sexta-feira, abril 13, 2018

Portugal a Revolução impossível?

Breve nota do autor do blog:

Estamos em Abril, mês comemorativo do 25 de Abril de 1974 em Portugal, data também conhecida pela designação "Revolução dos cravos".
A Antígona, Editora que nos vem brindando com lançamentos de obras de qualidade, anuncia agora "Portugal a revolução impossível?", Um livro de Phil Mailer.
Atendendo ao conteúdo da mesma, ele motivará decerto a curiosidade de todos, mesmo que essa curiosidade o seja por razões diversas.
Por isso mesmo a divulgo aqui no blog, agradecendo mais uma vez a esta editora a amabilidade de me manter informado sobre os seus lançamentos.
Para já os estimado leitores podem sentir um cheirinho da temática da obra através do resumo constante do seu lançamento.
António Esperança Pereira 

PORTUGAL:
A REVOLUÇÃO IMPOSSÍVEL?


Phil Mailer


TRADUÇÃO Luís Leitão
POSFÁCIO Maurice Brinton
ILUSTRAÇÃO DA CAPA João Alves
Uma revolução impossível? Sim, dirão alguns. Impossível porque não pode existir nenhuma ilha de comunismo libertário num mar de consciência capitalista. Impossível porque a revolta estava alicerçada no subdesenvolvi-mento da sociedade. Impossível porque era o capitalismo de Estado, e não o socialismo, que estava na cabeça dos revolucionários. Mas os homens e as mulheres sempre sonha-ram sonhos «impossíveis».
 
Maurice Brinton
 
Após a data que, da noite para o dia, derrubou quase cinquenta anos de ditadura, seguiram-se dezoito meses de convulsões profundas que trouxeram à tona as forças e fragilidades da sociedade portuguesa. Um povo pobre e deprimido, uma massa de gente ignorante e ignorada, habituada a não ter voz, revelou uma consciência política que parecia adormecida – a consciência da sua própria miséria e a crença de que era possível acabar com ela.
Mas estes dezoito meses foram também de desencanto: partidos sem vontade de provocar uma mudança real na vida das pessoas; jornais «entusiasmados com o seu poder de criar acontecimentos» e agarrados aos mitos que fabricavam; e vanguardas supérfluas que instrumentalizavam os desejos dos deserdados à medida de cada ismo, sabotando qualquer tentativa de auto-organização.

Portugal: A Revolução Impossível?, editado agora com um novo prefácio do autor, é um mergulho nas águas agitadas do PREC, longe dos comícios, ao lado de gente comum; uma crónica minuciosa e apaixonada de um povo em alvoroço, pelos olhos de um irlandês libertário a viver em Portugal.

Phil Mailer nasceu na Irlanda, em 1946. Depois de engrossar as fileiras do grupo pró-situacionista King Mob, em Londres e em Nova Iorque, mudou-se para Portugal, nas vésperas da revolução de 1974, para dar aulas de inglês. Por cá, assistiu com espanto e esperança à revolta que se iniciou na madru-gada do 25 de Abril, acabando por participar activamente nos acontecimentos que se lhe seguiram.
Foi um dos editores do jornal Combate (testemunha de ocupações de terras, plenários de fábricas em autogestão, greves de trabalhadores e assembleias de moradores de bairros da lata) e dinamizador da livraria libertária Contra a Corrente, no Bairro Alto, em Lisboa. É tradutor de português e autor de ensaios e romances. Por gosto, traduziu para o inglês muitas das canções de Zeca Afonso. Ainda hoje vive entre a Irlanda e Portugal.

 
ISBN 978‑972‑608‑321-4
PVP 20 euros
400 páginas
Em breve
nas livrarias


10% de desconto
no nosso site
ou por encomenda

30b17cb9-aadb-4cf0-afa4-d05e806fca62.jpg
ANTÍGONA
Cultiva a inteligência,
não deixes morrer a revolta.
Siga-nos
Visite-nos
Antígona | Editores refractários
Rua Silva Carvalho, 152, 2.º
1250-257 Lisboa | Portugal

+351 21 324 41 70

info@antigona.pt
www.antigona.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...