sábado, dezembro 11, 2010

ANGÚSTIAS DE UMA ADOLESCENTE



Com o título acima publiquei um documento interessante que pode interessar tanto aos pais de adolescentes, como aos professores, como aos próprios adolescentes...
São os tempos que antecedem o acesso ao ensino superior, a candidatura à Universidade.
Muito interessante mesmo.

SINOPSE:
Depoimento vivo e apaixonante que revela de uma maneira "sui generis" os tempos conturbados vividos por uma adolescente que precedem o acesso/ingresso ao/no ensino superior

Deixo um cheirinho com a INTRODUÇÃO ao livro, que pode ser também lida no meu link da Bubok editora em: http://lusito.bubok.pt
Clique no link e dê uma espreitadela;)

I.INTRODUÇÃO


Vivemos num mundo de comunicação TOTAL.
Por paradoxal que isto pareça, também é verdade que nunca as queixas de solidão foram tão dramaticamente evidentes…
Mundo complexo este em que vivemos onde cada vez com mais frequência mudam os factos e, com eles, a necessidade de encontrar explicações para as causas que se encontram na génese desses factos que provocam constantes e sucessivas mudanças.
Retiremos, no entanto, para ilustrar a imagem dos escritos contidos nas páginas que se seguem, a primeira parte do que acima se afirma:
“Vivemos num mundo de comunicação TOTAL”. Assim sendo é possível sentir o pulsar de alguém, os seus problemas as suas alegrias, também as suas angústias em qualquer parte do mundo.
Esta é mesmo a era da “comunicação” por excelência. Rádio, televisão, telefone, telefax, internet estão aí para confirmar isso mesmo. A sua implantação e evolução atingem desenvolvimentos espantosos em espaços de tempo mínimos.
E foi exactamente a INTERNET que possibilitou a recolha de desabafos espontâneos e sentidos sobre um tema que nos é muito caro:
“o ingresso no ensino superior”.
O realce vai para os dias e semanas, meses até que antecedem esse passo importante na vida de um/a jovem estudante na transição do ensino secundário para o ensino superior.
A alguns depoimentos anónimos que foram recolhidos tentou dar-se-lhes a consistência de um só.
Resultou assim uma espécie de “diário” real e verdadeiro das angústias sentidas por uma adolescente nesta transição.
Sendo que existe uma linguagem própria de quem utiliza a INTERNET e sabido que é crescente o número de pessoas que a entendem, tentou manter-se intacto muito do texto recolhido.
Até porque muitos símbolos, abreviaturas, etc. dão mais vida ao texto e podem ser indício de como se pode brincar com a língua portuguesa enriquecendo-a, adaptando-se ela própria (Língua Portuguesa) a novas gerações de utilizadores.
______________________________________________

Os meus parabéns se conseguiu ler a INTRODUÇÃO até ao fim, nem sempre há disponibilidade mental para tanto, eu sei o que isso é:)

Continuação de um óptimo fim de semana,

António E. Pereira

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...