Nos países europeus e Portugal não é excepção, as inspecções periódicas obrigam os condutores a manterem os seus veículos minimamente actuais ao nível dos travões, direcção, luzes, suspensões, bem como o funcionamento geral da mecânica, o que obriga os proprietários a realizar a actualizações anuais para garantir que são aprovados na próxima inspecção. Isto eventualmente incentiva-os a trocar o carro velho por outro mais recente, potencialmente mais seguro e limpo. Mas na Índia o problema mais grave não tem a ver com a segurança, mas sim com a poluição, uma vez que as maiores cidades como Nova Deli, que possui mais de 21 milhões de habitantes, geram filas intermináveis onde, por vezes, o condutor tem dificuldades até em ver o carro da frente, tal a poluição que existe no ar.
O Governo local está a incentivar a utilização de veículos eléctricos, não necessariamente para reduzir as emissões de CO2, ou a poluição em termos globais do país – uma vez que 75% da energia eléctrica produzida na Índia provém da queima de carvão – mas para diminuir a poluição no centro das grandes cidades e tornar o ar mais respirável. Os autocarros abandonaram os velhos motores a gasóleo pelo gás natural há mais de 20 anos, preparando-se agora para trocá-los novamente por modelos eléctricos, mas tudo indica que o maior esforço está concentrado em retirar os carros velhos das ruas da cidade.
A partir dos 15 anos, para os veículos com motor a gasolina, e dos 10 anos para os diesel, deixa de ser possível abastecer de combustível nas estações de serviço. E, para garantir que ninguém contorna a nova legislação, as autoridades instalaram câmaras em todas as bombas com o objetivo de identificar as matrículas e, através delas, a idade dos veículos. A medida passou a ser imposta a partir de 1 de Março e os responsáveis governamentais esperam que retire da circulação – ou pelo menos das grandes cidades – os veículos com mais idade.
-------//-------
Fiquem bem,
Visitem meus livros clicando no link da Editora:
Sem comentários:
Enviar um comentário