domingo, novembro 30, 2014

Língua Portuguesa e seu Património


IntroduçãoNosso comentário:

Alguma atenção à Língua portuguesa e e seu Património nunca é demais.
Divulgo hoje alguns dos títulos que me chegaram oriundos do OLP (Observatório da Língua Portuguesa)
Os leitores eventualmente interessados em desenvolver o conhecimento de alguns dos temas divulgados, é só clicar, ou aceder directamente ao "site" do OLP.
Um dos maiores expoentes da Literatura Portuguesa de todos os tempos, Fernando Pessoa, considerava como sua Pátria "A Língua Portuguesa".
Daí, o tema sempre inesgotável e apaixonante por sermos tantos por esse mundo fora a falar "Português".

Fiquem bem,

António Esperança Pereira

Património da Humanidade em países da CPLP


quarta-feira, novembro 26, 2014

José Sócrates inspirou poetas...


Decorria o ano de 2009 quando me era dado publicar esta e muitas outras poesias. A que transcrevo abaixo integra um livro que designei por "Portugal Periférico ou...o Centro do Mundo?"
O livro pode ser visionado neste link/endereço:
http://www.bubok.pt/livros/2158/PORTUGAL-PERIFERICO-OUO-CENTRO-DO-MUNDO
Governava então Portugal, José Sócrates, um Primeiro-Ministro que queria que o novo Portugal fosse um país desenvolvido, próspero, inclusivo, moderno, solidário. 
Lutou, trabalhou, bateu-se com denodo para que o nosso país começasse a constar entre os mais desenvolvidos. 
Fez o que pode o e que não pode para o conseguir.
Dado que esse ex-Primeiro-Ministro, de nome José Sócrates, para muitos um dos mais notáveis políticos que Portugal já teve, se encontra neste momento na prisão... 
a esse ilustre, intrépido, destemido, brilhante político português  dedico o poema que se segue. 



O Marquês hoje 
(publicado em 2009)


Democracia diversidade
música escolha liberdade
palavras que me ocorrem para enquadrar
o pensamento novo
em que o isolamento deu lugar
à interactividade

longe vai ficando
o escuro a fogueira
o silêncio das masmorras
a condenação do óbvio fonte vida
o livro proibido
o diferente com o dedo apontado
marginalizado enlouquecido
a mulher violentada
diminuída na sua qualidade

ainda bem que o mundo avança
que eleva patamares de consciência
que ultrapassa tantos males
os põe melhores

muito há sempre por fazer decerto
mas é fazendo que o caminho fica feito

atente-se como exemplo o Marquês
no terramoto…
se ele então baixasse os braços?

em vez disso não alevantou-os
persistiu continuou construiu
não consentiu que o seu país esmorecesse
perante tão enorme desafio

o mesmo hoje em liberdade
progresso luz século outro
uma nova consciência de obra
a mesma vontade
de avançar em prosperidade!


Fiquem bem,

António Esperança Pereira

domingo, novembro 23, 2014

Nunca mais é meio-dia...


Nosso comentário:

Neste país espera-se a qualquer momento o veredicto que ditará o futuro do ex-Primeiro Ministro de Portugal José Sócrates.
Está nas mãos da justiça desde ontem, justiça essa que o foi esperar e deter ao aeroporto de armas e bagagens, que é o mesmo que dizer, com televisões, repórteres, polícias, etc. 
Para além de detido, uma detenção espalhafatosa e pouco digna diga-se, vem prestando declarações horas a fio a um juiz de nomeada. 
Creio que o futuro próximo de Portugal terá muito a ver com o desfecho deste processo. Tudo poderá acontecer, dada a popularidade da figura política em questão.
José Sócrates, goste-se ou não dele, foi o Primeiro Ministro de Portugal com mais visibilidade e projecção internacional dos últimos anos.
Penso que os portugueses estão tristes.
Não só os que gostam dele, mas também os outros.
Tem sido areia a mais para a cabeça do comum dos cidadãos, tal o volume de ocorrências negativas da governação actual e do regime em si em geral.
Enquanto se espera mais um folhetim (cabala ou não) da vida política atribulada de José Sócrates, deixo-lhes algo que faça rir ou pelo menos sorrir.

