terça-feira, dezembro 28, 2021

Ministra avisa: máximos de infetados na primeira semana de janeiro

 Em declarações na SIC Notícias, a ministra da Saúde comentou a evolução da pandemia em Portugal, num dia em que se atingiu um novo máximo diário de novos casos. Marta Temido diz que está a ser preparado um reforço de call centers para o atendimento de utentes

© PEDRO NUNES

A ministra da Saúde admite que na primeira semana de janeiro Portugal ultrapasse a barreira dos 37 mil novos casos de covid-19 por dia. Em declarações à SIC Notícias esta terça-feira - dia em que se atingiu um recorde de 17 172 novas infeções -, Marta Temido assegurou que este é um número que “está em linha” com as estimativas das autoridades de Saúde, no entanto um pouco mais acelerado do que o previsto.

“O número dos 17 mil seria atingido, nas estimativas, apenas a 29 de dezembro. Atingimos antes. Vale a pena sublinhar que com os modelos que dispomos iremos atingir os 37 mil casos na primeira semana de janeiro”, disse a ministra.

Marta Temido sublinhou que a pressão neste momento está na “linha SNS24, no rastreio de contactos, na realização de testes e não tanto nos internamentos”. “Todos os sistemas de saúde estão sob uma pressão brutal e o nosso não é exceção. Deixo um apelo: paciência para quem precisa de usar o SNS24”, disse.

A grande dificuldade na linha de atendimento está na orientação das pessoas que tiveram contactos de risco e precisam de saber o que fazer a seguir, garantindo que no caso de pessoas positivas o SNS24 “tem demonstrado capacidade de resposta”.

“Os Serviços Partilhados do Ministério da Saúde e o Ministério têm estado a trabalhar numa simplificação do algoritmo para permitir melhores automatismos”, referiu Marta Temido, que anunciou que está prevista a abertura de mais call centers e também um reforço dos já existentes.

A ministra apelou ainda à responsabilidade individual, recordando que “estamos perante uma variante cujas consequências ainda desconhecemos” e que o número de novos casos está a duplicar a cada oito dias.

“Tomámos as medidas na quinta-feira da semana passada e na altura muitas vozes consideram excessivas. É um equilíbrio difícil. A proteção da vacina permite-nos atenuar a letalidade, estamos protegidos; a responsabilidade está na mão de cada um, mais do que na atuação do Estado. Fomos ao limite da proporcionalidade das medidas impostas. É uma sociedade madura”, defendeu.

Esta terça-feira, o boletim epidemiológico da Direção-geral da Saúde dá conta de mais 17.172 infetados, 19 mortes e 8226 recuperados em Portugal nas últimas 24 horas. Trata-se de um novo máximo de casos positivos em toda a pandemia. O anterior pico remontava a 28 de janeiro, com 16.432 infeções em 24 horas.

Fiquem bem, Boas Festas!

É Natal, não se esqueçam de visitar meus livros:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

domingo, dezembro 26, 2021

Pedro García, de 87 anos, adquiriu um Ford Mustang Mach-E.

A história de Pedro García é a prova de que a idade é apenas um número. Aos 87 anos adquiriu aquele que foi o seu primeiro automóvel elétrico.

Depois de uma vida inteira a conduzir modelos movidos a gasolina, Pedro García decidiu comprar um dos seus automóveis de eleição, o Ford Mustang Mach-E.

Amante da Ford, Pedro García teve inúmeros veículos da marca norte-americana, desenvolvendo assim uma relação de proximidade com a equipa da Auto Christian, o seu concessionário local, em Denia, na região espanhola de Alicante. García foi um dos primeiros a ter o Mustang Mach-E e, desde então, o referido concessionário tem-no ajudado a aprender e a adaptar-se ao seu novo automóvel, ainda que não tenha precisado de muita ajuda.

