domingo, outubro 24, 2021

Quem votar contra OE empurra o país para as mãos da direita

 


© TVI24 OE2022: PS diz que quem votar contra quer empurrar o país para "as mãos da direita"

A presidente do grupo parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, considerou este domingo que quem votar contra o Orçamento do Estado quer empurrar o país para "as mãos da direita" e "deitar por terra o reforço do estado social".

"Quando estamos a falar neste momento da possibilidade de votos contra um orçamento do Estado como este, que mais uma vez volta a ser um Orçamento do Estado à esquerda, é estarmos a deitar por terra o reforço do estado social, é estarmos a dizer aos trabalhadores (...) que deixam de ser valorizados nos seus salários, que deixa de haver um aumento do Salário Mínimo Nacional ou que deixa de ser possível (...), por exemplo, a indemnização compensatória por despedimento, sobretudo, no combate à precariedade e nos contratos de trabalho a termo", afirmou.

Ana Catarina Mendes, que falava no encerramento do congresso da Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN, em Lisboa, considerou que o país está a sair "do momento mais crítico da crise sanitária, que provocou uma crise social que não teve os efeitos trágicos da crise anterior" devido, sobretudo, à "resposta de um Governo de esquerda liderado pelo Partido Socialista".

"Este é um momento que não é compatível com chantagens", disse, considerando também que é um "momento particularmente difícil e um momento particularmente exigente para Portugal e sobretudo, sobretudo, muito exigente para os socialistas".

Falando para uma plateia de dirigentes de sindicatos, Ana Catarina Mendes considerou que a "luta sindicalista é cada vez mais necessária" numa altura "em que outros acham que podem empurrar o país para as mãos da direita outra vez".

"Nós sabemos bem quais são as receitas que a direita tem", acrescentou, referindo a política de "desvalorizar" os trabalhadores, os sindicatos e a negociação coletiva.

"Podemos dizer hoje que estávamos certos quando em 2015 propusemos aos portugueses uma alternativa à austeridade e uma alternativa a um governo de direita que ousou ir além da 'troika'", afirmou Ana Catarina Mendes, que defendeu que o PS, "sob a liderança de António Costa", propôs "uma mudança radical" no "sistema político e pela primeira vez a esquerda conseguiu unir-se para dar a volta àquilo que era o trágico estado a que tinha chegado Portugal" e que definiu como um país "entristecido" e "verdadeiramente empobrecido".

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

terça-feira, outubro 19, 2021

Intolerância à Frutose

 


É importante dar preferência aos alimentos preparados em casa, além de ser importante verificar o rótulo dos produtos antes de consumi-los, de modo que os alimentos não devem conter xarope de milho rico em frutose em sua composição, frutose, sacarose, açúcar, sorbitol e melaço. Alguns dos alimentos que não possuem frutose e podem ser consumidos são:

 

Produtos lácteos, como leite, manteiga, queijo e iogurte natural;

Adoçantes, como estévia;

Frutos secos e sementes, como nozes, amendoim, castanha, avelã, chia, gergelim, linhaça e sésamo;

Temperos como sal, vinagre, ervas aromáticas e especiarias;

Cereais, como aveia, cevada, centeio, arroz, arroz integral e produtos preparados a partir dos mesmos, como pão, bolachas e cereais, desde que não tenham frutose, sacarose, sorbitol, mel, melado ou xarope de milho;

Proteínas animais, como carnes brancas e vermelhas, peixes e ovos;

Bebidas, como água, chá, café e cacau.

 

-Baixo teor de frutose    

 

Frutas

Abacate, limão, abacaxi, morango, tangerina, laranja, banana, amora e melão

 

Vegetais

Cenoura, aipo, espinafre, ruibarbo, beterraba, batata, folhas de nabo, abóbora, couve de bruxelas, couve-flor, alface, repolho, tomate, rabanete, cebolinha, pimentão verde, cenoura branca

 

Cereais

Farinha de trigo sarraceno, nachos, tortilhas de milho, pão gluten free, bolacha de água e sal, pipoca e quinoa


Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

quarta-feira, outubro 13, 2021

Colesterol alto? Cinco exercícios aeróbicos (básicos) para atacá-lo

 

O desporto é um dos seus maiores aliados.


Já não é novidade para ninguém que o desporto é um dos nossos melhores amigos quanto o assunto é a saúde cardiovascular. Mas sabia que o exercício aeróbio é uma boa forma de baixar a pressão arterial, os níveis elevados de colesterol e de glicose no sangue?

Se não é adepto de atividade física exigente, mas costuma ter níveis acima do normal, os exercícios aeróbicos podem ser o seu aliado. Espreite abaixo cinco sugestões da Danone:

Ciclismo

É aconselhável andar de bicicleta no mínimo 20 minutos por dia. A prática regular de ciclismo permitirá exercitar as pernas, quadris e nádegas, fortalece os músculos das costas e evita a sobrecarga das articulações. 

Corrida

Comece por correr cerca de 10 minutos por dia e vá aumentando gradualmente o ritmo. Escolha roupa com tecidos respiráveis e calçado que se adapte ao seu pé e, ao mesmo tempo, que seja leve e dê sustentação. 

Natação

A natação é considerado um dos exercícios mais completos, uma vez que melhora a respiração, alivia as dores nas costas e, ao mesmo tempo, promove a circulação sanguínea.

Dança

Das danças de salão à zumba, não importa a sua escolha, desde que o faça. No fundo, estará a fazer exercício físico sem se aperceber.

Andar

Sabia que caminhar durante apenas meia hora por dia pode evitar o sedentarismo? Reserve 30 minutos de manhã ou à tarde para um passeio em ritmo contante e a regular a respiração.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

domingo, outubro 03, 2021

PR felicita Seleção Nacional de Futsal pelo título mundial alcançado em Kaunas, Lituânia

 O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a Seleção Nacional de Futsal pelo título mundial hoje alcançado, um "feito desportivo extraordinário" que "orgulha todos os portugueses", recebendo a equipa no Palácio de Belém na segunda-feira.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a Seleção Nacional de Futsal pelo título mundial hoje alcançado, um "feito desportivo extraordinário" que "orgulha todos os portugueses", recebendo a equipa no Palácio de Belém na segunda-feira.© Getty Images O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a Seleção Nacional de Futsal pelo título mundial hoje alcançado, um "feito desportivo extraordinário" que "orgulha todos os portugueses", recebendo a equipa no Palácio de Belém na segunda-feira.

LEIA TAMBÉM:

Ricardinho eleito o melhor jogador do Mundial de futsal

A seleção portuguesa de futsal sagrou-se hoje pela primeira vez campeã mundial, ao vencer por 2-1 a Argentina, que detinha o título, na final do Campeonato do Mundo de 2021, disputada em Kaunas, na Lituânia.

Numa nota publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa felicita a Seleção Nacional de Futsal por este título, numa "modalidade em afirmação".

"Mais um feito desportivo extraordinário que orgulha todos os portugueses e merece por isso o reconhecimento do Presidente da República", elogiou.

A comitiva portuguesa campeã mundial será recebida no Palácio de Belém pelo Presidente da República na segunda-feira pelas 15:00.

Portugal chegou a deter uma vantagem de dois golos, graças ao 'bis' de Pany Varela, aos 15 e 28 minutos, mas a seleção sul-americana, que defendia o título mundial conquistado em 2016, na Colômbia, reduziu por Claudino, aos 28, e manteve a incerteza até ao fim.

Portugal, que tinha como melhor resultado de sempre na competição o terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina, juntando o título mundial ao europeu, que conquistou, também pela primeira vez, em 2018, na Eslovénia.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...