quarta-feira, julho 30, 2014

O in-conseguimento e os penalties da tv


Nosso comentário

Não é de agora este texto da autoria de Júlio Isidro, data já de Fevereiro deste ano, contudo, porque me passou despercebido e é muito interessante, aqui o divulgo. Especialmente destinado a todos aqueles que, como eu, se tenham distraído e não tenham lido esta preciosidade.
Ah, devo acrescentar que se trata de um texto publicado, muito lido, apreciado, comentado nas redes sociais e não só.
Dito isto, leiam ou voltem a ler o precioso texto que deixo abaixo, deste conhecido português que dá pelo nome de Júlio Isidro.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira

Vale a pena ler…
Obrigado, Júlio isidro!

NÃO, NÃO ESTOU VELHO!!!
NÃO SOU É SUFICIENTEMENTE NOVO PARA JÁ SABER TUDO!

Passaram 40 anos de um sonho chamado Abril.
E lembro-me do texto de Jorge de Sena…. Não quero morrer sem ver a cor da liberdade.
Passaram quatro décadas e de súbito os portugueses ficam a saber, em espanto, que são responsáveis de uma crise e que a têm que pagar…. civilizadamente,  ordenadamente, no respeito  das regras da democracia, com manifestações próprias das democracias e greves a que têm direito, mas demonstrando sempre o seu elevado espírito cívico, no sofrer e ….calar.
Sou dos que acreditam na invenção desta crise.
Um “diretório” algures decidiu que as classes médias estavam a viver acima da média. E de repente verificou-se que todos os países estão a dever dinheiro uns aos outros…. a dívida soberana entrou no nosso vocabulário e invadiu o dia a dia.
Serviu para despedir, cortar salários, regalias/direitos do chamado Estado Social e o valor do trabalho foi diminuído, embora um nosso ministro tenha dito decerto por lapso, que “o trabalho liberta”, frase escrita no portão de entrada de Auschwitz.
Parece que alguém anda à procura de uma solução que se espera não seja final.
Os homens nascem com direito à felicidade e não apenas à estrita e restrita sobrevivência.
Foi perante o espanto dos portugueses que os velhos ficaram com muito menos do seu contrato com o Estado que se comprometia devolver o investimento de uma vida de trabalho. Mas, daqui a 20 anos isto resolve-se.
Agora, os velhos atónitos, repartem o dinheiro entre os medicamentos e a comida.
E ainda tem que dar para ajudar os filhos e netos num exercício de gestão impossível.
A Igreja e tantas instituições de solidariedade fazem diariamente o milagre da multiplicação dos pães.
Morrem mais velhos em solidão, dão por eles pelo cheiro, os passes sociais impedem-nos de  sair de casa,  suicidam-se mais pessoas, mata-se mais dentro de casa, maridos, mulheres e filhos mancham-se  de sangue , 5% dos sem abrigo têm cursos superiores, consta que há cursos superiores  de geração espontânea, mas 81.000  licenciados estão desempregados.
Milhares de alunos saem das universidades porque não têm como pagar as propinas, enquanto que muitos desistem de estudar para procurar trabalho.
Há 200.000 novos emigrantes, e o filme “Gaiola Dourada”  faz um milhão de espectadores.
Há terras do interior, sem centro de saúde, sem correios e sem finanças, e os festivais de verão estão cheios com bilhetes de centenas de euros.
Há carros topo de gama para sortear e autoestradas desertas. Na televisão a gente vê gente a fazer sexo explícito e explicitamente a revelar histórias de vida que exaltam a boçalidade.
Há 50.000 trabalhadores rurais que abandonaram os campos, mas há as grandes vitórias da venda de dívida pública a taxas muito mais altas do que outros países intervencionados.
Há romances de ajustes de contas entre políticos e ex-políticos, mas tudo vai acabar em bem...estar para ambas as partes.
Aumentam as mortes por problemas respiratórios consequência de carências alimentares e higiénicas, há enfermeiros a partir entre lágrimas para Inglaterra e Alemanha para ganharem muito mais do que 3 euros à hora, há o romance do senhor Hollande e o enredo do senhor Obama que tudo tem feito para que o SNS americano seja mesmo para todos os americanos. Também ele tem um sonho…
Há a privatização de empresas portuguesas altamente lucrativas e outras que virão a ser lucrativas. Se são e podem vir a ser, porque é que se vendem?
E há a saída à irlandesa quando eu preferia uma…à francesa.
Há muita gente a opinar, alguns escondidos com o rabo de fora.
E aprendemos neologismos como “in conseguimento” e “irrevogável” que quer dizer exatamente o contrário do que está escrito no dicionário.
Mas há os penalties escalpelizados na TV em câmara lenta, muito lenta e muito discutidos, e muita conversa, muita conversa e nós, distraídos.
E agora, já quase todos sabemos que existiu um pintor chamado Miró, nem que seja por via bancária. Surrealista…
Mas há os meninos que têm que ir à escola nas férias para ter pequeno- almoço e almoço.
E as mães que vão ao banco…. alimentar contra a fome , envergonhadamente , matar a fome dos seus meninos.
É por estes meninos com a esperança de dias melhores prometidos para daqui a 20 anos, pelos velhos sem mais 20 anos de esperança de vida e pelos quarentões com a desconfiança de que não mudarão de vida, que eu não quero morrer sem ver a cor de uma nova liberdade.
Júlio Isidro

