quinta-feira, julho 29, 2021

Censos 2021 revela que somos hoje menos 2% que em 2011

 


"São dados que não são surpreendentes. O país vive há duas décadas num lento, mas estrutural processo de concentração urbana nas duas áreas metropolitanas [Lisboa e Porto]. Mas dentro das áreas metropolitanas, vivem muitos dos mesmos dualismos que sentimos no próprio país, entre as áreas metropolitanas e o resto do país", afirmou Vítor Rodrigues.

Em declarações à agência Lusa, o presidente da AMP refere que há igualmente o dualismo das cidades centrais (Lisboa e Porto) que perderam população, o que significa, segundo o também presidente da câmara de Gaia, "o reforço da tendência, do designado, efeito `donut`", a que se assiste há décadas.

"E depois [há] o crescimento de um primeiro anel periférico, onde está Vila Nova de Gaia, que se percebe que ainda vai crescendo, mais do que à custa da natalidade, à custa das migrações internas que vão existindo e que vão acabando por decorrer do próprio esvaziamento dos centros urbanos", afirmou o autarca.

Segundo o presidente da AMP, há depois "um terceiro anel, que é o anel de todos os outros municípios, que estão em perda" de população.

"Só temos possibilidades de ver crescer a população se tivermos estratégias consolidadas de atratividade de população autóctone, nossa, portuguesa, que circula, que vai para um concelho do interior ou da periferia, [não] porque tem lá mais um pavilhão ou um auditório, [mas] porque há emprego, há boas condições de vida, há qualidade de vida", defendeu Vítor Rodrigues.

O presidente da AMP entende que o facto de Lisboa e do Porto perderem população devia levar a questionar "o modelo de desenvolvimento" atual e pede que seja feita uma reflexão.

"Porque razão é que todas as faculdades de uma universidade têm de estar no centro das áreas metropolitanas? Porque razão é que o terciário tem de estar todo concentrado no centro das áreas metropolitanas? É uma reflexão que se fará melhor quando houver regionalização", declarou o presidente da AMP.

Na Área Metropolitana de Lisboa, que tem 2.871.133 (mais 49.257 habitantes do que há dez anos), apenas quatro dos 18 municípios da região perderam população (Amadora, Lisboa, Barreiro e Oeiras), enquanto no Porto, com 1.737.395 habitantes (menos 22.129), só cinco dos 17 municípios evitaram a quebra.

O distrito do Porto perdeu na última década 30.519 habitantes em 13 dos 18 municípios, sobretudo em Baião, Amarante e Marco de Canaveses, mas também no concelho do Porto, que tem menos 5.629 residentes.

O concelho do Porto, capital de distrito, perdeu 2,4% da população: passou de 237.591 residentes em 2011 para 231.962 em 2021, o que representa uma diminuição de 5.629 habitantes.

Portugal tem 10.347.892 residentes, menos 214.286 do que em 2011, segundo os resultados preliminares dos censos 2021, hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

Trata-se de uma quebra de 2% relativamente a 2011, consequência de um saldo natural negativo (-250.066 pessoas, segundo os dados provisórios).

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

sábado, julho 24, 2021

Arouca e Coimbra com dois dos melhores locais do Mundo

 

Em 100 locais escolhidos pela prestigiada revista, dois são em Portugal. Coimbra, pelo chamado "Hotel do Sono" e Arouca, pela ponte suspensa sobre o rio Paiva

© Boa Cama Boa Mesa

É apenas a terceira vez que a revista Time faz uma lista dos Melhores Locais do Mundo, que destaca 100 destinos turísticos extraordinários. Este ano, Portugal teve direito a duas distinções, numa lista onde pontificam os quatro cantos do Mundo. Coimbra, graças ao recentemente inaugurado Hästens Sleep Spa CBR Boutique Hotel, em plena baixa da cidade e Arouca, devido à impressionante Ponte 516 Arouca que atravessa um dos mais bravos rios da Europa, o Paiva.