“Não se pode contrariar o futuro. É preciso estar à frente dele. Este automóvel é o automóvel do futuro. O que mais gosto é de não ter de ir abastecer a um posto de combustível. Eles instalaram-me uma ‘wallbox’ em casa e eu carrego-o lá", referiu o espanhol de 87 anos, que não podia estar mais contente com a sua aquisição.


Leitor de vídeo de: YouTube (Política de PrivacidadeTermos)


Fiquem bem, Boas Festas!

É Natal, não se esqueçam de visitar meus livros:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

segunda-feira, dezembro 20, 2021

E esta hein? não se percebe nada disto!!!

 Pessoas com vacinação completa contra a Covid-19 que coabitem com um caso confirmado de infeção por SARS-Cov-2 são consideradas contacto de alto risco, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje atualizada.

Pessoas com vacinação completa contra a Covid-19 que coabitem com um caso confirmado de infeção por SARS-Cov-2 são consideradas contacto de alto risco, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje atualizada.© Rita Franca/NurPhoto via Getty Images Pessoas com vacinação completa contra a Covid-19 que coabitem com um caso confirmado de infeção por SARS-Cov-2 são consideradas contacto de alto risco, segundo uma norma da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje atualizada.

Na anterior versão da norma 'Covid-19: Rastreio de Contactos', era considerada contacto de alto risco a pessoa vacinada com duas doses que vivesse com a pessoa infetada, mas "em contexto de elevada proximidade (por exemplo, partilha do mesmo quarto)" e agora basta residir na mesma casa.

Segundo a norma da Direção-Geral da Saúde são também contactos de alto risco as pessoas com um nível de exposição elevado ao caso confirmado de infeção por SARS-CoV-2 que não tenham o esquema vacinal completo ou que estejam vacinadas, mas que sejam contacto de caso confirmado no contexto de um surto em estruturas residenciais para idosos e outras respostas similares dedicadas a pessoas idosas ou que residam ou trabalhem nestas instituições.

Estas situação inclui também Unidades de Cuidados Continuados Integrados da Rede Nacional de Cuidados Continuados, instituições de acolhimento de crianças e jovens em risco, estabelecimentos prisionais, centros de acolhimento de migrantes e refugiados.

A investigação epidemiológica é operacionalizada através da realização do inquérito epidemiológico, que consiste na recolha sistemática de informação clínica e epidemiológica referente aos casos notificados (possíveis/prováveis e confirmados de covid-19).

Para cada caso, são recolhidos, pelo menos, a identificação pessoal, informação demográfica, informação clínica, estado vacinal.

O rastreio de contactos visa identificar rapidamente potenciais casos secundários, para poder intervir e interromper a cadeia de transmissão da infeção.

O período de transmissibilidade para fins de rastreio de contactos estende-se, em casos sintomáticos, desde 48 horas antes da data de início de sintomas de covid-19, até ao dia em que é estabelecido o fim do isolamento do caso confirmado, nos termos da Norma 004/2020 da DGS.

Em casos assintomáticos, desde 48 horas antes da data da colheita da amostra biológica para o teste laboratorial para SARS-CoV-2 até ao dia em que é determinado o fim do isolamento do caso confirmado.

A norma 004/2020, que estabelece os procedimentos a adotar na abordagem ao doente com suspeita ou infeção pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), refere que no caso dos doentes sintomáticos com covid-19 com doença ligeira ou moderada, o isolamento termina ao fim de "10 dias desde o início dos sintomas", desde que não estejam a utilizar medicamentos antipiréticos e apresentem uma "melhoria significativa dos sintomas durante três dias consecutivos".

O período de isolamento para estes doentes termina sem ser necessário um teste à covid-19.

"Para os doentes com covid-19 assintomática, isto é, pessoas sem qualquer manifestação clínica de doença à data do diagnóstico laboratorial e até ao final do seguimento clínico, o fim das medidas de isolamento é determinado 10 dias após a realização do teste laboratorial que estabeleceu o diagnóstico de Covid-19?, lê-se na norma.

