quarta-feira, fevereiro 22, 2023

Moçambique em alerta vermelho devido às cheias e à chegada do ciclone Freddy

 

Moçambique em alerta vermelho devido às cheias e à chegada do ciclone Freddy

© LUSA

O Conselho de Ministros moçambicano decretou ontem o alerta vermelho para facilitar o apoio às populações afectadas pelas cheias, numa altura em que o ciclone Freddy está a aproximar-se do litoral do país depois de ter varrido Madagáscar onde provocou 4 mortos e mais de 16 mil sinistrados. Filimão Suze, porta-voz do conselho de ministros indicou que através do mecanismo desencadeado ontem, os procedimentos de requisição civil para acções de resgate ficam mais simples.

“Com o alerta vermelho abre-se espaço para que, com muito maior flexibilidade e simplificação de procedimentos, o Governo possa lançar mão a mecanismos para minimizar o sofrimento”, indicou este responsável referindo a título de exemplo que ficam facilitados procedimentos como a requisição civil que devam rapidamente “envolver mais meios e pessoas” em operações de resgate.

Segundo um último balanço apresentado ontem no final do dia, aumentou para 95 o número de óbitos desde o início da época chuvosa em Outubro, 11 dessas mortes tendo ocorrido entre os dias 7 e 20 de Fevereiro devido às cheias que continuam na província e cidade de Maputo. De acordo com as autoridades, as cheias destas últimas semanas na zona sul afectaram igualmente um pouco mais de 43 mil pessoas, o ministro da Saúde, Armindo Tiago, tendo por outro lado confirmado a existência de um surto de cólera que provocou 37 mortos e infectou mais de 5.200 pessoas devido à época chuvosa.

Ao anunciar que vai dar início a uma campanha de vacinação contra esta doença no próximo dia 26 de Fevereiro, com o objectivo de abranger um pouco mais de 700 mil pessoas em oito distritos das províncias de Niassa, Sofala, Zambézia e Gaza, o governante não deixou de apelar as comunidades à vigilância perante a chegada possivelmente na noite de quinta para sexta-feira do ciclone Freddy na zona centro-sul do país.

É desconhecida, para já, a força que deveria ter o ciclone quando chegar junto do território moçambicano. O que se sabe é que apesar de não ter causado danos significativos nas ilhas Maurícias e na ilha da Reunião aquando da sua passagem no começo da semana, o ciclone Freddy matou 4 pessoas e afectou mais de 16 mil pessoas quando varreu ontem a região leste de Madagáscar.

Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

Net...Net...Tempo Incerto | António Esperança Pereira - Bubok

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...