os pressupostos da prisão preventiva do ex-primeiro-ministro, e não o recurso apresentado pelo ex-governante ao Tribunal da Relação de Lisboa.
Seja como for, prender primeiro e investigar indícios de suposto crime depois, parece-me de um abuso e atropelo aos direitos e liberdades do cidadão, de fazer lembrar os velhos tempos da ditadura via PIDE/DGS.
Mas não é este o assunto do meu post de hoje, muito embora tenha sido o nome "Sócrates", filósofo da antiga Grécia, que me fez publicar uma curiosidade da língua portuguesa: 
O significado de "fazer tábua rasa".
Embora os gregos sejam o que são, uns pobres diabos no entender da governação de Portugal e seus aliados, têm também o condão de serem o berço da civilização ocidental, ou seja, um antro de cultura de primeira apanha...
Pasme-se só: Já Aristóteles, grande filósofo e pensador grego, usava a expressão em assunto, que ainda mantemos nos dias de hoje. 
Confirme-se abaixo.


Fiquem bem,

António Esperança Pereira


Fazer tábua rasa

Significado: esquecer completamente um assunto para recomeçar com novas ideias.
Origem: a tábua rasa na Antiguidade era uma "pequena tábua " de cera onde nada estava escrito. A expressão foi usada pelos empiristas de Aristóteles, para assim chamarem ao estado de espírito, que antes de qualquer experiência, estaria completamente vazio. John Locke (1632-1704) dizia que no início a nossa "alma" era como uma tábua rasa, limpa de qualquer letra e sem ideia nenhuma...

Como adquirir ideias? Pela experiência.

terça-feira, fevereiro 17, 2015

Humor em tempo de Carnaval



 
 Perante a actual crise, A ONU resolveu fazer uma grande sondagem mundial.
A pergunta proposta era:

     "Por favor, diga honestamente, qual a sua opinião sobre a escassez de alimentos no resto do Mundo."
  
O resultado foi desastroso:

     - Os Europeus do Norte não entenderam o que é "*escassez*".

     - Os Africanos não sabiam o que era *alimentos*".

     - Os Espanhóis não sabiam o significado de "*por favor*".

     - Os Norte-americanos perguntaram o significado de "*o resto do Mundo*".

     - Os Cubanos estranharam e pediram maiores explicações sobre "*opinião*".

     - O Parlamento português ainda está a debater sobre o que significará a expressão "*diga honestamente*".

Bom Carnaval,


António Esperança Pereira

sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Horta Urbana e o Tomate































Nosso comentário

Uma das vantagens de se andar a pé ou mesmo de bicicleta, é ver coisas que de outra maneira não seria possível descortinar.
Ontem, dei atenção às palmeiras, que passam por tempos de uma quase sobrevivência da espécie. Oxalá sejam salvas em número suficiente para que não desapareçam por completo do nosso país.
Hoje travei conhecimento "in loco" com as chamadas hortas urbanas.
Já as tinha visto, mas em boa verdade nunca as tinha contemplado como hoje. Mais de perto e com algum tempo só ao pé delas.
Claro que, para quem teve uma relação com a agricultura, como eu por exemplo, que sou filho de um agricultor, acha estas coisas pequeninas uma "quase brincadeira de crianças". Todavia, pensando melhor e atendendo aos efeitos ambientais, ao auto-cultivo, ao lazer que as mesmas proporcionam, fiquei convencido de que tais hortas têm o seu lugar na ambiência da cidade grande.
A horta que visitei tem cerca de dois anos, como se pode conferir abaixo e resulta de uma parceria entre a CML (Câmara Municipal de Lisboa) e a empresa Vitacress.
Aí podem ler-se ensinamentos e dicas sobre diversos produtos. Há painéis, semelhantes aos que apresento, para esse efeito.
A título de exemplo fotografei o painel que diz respeito ao "tomate". 
Não tem nada a ver com política, não. Foi mesmo por acaso. Mas lá que tem muitas vitaminas que poderiam esclarecer a ideia a muitos políticos, lá isso é verdade...

PS. Fica a notícia da data da criação da horta urbana de Telheiras


Fiquem bem,

António Esperança Pereira

Lisboa tem nova horta urbana


Desde o dia 15 de dezembro de 2012 que Lisboa tem um novo Parque Hortícola em Telheiras.