Para os casos graves ou críticos, o isolamento pode terminar ao fim de 20 dias desde o início dos sintomas, desde que haja uma "melhoria significativa dos sintomas durante 3 dias consecutivos" e sem utilização de antipiréticos durante 3 dias consecutivos.

Fiquem bem, Boas Festas!

É Natal, não se esqueçam de visitar meus livros:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

quinta-feira, dezembro 16, 2021

Medicamento para covid-19 por via oral

 

A Agência Europeia do Medicamento aprovou hoje a possibilidade de o medicamento para a covid-19 Paxlovid, da farmacêutica Pfizer, ser usado em tratamento de pessoas que não estão ventiladas e que estejam em risco de desenvolver doença grave.

A Agência Europeia do Medicamento aprovou hoje a possibilidade de o medicamento para a covid-19 Paxlovid, da farmacêutica Pfizer, ser usado em tratamento de pessoas que não estão ventiladas e que estejam em risco de desenvolver doença grave.© LUSA A Agência Europeia do Medicamento aprovou hoje a possibilidade de o medicamento para a covid-19 Paxlovid, da farmacêutica Pfizer, ser usado em tratamento de pessoas que não estão ventiladas e que estejam em risco de desenvolver doença grave.

A agência salienta que o medicamento "ainda não tem autorização de uso na União Europeia"(UE), mas admite que as autoridades nacionais poderão autorizar o uso daquele fármaco oral, de preferência "o mais cedo possível após o diagnóstico, até cinco dias depois do início dos sintomas".

"As autoridades nacionais poderão decidir sobre a possibilidade de uso do medicamento antes da autorização de introdução no mercado, por exemplo em situações de uso de emergência", refere a agência, apontando "as taxas crescentes de infeção [pelo coronavírus SARS-CoV-2] e mortes com covid-19" na UE.

Os dois princípios ativos do medicamento, disponíveis em comprimidos separados, têm que ser tomados em conjunto duas vezes por dia durante cinco dias.

A orientação baseia-se na análise de resultados provisórios de um estudo em pacientes não hospitalizados e não vacinados com sintomas e pelo menos um problema de saúde subjacente que aumentava o risco de desenvolverem uma forma grave de covid-19.

Das 607 pessoas que tomaram Paxlovid, nenhuma morreu e seis foram hospitalizadas, enquanto dez pessoas do grupo de 612 que receberam um placebo morreram e 41 foram internadas.

Os efeitos secundários mais comuns durante o tratamento, que se manifestaram até 34 dias depois da última toma, foram alterações no paladar, diarreia e vómitos.

Salienta que o medicamento não deve ser tomado por doentes com insuficiência renal ou hepática grave nem por grávidas, por mulheres que estão a tentar engravidar ou que estão a amamentar.

Ainda falta uma decisão final sobre uma autorização de uso oficial, com a agência a anunciar que começou na segunda-feira passada uma revisão mais completa do medicamento para avaliar em tempo real dados mais concretos sobre sua a qualidade, segurança e eficácia.

O medicamento bloqueia a atividade de uma enzima específica de que o coronavírus SARS-CoV-2 precisa para se replicar numa pessoa infetada.

A farmacêutica Pfizer alegou que o comprimido reduz em 89 por cento dos casos o risco de hospitalização ou morte em adultos, acrescentando que o medicamento será um "potente inibidor" da variante Ómicron do SARS-CoV-2.

Fiquem bem, Boas Festas!

É Natal, não se esqueçam de visitar meus livros:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

domingo, dezembro 12, 2021

Boas Festas, boas leituras e boas guloseimas

Nota breve do autor do Blogue:

É Natal, época festiva por excelência, pelo que nunca é demais aconselhar as boas práticas a ter em conta, designadamente as recomendadas pelas entidades competentes. Refiro-me em particular as que dizem respeito à área da COVID19, claro está, mas apelo também para que não se descurem outros cuidados em outras áreas, desiganamente na estrada, quando tivermos de conduzir. Abaixo deixo algumas dicas cuja leitura me parece interessante.

