E se lhe dissermos que Portugal tem balões iguais aos que a China enviou para os Estados Unidos? Sim, é verdade, e todos os dias são utilizados, mas não para fins militares.
O presidente do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explica à CNN Portugal que todos os dias são lançados pelo menos três balões destes, os chamados balões meteorológicos, que também podem ter outro propósito: o da espionagem. De Lisboa, Funchal e Terceira são lançados balões todos os dias, sendo que na capital há vezes em que se lançam dois.
A China já veio dizer que o balão em causa não é um balão-espião mas sim um balão meteorológico parecido com os portugueses. Mas os Estados Unidos parecem desconfiar das reais intenções do objeto, acompanhando de perto o seu percurso, que deve continuar a fazer-se por território norte-americano nos próximos dias.
Um caso que “não é normal nem habitual”. É assim que o general Leonel de Carvalho descreve à CNN Portugal a passagem do balão-espião que teve origem na China e que foi detetado pelos Estados Unidos, onde ainda se encontra.
A utilização deste objeto para estes fins de espionagem é fora do normal, até porque há meios melhores e mais eficazes de recolher informação, nomeadamente os satélites que a China tem em órbita, alguns dos quais com alcance do território norte-americano. No entanto, há uma pequena explicação que pode justificar a utilização deste balão, que a China garante ser para fins meteorológicos: o preço.
Fiquem bem
Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado
Net...Net...Tempo Incerto | António Esperança Pereira - Bubok
Sem comentários:
Enviar um comentário