A iniciativa é da Câmara Municipal de Lisboa e da Vitacress e tem como objetivo dinamizar a prática agrícola urbana para consumo próprio.
Assim, os residentes da localidade têm agora a possibilidade de arrendarem, a preço simbólico, um dos talhões disponibilizados pela Câmara, cultivando os seis próprios alimentos.
A Vitacress, empresa ligada à produção e comercialização de vegetais frescos, aliou-se a esta iniciativa, com o objetivo de reforçar o compromisso de promoção de uma alimentação saudável e nutritiva, “que também pode ser estrategicamente melhorada com o reforço da ligação dos consumidores urbanos às práticas agrícolas e aos alimentos frescos” afirma Luís Mesquita Dias, CEO da Vitacress.
O Parque Hortícola de Telheiras irá dispor de 20 talhões, com áreas que poderão variar entre os 80m2 e os 120m2.


Uma palmeira ainda viva...


Nosso comentário:

Hoje mesmo, passando nas imediações de minha casa, em Telheiras/Lumiar/Lisboa, consegui fotografar esta palmeira.
Felizmente ainda apresenta este porte, com um tronco de uma altura assinalável e um aspecto assim à primeira vista, saudável.
Ocorre-me a ideia de relembrar o problema destas árvores, tantas delas sucumbindo ao escaravelho que as ataca mansamente e as destrói sem dó nem piedade.
Sei que muito se tem sido feito para as salvar, infelizmente tantas vezes em vão, mas, em presença deste belo exemplar, que me proporcionou uma foto fantástica, reafirmo a necessidade de envidar esforços na defesa destas belas e exóticas árvores.
Dito isto, formulo daqui um pedido ao senhor Rhynchophorus ferrugineus, nome técnico do escaravelho que as ataca, que não seja mau e deixe as lindas palmeiras lusas em paz.
Oxalá o escaravelho entenda português e leia o meu blog!!!
Para melhor situar a problemática, fica um excerto de um artigo publicado num jornal sobre o assunto. 

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



As palmeiras foram um símbolo de poder e de estatuto em séculos passados, quando os viajantes as traziam de paragens exóticas para adornar os seus jardins, mas perderam o poder e correm o risco de sucumbir na guerra contra a praga agora que agora as assola em todo o país. 
A culpa é do escaravelho vermelho (Rhynchophorus ferrugineus), originário da Indonésia, e que invadiu Portugal em 2007, alojado em plantas importadas, através do Sul de Espanha e do Egipto. A praga cresceu de tal modo que a Europa lhe declarou guerra aberta, criando um plano de controlo e tornando obrigatória a luta contra o insecto que, já no início do século XX, causava bastante preocupação às populações do então Ceilão (Sri Lanka), na Ásia, onde se banqueteava com os coqueiros, fundamentais para a economia do país. Já então se considerava fundamental abater a árvore. 
O escaravelho vermelho não é um insecto esquisito: tem uma grande capacidade de adaptação ao meio que encontra.
Em Lisboa, as palmeiras, um dos seus hospedeiros, tornaram-se, com o tempo, uma das plantas ornamentais mais presentes na paisagem urbana, recortando o céu na maioria dos jardins da capital,  aperaltados, sobretudo, com palmeiras centenárias e grandes. Mas a praga do Rhynchophorus ferrugineus continua, vários anos após a sua detecção, longe de estar controlada.  Pelo contrário: cada vez surgem mais palmeiras doentes.

terça-feira, fevereiro 10, 2015

Sporting e Felipe VI de Espanha cortam...


Nosso comentário:

Da leitura em diagonal que fiz da imprensa, seleccionei três notícias neste dia, que bem poderiam ser dezenas, todas elas com igual ou semelhante importância.
Isso só prova, por um lado que se vivem tempos explosivos, com muita coisa a acontecer e em catadupa. 
Por outro, que se torna perigosa a tamanha confusão que se instalou e que parece ter vindo para ficar. 
Essa confusão não existe só em Portugal ou na Europa, ou na Rússia, ou nos EUA, ou nos Estados Islâmicos, ou na Coreia do Norte, ou em Cuba, ou, ou...
Existe um pouco por todo o lado e, de um momento para o outro, tudo parece ter entrado em estado de convulsão. 
Ora, assim sendo, das duas uma: ou vinga uma tendência para tudo sair do controlo, ou ao invés disso tudo poderá ter de ficar controlado demais.
Estas possibilidades tornam-se bem perceptíveis ao repararmos que os partidos ditos moderados, de centro ou centro esquerda, vêm perdendo paulatinamente simpatizantes.
Por isso mesmo, escolho o significado da expressão "andar à toa" para sintetizar um pouco o que se vem passando, em Portugal, na Europa e um pouco por todo o lado.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



Mário Soares: voltou esta terça-feira ao tema da prisão de José Sócrates para repetir que é inaceitável que o ex-primeiro ministro continue preso preventivamente sem que se conheçam os fundamentos da sua detenção. E para dizer que "o que os portugueses sabem é que os que roubaram, lesando o país, estão à solta".