Boas Festas

AEP/






Fiquem bem, Boas Festas!

É Natal, não se esqueçam de visitar meus livros:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

sábado, dezembro 04, 2021

Sob a batuta de Nelson Veríssimo Benfica B comanda II Liga

 

Com o desafio interrompido, aos 73 minutos, Alhassane Sylla e Fabinho, ambos já admoestados, desentenderam-se na tentativa de agarrar a bola e foram expulsos por acumulação, comprometendo as opções de ambas as equipas para a parte final do encontro.


Nesse momento, já os 'encarnados' venciam por 2-0, com golos de Paulo Bernardo e Tiago Gouveia, um em cada metade do encontro, que garantiram um triunfo justo da equipa de Nelson Veríssimo, mais eficaz que os vila-condenses no capítulo do remate.

É que o Rio Ave até foi a primeira equipa a criar perigo, num cabeceamento de Joca à trave (11) mas além de Pedro Amaral (38), que obrigou o guarda-redes Svilar a aplicar-se, o Rio Ave praticamente não conseguiu enquadrar mais remates ao longo do encontro.

Pelo contrário, Paulo Bernardo (28), assistido por Henrique Araújo, e Tiago Gouveia (56), com um toque de classe por cima de Jhonatan, acertaram nas redes adversárias e garantiram os três pontos para o Benfica B e o regresso à liderança da II Liga.

Com justiça, pois se até ao momento das expulsões o Benfica B já era a equipa mais perigosa, depois disso foi mesmo a única a incomodar o guarda-redes adversário, mas Luís Lopes (86) cabeceou um pouco por cima da trave, Jaír Tavares (89) viu Jhonatan defender 'miraculosamente' o seu desvio e Ronaldo Camará (89), na recarga, acertou no poste.

Com o triunfo de hoje, o Benfica B recuperou a liderança da II Liga de futebol, que tinha sido provisoriamente ocupada pelo Casa Pia, após triunfo (1-0) sobre o Varzim, na quinta-feira.

Já o Rio Ave sofreu a primeira derrota 'fora de portas' nesta época e falhou o objetivo de ultrapassar as 'águias' e, dessa forma, 'colar-se' aos 'gansos' no topo da classificação.

Jogo no Benfica Futebol Campus, no Seixal.

Benfica B -- Rio Ave, 2-0.

Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:

1-0, Paulo Bernardo, 28 minutos.

2-0, Tiago Gouveia, 56.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

sábado, novembro 20, 2021

Muros, migrações e manif's anti-medidas COVID19

Nosso comentário:


A propósito destas questiúnculas das migrações que geram muros, tiros, mortes, fronteiras cerradas, ausência de solidariedade, incompetência, a par da inoperância das instituições humanitárias, vem a propósito um excerto de um poema meu, que deixo abaixo.
Também podem incluir-se os casos de extrema violência que, seja em casa ou junto da casa de cada um ocorrem todos os dias: violência doméstica, racismo, xenofobia, etc.
Ainda os exageros das manifestações anti-medidas COVID19.
Estamos em 2021 meus senhores, há liberdade sim senhor, mas não pode valer tudo. Ainda hoje na Áustria numa manifestação anti medidas COVID19 aconteceu aquilo que uma alta individualidade do país designou por ORGIA DE DESTRUIÇÃO.
Muito triste!!!
AEP/



Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

terça-feira, novembro 09, 2021

Vai levar a terceira do se da vacina? saiba o que esperar

 

É o seu caso?© Shutterstock É o seu caso?

Os efeitos secundários da terceira dose da vacina contra a Covid-19 são "significativamente mais leves" do que os observados nas primeiras doses, revelam dados do Ministério de Saúde Israelita.

