segunda-feira, maio 29, 2023

Portugal já se financia mais barato que 10 economias do euro: em setembro ultrapassa também França e Bélgica

 O prémio de risco exigido pelos investidores para adquirir dívida de longo prazo portuguesa vai ficar abaixo do da Bélgica e França já em setembro, segundo as projeções do portal World Government Bonds para os juros da divida a 10 anos. O spread da dívida portuguesa é já hoje inferior ao de 10 economias do euro, incluindo Espanha

Portugal já se financia mais barato que 10 economias do euro: em setembro ultrapassa também França e Bélgica© RONALD WITTEK

O Tesouro português já se distanciou do grupo de risco de dez economias periféricas do euro, onde se situam Espanha, Grécia e Itália, como está a caminho de deixar para trás a Bélgica e França nos próximos cinco meses.

Com base nas projeções do algoritmo do portal financeiro World Government Bonds (WGB) para os juros dos títulos a 10 anos, o Expresso calculou a previsão do spread exigido pelos investidores para a divida pública de longo prazo portuguesa, que vai ser inferior ao requerido para a dívida belga e francesa já em setembro.

Bélgica e França são consideradas economias do ‘centro’ da zona euro, mas, na realidade, registam previsões de défice orçamental e de nível de endividamento púbico em relação ao Produto Interno Bruto superiores às portuguesas para 2023 ou 2024, atendendo aos próprios cálculos oficiais apresentados recentemente a Bruxelas nos Planos de Estabilidade até 2026 ou 2027.

Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

Textos dispersos do EU II | António Esperança Pereira - Bubok


quarta-feira, maio 24, 2023

Portugal deve pôr fim a apoios na energia e usar folga para baixar défice

 

A Comissão Europeia instou hoje Portugal a pôr fim às medidas de apoio às famílias e empresas devido à crise energética e usar a 'folga' para reduzir o défice, solicitando ainda que o país "acelere" a implementação do PRR.© Reuters

Num parecer hoje divulgado sobre o Programa de Estabilidade de Portugal e sobre o Programa Nacional de Reformas, a Comissão Europeia exorta o país a "cessar as medidas de apoio à energia em vigor até ao final de 2023, utilizando as poupanças correspondentes para reduzir o défice público".

Numa situação de eventual crise energética no próximo inverno, o executivo comunitário pede que essas novas medidas de apoio por novos aumentos dos preços da energia sejam "direcionadas para a proteção das famílias e empresas vulneráveis, que sejam acessíveis do ponto de vista orçamental e que preservem os incentivos à poupança de energia".

A recomendação surge depois de, na semana passada, o Governo ter dito que iria seguir "a orientação geral" dada aos países da União Europeia (UE) relativamente à crise energética, mas admitiu acabar com os apoios públicos em 2024, se não se justificarem, como previsto pela Comissão Europeia.

Nas previsões económicas de primavera da Comissão Europeia, divulgadas também na semana passada, a instituição indica que o custo orçamental líquido das medidas de apoio à energia equivale a 0,8% do Produto Interno Bruto (PIB) em 2023, em comparação com 2,0% em 2022, mas não faz uma estimativa para 2024, assumindo o fim de tais ajudas.

Nessas projeções macroeconómicas, o executivo comunitário previu ainda que o défice português diminua para 0,1% este ano, o menor da zona euro, sendo este o melhor resultado à exceção dos excedentes previstos para a Irlanda e Chipre e mais otimista do que o do Governo.

No parecer agora divulgado, o executivo comunitário insta Portugal a "acelerar a aplicação do seu Plano de Recuperação e Resiliência [PRR], assegurando igualmente uma capacidade administrativa adequada, e a finalizar rapidamente o capítulo REPowerEU, com vista a iniciar rapidamente a sua aplicação", numa alusão à revisão para incorporar medidas relativas ao pacote energético europeu.

Pedindo uma "política orçamental prudente", a Comissão Europeia solicita que o país "preserve o investimento público financiado a nível nacional e assegure a absorção efetiva das subvenções do Mecanismo de Recuperação e Resiliência [parte central do PRR] e de outros fundos da UE, em especial para promover as transições ecológica e digital".

Para o período posterior a 2024, Bruxelas defende que Portugal deve "continuar a seguir uma estratégia orçamental a médio prazo de consolidação gradual e sustentável, combinada com investimentos e reformas conducentes a um maior crescimento sustentável, a fim de alcançar uma situação orçamental prudente a médio prazo" e que ainda "melhore a eficácia dos sistemas fiscal e de proteção social, em especial dando prioridade à simplificação de ambos os quadros, reforçando a eficiência das respetivas administrações e reduzindo a carga administrativa associada".