Filipe VI de Espanha: O monarca resolveu cortar 20% em relação ao salário que o pai recebia enquanto chefe de Estado. Receberá este ano 234 204 euros, menos 58 mil que em 2014. Segundo um porta-voz da Zarzuela, citado pelo El País, para chegar a esse valor Felipe VI usou como referência os ordenados de outros monarcas e presidentes europeus.

Sporting: O Sporting anunciou hoje o corte de relações institucionais com o Benfica, devido ao que o clube considera “graves acontecimentos do passado fim de semana”, anunciando levar os casos às entidades competentes “até às últimas consequências”.

ANDAR À TOA


Toa é a corda com que uma embarcação reboca a outra. Um navio que está "à toa" é o que não tem leme nem rumo, indo para onde o navio que o reboca determinar. O significado da expressão, por conseguinte, é andar sem destino, despreocupado, passando o tempo. Ou então uma pessoa sem determinação, que é comandada pelos outros.

sábado, fevereiro 07, 2015

Não passas da cepa torta


Nosso comentário:

Amanhã é domingo, dia de jogo grande em Lisboa/Portugal. Jogam o SCP (Sporting Clube de Portugal versus SLB (Sport Lisboa e Benfica)
Por isso mesmo e também para fazer uma espécie de interregno em comentários mais graves, aqui e nas redes sociais, publico hoje uma simples curiosidade.
Pessoalmente gosto muito de aprender com tais curiosidades. São mais profundas do que parecem, a voz do povo é sábia e, não levam muito tempo a ler. Tudo vantagens!
Desta vez desbravamos o significado de uma expressão popular: 
"Não passas da cepa torta".
Quanto ao jogo de amanhã, desejo o melhor desfecho possível, que ganhe o melhor em campo e, sobretudo, desejo que se tenha postura desportiva e "fair play".
Perder ou ganhar tudo é desporto e é sabido que, sempre que a coisa corre para o torto, não só não é bonito nem civilizado, como há sempre mazelas físicas e outras que são de evitar.
Dito isto à laia de introdução em vésperas de um domingo que se avizinha de grandes paixões futebolísticas, deixo-vos então com uma breve explicação da expressão em título: 



"Não passas da cepa torta"


Uma cepa é uma espécie de pequeno arbusto que dá uvas. 
É um arbusto com cerca de um metro e meio de altura. 
É portanto pouco alto, tem um tronco invulgar, bastante torto e rugoso. 
A cepa não é pois uma planta visualmente muito bonita embora dê um fruto muito apreciado: uvas.
Uma cepa torta cresce pouco, não dá bom fruto, não progride.
Daí o aplicar-se esta expressão às pessoas que não melhoram na vida, que estão sempre na mesma...

Pelo contrário quem é de boa cepa é lutador, faz pela vida, pertence a boa família.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira


quinta-feira, fevereiro 05, 2015

Ponte Ciclopedonal em Lisboa!


Nosso comentário:

Foram diversas as vezes que visitámos as obras desta ponte ciclopedonal sobre a Segunda Circular em Lisboa.
De há uns tempos a esta parte, era-nos dito que tudo estava pronto, só que na verdade o acesso continuava fechado. Desta forma ficávamos a espreitar o empreendimento de encher o olho, apeados das bicicletas, por o mesmo continuar vedado e encerrado ao público. 
Isto apesar de os trabalhos estarem concluídos!
Dado o interminável adiamento da sua inauguração, resolvemos tomar a iniciativa e denunciar a situação aqui no blogue.
Fizemo-lo em pelo menos dois artigos com os seguintes endereços, isto para quem quiser ler ou reler os mesmos:
http://www.minhapoesia.net/2014/09/em-lisboa-uma-ponte-e-um-minipreco-ii.html
http://www.minhapoesia.net/2014/08/em-lisboa-uma-ponte-e-um-minipreco.html
No passado dia 29 de Janeiro, felizmente e finalmente chegou a boa notícia de que a dita ponte Galp ciclopedonal tinha sido aberta.
O presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso, confirmou que «já foram retiradas as protecções que impediam que as pessoas circulassem» na ponte e adiantou que a inauguração está marcada para 14 de Fevereiro. 
Já confirmámos o facto, é mesmo verdade, embora o muito frio que se fazia sentir na hora de avançar e experimentar a magnífica obra, nos fez encolher e adiar a experimentação.
Talvez aconteça neste próximo fim de semana.
Fica-nos a vaga esperança de termos contribuído, com as notas do blogue, para a mais rápida abertura da ponte.
Mas seja como for, e dada a envergadura e beleza do empreendimento, de que deixo algum historial abaixo, aproveito para endereçar os parabéns à Câmara Municipal de Lisboa e à Galp Energia.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



