quinta-feira, outubro 24, 2024

Continuar usando shampoo?

 

Continuar usando shampoo

Quando se fala em cuidados com o cabelo é comum pensar que o fio de cabelo é o mais importante. Mas, na verdade, o couro cabeludo precisa de muita atenção. Se ele não estiver saudável, os cabelos serão prejudicados.

 Nota: Se puder tirar um pouco ao seu tempo disponível, visite meus livros clicando aqui:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

 

Se você pensava que, ao ficar careca, iria economizar com shampoo, ledo engano. O couro cabeludo continua precisando ser lavado para remover as células mortas e a sujeira comum do dia a dia, que está pelo ar. Então, pode continuar lavando sua cabeça todos os dias ou dia sim e dia não. A vantagem é que pode fazer isso tarde da noite, pois não precisa esperar o cabelo secar para ir dormir.

Usar protetor solar

Toda a pele do corpo precisa ser protegida dos raios solares. Então, se você costuma sair com sua careca à mostra, aplique protetor solar nela. O couro cabeludo é a parte mais exposta do seu corpo e pode sofrer queimaduras. Como está no topo da cabeça, você só vai perceber quando já estiver com um vermelhão de queimado.

 

Sendo assim, cuidar do couro cabeludo é muito importante para todo mundo, até para quem é careca. Veja quais são os principais cuidados que os carecas devem ter para proteger a pele da cabeça.

segunda-feira, outubro 21, 2024

"A Frelimo tem que perceber uma coisa: a população hoje não está com a Frelimo"

História de Liliana Henriques:

Centenas de pessoas saíram esta manhã para as ruas em Maputo, mas também noutros pontos do país, em resposta ao apelo à greve e à manifestação lançado para esta segunda-feira pelo candidato presidencial Venâncio Mondlane, que reclama a vitória nas eleições de 9 de Outubro e pretende igualmente protestar contra o assassínio, no fim-de-semana, do seu advogado, Elvino Dias, e do seu mandatário político, Paulo Guamba. 

Ao longo destas últimas horas circularam inúmeras informações sobre situações de extrema tensão em Maputo, mas igualmente noutras partes do país, como por exemplo Pemba, com actos de vandalismo por parte de alguns manifestantes, confrontos, a utilização de gás lacrimogéneo e também tiros para o ar por parte das forças da ordem. 

Uma situação que acontece numa altura em que ainda se está em período eleitoral, dado que a CNE deve apresentar até quinta-feira os resultados definitivos das eleições gerais. Segundo dados preliminares, a Frelimo no poder saiu vitoriosa deste escrutínio, mas a oposição rejeita estes resultados alegando fraudes massivas. 

É este cenário que analisámos com João Feijó, investigador do Observatório do Meio Rural, que começa por abordar o duplo assassínio na sexta-feira à noite de Elvino Dias e Paulo Guamba. Acontecimentos que, segundo o estudioso, vêm na linha de outras mortes violentas ocorridas em plena luz do dia nestes últimos anos em Moçambique.

Fiquem bem, 

Se puderem, façam uma visita aos meus livros clicando no link abaixo:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

sexta-feira, outubro 11, 2024

Gastroenterologistas deixam aviso sobre dois suplementos comuns.


Dois especialistas alertam para os possíveis efeitos secundários que toma de suplementos de vitamina D e ferro pode ter no organismo.

A vitamina D e o ferro são dois nutrientes importantes para o organismo. Por vezes, quando não consegue obter as quantidades necessárias através da alimentação, e não só, a toma de suplementos é algo comum. Ainda assim, podem trazer alguns efeitos secundários que deve conhecer. Dois gastroenterologistas deixam o aviso à revista Parade.

Asma Khapra e Augustine Tawadros apontam para alguns dos efeitos de tomar suplementos de vitamina D e de ferro.

Leia Também: Queda de cabelo? Está (mesmo) a precisar destas vitaminas

"Os efeitos colaterais gastrointestinais são os problemas mais comuns com suplementos de ferro. O maior deles é a obstipação", começa por dizer Asma Khapra sobre a toma de ferro.

"Algumas variedades podem ser um pouco mais suaves para o intestino. Assim, poderá ter de experimentar alguns tipos diferentes para encontrar um suplemento que torele. Outros efeitos colaterais gastrointestinais incluem dor de estômago, náuseas ou vómitos", continua. Poderá ainda notar as fezes mais escuras.

Por outro lado, do que diz respeito à vitamina D, poderá levar a um excesso deste nutriente no  organismo. Assim, poderá "sentir perda de apetite, náusea e  desidratação", conta Augustine Tawadros.

Fiquem bem:

Se puderem, deem uma espreitadela aos meus livros clicando no link abaixo:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

terça-feira, outubro 08, 2024

Plano para os media. Oposição assinala ataque do Governo ao jornalismo e à liberdade de expressão

 

O Governo apresentou esta terça-feira o Plano de Ação para a Comunicação Social, no qual prevê a eliminação gradual da publicidade comercial na RTP até 2027. Em reação às declarações de Luís Montenegro na abertura da conferência sobre "O futuro dos media", em Lisboa, na qual deixou algumas críticas em relação ao desempenho de alguns jornalistas, a oposição considerou que se trata de um ataque ao jornalismo e à liberdade de imprensa.© Rodrigo Antunes - RTP

O PS repudiou as declarações do primeiro-ministro, Luís Montenegro, sobre os jornalistas e considerou que estas não respeitam nem o trabalho destes profissionais nem a liberdade de imprensa. Em causa estão as declarações feitas de manhã por Luís Montenegro quando afirmou que pretende em Portugal um jornalismo livre, sem intromissão de poderes, sustentável do ponto de vista financeiro, mas mais tranquilo, menos ofegante, com garantias de qualidade e sem perguntas sopradas.

O PS, pela voz da deputada Mara Lagriminha, repudiou “por inteiro as declarações” do primeiro-ministro durante a apresentação do plano para os media.

“Não nos revemos nas declarações que o senhor primeiro-ministro hoje apresentou e que na nossa perspetiva não respeitam nem a liberdade de imprensa nem o trabalho dos jornalistas”, criticou.

A socialista Mara Lagriminha sublinhou, em reação ao Plano para os Media anunciado hoje por Luís Montenegro, que o PS não se revê na visão do primeiro-ministro "que não respeita nem a liberdade de imprensa, nem o trabalho dos jornalistas".

O PS acusa o Governo de manter uma visão "que é o desejo da direita portuguesa de privatizar o serviço público de televisão".

Os socialistas, segundo a deputada, defendem “jornalistas independentes, jornalistas livres e a que tenham a tranquilidade necessária para poder prosseguir o seu trabalho e assegurar o pluralismo democrático”.

O PS criticou ainda o “ataque inqualificável” que é feito à RTP.

###1605916###

Já o líder parlamentar do BE exigiu que o primeiro-ministro se retrate das declarações que fez sobre os jornalistas, acusando-o de ter tentado condicionar a atividade jornalística e de “conviver mal com o escrutínio”.

Fiquem bem, não deixem de visitar meus livros clicando neste link:

António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...