segunda-feira, janeiro 12, 2015

Portal em português na China!


Nosso comentário:

Uma boa notícia que vem da China e que nos chega via e-mail através do OLP (Observatório da Língua Portuguesa).
Trata-se, quanto a nós, de uma notícia no mínimo interessante, já que é mais uma confirmação da importância da Língua Portuguesa no mundo.
Estamos a falar de uma grande potência, a China, que, ao abrir este Portal em português, confere aos países falantes da Língua de Camões, um estatuto de primeiríssima linha no contexto global.
Com este pequeno intróito, leiam a notícia e, se tiverem a noção da importância de tal facto, como eu tenho, façam o favor de não ficar só a olhar para o que os falantes de outras línguas fazem...
Olhem também para o tesouro que têm em casa, para os países falantes da nossa língua, as comunidades lusófonas espalhadas pelo mundo e, partilhem com eles a grandiosidade de falar e escrever sobre o que quiserem em PORTUGUÊS.

Fiquem bem

António Esperança Pereira


Jornal do PC chinês lançou portal em português

Jornal do PC chinês lançou portal em português

O Diário do Povo (ed. em linha), órgão central do Partido Comunista Chinês, lançou hoje um portal em português para "promover a comunicação e o intercâmbio" com os países de língua portuguesa.

08-01-2015
O novo portal propõe-se difundir "notícias de economia, política, sociedade, educação, cultura, desporto, ciência, turismo e outras áreas", assumindo-se como "um esforço para promover o intercâmbio e o entendimento entre os internautas de língua portuguesa e a China".
A iniciativa insere-se na "estratégia global de desenvolvimento do Diário do Povo online", que já tem também versões em inglês, russo, espanhol, japonês, árabe, alemão e coreano.
O lançamento da versão em português coincide com a abertura do primeiro encontro ministerial do Fórum China-CELAC (Comunidade dos Estados da América Latina e das Caraíbas), que reúne até sexta-feira em Pequim governantes de 34 países.
Além do Diário do Povo online, também a agência noticiosa oficial chinesa Xinhua e a Rádio Internacional da China têm um serviço em português.
O ensino do português na China registou grande desenvolvimento nos últimos anos devido às crescentes relações económicas e comerciais com os países de língua portuguesa, sobretudo Brasil, Angola e Portugal.
No início do século XXI, em todo o continente chinês havia apenas duas universidades com licenciaturas em português. Hoje há 18.
AC // VM - Lusa/Fim

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...