quinta-feira, abril 29, 2021

"situação não está ultrapassada"


 No final do conselho de ministros, o chefe do executivo explicou que o país se mantém "no quadrante verde" da matriz de risco.

Principais decisões
As fronteiras terrestres com Espanha vão reabrir no sábado.
Restaurantes, cafés e pastelarias vão poder estar abertos até às 22:30 a partir de sábado.

A generalidade dos estabelecimentos comerciais e os centros comerciais vão poder ficar abertos até às 19:00 aos fins de semana e feriados e o novo horário aplica-se já a partir deste sábado.

Os "espectáculos culturais" passam a ter as 22:30 como hora limite, a partir de sábado.

O Governo decidiu também decretar uma cerca sanitária às freguesias de São Teotónio e de Almograve, no concelho de Odemira, devido à elevada incidência de casos de covid-19, sobretudo em trabalhadores do setor agrícola.

Oito concelhos dos 278 existentes em Portugal continental não avançam para a quarta e última fase do atual plano de desconfinamento, a partir de sábado, no âmbito do estado de calamidade devido à pandemia, anunciou ainda o primeiro-ministro.

O uso de máscara de proteção contra a pandemia de covid-19 deve continuar a ser obrigatório até ao final do verão, quando se prevê a obtenção de imunidade de grupo, segundo o primeiro-ministro.

O Governo vai manter este ano as mesmas regras para o acesso às praias que estabeleceu em 2020 devido à pandemia de covid-19.

Está confirmada a retoma das modalidades desportivas de alto risco, bem como o regresso à competição dos escalões de formação a partir de sábado, na quarta fase de desconfinamento.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui:

Poemas deste mundo e de outro | António Esperança Pereira - Bubok


segunda-feira, abril 19, 2021

Liga "divisionista" de uma suposta Europa

Breve nota do autor do blogue: Cheira-me a esturro desde a primeira palavra que ouvi a respeito da "coisa". Cheira-me a divisionismo, cheira-me a total fim daquilo que ainda chamamos desporto FUTEBOL. Os milhões, as apostas, as dúvidas que já são mais que muitas sobre fraudes. Melhorem mas é o que já existe em vez de deixarem que se deteriore em nome de interesses sabe-se lá com que fins. Quanto à Europa, creio que tem um caminho a percorrer no imediato. Ou o percorre e os países que a integram sabem bem o que querem, ou fica-se a ver navios com um sonho que não passou disso. Claro que não me refiro só a futebóis, entenda-se. 

Fiquem bem,

António Esperança Pereira


 Clube da Luz assume a mesma posição que Sporting e FC Porto.

© Carl Recine

O Benfica mantém-se contra a criação de uma Superliga europeia de futebol, anunciada no sábado por 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália, confirmou esta segunda-feira à Lusa fonte oficial dos 'encarnados'.

Questionada pela Lusa, a mesma fonte recordou a posição defendida pelo clube, em novembro de 2020, pelo administrador da SAD Domingos Soares de Oliveira, em entrevista ao portal 'Off the Pitch', reconhecendo que um convite para a integração seria difícil de recusar.

"A minha opinião é contrária, mesmo que o Benfica fosse um dos clubes representados na SuperLiga europeia. Se acontecer [o convite] quase nem é preciso pensar, mas preferia que não acontecesse", disse, na altura, Domingos Soares de Oliveira.

Superliga europeia anunciada por 12 clubes

No sábado, 12 dos principais clubes de Espanha, Inglaterra e Itália anunciaram a criação de uma competição de elite, concorrente da Liga dos Campeões, em oposição à UEFA, às federações nacionais e a vários outros emblemas.

AC Milan, Arsenal, Atlético de Madrid, Chelsea, FC Barcelona, Inter Milão, Juventus, Liverpool, Manchester City, Manchester United, Real Madrid e Tottenham "uniram-se na qualidade de clubes fundadores" da Superliga, indica o comunicado, acrescentando que a competição vai iniciar-se "o mais brevemente possível".

Os promotores da Superliga adiantam que a prova será disputada por 20 clubes, pois, aos 15 fundadores -- apesar de terem sido anunciados apenas 12 -, juntar-se-ão mais cinco clubes, qualificados anualmente, com base no desempenho da época anterior.

A época arrancará em agosto, com dois grupos de 10 equipas e os jogos, em casa e fora, serão realizados a meio da semana, mas todos os clubes participantes continuarão a disputar as respetivas ligas nacionais.

Os três primeiros classificados de cada grupo e os vencedores de um 'play-off' entre o quarto e o quinto posicionados disputarão os quartos de final, em duas mãos, seguindo-se a fase a eliminar até ao jogo decisivo, em terreno neutro.

