A Gripe asiática foi uma pandemia de influenza A (H2N2) em 1957-58.
Primeiro identificada na China no final de fevereiro de 1957, a gripe asiática espalhou-se para os Estados Unidos em junho de 1957, causando cerca de 70.000 mortes.
É também conhecida como gripe asiática.
A imunidade a esta cepa de influenza A (H2N2) era rara em pessoas com menos de 65 anos de idade, e uma pandemia foi prevista.
Em preparação, a produção de vacinas começou no final de maio de 1957, e as autoridades de saúde aumentaram a vigilância para surtos de gripe.
Ao contrário do vírus que causou a pandemia de 1918, o vírus pandémico de 1957 foi rapidamente identificado, devido aos avanços da tecnologia científica. A vacina estava disponível em oferta limitada até agosto de 1957.
O vírus chegou aos Estados Unidos em silêncio, com uma série de pequenos surtos no verão de 1957.
Quando as crianças voltaram à escola no outono, espalharam a doença nas salas de aula e a levaram para casa para suas famílias.
As taxas de infecção foram maiores entre crianças em idade escolar, adultos jovens e mulheres grávidas em outubro de 1957. A maioria das mortes relacionadas a influenza e pneumonia ocorreu entre setembro de 1957 e março de 1958. Os idosos tiveram as taxas mais altas de morte. Em dezembro de 1957, o pior parecia ter acabado.
No entanto, durante janeiro e fevereiro de 1958, houve outra onda de doença entre os idosos. Este é um exemplo da potencial “segunda onda” de infecções que podem desenvolver-se durante uma pandemia.
A doença infecta um grupo de pessoas primeiro, as infecções parecem diminuir e as infecções aumentam em uma parte diferente da população.
A gripe asiática causa muitos dos sintomas comumente relatados em um vírus da gripe. A gripe é uma doença respiratória, portanto, uma tosse seca, dor de garganta e dificuldade respiratória são amplamente relatadas entre os que sofrem de gripe.
Uma vacina para H2N2 foi introduzida em 1957, e a pandemia diminuiu.
Houve uma segunda onda em 1958, e o H2N2 passou a fazer parte da onda regular da gripe sazonal.
Em 1968, a gripe asiática H2N2 desapareceu da população humana e acredita-se que tenha sido extinta na natureza. Frascos de gripe H2N2 permanecem em laboratórios em todo o mundo.
PS. Vamos lá a ver o que acontece com a actual pandemia. Oxalá os avanços da ciência lhe consigam por fim em breve.
Fiquem bem, de preferência em casa.
Fiquem bem,
Sem comentários:
Enviar um comentário