segunda-feira, julho 28, 2014

Parcerias Público-Públicas, os julgados de paz!


Nosso comentário:

Alguém me enviou a resenha, que transcrevo abaixo, sobre os "Julgados de Paz". Tomo a iniciativa de divulgar por achar que estes Julgados de Paz poderão ser úteis, em certas ocasiões, para o comum dos cidadãos.
Aproveito o ensejo para confessar uma ignorância pessoal: 
Ouve-se falar tão amiúde das PARCERIAS PUBLICO-PRIVADAS que, sinceramente, já me tinha esquecido de que também havia PARCERIAS PÚBLICO-PÚBLICAS!!!
É o caso dos "Julgados de Paz" que resultam de uma parceria entre o Ministério da Justiça e as Autarquias. Logo, trata-se de uma Parceria Público-Pública.
Está-se sempre a aprender ou a relembrar conceitos que se nos escapam por pouco usados ou falados no dia a dia.
Faço votos para que os leitores não tenham assim quezílias de maior a fim de terem de recorrer às Instituições em questão.
De todo o modo, em caso de necessidade, é bom saber da sua existência, que, tanto quanto sei, remonta já ao ano de 2002.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira


PS. Façam o favor de ler...

Os julgados de paz


São uma parceria público-pública entre o Ministério da Justiça e as Autarquias. São Tribunais extra judiciais, com características especiais, competentes para apreciar e decidir, de forma rápida e custos reduzidos, acções declarativas de natureza civel, cujo valor não ultrapasse os 15000 euros.
Estão em estreita ligação com o Poder Local (autarquias). Os litígios podem ser resolvidos através de: MEDIAÇÃO, CONCILIAÇÃO,ou SENTENÇA.
Actualmente há 25 Julgados de Paz. Não têm férias judiciais.
Algumas acções que podem ser resolvidas nos julgados de Paz:
-Direitos e deveres dos Condóminos
-Litigios entre proprietários de prédios
-Arrendamento urbano
-Danos causados por acidentes de viação

A utilização dos Julgados de Paz está sujeita a uma taxa única de 70 euros

sexta-feira, julho 25, 2014

Sábado de manhã não há guerra Senhor Solnado!


Israel aceita uma trégua unilateral de 12 horas na Faixa de Gaza, sábado de manhã

Israel aceita um cessar-fogo unilateral de 12 horas em Gaza, no sábado de manhã, disse hoje um responsável norte-americano citado pela France Press.

KHALED ELFIQI/EPA
Cairo, 25 jul (Lusa) – Israel aceita um cessar-fogo unilateral de 12 horas em Gaza, no sábado de manhã, disse hoje um responsável norte-americano citado pela France Press.
“Israel aceitou cumprir um cessar fogo unilateral de 12 horas em Gaza a partir das 07:00 (04:00 em Lisboa)” disse o responsável norte-americano que acompanhou o secretário de Estado John Kerry ao Cairo.
O secretário de Estado norte-americano abandonou hoje a capital do Egito sem ter conseguido tréguas mais prolongadas entre Israel e o Hamas, tal como já foi noticiado esta noite pela estação pública israelita.
Israel rejeitou a proposta de cessar-fogo do secretário de Estado norte-americano, anunciou hoje a televisão pública israelita, reduzindo a intenção a tréguas durante 12 horas.

