Os presidentes de onze países latino-americanos concordaram, nesta quarta-feira (5), com um plano para reduzir a inflação, que visa criar facilidades para o intercâmbio de produtos básicos e bens intermediários, informou o governo mexicano.
O compromisso foi anunciado após reunião virtual convocada pelo presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, e envolve também Argentina, Belize, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, Honduras, Venezuela e São Vicente e Granadinas.
“Podemos fazer trocas econômicas, comerciais, se concordarmos e removermos obstáculos, tarifas, medidas sanitárias e cada país tiver algo a oferecer. Tudo para que alimentos e produtos básicos possam chegar a um preço melhor”, declarou López Obrador em seu discurso.
Para isso, os dirigentes acordaram “avançar na definição de facilidades comerciais, bem como medidas logísticas, financeiras e outras (…) que permitam que a troca de produtos da cesta básica e bens intermédios ocorra em melhores condições”, indica o declaração final do grupo, batizado de “Aliança de Países da América Latina e Caribe contra a Inflação”.
A prioridade é “reduzir os custos desses produtos para a população mais pobre e vulnerável”, acrescenta o documento, cujos signatários estão agrupados na Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac), formada por trinta países.
Visitem o meu novo livro clicando abaixo. Partilhem ou deixem "gosto". Obrigado
Textos dispersos do EU II | António Esperança Pereira - Bubok
Sem comentários:
Enviar um comentário