PS. Não sei se o evento que partilho abaixo é ou não verídico. Foi-me enviado via e-mail e achei graça. Oxalá também achem...

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



Poça!!!! E não é que o homem tinha razão!!!!

A ciência não ocupa lugar. 
Pois esta expressão " nunca mais é meio-dia " , apareceu em 1743, quando o grande relojoeiro suíço  Junghan, fez um relógio em que os ponteiros representavam figuras humanas. Mas o melhor é verem mesmo o mostrador desse célebre relógio....

 
Como surgiu a expressão 'nunca mais é meio-dia'


sexta-feira, novembro 21, 2014

Pinterest: fascínio e poder dos livros!


Nosso comentário:

Dedico hoje alguma atenção a uma rede social que pode ser interessante para muitas pessoas que lêem este blog.
Dado o crescimento que a mesma vem tendo, aconselho aos interessados neste fenómeno das redes sociais uma visita ao site da rede social em apreço.
Devo acrescentar que a Pinterest é afiliada com as redes sociais Twitter e Facebook o que não deixa de ser um dado interessante.
Deixo-lhes alguma informação colhida na Wikipedia. Também algumas imagens colhidas na Pinterest.
Oxalá gostem.
-------------------------------------------------------------
Pinterest é uma rede social de compartilhamento de fotos. Assemelha-se a um quadro de inspirações, onde os usuários podem compartilhar e gerenciar imagens temáticas, como de jogos, de hobbies, de roupas, de perfumes, etc. Cada usuário pode compartilhar suas imagens, recompartilhar as de outros utilizadores e colocá-las em suas coleções ou quadros (boards), além de poder comentar e realizar outras ações disponibilizadas pelo site. Para que os usuários possam interagir de uma forma mais ampla com outras comunidades, o site é afiliado com o Twitter e Facebook. Com fácil layout e rápido crescimento, tornou-se um novo meio de compartilhamento de imagens na internet. Foi eleito um dos melhores websites de 2011 pela revista Time .
Seu desenvolvimento começou em dezembro de 2009
Em dezembro de 2011, o site se tornou um dos "10 maiores serviços de rede social", segundo dados da Hitwise, com 11 milhões de visitas totais por semana.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira





terça-feira, novembro 18, 2014

Ulisses, Penélope e o Cavalo de Tróia



Nosso comentário:


Uma excelente ideia a desta leitora que, a seguir ao visionamento do filme "Odisseia", resolveu cimentar os seus conhecimentos sobre o que acabara de ver.
Fez umas consulta e coisa e tal, pesquisou, resolveu depois colocar à minha disposição o texto que lhes deixo abaixo.
O personagem central da fita era Ulisses, rei dos gregos. 
O ambiente, a ilha de Ítaca onde o rei morava. 
O destaque, o célebre "cavalo de Tróia" e o papel que teve no desfecho da guerra que os gregos travaram com os troianos.
Espero que gostem.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



ULISSES

Ulisses vivia numa ilha Grega que se chamava Ítaca, com a sua mulher Penélope e o seu filho Telémaco. 
Era um rei diferente. Gostava de caçar e de conviver com o seu povo. De espírito irrequieto e aventureiro, gostava muito de ir ao encontro de aventuras, do desconhecido. 
Entrou no ataque a Tróia, cujo cerco e guerra duraram 10 anos. 
Ao fim desse tempo Ulisses teve a ideia de construir juntamente com os seus guerreiros um enorme cavalo de madeira, com rodas. Dentro da barriga do cavalo esconderam-se alguns homens. O cavalo foi deixado como oferta às portas da cidade de Tróia. 
Passados 4 dias os Troianos convenceram-se de que os Gregos tinham partido. Então levaram o cavalo para a cidade e começaram a festejar a vitória. Durante a madrugada, quando os Troianos estavam a descansar, os Gregos saíram de dentro da barriga do cavalo e destruiram completamente a cidade de Tróia.
Homero, poeta Grego, nos seus poemas alude a Ulisses, às lutas travadas e ao cavalo de Tróia.


