Estas linhas de ação nos domínios do ambiente, energia e combate às alterações climáticas foram transmitidas por Duarte Cordeiro no debate sobre o estado da nação, na Assembleia da República.
Ao nível da reconversão energética, Duarte Cordeiro defendeu que Portugal "está mais protegido do que boa parte dos seus parceiros europeus, graças à aposta em energias renováveis", mas "não está imune" à atual conjuntura de instabilidade internacional.
O ministro do Ambiente advogou também que, apesar da atual conjuntura, Portugal conseguiu conter os preços da eletricidade, citando, para o efeito, a Entidade Reguladora do Setor Elétrico (ERSE), que indica que, entre 2018 e 2022, se registou "uma redução acumulada de -115% nas tarifas de acesso às rede"
Os consumidores domésticos de eletricidade observaram uma redução de -3,7% no preço final no mercado regulado", apontou.
No que respeita aos investimentos ao nível da energia solar, o ministro disse que, em 2022, Portugal, além de ter quebrado a barreira dos 2000 megawatts já instalados, espera que entrem em funcionamento mais cerca de 1.200 megawatts.
"No atual cenário de preços elevados, se todas as centrais solares atribuídas nos três leilões que promovemos estivessem em funcionamento, os consumidores portugueses beneficiariam de uma poupança de mais de 2,1 mil milhões de euros", sustentou.
Fiquem bem,
Podem visitar-me aqui:
...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok
Sem comentários:
Enviar um comentário