quarta-feira, setembro 27, 2023

França põe o pé no travão: combustíveis passam a "preço de custo"

 


NURPHOTO


Emmanuel Macron conseguiu exercer pressão sob as petrolíferas para chegar a um acordo: 120 mil operações em quatro mil bombas de abastecimento para aliviar os preços do combustível às famílias francesas.

O Governo francês encontrou novas soluções para aliviar as famílias cada vez mais “estranguladas” com o preço dos combustíveis. Desta forma, haverá mais de 120 mil operações em mais de 4000 postos de gasolina, em que os combustíveis serão disponibilizados a preço de custo.

O Governo francês exerceu pressão sob a indústria petrolífera, dado que com o preço dos combustíveis estavam já a rondar os dois euros por litro e as dificuldades dos franceses são crescentes.

Apesar do aviso das petrolíferas - que alertava que a venda ao preço de custo permitiria apenas uma baixa na ordem de um cêntimo por litro - o Governo conseguiu negociar.

Não conseguindo convencê-los a vender com prejuízo, Emmanuel Macron, presidente francês, conseguiu que os distribuidores de combustíveis os vendessem “a preço de custo” para reduzir a conta dos franceses na bomba, durante uma reunião esta terça-feira em Matignon.

O governo anunciou, assim, que "cerca de 120 mil operações" a preço de custo "em quatro mil postos" até ao final do ano, segundo a BFM.

"É complementar ao cheque de 100 euros do Estado que será concedido, à semelhança do ano passado, na próxima primavera, às famílias com baixos rendimentos que necessitem de automóvel para irem trabalhar, e que representa um desconto de cerca de 20 cêntimos por litro", acrescentou o governo.

As marcas Carrefour, Leclerc comprometeram-se a realizar as tais operações todos os dias. Já Casino, Cora e Intermarché irão realizá-las dois fins de semana por mês.

Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

UM PAÍS SUBMISSO - PORTUGAL DA TROIKA | António Esperança Pereira (bubok.pt)

quinta-feira, setembro 21, 2023

Portugal sobe ao oitavo lugar do ranking FIFA

 


Portugal sobe ao oitavo lugar do ranking FIFA© Maisfutebol

Portugal ascendeu ao oitavo lugar do ranking FIFA, na atualização mais recente, anunciada esta quinta-feira.

A seleção nacional subiu uma posição, por troca com a Itália, que desceu ao nono lugar. Esta é mesmo a única mudança no top-10.

O ranking continua a ser liderado pela Argentina.

Portugal está há quase nove anos, mais especificamente 104 meses, no top-10 do ranking mundial.

O top-10 do ranking FIFA:

1. Argentina 1851.41 pontos

2. França 1840.76

3. Brasil 1837.61

4. Inglaterra 1794.34

5. Bélgica 1792.64

6. Croácia 1747.83

7. Países Baixos 1743.15

8. PORTUGAL 1728.58

9. Itália 1727.37

10. Espanha 1710.72

Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

UM PAÍS SUBMISSO - PORTUGAL DA TROIKA | António Esperança Pereira (bubok.pt)

sexta-feira, setembro 15, 2023

11 anos para devolver os sentidos à avenida

 


As obras nas laterais da Avenida da Liberdade começaram no final de agosto e vão durar quatro meses.

Depois de vários avanços e recuos, as obras para repor os sentidos de trânsito nas vias laterais da Avenida da Liberdade arrancaram a 28 de agosto e prometem pôr fim a uma situação há muito criticada.

Com um custo estimado de 522 542,56 euros, a empreitada vai durar quatro meses e será realizada em quatro fases (cada uma deverá durar entre cinco e dez dias) para minimizar o impacto no trânsito naquela artéria da capital.

Além da reposição dos sentidos de trânsito nas laterias da Avenida da Liberdade, esta obra prevê ainda a repavimentação das zonas intervencionadas e a renovação da sinalização vertical e luminosa.

De acordo a Câmara Municipal de Lisboa, esta obra vai permitir uma “melhor circulação rodoviária, mobilidade suave mais simples e segura e modernização da rede semafórica”.


Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

UM PAÍS SUBMISSO - PORTUGAL DA TROIKA | António Esperança Pereira (bubok.pt)

terça-feira, setembro 12, 2023

António Costa no Chile evoca o 25 de Abril e afirma que as ditaduras têm sempre um fim

 

O primeiro-ministro evocou esta segunda-feira o 25 de Abril em Portugal nas cerimónias dos 50 anos do golpe de estado do general Augusto Pinochet que derrubou a democracia chilena e defendeu que as ditaduras têm sempre um fim. António Costa assumiu estas posições à chegada ao Palácio de La Moneda, sede do Governo chileno, onde estão a decorrer as cerimónias dos 50 anos do golpe militar que, em 11 de setembro de 1973, pôs fim ao regime democrático do Chile.

"Foi com muito gosto que aceitei o convite do Presidente do Chile, Gabriel Boric, para estar presente nestas cerimónias. Hoje é um dia muito importante -- um dia para se recordar que a democracia se conquista todos os dias e que todos os dias temos de reforçar a democracia para que permaneça viva", declarou o primeiro-ministro, numa breve mensagem em espanhol.

António Costa considerou que hoje "é um dia para se recordar que, se as democracias nunca estão adquiridas, também as ditaduras têm sempre um fim". "Podem durar mais, podem durar menos, mas as ditaduras nunca são solução e, por isso, sempre têm um fim", sustentou, antes de mencionar o caso português com o 25 de Abril de 1974 e o fim do regime do Estado Novo.

"Neste ano, em que celebramos os 50 anos do golpe militar no Chile, vamos também celebrar dentro de alguns meses os 50 anos da revolução dos cravos, que pôs fim a uma ditadura de 48 anos em Portugal e que abriu o país ao desenvolvimento, à integração europeia, à paz e a uma relação com todos os países do mundo, numa cooperação multilateral muito intensa", declarou.


IVAN ALVARADO/Reuters

O primeiro-ministro referiu-se depois a Salvador Allende, Presidente chileno democraticamente eleito, socialista, que, no dia do golpe militar, pôs termo à sua vida, antes de ser apanhado pelas tropas do general Pinochet no Palácio de La Moneda. "O espírito de Salvador Allende será sempre uma referência para todos os que amam a liberdade e a democracia. Essa é a mensagem mais importante que hoje temos a dar. A democracia precisa sempre de quem a defenda, de quem a promova. Só se defende a democracia com mais democracia", acrescentou.

Além de António Costa, estarão presentes nas cerimónias os presidentes do México, López Obrador, da Colômbia, Gustavo Petro, da Argentina, Alberto Fernández, e do Uruguai, Luís Lacalle Pou, assim como dezenas de destacadas figuras políticas, caso do antigo líder do Governo espanhol Felipe González.

O programa começou com uma receção por parte do chefe de Estado chileno no Palácio La Moneda. Juntamente com outros convidados estrangeiros, António Costa tomou aí o seu pequeno-almoço e esteve depois num passeio conjunto pelo palácio. O primeiro ato solene comemorativo dos 50 anos do golpe vai incluir um momento cultural e uma breve intervenção da senadora Isabel Allende. Hora e meia depois, terá então início um segundo ato comemorativo, na Praça da Constituição, com o discurso do Presidente do Chile.

Ainda na manhã desta segunda-feira em Santiago do Chile, será assinada pelos chefes de Estado presentes na cerimónia e pelo primeiro-ministro português uma "Declaração de Compromisso com a Democracia".

Antes de regressar a Lisboa, ao início da tarde, António Costa reúne-se a sós com o Presidente do Chile. Um encontro onde o líder do executivo português espera discutir as condições para um aumento da cooperação económica ao nível bilateral, sobretudo em domínios como as energias e o agroalimentar.


Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

UM PAÍS SUBMISSO - PORTUGAL DA TROIKA | António Esperança Pereira (bubok.pt)




quinta-feira, setembro 07, 2023

O QUE FAZER SE UM PNEU REBENTAR AO CONDUZIR?