LISBOA/17-‎11-‎2014

domingo, novembro 16, 2014

Novembro e o ex-Presidente Ramalho Eanes


Ramalho Eanes, recém-eleito Presidente da República, saúda o povo de Lisboa, depois de ter tomado posse na Assembleia da República. Dia 15 de julho de 1976 / Rui Ochôa

Nosso comentário:

É Novembro e nós, portugueses, associamos Ramalho Eanes, ex-Presidente da República de Portugal, a este mês, em particular à data de 25 de Novembro de 1975. 
Nesta data, pode dizer-se que terminou o chamado período revolucionário do pós revolução de Abril de 1974. 
O país, quase à beira de uma guerra civil, optou por uma linha menos aventureira, digamos assim, com a vitória dos moderados sobre as forças mais à esquerda e extrema esquerda do leque partidário.
O "Grupo dos Nove" e a Igreja Católica foram as forças vencedoras do 25 de Novembro de 1975. Ramalho Eanes viria a ser, em 1976, o primeiro Presidente da República eleito depois do 25 de Abril de 1974. 

PS. Em baixo destaco uma afirmação de Ramalho Eanes, sobejamente conhecida, que percorre as redes sociais pela sua enorme oportunidade.

Nota: "Eanes recusou ser promovido a marechal, prescindiu de mais de um milhão de euros em retroativos, e não comprou ações do BPN quando lhas ofereceram. Foi homenageado no dia 25 de Novembro de 2013, mesmo assim com alguma controvérsia sobre a data"

Fiquem bem,


António Esperança Pereira



O NOSSO PROBLEMA por RAMALHO EANES        


Desobediência civil não é o nosso problema. O nosso problema é a obediência civil. O nosso problema é que pessoas por todo o mundo têm obedecido às ordens de líderes e milhões têm morrido por causa dessa obediência. O nosso problema é que as pessoas são obedientes por todo o mundo face à pobreza, fome, estupidez, guerra e crueldade. O nosso problema é que as pessoas são obedientes enquanto as cadeias se enchem de pequenos ladrões e os grandes ladrões governam o país.
É esse o nosso problema."


  RAMALHO EANES 

quinta-feira, novembro 13, 2014

Quem me visita...


Nosso comentário:

Aproveito para fazer um balanço semanal de visitas ao blog apenas com o intuito de amostragem. Ou seja, para dar uma ideia, embora variável claro, do público que o visita.
O Top 3 raramente se altera: EUA, Portugal e Brasil vêm ocupando desde sempre as posições cimeiras.
Nos lugares seguintes, a partir do 4.º, as surpresas por vezes acontecem e devo dizer que o que aqui se vai publicando chega um pouco a todos os cantos do mundo.
É muito gratificante para quem tem um blog que isso aconteça.
Obrigado pois a todos os que têm visitado este blog, estejam onde estiverem. Desejo a todos de coração as maiores venturas.
Para além das visitas ao blog, deixo-lhes também um dos meus poemas num "video artesanal" que publiquei no Youtube. 
Este e outros poemas podem ser visionados aqui: 
https://www.youtube.com/channel/UC8MgKVjx_p7KhWbC4Ibfp5A

Fiquem bem,

António Esperança Pereira




Visualizações de páginas por país

Gráfico dos países mais populares entre os visitantes do blogue
EntradaVisualizações de páginas
Estados Unidos
1029
Portugal
220
Brasil
181
Alemanha
24
Reino Unido
8
Espanha
5
França
5
Luxemburgo
4
Rússia
4
Polônia
3

terça-feira, novembro 11, 2014

Fique a saber o que é o ADN...