O comunicado dos 12 clubes surgiu no mesmo dia em que a UEFA reafirmou que excluirá os clubes que integrem uma eventual Superliga europeia de futebol, e que tomará "todas as medidas necessárias, a nível judicial e desportivo" para inviabilizar a criação de um "projeto cínico".

Na luta contra a pretensão de alguns dos mais poderosos clubes da Europa, a UEFA disse contar com o apoio das federações de Inglaterra, Espanha e Itália, bem como das ligas de futebol destes três países.

A UEFA deve anunciar hoje o novo formato das competições europeias a partir da época 2024, sendo esperado uma alteração no modelo da Liga dos Campeões e um aumento para 36 equipas.

Em janeiro, a FIFA já tinha avisado, num comunicado conjunto com as confederações do futebol mundial, que impediria de participar nas suas competições qualquer clube ou jogador que integrasse uma eventual competição de elite, disputada por convite por alguns dos maiores clubes europeus.

quarta-feira, abril 14, 2021

Sofagate: Von der Leyen ficou sem cadeira numa reunião com Erdogan.

 


Breve nota do autor do blogue: Aí está um caso bicudo. A Presidente da Comissão Europeia ficou sem cadeira no encontro com o líder turco Erdogan. Pelas imagens televisivas de facto é visível a "nossa" Presidente ficar sem cadeira e ir modestamente sentar-se no sofá mais à mão.

Coisas que acontecem nos protocolos e que no meu tempo eram tratadas como questões relacionadas com o "prestígio" das entidades públicas em causa.

Ora, não restam dúvidas, e para além do respeito que normalmente é devido às senhoras, que deveria haver uma cadeira prestigiante para a Presidente Ursula Von der Leyen. E não houve.

E mais não digo.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira


Charles Michel, presidente do Conselho Europeu, pediu desculpa a Ursula Von der Leyen pela falta de reação ao que chamou de "desplante diplomático".

Em causa está o encontro de Von der Leyen e Charles Michel em Ancara com o Presidente turco onde a presidente da Comissão Europeia não teve direito a uma cadeira.

Michel terá pedido "solenemente" desculpa a Von der Leyen pelo incidente, mas também a todas as mulheres que se sentiram ofendidas.

De acordo com a agência France-Presse o pedido foi apresentado numa reunião de quase duas horas à porta fechada e só terá acontecido depois das famílias políticas do Parlamento Europeu terem apelado a Von der Leyen e a Michel para porem fim à polémica.

quinta-feira, abril 08, 2021

Poema de Frei António das Chagas



Nota breve do autor do blogue:

Aí está um belo poema do século XVII da autoria de Frei António das Chagas. Marcado pelo estilo Barroco, não deixa de ser um trabalho de mestre. Os versos barrocos são caraterizados por utilizarem uma linguagem rebuscada, elaborada, com muitos detalhes. Há também o emprego de muitas figuras de linguagem fazendo um verdadeiro jogo com as palavras. Todavia, goste-se ou não do estilo, a arte poética está lá e de que maneira!!!

Obrigado a quem me enviou via email este belo poema para o relembrar e divulgar aqui no blogue.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira

------------------------------------------------------------------------------------


Extraordinário soneto do século XVII

  

No século XVII, época do Barroco, os artistas eram dados a estes jogos. Às vezes até se ficavam pelos trocadilhos, não curando dos assuntos. Mas este tem assunto bem recheado de saber. Foi escrito no século XVII por Frei António das Chagas (António Fonseca Soares).

 


CONTA E TEMPO

Deus pede estrita conta de meu tempo.
E eu vou, do meu tempo, dar-lhe conta.
Mas, como dar, sem tempo, tanta
 conta,
 

Eu, que gastei, sem conta, tanto tempo?


Para dar minha conta feita a tempo,
O tempo me foi dado, e não fiz conta.
Não quis, sobrando tempo, fazer conta.
Hoje, quero fazer conta, e não há tempo.

Oh, vós, que tendes tempo sem ter conta,
Não gasteis vosso tempo em passatempo.
Cuidai, enquanto é tempo, em fazer conta!

Pois, aqueles que, sem conta, gastam tempo,
Quando o tempo chegar, de prestar conta,
Chorarão, como eu, o não ter tempo...

terça-feira, abril 06, 2021

Madeira vai usar cães para farejar pessoas infetadas

 

HOMEM DE GOUVEIA/LUSA Miguel Albuquerque

O Governo da Madeira está a desenvolver um projeto com recurso a cães farejadores para deteção de pessoas infetadas com SARS-CoV-2 no aeroporto, anunciou esta terça-feira o presidente do executivo, Miguel Albuquerque. "Estamos já a trabalhar em cooperação com os tratadores e, obviamente, será uma das áreas que estamos a desenvolver e que, em primeiro lugar, será, talvez, instalado no aeroporto", disse, indicando que o projeto está ainda em fase de ensaio.

