Embora seja raro um pneu rebentar em plena condução, pode acontecer. E quando acontece, pode dever-se, em grande parte, à falta de manutenção dos pneus. Mas existem outros fatores. Saiba como agir, antes de chamar a assistência em viagem.
Que fatores podem provocar o rebentar de um pneu?
As tecnologias e materiais utilizados na conceção e fabrico de pneus tem evoluído significativamente, oferecendo maior segurança. Este fator torna raro o rebentamento de pneus, mas existem causas que contribuem para a sua ocorrência:
- Mau estado dos pneus, devido à falta de manutenção
- O calor, que pode levar a um maior desgaste do pneu
- Excesso de carga e de velocidade do veículo
- Falta de verificação da pressão de ar dos pneus
- Passar por cima de buracos ou objetos, como um prego ou rasgar o pneu
Como saber se o pneu rebentou?
Se estiver a conduzir e o pneu rebentar, há sinais de alerta:
- Ouve-se e sente-se uma espécie de pancada
- Vibração na suspensão e direção do veículo
- Se o rebentamento se der num dos pneus dianteiros, geralmente a viatura começa a virar para o lado do pneu rebentado
- Caso o pneu rebentado esteja na parte de trás do carro, o veículo vai “deslizar” a traseira para o lado em que se encontra o pneu danificado.
Como agir se o pneu rebentar ao conduzir?
Se o pneu rebentar na estrada, é essencial manter a calma e agir da seguinte forma:
- Ligue as luzes de emergência
- Não faça movimentos bruscos com o volante
- Não trave bruscamente
- Reduza a velocidade através da caixa de velocidades
- Mantenha o veículo em linha reta, mesmo que ele tenda a virar para o lado do pneu furado
- Quando o veículo estiver sob o seu domínio, saia com cuidado para a berma e sinalize-o
Fiquem bem
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UM PAÍS SUBMISSO - PORTUGAL DA TROIKA | António Esperança Pereira (bubok.pt)
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