terça-feira, julho 31, 2018

Madonna em grande: in Portugal


É capa de agosto da Vogue Itália, em jeito de celebração dos seus 60 anos. Mas Madonna recusou fazer o que já foi feito. De lado deixou as histórias e a retrospetiva da sua carreira e preferiu falar sobre Portugal, os filhos e a fase mais calma da sua vida.
As imagens são dos fotógrafos Mert & Marcus com a Herdade do Peru, no Parque Natural da Arrábida como pano de fundo. Madonna pode ser vista nas ruas de Lisboa, num "jardim secreto" com as filhas Mercy, Stella e Esther e a cavalo numa charrette.
Um novo capítulo de vida. O artigo lembra que a rainha da Pop se mudou para Portugal para se tornar numa 'soccer mom', já que o filho David treina no Benfica.
"Ela propôs o ângulo sobre Lisboa e resultou numa entrevista muito pessoal. Nesta sessão fotográfica, podes ver mais do seu lado maternal; ela é fascinante com os seus filhos e amigos - ela é um exemplo", diz o diretor criativo da revista Giovanni Bianco à WWD.
Espreite as imagens da produção acima e as duas capas escolhidas!
https://www.msn.com/pt-pt/entretenimento/madonna/prestes-a-completar-60-anos-madonna-celebra-portugal-na-vogue-itália/ar-BBLj6hu?ocid=spartanntp


PS. A super estrela vive em Portugal, divulgo esta notícia com respetivas fotos pela admiração que sempre tive por ela. Ainda bem que gosta do nosso país. As suas cantigas acompanharam-me durante muitos anos no meu percurso auto para o trabalho. Associo mesmo algumas das suas canções à minha relação com a minha então jovem filha com quem trauteava algumas delas.

António Esperança Pereira

segunda-feira, julho 30, 2018

Portugal 4 - Itália 3

Nosso comentário:

Após a saborosa vitória da seleção nacional de futebol na final de sub-19 na Finlândia, em que Portugal se sagrou campeão europeu ante a poderosa Itália 4-3, recebi algumas dicas que partilho.
O futebol é importante, faz parte da vida de muitos de nós, ficamos contentes com as proezas que vimos almejando para o nosso país, todavia certos "saberes" úteis para o dia a dia devem também ser tidos em consideração.
Eu sempre que posso e tenho em minha posse dicas e saberes eventualmente úteis, não hesito em divulga-los.
Estes que hoje partilho fazem parte dessa sabedoria que, se não fizer bem, também não fará mal. Depois sempre podem contribuir para melhorar um ou outro hábito menos bom que se tenha. 
Certo?
Desejo uma ótima semana a todos.

António Esperança Pereira






sexta-feira, julho 27, 2018

Aproveite o fim de semana

Nota breve do autor do blog:

Hoje é véspera de mais um fim de semana, muita gente está até de férias, por isso mesmo partilho alguns temas ligeiros. Todavia, mesmo ligeiros e até brejeiros, dão jeito para entreter alguns tempos livres menos ocupados. Tratam esses temas de algumas novidades que normalmente não vemos muito faladas no nosso dia a dia.
Quiçá por isso mesmo, por esses temas serem menos corriqueiros nas tarefas que executamos e nas matérias que aprendemos, não possa surja com a sua leitura uma ideia luminosa!!!
Experimente.
Desejo um ótimo fim de semana.

António Esperança Pereira





segunda-feira, julho 23, 2018

Florença, Toscânia, Itália


Nosso comentário:

A brincar a brincar, consegui durante cerca de uma semana passar sem praticamente frequentar a Internet. 
Há que admitir que é obra, nos tempos que correm!
Em boa verdade se diga que sabe bem, mas ao fim de um tempo, sente-se o bichinho da "coisa".
Como que se perde o contato com o mundo, as pessoas, as notícias, o blog, o dia a dia da nossa vida, etc etc.
Apesar disso, viajar tem sido algo que valorizo na vida e sempre fui de opinião e continuo a ser de que faz muito bem.
Não paro de, a cada viagem, mais simples, ou mais audaciosa, me surpreender.
A simples mudança de ares, de paisagens, de hábitos, faz bem.
A novidade acontece quando se viaja, quer se queira quer não. 
Por isso mesmo criei o hábito de fazer o diário dessas viagens que acabam por resultar em documentos pessoais que ficam por aí no tempo que passa.
É bom.
Desta vez a viagem foi a Florença, cidade bem conhecida que é capital da Toscânia, uma conhecida região de Itália.
Deixo um cheirinho com duas ou três fotos, aproveitando para aconselhar os estimados leitores a darem uma saltada à bonita cidade italiana. Se possível, também à região toscana de que é capital.

Desejo a todos uma ótima semana,



António Esperança Pereira




terça-feira, julho 17, 2018

Ter insónias afinal nem é mau!