O governante falava à margem da abertura da exposição retrospetiva da obra do fotógrafo madeirense João Pestana (1929-2017), no Museu de Fotografia da Madeira, no Funchal. "Estes cães estão dotados da capacidade de detetar se a pessoa é portadora ou não portadora do vírus", explicou, admitindo que, se o projeto for bem-sucedido, o governo regional poderá suspender a obrigatoriedade de apresentação de teste PCR negativo para entrada na região, em vigor desde 1 de julho de 2020.

Miguel Albuquerque reforçou que esta "nova metodologia", cujo enquadramento legal será revelado mais tarde, tem uma "grande fiabilidade". "Já estão a utilizar [cães farejadores] em alguns países e nós queremos fazer um ensaio aqui na Madeira", disse, reforçando: "Vamos fazer esse ensaio piloto. Não vamos generalizar, mas é um ensaio piloto que pode resultar. É algo que nós queremos experimentar". Miguel Albuquerque referiu que deverão ser utilizados dois cães.

De acordo com os dados mais recentes da Direção Regional de Saúde, o arquipélago da Madeira, com cerca de 260 mil habitantes, regista 350 casos ativos de covid-19, num total de 8.466 confirmados desde o início da pandemia, e 71 óbitos associados à doença.

A pandemia de covid-19 provocou, pelo menos, 2.862.002 mortos no mundo, resultantes de mais de 131,7 milhões de casos de infeção, segundo um balanço feito pela agência francesa AFP.

Em Portugal, morreram 16.887 pessoas dos 824.368 casos de infeção confirmados, de acordo com o boletim mais recente da Direção-Geral da Saúde. A doença é transmitida por um novo coronavírus detetado no final de 2019, em Wuhan, uma cidade do centro da China.

Fiquem bem.

Podem visitar-me, clicando aqui:

Poemas deste mundo e de outro | António Esperança Pereira - Bubok

quinta-feira, abril 01, 2021

Vacinação por idades, afirma Gouveia e Melo

 


O vice-almirante Gouveia e Melo, em entrevista ao Jornal Público e à Rádio Renascença, defende que "é preciso acabar com a vacinação por grupos de doenças e avançar para a vacinação por idades".

O líder do grupo de trabalho responsável pelo plano de vacinação contra a covid-19 vai ainda mais longe e diz que "não faz sentido ficar a maior parte da população à espera que se vacinem os grupinhos todos". Dessa forma, garante, vão "acumular-se doses em armazém que podiam estar a proteger pessoas".

A posição do vice-almirante refere-se à metodologia da segunda fase da campanha de vacinação, cujo primeiro teste de funcionamento deve acontecer na terceira semana de abril.

Para Gouveia e Melo, a exceção do critério da idade deve ser para pequenos grupos com doenças raras ou muito específicas e que, pelo critério da idade, teriam que esperar meses pela vacina.

Mais de meio milhão de portugueses com vacinação completa contra a covid-19

Perto de meio milhão de pessoas têm a vacinação completa contra a covid-19 e mais de 1,1 milhões já receberam a primeira dose da vacina, indica o relatório semanal da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta quarta-feira.

Segundo a DGS, 500.275 portugueses já receberam as duas doses da vacina contra o vírus SARS-CoV-2, o que equivale a 5% da população, tendo já sido administrada a primeira toma a 1.196.971 pessoas (12%).

O sétimo relatório da DGS indica ainda que, na última semana, 20.918 pessoas ficaram com a vacinação completa e que outras 252.979 foram vacinadas com a primeira dose.

No total, Portugal já recebeu 1.888.850 vacinas contra a covid-19, tendo sido distribuídas pelos postos de vacinação do país 1.753.999.

Previstos 162 centros de vacinação rápida em maio. Permitem processo quatro vezes mais eficiente

A primeira fase do plano de vacinação deverá estar concluída a 11 de abril, apesar de algumas dificuldades. A data foi avançada esta quarta-feira pelo coordenador da task force no Parlamento.

Gouveia e Melo revelou também que os centros de vacinação rápida vão começar a operar em maio, altura em que o objetivo é vacinar 100 mil pessoas por dia.

A partir de agora o ritmo vai aumentar. Estão a ser preparados mais de 150 postos de vacinação rápida, que permitem um processo quatro vezes mais eficiente.

Quem já esteve infetado poderá ser vacinado. A idade passa a ser o critério quase exclusivo, com os mais velhos a serem vacinados primeiro.

Fiquem bem

Podem visitar-me aqui:

Poemas deste mundo e de outro | António Esperança Pereira - Bubok

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...