Foto tirada aleatoriamente da Internet

Embora seja raro um pneu rebentar em plena condução, pode acontecer. E quando acontece, pode dever-se, em grande parte, à falta de manutenção dos pneus. Mas existem outros fatores. Saiba como agir, antes de chamar a assistência em viagem.

Que fatores podem provocar o rebentar de um pneu?

As tecnologias e materiais utilizados na conceção e fabrico de pneus tem evoluído significativamente, oferecendo maior segurança. Este fator torna raro o rebentamento de pneus, mas existem causas que contribuem para a sua ocorrência:

Como saber se o pneu rebentou?

Se estiver a conduzir e o pneu rebentar, há sinais de alerta:

  • Ouve-se e sente-se uma espécie de pancada
  • Vibração na suspensão e direção do veículo
  • Se o rebentamento se der num dos pneus dianteiros, geralmente a viatura começa a virar para o lado do pneu rebentado
  • Caso o pneu rebentado esteja na parte de trás do carro, o veículo vai “deslizar” a traseira para o lado em que se encontra o pneu danificado.

Como agir se o pneu rebentar ao conduzir?

Se o pneu rebentar na estrada, é essencial manter a calma e agir da seguinte forma:


Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

UM PAÍS SUBMISSO - PORTUGAL DA TROIKA | António Esperança Pereira (bubok.pt)


segunda-feira, setembro 04, 2023

CTT esperam mais mudanças nos Certificados de Aforro

 

João Bento, CEO dos CTT.© Swipe News, SA

João Bento acredita que o Governo vai voltar a mudar os Certificados de Aforro. Poucos meses depois de o Ministério das Finanças ter alterado as condições deste produto de poupança do Estado, baixando a remuneração, o presidente executivo dos CTT, que gerem um dos principais canais de distribuição de dívida pública aos aforradores, revela aguardar com expectativa novas mudanças no regime daqueles produtos financeiros. Ver perfil Mais sobre a empresa

À margem de um evento promovido pelos CTT e pela EDP na semana passada, o ECO fez perguntas ao gestor sobre o novo regime dos Certificados, que também prevê a possibilidade de os bancos poderem vender estes produtos de dívida, o que até junho não era possível. João Bento começou por admitir que o contrato entre os CTT e o Estado não prevê exclusividade e, depois, admitiu que “não é muito normal que os bancos tenham interesse em colocar este tipo de produtos”, pois “competem com produtos de poupança que são para os bancos bastante mais interessantes”.

Dito isto, o líder dos Correios afirmou: “Nós somos o sítio e queremos afirmar-nos cada vez mais como o sítio mais normal para os portugueses colocarem as suas poupanças, quer no Banco CTT, quer, no caso da dívida pública, nos CTT. Portanto, os produtos que existem neste momento são estes. Acreditamos que venham a ser alterados, quer na remuneração que dão, quer nos montantes máximos que têm”, atirou, dizendo que aguarda essas alterações “com expectativa”.

O ECO contactou o Ministério das Finanças, no sentido de apurar se o Governo tenciona voltar a mexer nos Certificados de Aforro, mas não foi possível obter resposta até ao fecho deste artigo.

João Bento disse encarar as alterações promovidas pelo Governo “com naturalidade”, pois “este produto, que é um produto de curto prazo, tinha ficado muito caro” para o Estado, depois de os portugueses terem aplicado montantes recorde nos Certificados até maio. Nesse mês, as famílias compraram 2,2 mil milhões de euros em Certificados e, depois das alterações, as subscrições afundaram 70% em junho (face a maio).

Em julho, as subscrições ficaram-se pelos 670 milhões, uma quebra de 85% face à média dos primeiros cinco meses do ano. O CEO dos CTT disse ainda que o Governo “teve a oportunidade” de explicar estes argumentos à empresa.

Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

UM PAÍS SUBMISSO - PORTUGAL DA TROIKA | António Esperança Pereira (bubok.pt)

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...