A reação mais comum à dose de reforço é a fadiga, relatada por 86,6 pessoas por milhão, em comparação com 271,8 e 251,1 por milhão após a segunda e primeira doses, respetivamente. A dor no local da vacina afetou 42,7 pessoas por milhão na terceira dose, contra 222,9 e 514,3 nas primeiras doses. Os dados referem-se a aproximadamente três milhões de cidadãos.

Para já, só foram detetadas 19 situações consideradas graves, mas a ligação à vacina ainda está a ser avaliada. O Ministério da Saúde israelita afirma que "os efeitos secundários após a toma da terceira dose foram detetados numa pequena percentagem de adultos com 60 anos ou mais e estão em linha com os sintomas relatados após as duas primeiras doses. Geralmente, incluem dor no local da vacina, dor de cabeça, febre, calafrios e dores musculares".

Num relatório divulgado a 28 de setembro, o Centro de Controlo e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos reforçou a mesma tese. O CDC indicou que os efeitos surgem 48 depois da toma da vacina, são leves a moderados e duram pouco tempo. 

Em relação aos sintomas mais comuns, 22 mil pessoas referiram ter sentido dores no braço (71%). Mais de metade (56%) dos que preencheram o inquérito da CDC relataram fadiga e 43,4% dizem ter tido dor de cabeça. Outros 7% referiram ter tido dor generalizada intensa, 2% necessitaram de assistência médica e 13 pessoas foram hospitalizadas

Em Portugal, recorde-se, as pessoas com 75 ou mais podem já efetuar o pedido de autoagendamento para serem vacinadas com a dose de reforço da vacina contra a SARS-CoV-2,  através do portal Covid-19. 

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

segunda-feira, novembro 01, 2021

A esta hora da noite...



 Nota do autor do blogue: Divulgo hoje um "textinho" que, ao que parece, tem tido bastante aceitação por quem o lê. Trata-se de um texto que saíu ao correr das teclas, num sítio da net onde se podia escrever. Escrevi como é natural em mim, gosto de escrever, de opinar, de fazer da escrita uma forma benigna de passar algum do meu tempo.

Tenho muitas coisas escritas, a maioria em formato de poesia, publicadas por mim na Editora Bubok com sede em Madrid. António Esperança Pereira - Livros deste autor - Bubok

Para muitos dos meus leitores não é novidade nenhuma, para outros será. 

Deparo-me agora, para além de continuar a escrever poesia, com dois desafios: 

1. Que fazer dos textos em prosa que tenho escritos e não publicados.

2. Que fazer de uma espécie de "citações minhas", uma compilação tipo "best of" dos meus escritos.

Bom, para já partilho então o tal "textinho" que está a colher simpatias por aí...


A esta hora da noite: 


O que pode querer-se a esta hora da noite? lá fora está escuro, não há ninguém, em casa é hora de sono mas o sono não vem. Abro o computador, sempre faz companhia, que hei-de eu fazer a esta hora da noite? ver se há alguém? sem sono também, a querer trocar um pedaço de noite enquanto o sono vem?

olho o ecrã, estou a cismar também a pensar o que faço aqui.

deserto na net, um espaço aberto que abriu quando entrei e pas-me-se só que o que apenas faço é estar desperto a debitar algures um texto incerto. Escrevo o que sai, o nada é o pretexto, sem rodeios nem prosas, sem cravos nem rosas nem cheiros de flores, muito menos canteiros, prenhes de amores.

Só espero que entretanto o sono seja tanto e tanta a moleza que mesmo onde estou encoste a cabeça e faça ó ó.


Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

domingo, outubro 24, 2021

Quem votar contra OE empurra o país para as mãos da direita

 


© TVI24 OE2022: PS diz que quem votar contra quer empurrar o país para "as mãos da direita"

A presidente do grupo parlamentar do PS, Ana Catarina Mendes, considerou este domingo que quem votar contra o Orçamento do Estado quer empurrar o país para "as mãos da direita" e "deitar por terra o reforço do estado social".