A Guerra do saudoso Raul Solnado:

Como  é oportuna em 2014 a rábula genial de um humor que só Solnado era capaz de ter. Esta trégua matinal de Israel não fazer guerra na manhã de sábado (leia-se, "matar na manhã de sábado") fez-me lembrar a genial rábula do enorme humorista português.
Riam-se com o humor ímpar de Raul Solnado, chorem os mortos, especialmente as crianças vítimas de uma guerra  (mais uma) esta com palco na "amostra de território" cheio de "carne para canhão"que dá pelo nome de Faixa de Gaza

Fiquem bem,

António Esperança Pereira






terça-feira, julho 22, 2014

Informação aos leitores:Meus Livros e Livrarias...


Estimados leitores:

Dado que me vem sendo solicitada pelos leitores informação de como adquirir meus livros em livraria, vou deixar hoje alguma informação sobre o assunto.
Existe um link no fundo de cada post que escrevo no blog, como muitos já repararam, que dá acesso ao site da Editora Bubok, onde meus escritos, seja em formato de livro, seja em formato de E-Book, podem ser adquiridos de maneira fácil e totalmente fiável.
Basta aceder ao dito site http://lusito.bubok.pt/ e efetuar aí o pedido que se pretende.
Quanto a livrarias onde os mesmos podem ser adquiridos, permito-me indicar-vos algumas em várias cidades do território nacional, dando resposta assim aos tais pedidos de informação que me têm chegado.
Um obrigado a todos pelo interesse e atenção dispensados.
Aqui fica, pois, a informação solicitada:


-Lapis De Memoria
Morada: Av. Fernão de Magalhães, 456 
Coimbra
Telefone: 239403438
-100ª PÁGINA
Morada: Casa Rolão Av. Central nº 118-120 
Braga
Telefone: 253267647
-Livraria Minho
Morada: Largo da Senhora-A-Branca, nº. 66 
Braga
Telefone: 253 271 152
-Fabula Urbis
Morada: R. de Augusto Rosa, 27 
Lisboa
Telefone: 21 888 50 32
-Jade Livrarias
Morada: Av. Miguel Bombarda Nr. 20 C/V, 
Lisboa
Telefone: 213 021 061
-Livraria Boa Leitura
Morada: Av. Dr. Francisco Sá Carneiro Edifício Leiria 
Leiria
Telefone: 244 831 830

Nota: Aproveito a oportunidade para anunciar que brevemente publicarei mais um Livro de Poemas de minha autoria. 
Para já fica o video de apresentação dos livros publicados:



Fiquem bem,

António Esperança Pereira

Faixa de Gaza e... uma Reflexão!


Nosso comentário:

Para todos aqueles que se preocupam com o que se passa um pouco por todo o mundo, com destaque neste momento para a Faixa de Gaza (Médio Oriente)
Para aqueles que sentem algum humanismo ainda a juntar à realidade egoísta do poder do dinheiro e do petróleo.
Mas sobretudo para aqueles, homens e mulheres, que sentem que nada seriam sem os outros, homens e mulheres, que estiveram e/ou estão nas suas vidas.
Os que ainda conseguem percepcionar que não existiriam sem que o seu pai e sua mãe existissem. Que nada seriam sem o convívio dos amigos e familiares, sem os professores, as/os namoradas/os, as/os filhas/os, os vizinhos, os camaradas nas diversas situações de vida e assim por diante.
Em suma, para os que ainda usam os magníficos órgãos dos sentidos (vista, audição, tacto, olfacto, etc. 
Para todos os que sentem que são humanos do século XXI, logo supostamente seres evoluídos.
Para os governantes que têm responsabilidades acrescidas, vai sobretudo a mensagem irónica que deixo abaixo. 
Claro que é normal gostar-se de dinheiro e das fontes que o geram em grandes quantidades. Claro que sempre houve lutas pelo poder e os conflitos daí resultantes. Pelo que não admira que continue a haver essas lutas sobretudo entre os mais poderosos.
Mas é cada vez mais treta falar-se de moral quando não há moral nenhuma.
É cada vez mais treta mandar-se o incauto cidadão rezar por isto e por aquilo só para o entreter ou por pura hipocrisia. Prometer-lhe o céu, dando-lhe o inferno na terra.
E nada fazer-se de concreto mesmo tendo em mãos poderes suficientes para fazer alguma coisa.
Caros leitores, amigas e amigos, vejo as imagens de Gaza e não gosto.
Ouço atentamente o que Barack Obama vem dizer sobre o assunto, porque se trata de quem no caso vertente pode fazer alguma coisa e fico desapontado. 
Está mais que provado que não há deuses menores que nos valham. Não há deuses menores que salvem povos que não tenham petróleo ou outras riquezas e interesses.
Para quando o uso da suposta inteligência, dos que têm cérebro, dos que nos são apontados como sumidades?
Fica a pergunta séria acompanhada da mensagem irónica prometida no texto que recebi via e-mail.