A ponte ciclopedonal mandada fazer pela Galp e pela Câmara de Lisboa sobre a Segunda Circular, entre Telheiras e as Torres de Lisboa, abre ao público “hoje ou amanhã”, anunciou nesta quarta-feira o vereador da Estrutura Verde e Energia, José Sá Fernandes. A ponte está pronta desde meados de 2014.
O tema surgiu na reunião do executivo municipal desta quarta-feira, através do vereador do PSD Fernando Seabra, que perguntou a Sá Fernandes quando é que a câmara iria fazer a recepção provisória da obra. O social-democrata lembrou que o presidente da Junta de Freguesia de São Domingos de Benfica, António Cardoso (PS), disse em Novembro do ano passado que aquela infra-estrutura seria inaugurada até ao final do ano, o que não se concretizou.
Em resposta, Sá Fernandes disse que a ponte “abrirá hoje ou amanhã”, acrescentando que já assinou o auto de recepção provisória da obra.
Questionado pelo PÚBLICO sobre quando irá ocorrer a inauguração, o vereador respondeu simplesmente: “As inaugurações são para os políticos, a gente tem é de fazer obra”.
O empreendimento, financiado em 900 mil euros pela Lisboagás (do grupo Galp Energia) e em 465 mil euros pelo município, está pronto há vários meses. Em Julho, a Galp informou que faltavam apenas “alguns acabamentos finais”. Desde então, foi feito o arranjo paisagístico da zona envolvente e desde o Outono que nada acontece.
Em Novembro, Sá Fernandes disse que a inauguração estava dependente apenas da resolução de “quatro ou cinco problemas” por parte do empreiteiro, tais como “um varão numa descida” e “um arranjo em parte do piso”. O autarca acrescentou que a abertura ao público estava “iminente”.
Há duas semanas, o assessor do vereador garantiu que estavam “ultrapassadas” todas as questões em aberto mas disse que a obra ainda não tinha sido recebida pelo município, acrescentando que tal deveria acontecer “muito em breve”.

O "ícone" de Lisboa
A construção desta ponte – que inclui um troço de 727 metros de ciclovia a ligar as Torres de Lisboa à ciclovia que passa sobre a Segunda Circular junto ao Colégio Alemão – foi anunciada em 2009 pelo presidente da câmara, na sequência da assinatura de um protocolo entre a autarquia e a Fundação Galp Energia. A conclusão da obra esteve prevista para Outubro de 2010 mas o projecto apenas surgiu em Setembro de 2011, com custo previsto de 1,2 milhões de euros, suportados na íntegra pela Galp. Previa-se que estivesse pronta na Primavera de 2012.

Na apresentação do projecto do gabinete de arquitectura MXT, António Costa referiu-se a ele como um futuro “ícone” de Lisboa e “o primeiro passo para a humanização da Segunda Circular”.
Mais tarde, em Março de 2013, a câmara assinou um novo acordo com o grupo Galp, o qual revogou o protocolo de 2009 e atribuiu à Lisboagás o papel de mecenas e responsável pela obra que antes cabia à Fundação Galp Energia. A diferença é que ela já não custava 1,2 milhões de euros, mas sim 1,365, e a Lisboagás apenas pagaria 900 mil. Os restantes 465 mil ficavam a cargo do município e o prazo de execução ficava mais uma vez adiado, agora para o dia 4 de Setembro de 2013.
As obras tiveram de facto início logo a seguir, em Abril de 2013, arrastando-se a sua conclusão até ao Verão de 2014. A ponte, que já está pintada de laranja, a cor da Galp, situa-se junto à sede do grupo petrolífero, nas Torres de Lisboa

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...