Nosso comentário:

Em tempos em que predominam siglas, dá jeito por vezes debruçarmos-nos sobre o que elas significam na realidade.
Compreende-se que existam tais siglas pois poupam tempo a quem escreve ou fala, evitando-se assim uma repetição incómoda e inútil de nomes muitas vezes bem grandes e complicados.
Todavia, quando em conversa com familiares e amigos quantas vezes é atirada uma sigla para a dita conversa e nós pura e simplesmente ficamos sem saber do que se está a falar.
Daí que, ou nos acomodamos a não saber do que se trata, ou vasculhamos e tentamos perceber o que efectivamente significa um determinado conjunto de letras que ouvimos citadas.
Este foi o caso de uma leitora do blog que teve a amabilidade de "vasculhar" e depois me enviar em poucas palavras, mas elucidativas, o que significava "ADN".
Pois bem estimado leitor, se é dos que, como a grande maioria, desconhece o que significa ADN, perca uns segundos e leia abaixo o texto que me foi enviado.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira


ADN-Ácido-Desoxirribon-Nucleico

É um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e que transmitem as características hereditárias a cada ser vivo.
Cada célula do nosso organismo possui 46 cromossomas, sendo que 23 recebemos do nosso pai e 23 da nossa mãe.
Foi movida por alguma curiosidade que tentei compreender melhor o que é o ADN...
Fiquei a saber mais uns detalhes, contudo todas as explicações mais aprofundadas são excessivamente científicas para o comum leitor.
Fico pois pelo que considero mais fácil de entender, numa abordagem acessível.


LISBOA,‎ 11-‎11-‎2014

sábado, novembro 08, 2014

Livro dos livros, nova edição da Antígona


Nosso comentário:

Uma nova edição de um livro excelente.

O «livro dos livros» foi escrito e publicado entre 1759 e 1767 e é um dos mais bizarros da literatura universal. Obra-prima da sátira e do humor, deslumbrou os leitores do século XVIII, enraiveceu os vitorianos e foi redescoberta como uma obra precursora ao dar-se a explosão estética modernista.

Leia-se todo o texto abaixo sobre a apresentação desta obra de Laurence Stern, única dentro do género. O leitor inteirar-se-à do impacto que teve na época e não só.

 Fiquem bem,

António Esperança Pereira


Nova edição Não consegue visualizar o email?
Veja no browser.

A VIDA E OPINIÕES DE TRISTRAM SHANDY

Laurence Sterne

Antígona

cultiva a inteligência,
não deixes morrer a revolta

Tradução, prefácio e notas de Manuel Portela | Grande Prémio de Tradução 1998 do PEN Clube Português e da Associação Portuguesa de Tradutores

 

Nos 35 anos da Antígona, apresentamos uma nova edição d’ A Vida e Opiniões de Tristram Shandy, de Laurence Sterne. Reunida agora num só volume de capa dura e em tecido, no espírito da encadernação da época, procura respeitar a disposição gráfica muito específica que Sterne deu a esta obra, cuja semântica reside também na forma.
O «livro dos livros» foi escrito e publicado entre 1759 e 1767 e é um dos mais bizarros da literatura universal. Obra-prima da sátira e do humor, deslumbrou os leitores do século XVIII, enraiveceu os vitorianos e foi redescoberta como uma obra precursora ao dar-se a explosão estética modernista.

Laurence Sterne nasceu na Irlanda, em 1713, e faleceu em Londres, em 1768. Passou a meninice em itinerância, entre soldados (o pai era alferes), frequentando, em Inglaterra, a escola e a universidade, onde se dará ao luxo de não fazer uma carreira brilhante. Em 1738, é nomeado vigário em Sutton-on-the-Forest, perto de Iorque, iniciando-se um ano depois na literatura com um vigoroso panfleto satírico em que ataca a cupidez dos eclesiásticos. A sátira e os muitos sermões que profere em Iorque levam-no a descobrir os poderes da escrita. Conhecerá êxito imediato e retumbante com a publicação dos primeiros volumes de Tristram Shandy, livro que prosseguirá quase até morrer.

676 pp. | pvp 35 EUR
ISBN 978-972-608-256-9
EAN 9789726082569


Nas livrarias a 12 de Novembro


Obras de Laurence Sterne na Antígona
Uma Viagem Sentimental
Diário para Eliza


Siga-nos no facebook Facebook

 

 


 

Antígona
Rua Gustavo de Matos Sequeira, 39 – 1.º
1250-120 Lisboa | Portugal
t 21 324 41 70 | f 21 324 41 71
info@antigona.pt
www.antigona.pt

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...