Hästens Sleep Spa - CBR Boutique Hotel© FRANCISCO RIVOTTI Hästens Sleep Spa - CBR Boutique Hotel

Sobre o Hästens Sleep Spa CBR Boutique Hotel a prestigiada revista começa por fazer um enquadramento histórico da cidade, assinalando que, com vista para o Mondego, chegou uma nova atração. O primeiro hotel da marca de camas Hästens, “com apenas 15 quartos, visa proporcionar um sono superior, oferecendo camas super sustentáveis com sistemas de colchão de três molas”.

No artigo de apresentação do hotel, no Boa Cama Boa Mesa, pode ler-se que é “uma “experiência de sono superlativa” que permite descansar como “numa nuvem”, valorizando o descanso e ajudando o corpo a relaxar totalmente. A proposta incomum é do Hästens Sleep Spa - CBR Boutique Hotel, que escolheu a cidade dos estudantes, Coimbra, para instalar o primeiro espaço deste novo conceito, prestando assim também homenagem à Biblioteca Joanina, uma das mais originais e espetaculares bibliotecas barrocas europeias”.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

domingo, julho 18, 2021

"Titane" vence Palma de Ouro do festival de Cannes

 


Mathieu Rocher, Euronews

O filme “Titane”, da realizadora francesa Julie Ducournau recebeu hoje a Palma de Ouro da 74.ª edição do festival de cinema de Cannes, o prémio máximo do certame, na cerimónia que terminou esta noite.Segundo a lista de vencedores o Grande Prémio foi para dois filmes, “A Hero” do realizador iraniano Asghar Farhadi, e “Hytti NRO 6", do finlandês Juho Kuosmanen.

O Prémio do Júri distinguiu também duas obras, "Ahed's Knee" do director Nadav Lapid (Israel) e "Memoria" do director Apichatpong Weerasethakul (Tailândia).

O prémio de realização foi para Leos Carax, pelo filme “Annette”, de França, com o de melhor ator a ser atribuído ao americano Caleb Landry Jones pela interpretação no filme francês “Nitram”.

A melhor interpretação feminina foi para a atriz norueguesa Renate Reinsveve, em “Julie em 12 capítulos”.

Ryusuke Hamaguchi, com "Drive my car" (Japão), recebeu o prémio de melhor argumento, e a realizadora Antoneta Alamat Kusijanovic (Croácia) ganhou o prémio Câmara de Ouro, com “Murina”.

A Palma de Ouro para curta-metragem distinguiu o filme “Todos os Corvos do Mundo" do realizador Tang Yi (Hong Kong), com “O céu do mês de agosto”, de Jasmin Tenucci (Brasil) a receber uma menção especial na mesma categoria.

O português Diogo Salgado competia na categoria de curta-metragem com o filme “Noite Turva”, o primeiro filme do realizador.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

terça-feira, julho 13, 2021

Rui Costa na presidência e a "amargura" de Vieira: "Fizeram isso?"

Breve nota do autor do blogue: 

Como diz o título do meu último livro "A VER O QUE SAI..." assim estou eu ante mais um mediático acontecimento público à "boa maneira" da justiça portuguesa. Uma justiça em que o segredo da mesma passa por tudo quanto é jornal, televisão, pasquim, internet, etc etc. ou seja uma devassa tal na praça pública dos ainda arguidos que a sua reputação mesmo que fique nos Se's, nos "talvez"...em boa verdade se diga que fica seriamente abalada.
Pois bem caro leitor, seja ou não simpatizante dos arguidos visados, tem de concordar que algo está mal nos métodos usados pelo Poder Judicial neste país. Julgar sim, segredo de justiça sim, devassa na praça pública não. Seja que arguido for, de que processo for, merece discrição, respeito, direito a ser ouvido com imparcialidade.



Global Imagens Confira os três pontos-chave da entrevista do advogado de Luís Filipe Vieira à TVI.