"Quando estamos a falar neste momento da possibilidade de votos contra um orçamento do Estado como este, que mais uma vez volta a ser um Orçamento do Estado à esquerda, é estarmos a deitar por terra o reforço do estado social, é estarmos a dizer aos trabalhadores (...) que deixam de ser valorizados nos seus salários, que deixa de haver um aumento do Salário Mínimo Nacional ou que deixa de ser possível (...), por exemplo, a indemnização compensatória por despedimento, sobretudo, no combate à precariedade e nos contratos de trabalho a termo", afirmou.

Ana Catarina Mendes, que falava no encerramento do congresso da Corrente Sindical Socialista da CGTP-IN, em Lisboa, considerou que o país está a sair "do momento mais crítico da crise sanitária, que provocou uma crise social que não teve os efeitos trágicos da crise anterior" devido, sobretudo, à "resposta de um Governo de esquerda liderado pelo Partido Socialista".

"Este é um momento que não é compatível com chantagens", disse, considerando também que é um "momento particularmente difícil e um momento particularmente exigente para Portugal e sobretudo, sobretudo, muito exigente para os socialistas".

Falando para uma plateia de dirigentes de sindicatos, Ana Catarina Mendes considerou que a "luta sindicalista é cada vez mais necessária" numa altura "em que outros acham que podem empurrar o país para as mãos da direita outra vez".

"Nós sabemos bem quais são as receitas que a direita tem", acrescentou, referindo a política de "desvalorizar" os trabalhadores, os sindicatos e a negociação coletiva.

"Podemos dizer hoje que estávamos certos quando em 2015 propusemos aos portugueses uma alternativa à austeridade e uma alternativa a um governo de direita que ousou ir além da 'troika'", afirmou Ana Catarina Mendes, que defendeu que o PS, "sob a liderança de António Costa", propôs "uma mudança radical" no "sistema político e pela primeira vez a esquerda conseguiu unir-se para dar a volta àquilo que era o trágico estado a que tinha chegado Portugal" e que definiu como um país "entristecido" e "verdadeiramente empobrecido".

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

terça-feira, outubro 19, 2021

Intolerância à Frutose

 


É importante dar preferência aos alimentos preparados em casa, além de ser importante verificar o rótulo dos produtos antes de consumi-los, de modo que os alimentos não devem conter xarope de milho rico em frutose em sua composição, frutose, sacarose, açúcar, sorbitol e melaço. Alguns dos alimentos que não possuem frutose e podem ser consumidos são:

 

Produtos lácteos, como leite, manteiga, queijo e iogurte natural;

Adoçantes, como estévia;

Frutos secos e sementes, como nozes, amendoim, castanha, avelã, chia, gergelim, linhaça e sésamo;

Temperos como sal, vinagre, ervas aromáticas e especiarias;

Cereais, como aveia, cevada, centeio, arroz, arroz integral e produtos preparados a partir dos mesmos, como pão, bolachas e cereais, desde que não tenham frutose, sacarose, sorbitol, mel, melado ou xarope de milho;

Proteínas animais, como carnes brancas e vermelhas, peixes e ovos;

Bebidas, como água, chá, café e cacau.

 

-Baixo teor de frutose    

 

Frutas

Abacate, limão, abacaxi, morango, tangerina, laranja, banana, amora e melão

 

Vegetais

Cenoura, aipo, espinafre, ruibarbo, beterraba, batata, folhas de nabo, abóbora, couve de bruxelas, couve-flor, alface, repolho, tomate, rabanete, cebolinha, pimentão verde, cenoura branca

 

Cereais

Farinha de trigo sarraceno, nachos, tortilhas de milho, pão gluten free, bolacha de água e sal, pipoca e quinoa


Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

quarta-feira, outubro 13, 2021

Colesterol alto? Cinco exercícios aeróbicos (básicos) para atacá-lo

 

O desporto é um dos seus maiores aliados.