Nosso comentário:

Afinal ter insónias não é tão mau como isso.
Se duvida e não encontrou por aí esta lenda que junto abaixo, é tempo de mudar de opinião. Há, segundo a lenda (curtinha mas por sinal bem expressiva) uma razão consoladora para tanta preocupação e infelicidade causadas pela falta de sono, pela temível insónia, cada vez mais implantada nas sociedades ditas modernas.
Pois é:
Afinal estimado leitor, anime-se, ou pelo menos, tente buscar algum consolo nas poucas mas assertivas palavras da lenda que descobri.

Fique bem,
António Esperança Pereira



sábado, julho 14, 2018

Redes sociais e roupa suja

Breve nota do autor do blog:

Enquanto nos vão entretendo com a transferência de Cristiano Ronaldo para Turim (Juventus), os jogos do mundial de futebol, as desventuras e venturas dos famosos, as tropelias feias de políticos conhecidos…
nós vamos lendo "dicas" que nos façam melhores pessoas, mais ricos, mais informados, mais competitivos, mais saudáveis, etc. etc. e, claro está, tagarelando nas redes sociais e similares.
Nos intervalos, pagamos impostos, trabalhamos e tentamos dormir.
A vida dos dias de hoje puxa muito por nós. As escolhas são tantas, que raríssimas são as vezes que atinamos com uma escolha que exatamente queríamos.
Enfim…
Mas deixando as problemáticas de lado, ainda bem que a variedade de sítios para desopilar são muitos. O mundo virtual tem-se transformado num verdadeiro oásis de "lavagem de roupa suja" o que ajuda os menos visíveis, socialmente falando, e também alguns visíveis a perderem o verniz todo e soltarem-se nas suas verdades mais chocantes e íntimas. Chega-se com facilidade ao insulto grosseiro, à asneirada que sai cá de um tamanho que só pode ser fruto de vidas longamente contidas e beatas. ou de íntimas frustrações a precisarem de algum aconchego.
Bom fim de semana para todos,

António Esperança Pereira





quarta-feira, julho 11, 2018

França 1 Bélgica 0

Acabara eu de visionar na televisão o jogo das meias finais do campeonato do mundo de futebol. Jogavam França vs Bélgica.
Ganhou a França.
Para isso bastou-lhe o resultado escasso de 1-0. Resultado esse que a colocava na final do campeonato do mundo.
A ver vamos amanhã, qual das duas seleções ainda em prova, Croácia e Inglaterra, que arrecada o estatuto de segunda finalista.
Mas, entretanto, enquanto eu olhava as peripécias da bola a decorrer na Rússia, chegava ao meu telemóvel uma mensagem com umas "coisinhas interessantes".
Como vinham de uma pessoa que eu muito estimo, partilho essas mensagens ingénuas e quase puras com os estimados leitores.
Fiquem bem,
António Esperança Pereira




domingo, julho 08, 2018

Sabias que 70% do mundo foi descoberto por portugueses?


Muitas pessoas desconhecem, principalmente os estrangeiros que hoje em dia olham para nós como um país pedinchão e parasita da Europa, mas a verdade é que fomos precisamente nós, os portugueses, que em tempos desbravámos território indígena e deserto pelos quatro cantos do mundo, e se assim não tivesse sido, esses sítios que agora são países, nações, nunca se teriam desenvolvido tão depressa.

Há quem diga até que perdemos demasiado tempo nas descobertas, e que por isso enquanto outros países se desenvolviam, nós ficámos um bocado parados no tempo e que isso ainda hoje se reflecte no estado em que está o nosso país.

Sou de opinião contrária a essa linha de pensamento, o nosso país está como está pelos sucessivos (des)governos que tem tido ao longo da história, e porque não havia educação suficiente da população para perceber isso. Aos poucos voltaremos a erguer-nos das cinzas e a ser de novo uma grande nação! Mais de meio mundo já foi nosso, não é brincadeira!

territorio_portugues_descobrimentos

Os descobridores levaram com eles cultura e conhecimento, trouxeram de volta outras culturas e materiais exóticos de locais que naquele tempo eram considerados impossíveis de alcançar. O mundo mudou para sempre as suas fronteiras e configuração graças aos portugueses. Nasceram assim inúmeros países novos, os primeiros cidadãos do mundo que deixou entretanto de ser plano, como se acreditava ser naquele tempo. E mais houvesse para explorar, que certamente os portugueses teriam lá ido!

Descobertas:

  • 1434 – Cabo Bojador

  • 1471 – Equador

  • 1488 – Cabo da Boa Esperança

  • 1498 – Índia

  • 1500 – Brasil

  • 1513 – China

  • 1522 – Austrália

  • 1542 – Califórnia

  • 1543 – Japão

  • 1550 – Nova Zelândia

É de lamentar que as gerações de (des)governantes que nasceram após estes verdadeiros heróis não tenham sabido aproveitar o que eles conquistaram. Por isso da próxima vez que achares que és demasiado pequeno(a) para fazer a diferença, lembra-te, um país minúsculo já foi “dono” de quase 70% do mundo!

Nota do autor do blog: Este texto foi retirado do Boletim do OLP (Observatório da Língua Portuguesa)

Fiquem bem
António Esperança Pereira

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...