O advogado de Luís Filipe Vieira, Magalhães e Silva, concedeu, nesta segunda-feira, uma entrevista à TVI, onde deixou alguns pontos-chave sobre a "inocência" do ex-presidente do Benfica e abordou um possível regresso do antigo dirigente ao bastião das águias.

Magalhães e Silva revelou ainda de que havia contactos com a Adidas para que a marca alemã se tornasse uma das acionistas da SAD encarnada.

A maneira como Rui Costa chega à presidência:  Ele só soube disso na tarde de sábado. Esteve incomunicável na tarde de sexta-feira e a última coisa que lhe diria era isso antes do interrogatório. A exclamação dele foi: 'fizeram isso?', com ar de amargura e não disse rigorosamente mais nada. Disse-lhe que tem de entender que o mundo é o que é e a conversa acabou aí. Deixei-o estar sossegado para digerir essa situação.

Vieira é inocente?  Nunca sei se um cliente é inocente, posso é saber se há elementos que permitam culpá-lo do que quer que seja. Na linguagem comum, não tenho sombra de dúvida que Luís Filipe Vieira é inocente dos factos que lhe estão a ser imputados, não tenho dúvida nenhuma.

OPA: O que estava em cima da mesa era criar um modelo semelhante ao do Bayern. O Benfica ficava com a maioria do capital e dois ou três grandes investidores que servisse de guarda pretoriana para defender a SAD e o capital da SAD. Havia já contactos com a Adidas, dois investidores importantes, dos quais um era uma grande seguradora internacional para, com a OPA, se comprar a totalidade de capital que faltava ao Benfica e depois ter esses investidores como tem o Bayern. Mas o modo como foi feito... Não foi bem feito do ponto de vista técnico e jurídico. Muito compreensivelmente a CMVM chumbou a operação.

Leia Também: Vieira vai retomar ao Benfica? "É uma coisa que ele está a ponderar"

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

sexta-feira, julho 09, 2021

O que fazer se passar numa Via Verde ou SCUT sem identificador

Passou numa Via Verde ou SCUT sem o identificador, porque se enganou na via ou porque se esqueceu do dispositivo? O primeiro passo a dar é visitar o portal Pagamento de Portagens. Este portal, criado em 2015 pela Via Verde, permite que os utentes das estradas — sejam ou não aderentes ao sistema Via Verde — consultem as portagens em dívida 48 horas após a passagem e procedam ao seu pagamento

O portal divide-se em duas áreas: uma que permite confirmar se se tem valores em dívida e outra destinada a quem já recebeu uma notificação de dívida, permitindo o seu pagamento. Apenas é necessário inserir a matrícula, a data da viagem sem o aparelho identificador de Via Verde, o nome completo, número fiscal (NIF), código postal, localidade e morada completa. É gerada automaticamente uma referência multibanco que permite efetuar o pagamento e evitar que a dívida em causa chegue até à Autoridade Tributária (AT).

Porém, se passar numa Via Verde sem identificador numa autoestrada com concessão Ascendi ou Via Livre, não é possível efetuar o pagamento através deste portal.

O que acontece caso não pague o valor em dívida?

Passar numa Via Verde ou SCUT sem identificador pode acontecer a qualquer um. Mas, como vimos, há solução.

Contudo, se a dívida não for paga mesmo depois de recebida a notificação da concessionária via postal, há consequências. Esta situação passa a ser gerida pela AT, que avançará com um processo de execução fiscal.

Nestes casos, o condutor terá de pagar o valor da taxa de portagem e os custos administrativos de abertura do processo. Além disso, será ainda aberto um processo de contraordenação, cuja respetiva multa corresponde, no mínimo, a 7,5 vezes o valor da portagem (nunca inferior a 25€).

A este valor, acrescem ainda os custos administrativos correspondentes ao não pagamento da portagem, mais o valor da taxa de portagem em dívida.


Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...