Já não é novidade para ninguém que o desporto é um dos nossos melhores amigos quanto o assunto é a saúde cardiovascular. Mas sabia que o exercício aeróbio é uma boa forma de baixar a pressão arterial, os níveis elevados de colesterol e de glicose no sangue?

Se não é adepto de atividade física exigente, mas costuma ter níveis acima do normal, os exercícios aeróbicos podem ser o seu aliado. Espreite abaixo cinco sugestões da Danone:

Ciclismo

É aconselhável andar de bicicleta no mínimo 20 minutos por dia. A prática regular de ciclismo permitirá exercitar as pernas, quadris e nádegas, fortalece os músculos das costas e evita a sobrecarga das articulações. 

Corrida

Comece por correr cerca de 10 minutos por dia e vá aumentando gradualmente o ritmo. Escolha roupa com tecidos respiráveis e calçado que se adapte ao seu pé e, ao mesmo tempo, que seja leve e dê sustentação. 

Natação

A natação é considerado um dos exercícios mais completos, uma vez que melhora a respiração, alivia as dores nas costas e, ao mesmo tempo, promove a circulação sanguínea.

Dança

Das danças de salão à zumba, não importa a sua escolha, desde que o faça. No fundo, estará a fazer exercício físico sem se aperceber.

Andar

Sabia que caminhar durante apenas meia hora por dia pode evitar o sedentarismo? Reserve 30 minutos de manhã ou à tarde para um passeio em ritmo contante e a regular a respiração.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

domingo, outubro 03, 2021

PR felicita Seleção Nacional de Futsal pelo título mundial alcançado em Kaunas, Lituânia

 O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a Seleção Nacional de Futsal pelo título mundial hoje alcançado, um "feito desportivo extraordinário" que "orgulha todos os portugueses", recebendo a equipa no Palácio de Belém na segunda-feira.

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a Seleção Nacional de Futsal pelo título mundial hoje alcançado, um "feito desportivo extraordinário" que "orgulha todos os portugueses", recebendo a equipa no Palácio de Belém na segunda-feira.© Getty Images O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou a Seleção Nacional de Futsal pelo título mundial hoje alcançado, um "feito desportivo extraordinário" que "orgulha todos os portugueses", recebendo a equipa no Palácio de Belém na segunda-feira.

LEIA TAMBÉM:

Ricardinho eleito o melhor jogador do Mundial de futsal

A seleção portuguesa de futsal sagrou-se hoje pela primeira vez campeã mundial, ao vencer por 2-1 a Argentina, que detinha o título, na final do Campeonato do Mundo de 2021, disputada em Kaunas, na Lituânia.

Numa nota publicada na página oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa felicita a Seleção Nacional de Futsal por este título, numa "modalidade em afirmação".

"Mais um feito desportivo extraordinário que orgulha todos os portugueses e merece por isso o reconhecimento do Presidente da República", elogiou.

A comitiva portuguesa campeã mundial será recebida no Palácio de Belém pelo Presidente da República na segunda-feira pelas 15:00.

Portugal chegou a deter uma vantagem de dois golos, graças ao 'bis' de Pany Varela, aos 15 e 28 minutos, mas a seleção sul-americana, que defendia o título mundial conquistado em 2016, na Colômbia, reduziu por Claudino, aos 28, e manteve a incerteza até ao fim.

Portugal, que tinha como melhor resultado de sempre na competição o terceiro lugar alcançado em 2000, na Guatemala, tornou-se o quarto país a erguer o troféu, depois de Brasil, Espanha e Argentina, juntando o título mundial ao europeu, que conquistou, também pela primeira vez, em 2018, na Eslovénia.

Fiquem bem,

Podem visitar-me aqui, clicando neste link:

...a ver o que sai...(poemas) | António Esperança Pereira - Bubok

Publicação em destaque

Livro "Mais poemas que vos deixo"

Breve comentário: Escrevo hoje apenas meia dúzia de palavras para partilhar a notícia com os estimados leitores do blogue, espalhados ...