--------------------------------------------------------------------------------

Reflexão do dia....
            
A primeira protecção testicular (coquilha), foi usada no Hockey em 1874 e o primeiro capacete apenas em 1974.

Significa isto que o homem levou 100 anos a compreender que o cérebro também é importante.

( As senhoras, por favor, parem de rir, ok? )


Fiquem bem,

António Esperança Pereira


segunda-feira, julho 21, 2014

Antídoto para as louras: Sara Matos!





Dados da Wikipédia:


Sara Alves de Matos, mais conhecida por Sara Matos (Lisboa20 de Dezembro de 1989), é uma modeloatriz e cantora portuguesa. Interpretou o papel de Margarida Bacelar em Morangos com Açúcar onde fez par romântico com Lourenço Ortigão, o seu atual namorado, no papel de Rui Oliveira. Sara Matos participou no CD "Morangos Com Açúcar - Escola de Talentos" onde demonstrou o seu talento para a música.




Sara Matos
Informação geral
Nome completoSara Alves de Matos
Nascimento20 de Dezembro de1989 (24 anos)
OrigemLisboa
País Portugal


----------------------------------------------------------------
Anedota: Uma loura...



Está no carro com o namorado num namoro desenfreado.
Beijo puxa beijo e às tantas...
- Não queres ir para o banco de trás? (pergunta ele em visível sofreguidão)
- Para o banco de trás? Não.
E o namoro lá continua.. mais beijo, mais festa, mais aperto, mais amasso e...
- Não queres mesmo ir para o banco de trás? (diz ele ainda com mais vontade)
- Não, não quero.
O pobre rapaz já meio desnorteado, lá continua no beija-beija, esfrega-esfrega até que...
- Vá lá! Tens a certeza de que não queres ir para o banco de trás? (já desesperado).
- Mas que coisa! Já te disse que não! Claro que não!
- (desesperadíssimo) Então, mas porquê?
- Porque prefiro ficar aqui ao pé de ti!


Fiquem bem,


António Esperança Pereira

sexta-feira, julho 18, 2014

Instagram o que é? Um pouco de história...




A primeira imagem partilhada no Instagram por Kevin Systrom, um dos criadores desta rede social, celebrou quatro anos. A foto, que mostra um cão deitado no chão ao lado de um pé, foi publicada a 16 de julho de 2010. Desde essa altura, o Instagram conta com mais de 20 mil milhões de fotografias publicadas, muitas delas por parte de celebridades nos seus momentos mais descontraídos. Com cães, com gatos, em locais surpreendentes, a fazer caretas ou poses sensuais. Aproveite para ver as melhores fotos partilhadas nos últimos tempos pelos famosos mais ativos nesta rede social, como é o caso de Sara Sampaio.