Outra recomendação é que o país "reduza a dependência global dos combustíveis fósseis", nomeadamente acelerando "a implantação das energias renováveis" através do licenciamento e "a capacidade de interconexão elétrica".

Este parecer é publicado no âmbito do pacote da primavera do Semestre Europeu, o quadro para a coordenação das políticas económicas dos países da União Europeia, no âmbito do qual a Comissão Europeia avalia os planos orçamentais nacionais e acompanha os progressos das finanças públicas.

Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

Textos dispersos do EU II | António Esperança Pereira - Bubok

quinta-feira, maio 18, 2023

Três alimentos (e bebidas) que um dentista evita ao máximo

 

Imagem tirada ao acaso da Internet

Cuidado!

Ao longo dos anos os dentistas têm vindo a desaconselhar certos alimentos especialmente os que têm muito açúcar. Porquê? Causam muitos estragos, cáries e ainda estimulam outras condições mais sérias. Além dos mais óbvios que já todos conhecem, o dentista Sam Jethwa falou com o DailyMail e fez uma pequena lista com mais alguns que deve mesmo evitar ao máximo. 

Leia Também: Uma boa saúde oral ajuda a evitar estas doenças (incluindo cancro)

'Lattes' de curcuma estão na moda e, na verdade, têm múltiplos  benefícios para a saúde. Quando se fala dos dentes a história já é diferente.

De acordo com a dentista a curcuma é capaz de manchar os dentes. Algo que é especialmente arriscado entre quem usa próteses dentárias ou fez um branqueamento. 

Também os caramelos de leite estão na lista. Porquê? Têm imenso açúcar e a sua consistência muito dura e pegajosa aumenta, significativamente, o risco de lascar ou rachar um dente. É ainda mais problemático em indivíduos com coroas, chumbo ou aparelho nos dentes. 

Por último, a especialista menciona as azeitonas, um snack relativamente saudável e rico em antioxidantes e vitaminas. É, no entanto, necessário ter muito cuidado e não trincar as que têm caroço. Pode causar estragos incómodos e difíceis de encontrar.

Entre indivíduos mais velhos com os dentes mais frágeis é necessário ter ainda mais atenção. O mesmo se aplica a outros alimentos com caroços, nomeadamente, cerejas, tâmaras e pêssegos. 

Leia Também: Não desvalorize o sangramento das gengivas. Eis o que deve saber

Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

Textos dispersos do EU II | António Esperança Pereira - Bubok

sexta-feira, maio 12, 2023

Portugal é o país do mundo que consome mais vinho "per capita"

Consumo de vinho tem vindo a aumentar, revelou o subdiretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

Portugal é o país do mundo que consome mais vinho "per capita"© Canva

Portugal é o país do mundo que consome mais vinho 'per capita' e o consumo tem vindo a aumentar, revelou hoje o subdiretor-geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD).

"Os mais velhos consomem mais vinho", os adolescentes e jovens adultos cerveja e os mais novos bebidas espirituosas ('shots'), adiantou o médico de saúde pública na subcomissão parlamentar de Saúde Global, onde foi ouvido juntamente com o diretor-geral do SICAD, João Goulão.

Ressalvou, contudo, que em Portugal, contrariamente ao resto da Europa, as bebidas espirituosas são "muito pouco consumidas", representando cerca de 10%, enquanto o vinho totaliza 60% e o restante é consumo de cerveja.

Manuel Cardoso disse que até 2015 Portugal ia tendo "alguns ganhos em saúde e alguns ganhos em relação aos consumos", mas nos últimos anos "isso parece não ter acontecido".

Consumo de álcool: Portugal tem um dos mais elevados do mundo

"Portugal é dos países com o consumo 'per capita' de álcool mais elevado em termos mundiais", elucidou, adiantando que o consumo médio de litros de álcool puro por habitante tinha vindo a baixar ligeiramente, tendo atingido em 2015 os 11,9, valor que subiu para 12,1 em 2019.

"Parece um valor pequeno, mas entrámos em contraciclo com o resto da Europa e, por isso, é uma preocupação acrescida", vincou o responsável.

O especialista manifestou preocupação com "o sofrimento que pode vir acrescido a esses consumos", quer para o próprio, quer para terceiros.

Manuel Cardoso revelou que, segundo o inquérito à população geral, em 2012, 60% dos portugueses tinham consumido álcool, valor que aumentou para 61,5% em 2022.

Apenas houve uma "ligeira redução" dos consumos nos grupos etários mais jovens (15/24 e 25/34 anos).

"Mas quando falamos de embriaguez, as coisas pioram em todos os grupos etários, quer na população em geral (15/74), 5,1% para 6,5, entre 2012 e 2022", salientou.

 Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

Textos dispersos do EU II | António Esperança Pereira - Bubok




segunda-feira, maio 08, 2023

Carros de patrulha… em cartão. O truque já utilizado em Espanha

 Um novo método, que nem todos apreciaram.




No ano passado tornou-se viral, em Espanha, um vídeo de um carro de patrulha da Guardia Civil... de cartão. 

Para os condutores que se aproximam, tudo aparenta ser uma operação normal de trânsito. No entanto, como divulgou a conta oficial no Twitter Social Drive, esta é uma nova estratégia das autoridades espanholas para dissuadir os automobilistas de circular em excesso de velocidade.

Se ao longe, o que parece ser um verdadeiro Alfa Romeo Stelvio, ao perto não passa de um pedaço grande de cartão pintado com as atuais cores dos carros da Guardia Civil.

No entanto, esta é uma técnica que não é uma novidade completa. Em países como os Estados Unidos da América, Japão ou Turquia também já se assistiu a situações destas.

Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

Textos dispersos do EU II | António Esperança Pereira - Bubok

sexta-feira, maio 05, 2023

Estes frutos secos só fazem bem à saúde. Eis os benefícios

 

Foto retirada da net

Pode tê-los sempre em casa à vontade.


Falar em frutos secos é falar em alimentos saudáveis que deve ter sempre em casa. Só lhe fazem bem. Se não sabe os benefícios que trazem, fica a conhecê-los.

A revista Men's Health falou com a nutricionista Melissa Halas-Liang para perceber melhor como é que alguns frutos secos podem trazer melhorias à sua saúde. Saiba tudo.

Leia Também: Alimentos ricos em proteína (e baixos em calorias) que ajudam a emagrecer

Nozes

"Um estudo publicado na revista Nutrients mostrou que pode ajudar contra a depressão. Pode misturá-los com iogurte grego, por exemplo."

Pistacho

"Estão cheios de antioxidantes, protegem os olhos, a pele e o coração."

Nozes pecã

"Ajudam a diminuir o colesterol." São ainda eficazes para a saúde da próstata.

Amêndoas

"São ricas em vitamina E e zinco. Aumentam a fertilidade."

Amendoim

"Ajudam também a diminuir o colesterol."

Castanha-de-caju

"São um importante fruto para quem sofre de diabetes."

Leia Também: Para perder peso de forma rápida, evite ao máximo estes três alimentos

Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

Textos dispersos do EU II | António Esperança Pereira - Bubok

segunda-feira, maio 01, 2023

É por isso que você deve dormir com um dente de alho debaixo do travesseiro

 


Colocar um dente de alho sob o travesseiro tem benefícios surpreendentes!

Temos dificuldade para pensar em uma refeição que não fique melhor com um dente de alho ou dois. É uma ótima maneira de adicionar algum sabor extra para um prato e é utilizado em todo o mundo. Mas você sabia que o alho é ótimo não apenas para ser usado na cozinha, mas também no quarto?

Alho geralmente não é útil quando se trata de ações no quarto, mas isso não é o tipo de ação que estamos falando.

Efeito calmante

Você vai dormir muito mais profundamente e calmamente com um dente de alho sob seu travesseiro! Nós percebemos que isso soa um pouco estranho, mas as substâncias sulfurosas combinadas com o aroma do alho têm um efeito calmante em você. O cheiro do alho vai chegar um pouco através do travesseiro, o que ajuda você a adormecer mais facilmente. Além disso, ele vai também melhorar a qualidade do seu sono. Em outras palavras: você dorme mais rápido e mais profundo; O que mais você quer? Coloque um ou dois dentes (incluindo cascas) sob seu travesseiro e você vai notar o efeito. Você vai dormir como um bebê! E não se preocupe; seu quarto não ficará com cheiro de alho quando você acordar na manhã seguinte e nem você. Todos ainda vão querer se sentar ao seu lado! Vale a pena tentar?

Estômago

O alho é ótimo para outras coisas também. Está com problemas no estômago, como ácido estomacal? Beba um copo de água com um pouco de alho fresco adicionado a ele. Tem um gosto ruim, mas ajuda!

Fiquem bem

Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado

Textos dispersos do EU II | António Esperança Pereira - Bubok


Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...