Dados da Wikipédia:

Instagram é uma rede social online de compartilhamento de foto e vídeo que permite aos seus usuários tirar fotos e vídeos, aplicar filtros digitais e compartilhá-los em uma variedade de serviços de redes sociais, como Facebook, Twitter, Tumblr e Flickr. Uma característica distintiva é que ela limita as fotos para uma forma quadrada, semelhante ao Kodak Instamatic e de câmeras Polaroid, em contraste com a relação a proporção de tela de 16:9 agora tipicamente usado por câmeras de dispositivos móveis. Os usuários também são capazes de gravar e compartilhar vídeos curtos com duração de até 15 segundos.


O Instagram foi criado por Kevin Systrom e Mike Krieger e lançado em outubro de 2010. O serviço rapidamente ganhou popularidade, com mais de 100 milhões de usuários ativos em abril de 2012.8 9 O Instagram é distribuído através da Apple App Store, Google Play e Windows Phone Store.10 O suporte foi originalmente disponível apenas para o iPhone, iPad e iPod Touch; em abril de 2012 foi adicionado suporte para Android's com câmera. Aplicativos de terceiros do Instagram estão disponíveis para BlackBerry 10 e dispositivos Nokia Symbian.11 12 Em 22 de outubro de 2013, durante o Nokia World em Abu Dhabi, Emirados Árabes Unidos, Kevin Systrom confirmou que o app oficial do Instagram estaria disponível nas próximas semanas para o Windows Phone.13 Em 21 de novembro de 2013, o oficial Instagram Beta para Windows Phone foi lançado para o Windows Phone 8 permitindo que o usuário do Windows Phone obtenha um acesso mais rápido aos serviços do Instagram, embora o aplicativo ainda esteja em desenvolvimento com a falta de gravação de vídeo e captura de imagem por meio de aplicativo.14 15 O serviço foi adquirido pelo Facebook em abril de 2012 por cerca de 1 bilhão de dólares em dinheiro e ações.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira

terça-feira, julho 15, 2014

Editora Antígona: Bons livros a bons preços!


LIVROS EM PROMOÇÃO ► JULHO
Não consegue visualizar o email? Veja no browser.

Loja online | Pechinchas do mês


Livros com 20% de desconto (até 31 de Julho)

40 HISTÓRIAS
Donald Barthelme
14,40€

CORREIOS
Charles Bukowski
12,80€

MANDRIÕES NO VALE FÉRTIL
Albert Cossery
12€

FUKUSHIMA - CRÓNICA DE UM DESASTRE
Michaël Ferrier
12.80€

A MORTE MELANCÓLICA DO RAPAZ OSTRA & OUTRAS ESTÓRIAS
Tim Burton
11,20€

Para encomendar, basta clicar

 
Visite a nossa loja!
Siga-nos no Facebook Envie a um amigo


Antígona

Rua Gustavo de Matos Sequeira, 39 – 1.º
1250-120 Lisboa | Portugal
t 21 324 41 70 | f 21 324 41 71
info@antigona.pt
www.antigona



Fiquem bem,

António Esperança Pereira

segunda-feira, julho 14, 2014

A Selecção do Brasil está mal, a nossa não!


Nosso comentário:

Hoje foi o dia em que se jogou no Maracanã (Rio de Janeiro) a final do Mundial de Futebol que se disputou no Brasil.
Assisti a muitos dos jogos, pelo que não queria deixar passar em branco umas pequenas linhas sobre o evento.
São apenas notas soltas escritas por alguém que sempre gostou de desporto, evidentemente também de futebol.
Ouvia hoje ao presenciar na televisão pública portuguesa (RTP1) os comentadores dizerem coisas enquanto decorria o encontro  da final entre a Alemanha e a Argentina. 
Notava-se aonde queriam chegar com os comentários: acertavam em algumas, em outras metiam os pés pelas mãos segundo as conveniências de ocasião.
Eu, como qualquer cidadão, tenho toda a liberdade de não concordar com certos ditames oficiais.
Diziam eles que o que vai ficar sobretudo deste mundial é o resultado do Brasil-Alemanha em que, como é sabido, o primeiro perdeu por 7-1.
Claro que não é isso que vai ficar para a história. Apenas com tal afirmação tentam distrair atenções, valorizar o que lhes dá jeito valorizar, desvalorizar o que dá jeito desvalorizar.
Vendo bem as coisas caros leitores e amigos, tomaram muitas selecções com peneiras de sobra, alcançar as meias finais como o Brasil alcançou...
Depois o que fica mesmo para a história é a vitória escassa da Alemanha sobre a Argentina, que não contesto, pese embora aquele 1-0 poder justificar-se para qualquer um dos lados.
Ficará também para a história deste mundial, para além da vitória escassa da Alemanha sobre uma Argentina com argumentos de sobra para merecer o troféu, o seguinte:
a) A péssima actuação de uma selecção portuguesa que encheu toda a gente de expectativas, Ronaldo para aqui, Ronaldo para ali, uma das mais cotadas pela FIFA, afinal foi o que se viu.
b) Ficará para a história deste mundial a triste figura da vizinha Espanha que, tal como nós se quedou pela eliminação sumária nos primeiros embates sem ninguém perceber muito bem o que se passou com aquela molhada de craques campeões do mundo em título.
c) Ficará para a história deste mundial o brilharete da Costa Rica que terminou a liderar o grupo em que estavam três poderosas selecções: Uruguai, Itália, Inglaterra, as duas últimas automaticamente eliminadas da prova.
d) Ficará para a história o brilharete de uma selecção com poucos recursos humanos (a da Grécia) comandada por um português (Fernando Santos) que fez bem melhor que a "conceituada" selecção portuguesa.
e) Finalmente, ficará para a história a humildade com que os EUA se bateram, tendo quanto a mim pautado as suas exibições com um nível exibicional muito agradável.
Do Brasil o que ficará para a história será o seu 4.º lugar na competição. Uma derrota num jogo X mais ou menos volumosa é coisa que acontece aos melhores, clubes e selecções.
Por favor senhores comentaristas, não se iludam iludindo os portugueses: a selecção brasileira está mal, a nossa é que está bem... (???!!!)
Dito isto parabéns ao justo vencedor, a Alemanha e ao digno vencido, a Argentina.

Fiquem bem,

António Esperança Pereira

sexta-feira, julho 11, 2014

Ironia da história...Grande verdade!


Nosso comentário:

Recebi de um contacto, via e-mail, o "Pensamento da semana" que hoje divulgo.

Não o divulgo nem pelo prazer que tal me poderia dar, nem pela crueldade que pareceria uns tempos atrás fazer tamanha comparação entre os dois sistemas políticos: capitalismo e comunismo.
Mas falando bem e depressa, a realidade vem comprovando que o que se diz abaixo, ou seja, o que diz o escritor australiano Jeff Sparrow, tem muito de verdade.
Vale a pena ler.

Tenham um bom fim de semana,

António Esperança Pereira



Pensamento da semana (quem diria?)


  
Grande verdade!...

Ironia da história

 
"Tudo o que temíamos acerca do comunismo – que perderíamos as nossas casas e as nossas poupanças e nos obrigariam a trabalhar eternamente por escassos salários e sem ter voz no sistema – converteu-se em realidade com o capitalismo."
Jeff Sparrow 
(Escritor e activista australiano, nascido em 1969)
AFINAL SÃO IGUAIS

e esta... hein ???

quarta-feira, julho 09, 2014

O verdadeiro símbolo da democracia?


Nosso comentário:

Em tempos de Mundial de Futebol a decorrer no Brasil e outros acontecimentos (bélicos, eleitorais, religiosos) que apresentam elevado grau de risco, espalhados um pouco por todo o mundo, e quantas vezes geradores de tristeza, frustração, raiva, ódio, morte, decidi hoje publicar um "post" mais brejeiro.
A intenção é passar a ideia de que não se complique mais um mundo que vive tempos já de si bem complicados.
Faço votos para que tudo corra bem no Mundial de Futebol, que os povos do mundo em guerra se entendam e deixem as armas de parte como meio de resolver conflitos, que igualmente as populações vítimas de querelas inter-religiões não encontrem nos seus deuses desculpas esfarrapadas para imporem seja o que for e a quem for.
Entendam-se se fazem o favor.
Entretanto, oxalá se divirtam ao ver este post brincalhão que vos deixo. 

Fiquem bem,

António Esperança Pereira



Qual é o verdadeiro símbolo da democracia?

  - Não é o PSD
       - Tão pouco o PS

                                        - Nem o CD>S/PP

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...